Home / Opinião

OPINIÃO

Que País é esse? Brasil, Brasil, Brasil, Brasil, Brasil, Brasil, Brasil...

“O meu Bra­sil que eu que­ro” não ca­be em 15 se­gun­dos na Re­de Glo­bo, mas ca­be aqui no Di­á­rio da Ma­nhã. São mu­dan­ças pa­ra que o Bra­sil se­ja, re­al­men­te, Democrático. As úl­ti­mas emen­das na Cons­ti­tu­i­ção se de­ram em 1988. Ora, em 30 anos o mun­do mu­dou da água pa­ra o vi­nho. E nos­sos po­lí­ti­cos per­ma­ne­cem ba­ten­do nas mes­mas te­clas em ci­ma do que eles emen­da­ram, mas qua­se sem­pre em fa­vo­res pró­prios, co­mo:  Ar­ti­go 31, in­ci­so XI – Nin­guém po­de ga­nhar mais do que os mi­nis­tros do STF: Te­to – 33.700,00, mas não fa­la em be­ne­fí­ci­os. Ape­sar do STF con­fir­mar que “Te­to é te­to e nin­guém po­de pas­sar do te­to”.

Sa­lá­ri­os mi­li­o­ná­rios – Os sa­lá­ri­os dos “re­pre­sen­tan­tes do po­vo” não são sa­lá­ri­os, são lo­te­rias men­sais. Re­ce­bem be­ne­fí­ci­os ab­sur­dos. Se­gun­do a Im­pren­sa um de­pu­ta­do fe­de­ral re­ce­be uma ba­se de 176 mil por mês... e eles são 513. Os po­lí­ti­cos pas­sa­ram de re­pre­sen­tan­tes do po­vo, a seus al­go­zes.

Re­e­lei­ção – Pro­i­bir re­e­lei­ção. Re­e­lei­ção é ni­nho de “ra­po­sões po­lí­ti­cos”, al­guns há mais de 40 anos, vi­ci­a­dos, gas­tos, ti­ran­do opor­tu­ni­da­des de no­vos va­lo­res, com no­vas idei­as.

Se­na­dor e de­pu­ta­do fe­de­ral – Ape­nas um se­na­dor e dois de­pu­ta­dos fe­de­ra­is pa­ra ca­da es­ta­do.

Di­nhei­ro dos cor­rup­tos – Re­tor­nar aos co­fres pú­bli­cos to­do o di­nhei­ro dos cor­rup­tos e o cas­ti­go me­re­ci­do sem de­lon­gas, sem ex­ces­so de de­fe­sas, por­que os cli­en­tes são al­ta­men­te bi­lio­ná­rios e os ad­vo­ga­dos, al­ta­men­te com­pe­ten­tes. Ri­co não fi­ca na ca­deia. Pro­pi­na no Bra­sil tem ta­be­la.

Fo­ro pri­vi­le­gi­a­do – Na­da de pri­são pri­vi­le­gi­a­da, pois o cri­mi­no­so in­te­lec­tu­al co­nhe­ce as leis e é ci­en­te do seu cri­me, ao pas­so que o cri­mi­no­so co­mum, não.

Bol­sa Fa­mí­lia – Au­men­to do Bol­sa Fa­mí­lia pa­ra um sa­lá­rio mí­ni­mo, mas com to­do o ri­gor da lei, pois é sa­bi­do e no­tó­rio que há pre­fei­tu­ras de di­ver­sos es­ta­dos, prin­ci­pal­men­te no Nor­des­te, que fa­mí­lias de pre­fei­tos têm o Car­tão, e já foi pe­go fun­cio­ná­rios até com 10 car­tões.

Cai­xa 2 – Elei­ções sem “Cai­xa dois”, pois quem dá es­pe­ra re­ce­ber em do­bro e até mais, co­mo vem acon­te­cen­do.

Ves­ti­bu­lar obri­ga­tó­rio – Se o es­tu­dan­te pre­ci­sa de pres­tar ves­ti­bu­lar pa­ra en­trar na Uni­ver­si­da­de, por que o po­lí­ti­co, que vai le­gis­lar, po­de ser até anal­fa­be­to? Pe­la Cons­ti­tu­i­ção re­za “quem vo­ta tem di­rei­to a vo­to”? Por is­so há jo­ga­dor de fu­te­bol se­na­dor e pa­lha­ço de cir­co, de­pu­ta­do fe­de­ral. Ou não exis­te a Al­ta Cor­te no Bra­sil?

Be­ne­fí­ci­os – Quem pre­ci­sa de be­ne­fí­ci­os é o po­vo, que mo­ra mal, co­me mal, é mal as­sis­ti­do, prin­ci­pal­men­te nas do­en­ças. Os fi­lhos, com ali­men­ta­ção de­fi­cien­te, têm di­fi­cul­da­de de apren­di­za­gem. E o pi­or: 13 mi­lhões de de­sem­pre­ga­dos. Quem tem em­pre­go, o que ga­nha mal dá pa­ra a sus­ten­ta­ção do lar e de­sem­pre­ga­do, en­tão? Gran­de par­te dos de­sem­pre­ga­dos, ape­sar de ho­nes­tos, se per­ver­te­ram. Pas­sa­ram a pe­que­nos fur­tos ne­ces­sá­rios, co­mo bu­jão de gás, que ho­je nem na ro­ça exis­te le­nha pa­ra os fo­gões.

Car­ga tri­bu­tá­ria – Es­tá pro­va­do que o Bra­sil tem uma das mai­o­res car­gas tri­bu­tá­ria do pla­ne­ta e pou­co vol­ta em for­ma de be­ne­fí­ci­os aos con­tri­buin­tes. Os pro­du­tos de ali­men­ta­ção bá­si­ca e re­mé­di­os de­ve­ri­am ser isen­tos pa­ra o con­su­mo do Pa­ís.

Leis – Nos 160 paí­ses cons­ti­tu­í­dos, me­nos o Bra­sil, têm ape­nas 1 mi­lhão de leis. So­men­te o Bra­sil tem mais de 1 mi­lhão de leis. E fal­ta mais uma: fa­zer va­ler as leis, prin­ci­pal­men­te, re­ti­rar as su­as “per­ni­nhas” cri­a­das pe­lo “jei­ti­nho bra­si­lei­ro”.

Ven­da de pa­tri­mô­ni­os – Que­rem ven­der os nos­sos prin­ci­pa­is pa­tri­mô­ni­os, tais, co­mo, a Pe­tro­brás, a Ele­tro­bras, a Cai­xa, o Ban­co do Bra­sil...

In­te­li­gên­cia – O Bra­sil é o pa­ís do po­vo mais in­te­li­gen­te do Pla­ne­ta, que in­ven­tou o ba­lão, o avi­ão, a má­qui­na de es­cre­ver, o câm­bio au­to­má­ti­co... mas tem, tam­bém, os po­lí­ti­cos pi­o­res do mun­do, que não têm ca­pa­ci­da­de pa­ra ad­mi­nis­trar, mas, sim, de le­gis­lar em cau­sa pró­pria. Em tu­do em que a mai­o­ria de­les põe a mão vi­ra cor­rup­ção. É tris­te ver o qua­dro de quem nos co­man­da, co­mo “re­pre­sen­tan­tes do po­vo!”

For­ças Ar­ma­das – Ar­ti­go 142 da Cons­ti­tu­i­ção – “As For­ças Ar­ma­das, cons­ti­tu­í­das pe­la Ma­ri­nha, pe­lo Exér­ci­to e pe­la Ae­ro­náu­ti­ca, são ins­ti­tu­i­ções per­ma­nen­tes e re­gu­la­res, or­ga­ni­za­das com ba­se na hi­e­rar­quia e na dis­ci­pli­na, sob a au­to­ri­da­de su­pre­ma do Pre­si­den­te da Re­pú­bli­ca, e des­ti­nam-se à de­fe­sa da Pá­tria, à ga­ran­tia dos po­de­res cons­ti­tu­ci­o­nais, e por ini­ci­a­ti­va de qual­quer des­tes, da lei e da or­dem.” Co­mo sob a au­to­ri­da­de su­pre­ma do Pre­si­den­te da Re­pú­bli­ca, pois vi­mos pa­ra on­de os úl­ti­mos pre­si­den­tes jo­ga­ram o Bra­sil?  Des­gra­ça­ram o Pa­ís, le­van­do-o a um pas­so do abis­mo, fal­tan­do so­men­te um em­pur­rão­zi­nho...

São 13 mi­lhões de anal­fa­be­tos e ou­tros 13 mi­lhões de de­sem­pre­ga­dos. Mi­lha­res de lo­jas va­zi­as. Mi­lhões de pla­cas de Aluga-se.

Es­tá pro­va­do que o po­vo bra­si­lei­ro só con­fia nas For­ças Ar­ma­das e na Po­lí­cia Fe­de­ral, que de­ve­ri­am ser au­tô­no­mas. Úl­ti­mo Ibo­pe: 66% pe­dem a in­ter­ven­ção mi­li­tar. Na­da po­de­rá fi­car pi­or do que es­tá. É tro­pe­çar, dar um pas­so atrás e ca­ir no abis­mo!

Es­pe­ra­mos que as For­ças Ar­ma­das exe­cu­tem o que es­tá, em par­te na Cons­ti­tu­i­ção: “As For­ças Ar­ma­das são res­pon­sá­veis pe­la or­dem do Pa­ís”. So­men­te is­so. Res­ti­tu­ir o di­nhei­ro rou­ba­do pe­la mai­o­ria dos po­lí­ti­cos, de­vol­ven­do-o pa­ra ser apli­ca­do na Edu­ca­ção, na Sa­ú­de, na Se­gu­ran­ça... Elei­ções sem re­e­lei­ção, com ves­ti­bu­la­res aos can­di­da­tos e sem o di­nhei­ro pú­bli­co que, con­for­me a Im­pren­sa, a ver­ba pa­ra as elei­ções é mai­or do que a re­ser­va­da pa­ra os três itens de mai­or ne­ces­si­da­de do Pa­ís: Edu­ca­ção, Sa­ú­de e Se­gu­ran­ça.

Di­ta­du­ra – Na­da do pe­ri­go de di­ta­du­ra, pois sa­be­mos que to­dos os paí­ses re­gi­dos pe­la di­ta­du­ra são atra­sa­dos, com os seus sú­di­tos acor­ren­ta­dos e ati­ra­dos na mi­sé­ria. Na­da de tor­tu­ras e mor­tes, com de­sa­pa­re­ci­men­to de jo­vens “sal­va­do­res da Pá­tria”, que to­do jo­vem tem os seus ar­rou­bos e com o tem­po vol­tam aos ei­xos. O po­der ge­ra pre­po­tên­cia. Ti­ve­mos uns anos re­gi­dos pe­la pre­po­tên­cia mi­li­tar, com ab­sur­dos, co­mo o exí­lio do Pre­si­den­te Jus­ce­li­no e a de­po­si­ção do Go­ver­na­dor Mau­ro Bor­ges. O Pre­si­den­te Jus­ce­li­no de­ve­ria ter um mo­nu­men­to em to­dos os re­can­tos do Bra­sil. Ele e o Dr. Pe­dro Lu­do­vi­co fo­ram os dois po­lí­ti­cos mais ar­ro­ja­dos da His­tó­ria do Bra­sil, am­bos en­fren­tan­do ra­di­cais pa­ra fun­da­rem Go­i­â­nia e Bra­sí­lia. Du­as re­a­li­da­des mais im­por­tan­tes re­a­li­za­das no Bra­sil.

Es­ta­mos ten­tan­do tro­car o no­me da se­gun­da ave­ni­da mais ex­ten­sa de Go­i­â­nia, a Cas­te­lo Bran­co, por Jus­ce­li­no Kub­sti­chek, pois aqui não há uma úni­ca rua ou pra­ça com o seu no­me. Pre­ci­sa­mos de um ve­re­a­dor pa­ra unir co­nos­co, o jor­na­lis­ta Hé­lio Ro­cha e eu, que já es­cre­ve­mos vá­rios ar­ti­gos so­bre o ca­so.

Par­ti­dos po­lí­ti­cos – Re­du­zir os par­ti­dos po­lí­ti­cos, pois são 35 re­gis­tra­dos e 42 es­pe­ran­do re­gis­tros. Nos paí­ses de­sen­vol­vi­dos não pas­sam de três.

Sin­di­ca­tos – Re­du­zir os sin­di­ca­tos, pois são mais de 17.000!

Sa­ú­de – Edu­ca­ção – Se­gu­ran­ça

Se o Bra­sil fos­se um pa­ís sé­rio, se os po­lí­ti­cos fos­sem, de fa­to, re­pre­sen­tan­tes do po­vo, se não rou­bas­sem o di­nhei­ro do Erá­rio, e se a mai­o­ria não fos­se cor­rup­ta, sem os al­tos sa­lá­ri­os dos “co­man­dan­tes” do Pa­ís, ver­da­dei­ras lo­te­rias men­sais, to­dos os bra­si­lei­ros te­ri­am pla­no de sa­ú­de, mo­ra­dia dig­na, em­pre­gos su­fi­ci­en­tes... Os pro­fes­so­res te­ri­am sa­lá­ri­os jus­tos, os alu­nos, com ho­rá­rio in­te­gral, três re­fei­ções di­á­rias, apren­di­za­gem de ní­vel, com au­las de Mo­ral e Cí­vi­ca, Mú­si­ca e Re­li­gi­ão, se tor­na­ri­am ci­da­dã­os exem­pla­res, que é na es­co­la que se for­mam os fu­tu­ros ci­da­dã­os. Pa­ra a Se­gu­ran­ça, ape­nas mu­dar as leis, que são mui­to bran­das. Ban­di­do ho­je ma­ta por qual­quer coi­sa, por um rou­bo de ce­lu­lar, in­va­din­do do­mi­cí­li­os, pois sa­bem que não se­rão pu­ni­dos. Ape­sar de se­rem pre­sos, pois as nos­sas po­lí­cias são efi­ci­en­tes, sa­bem que ama­nhã es­ta­rão li­vres, por­que te­mos a má­xi­ma: “A po­lí­cia pren­de e a jus­ti­ça sol­ta”. Têm ban­di­dos que são pre­sos mais de 10 ve­zes, sem­pre pra­ti­can­do os mes­mos cri­mes. As pes­so­as te­ri­am o di­rei­to de ir e vir, sem o ris­co de irem mo­rar no ce­mi­té­rio.

Dro­gas – As dro­gas des­gra­çam os jo­vens e as fa­mí­lias. É fá­cil de re­sol­ver: Pe­nas pe­sa­das aos tra­fi­can­tes e apoio de sa­ú­de e psi­co­ló­gi­co aos usu­á­rios. As leis, pa­ra o ca­so, são bran­das de­mais. São leis que fa­vo­re­cem ban­di­dos.

Mo­ra­do­res de rua – Es­ses são os mais in­fe­li­zes. En­fren­tam, à noi­te, fo­me, frio e chu­va. De­ve­ri­am ser re­co­lhi­dos mes­mo que se­ja em um gal­pão com ape­nas col­chão e co­ber­tas, on­de re­ce­be­ri­am co­mi­da, ba­nho e rou­pa, além de as­sis­tên­cia mé­di­ca. Qual­quer um de nós, mes­mo ten­do de tu­do de bom e de me­lhor, po­de­ria ser um de­les. Não têm cul­pa do in­for­tú­nio de te­rem nas­ci­dos do ou­tro la­do da vi­da.

Cra­co­lân­dia – O cen­tro de Go­i­â­nia já es­tá se trans­for­man­do em uma cra­co­lân­dia. A cur­ta rua 26, ago­ra Do­na Ger­ci­na Bor­ges, a uma qua­dra do Pa­lá­cio do Go­ver­no, es­tá to­da to­ma­da por dro­ga­dos, prin­ci­pal­men­te em fren­te ao Mu­seu Pe­dro Lu­do­vi­co.

Es­pe­ro não es­tar pre­gan­do no de­ser­to, jo­gan­do con­ver­sa fo­ra. Mas to­das es­sas pro­pos­tas, se fo­rem re­a­li­za­das, o po­vo bra­si­lei­ro ba­te­rá pal­mas de pé!

So­bre Ba­ri­a­ni Or­ten­cio

Wal­do­mi­ro Ba­ri­a­ni Or­ten­cio tem 94 anos, nas­ceu na ci­da­de de Iga­ra­pa­va-SP, em 24 de ju­lho de 1924, mês e ano da Re­vo­lu­ção do Te­nen­tis­mo em São Pau­lo. Re­si­de em Go­i­â­nia des­de 1938. É o co­mer­cian­te mais an­ti­go da­qui, Ba­zar Pau­lis­ti­nha (25.07.1945). Pu­bli­cou 50 li­vros em to­dos os gê­ne­ros nas prin­ci­pa­is edi­to­ras do Pa­ís. Pre­mi­a­do pe­la Aca­de­mia Bra­si­lei­ra de Le­tras (Car­ti­lha do Fol­clo­re Bra­si­lei­ro). Pe­la As­so­cia­ção Pau­lis­ta de Crí­ti­cos de Ar­tes (Di­ci­o­ná­rio do Bra­sil Cen­tral). Pe­la Uni­ão Bra­si­lei­ra de Es­cri­to­res do Rio de Ja­nei­ro (Con­jun­to de Obras Gui­ma­rã­es Ro­sa). Pe­lo Ip­han (Tri­lo­gia da sa­be­do­ria po­pu­lar do Cen­tro-Oes­te: Co­zi­nha Go­i­a­na – Di­ci­o­ná­rio do Bra­sil Cen­tral – Me­di­ci­na Po­pu­lar do Cen­tro-Oes­te... É Dou­tor Ho­no­ris Cau­sa, pe­la Uni­ver­si­da­de Fe­de­ral de Go­i­ás. É mem­bro e te­sou­rei­ro de to­das en­ti­da­des cul­tu­ra­is de Go­i­â­nia. Pre­si­den­te por três ve­zes da UBE-Uni­ão Bra­si­lei­ra de Es­cri­to­res. Foi jo­ga­dor por 10 anos do At­lé­ti­co Clu­be Go­i­a­ni­en­se (1939-1948). Ce­ra­mis­ta e pi­o­nei­ro em in­dus­tri­a­li­za­ção de gra­ni­to (gra­ni­to Sil­ver gray-Gua­pó e gra­ni­to Ver­me­lho e Ro­sa Bra­sí­lia (Jau­pa­ci). Ex­por­ta­ção de blo­cos pa­ra o Ja­pão e Itá­lia. As ba­ses dos mo­nu­men­tos da paz em Hi­ros­hi­ma e Na­ga­zak são do gra­ni­to Ver­me­lho Bra­sí­lia. Já pas­sa­ram 260 fun­cio­ná­rios nas su­as em­pre­sas: Ba­zar Pau­lis­ti­nha, Anhan­gue­ra Shop­ping e En­si­cel (Ce­râ­mi­ca Ser­ri­nha, ser­ra­ria e be­ne­fi­ci­a­men­to de gra­ni­to). Foi cro­nis­ta do O Po­pu­lar, por 30 anos. Ago­ra, no Di­á­rio da Ma­nhã. Tam­bém por 30 anos par­ti­ci­pou do pro­gra­ma Fru­tos da Ter­ra na TV Anhan­gue­ra e, atu­al­men­te, na SBT- Ser­ra Dou­ra­da. Se­rá lan­ça­do no dia 24 de ou­tu­bro, em to­das as es­co­las mu­ni­ci­pa­is, o seu no­vo li­vro - História de Goiânia para Escolas, edi­ção da Pre­fei­tu­ra. Em sua re­si­dên­cia man­tem o Icebo – Ins­ti­tu­to Cul­tu­ral e Edu­ca­cio­nal Ba­ri­a­ni Or­ten­cio, com 3400 li­vros so­bre o Cen­tro-Oes­te, as­sim co­mo mú­si­ca, his­tó­ria... tu­do dis­po­ní­vel pa­ra pes­qui­sa­do­res, sem ônus.

(Ba­ri­a­ni Or­ten­cio, ba­ri­a­nior­ten­[email protected] Pre­si­den­te de Hon­ra da Co­mis­são Go­i­a­na de Fol­clo­re)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias