Home / Opinião

OPINIÃO

Quem proclama os direitos e quem de fato vive sua falta?

Es­ta­mos can­sa­das/os das ban­dei­ras mo­ra­li­zan­tes e de­fen­so­ras de di­rei­tos que po­lí­ti­cos, em­pre­sá­rios, in­te­lec­tu­ais, a clas­se mé­dia, mo­vi­men­tos so­ci­ais po­pu­la­res e mui­tas pes­so­as em­pu­nham. To­dos apa­re­cem co­mo te­o­ri­ca­men­te cor­re­tos e em fa­vor das leis e dos cha­ma­dos di­rei­tos “ina­li­e­ná­veis”.

To­dos são seus de­fen­so­res e a re­tó­ri­ca apu­ra­da ou os gri­tos e as pa­la­vras de or­dem não fal­tam quan­do os pro­cla­mam. Pa­ra is­so, usam uma lin­gua­gem mui­tas ve­zes her­mé­ti­ca pa­ra im­pres­sio­nar e mar­car sua im­por­tân­cia. Ce­gos de seu pró­prio or­gu­lho ou até de sua ig­no­rân­cia são mui­tas ve­zes in­ca­pa­zes de mo­ver uma pa­lha na li­nha de ações efi­ca­zes no co­ti­dia­no. Nós nos con­ta­gi­a­mos por su­as pa­la­vras e fal­sas pro­mes­sas. Nós che­ga­mos até a re­co­nhe­cer a im­por­tân­cia de su­as leis e de seu sa­ber. Mas, a vi­da e seus im­pre­vis­tos são sem­pre mais.

In­te­lec­tu­ais, es­pe­ci­al­men­te os que es­cre­vem e le­em li­vros ci­en­tí­fi­cos, que­rem a par­tir de sua cren­ça ra­ci­o­nal ser do bem e tam­bém pro­cla­mar di­rei­tos cla­ros. O cle­ro de di­fe­ren­tes ori­gens, con­ven­ci­do de sua bon­da­de, mui­tas ve­zes afo­ga-se em dis­cur­sos vo­mi­tan­do cren­ças me­ta­fí­si­cas, fa­zen­do apa­ren­tes mi­la­gres, pro­me­ten­do o im­pos­sí­vel, e até ga­ran­tin­do sua re­a­li­za­ção fu­tu­ra con­fir­ma­da por seu Deus.

Es­tão con­ven­ci­dos, mui­tas ve­zes nar­ci­si­ca­men­te, de sua pa­la­vra con­tan­to que ne­nhu­ma ame­a­ça mu­de seus gran­des ou pe­que­nos pri­vi­lé­gios. Co­mo sai­re­mos do lo­do de nos­sas pró­pri­as idéi­as e dis­cur­sos? Co­mo sim­pli­fi­car a fa­la, as leis, os di­rei­tos, os cui­da­dos fren­te às re­ais do­res hu­ma­nas? Co­mo sa­ir do le­ga­lis­mo em fa­vor da per­da ime­di­a­ta da vi­da, do aban­do­no de tan­tas pes­so­as ví­ti­mas de aca­sos e ne­ces­si­da­des? Co­mo cul­ti­var a com­pai­xão en­tre nós?

Sin­to que es­ta­mos qua­se sem ru­mo e to­dos mis­tu­ra­dos nes­sa mas­sa hu­ma­na ba­ru­lhen­ta e ins­tá­vel que, em­bo­ra con­de­na­da ao efê­me­ro da vi­da, age co­mo se fos­se eter­na e vi­ves­se cer­te­zas ab­so­lu­tas. Fa­la­mos de di­rei­tos sem de fa­to nos cur­var­mos di­an­te da ime­di­a­ta ne­ces­si­da­de dos que de fa­to es­tão com sua vi­da a des­co­ber­to.

Com a fi­ló­so­fa es­pa­nho­la Ade­la Cor­ti­na em seu li­vro “Apo­ro­fo­bia”, fo­bia aos po­bres ou me­do, ou re­cu­sa, ou dis­tân­cia dos po­bres, acre­di­to na com­ple­xi­da­de de nos­sas re­la­ções po­lí­ti­cas e eco­nô­mi­cas em re­la­ção ao ‘ou­tro’, o ou­tro, o es­tran­gei­ro, o imi­gran­te, o di­fe­ren­te do do­mi­na­dor pa­drão ou de mim. O ou­tro não é qual­quer ou­tro, o ou­tro não é um ge­né­ri­co ou um uni­ver­sal. O ou­tro tem cor, et­nia, re­li­gi­ão, clas­se, con­tex­to, mas, so­bre­tu­do dó­la­res no bol­so ou no car­tão de cré­di­to. E é aí que se si­tua to­da a di­fe­ren­ça.

Por exem­plo, as lu­tas iden­ti­tá­ri­as, quer re­li­gi­o­sas ou po­lí­ti­cas, quer ét­ni­cas ou de gê­ne­ro, são mar­ca­das pe­lo cor­te da apo­ro­fo­bia. O que quer que fa­ça­mos po­de ser apro­va­do ou re­jei­ta­do, per­mi­ti­do ou pro­i­bi­do quan­do es­ta­mos acom­pa­nha­dos pe­lo es­ta­tu­to de per­ten­cer em pri­mei­ro lu­gar à iden­ti­da­de dos que são re­co­nhe­ci­dos co­mo cul­tu­a­do­res e man­te­ne­do­res fi­éis do ca­pi­ta­lis­mo.

Es­ses fi­éis têm ates­ta­do ba­tis­mal da­do pe­lo car­tão de cré­di­to, ates­ta­do da­do e apro­va­do pe­lo sis­te­ma vi­gen­te. Es­ta iden­ti­da­de in­vi­si­bi­li­za as di­fe­ren­ças, as tor­na su­por­tá­veis e lhes dá di­rei­to de ci­da­da­nia in­ter­na­ci­o­nal. Tor­na-se “pas­se li­vre” e quem a pos­sui não so­fre qual­quer cons­tran­gi­men­to e po­de go­zar de to­dos os be­ne­fí­ci­os da li­ber­da­de e do di­rei­to ca­pi­ta­lis­ta.

Po­dem en­trar e sa­ir de ho­té­is e shop­pings de lu­xo, po­de-se re­ce­ber hon­ra­ri­as pú­bli­cas in­ter­na­cio­nais mes­mo aque­las re­co­nhe­ci­das pe­los prê­mios in­ter­na­cio­nais de di­rei­tos. Po­dem fre­quen­tar pa­lá­cios re­ais e epis­co­pa­is, ter co­ló­qui­os pri­va­dos com au­to­ri­da­des su­pre­mas, mu­dar pu­bli­ca­men­te de opi­ni­ão e ou­tras be­nes­ses ga­ran­ti­das.

Os pre­con­cei­tos e os con­fli­tos iden­ti­tá­rios exis­tem ape­nas pa­ra os de­graus in­fe­rio­res da hi­e­rar­quia so­ci­al. Os gran­des, os que de­gus­tam do mes­mo cham­pag­ne e ca­vi­ar, têm gran­de to­le­rân­cia en­tre si, su­por­tam su­as di­fe­ren­ças, su­as co­res, su­as cren­ças re­li­gi­o­sas, seus chei­ros e ori­en­ta­ções se­xu­ais por­que vi­vem do mes­mo es­to­fo ou com o mes­mo ‘pas­se li­vre’ que lhes per­mi­te e exi­ge res­pei­to mú­tuo, ao me­nos pa­ra sal­var as apa­rên­cias.

Lem­brar es­sa si­tu­a­ção in­cô­mo­da nos con­vi­da a ir mais lon­ge do que a sim­ples de­fe­sa dos fo­cos iden­ti­tá­rios e de su­as lu­tas de re­co­nhe­ci­men­to. Em­bo­ra ad­mi­ta­mos sua gran­de im­por­tân­cia e a va­li­da­de de su­as rei­vin­di­ca­ções atu­ais, te­mos que ad­mi­tir que exis­te al­go mais a ser ob­ser­va­do e con­si­de­ra­do. Pa­ra além do uni­ver­sa­lis­mo dos di­rei­tos hu­ma­nos há uma es­pé­cie de ber­ço se­le­ti­vo no qual eles re­pou­sam.

Tra­ta-se do ber­ço dos pri­vi­lé­gios que seu ‘pas­se li­vre’ fi­nan­cei­ro lhes pro­por­ci­o­na. As leis na te­o­ria são pa­ra to­dos, mas re­pou­sam num Di­rei­to dei­ta­do em um ‘ber­ço es­plên­di­do’ de pri­vi­lé­gios. Quem não tem o ber­ço sim­bo­li­za­do pe­lo car­tão de ‘pas­se li­vre’ não tem Di­rei­tos. E não tem Di­rei­to a leis igua­li­tá­rias que de­ve­ri­am em pri­mei­ro lu­gar fa­vo­re­cer a que to­dos te­nham o vi­tal pa­ra a ma­nu­ten­ção de su­as vi­das. Es­se ve­lho ví­cio hu­ma­no dos ‘pri­vi­lé­gios dos do­nos do ou­ro’ ain­da per­sis­te co­mo mar­ca qua­se in­de­lé­vel em nós.

Tu­do gi­ra em tor­no do vil me­tal ago­ra vo­la­ti­za­do em ‘ban­cos de nu­vens’ re­co­nhe­ci­dos in­ter­na­cio­nal­men­te e lo­cal­men­te. To­dos o de­se­jam e ele vai pe­ne­tran­do em lar­ga es­ca­la em to­dos os am­bi­en­tes. Se­rá mes­mo que o apar­theid na Áfri­ca do Sul ter­mi­nou? Se­rá mes­mo que os Es­ta­dos Uni­dos ou Is­ra­el te­mem o is­la­mis­mo quan­do re­ce­bem os prín­ci­pes do pe­tró­leo? Se­rá que o ra­cis­mo nor­te-ame­ri­ca­no e bra­si­lei­ro é igual pa­ra to­dos os ne­gros e ne­gras? Se­rá que as mu­lhe­res ago­ra pro­cu­ra­das pe­los par­ti­dos po­lí­ti­cos, pe­los ban­cos, pe­las em­pre­sas de gran­des em­pre­en­di­men­tos e até pe­las igre­jas apon­tam pa­ra o cres­ci­men­to da dig­ni­da­de das mu­lhe­res?

Ce­gos de or­gu­lho por nos­sas pe­que­nas lu­tas iden­ti­tá­ri­as ou pe­lo res­pei­to pre­ten­di­da­men­te ra­di­cal às nos­sas leis na­ci­o­nais, tal­vez não per­ce­ba­mos o rou­bo mais pro­fun­do de nos­sa dig­ni­da­de. Não per­ce­be­mos que o sis­te­ma ca­pi­ta­lis­ta en­tra­nha­do em nós, em nos­sas ins­ti­tu­i­ções e lu­tas, nos le­va aon­de não que­re­mos ir ima­gi­nan­do mui­tas ve­zes que es­ta­mos no bom ca­mi­nho. Ele pe­ne­tra em nos­sa in­ti­mi­da­de, em nos­sos so­nhos e a tal pon­to que só con­se­gui­mos so­nhar a par­tir de­le, de­ci­dir a par­tir de­le, pen­sar com ele, ser li­vre a par­tir da li­ber­da­de que ele nos per­mi­te ter.

Tu­do o que es­cre­vo ago­ra cer­ta­men­te não é no­vi­da­de. Ape­nas in­tuo que te­mos que nos lem­brar des­sas ‘an­ti­gui­da­des’ que nos ha­bi­tam por­que as ar­ma­di­lhas que o ca­pi­ta­lis­mo ar­ma e que nós ar­ma­mos a nós mes­mos são tão gran­des e su­tis que às ve­zes nem as per­ce­be­mos.

E mais, as ar­ma­di­lhas pro­vin­das de nos­sa pró­pria in­ge­nui­da­de trans­for­ma­da na cren­ça na bon­da­de ine­ren­te das pes­so­as mui­tas ve­zes nos im­pe­dem de ver as ne­fas­tas tran­sa­ções dos po­de­res es­ta­be­le­ci­dos so­bre nós. O que nos aju­da a vi­ver po­de tam­bém nos ma­tar. Es­ta é a di­a­lé­ti­ca con­tra­di­tó­ria da vi­da. Mas, ape­sar dis­so ou­sa­mos es­pe­rar... Tal­vez de nos­sas en­tra­nhas, um dia, al­go me­lhor pos­sa sur­gir co­mo aque­la flor can­ta­da que “bro­tou do im­pos­sí­vel chão”.

(Ivo­ne Ge­ba­ra, frei­ra ca­tó­li­ca, fi­ló­so­fa e te­ó­lo­ga fe­mi­nis­ta de atu­a­ção in­ter­na­ci­o­nal. Re­ve­za-se às quin­tas-fei­ras com Gi­se­le Pe­rei­ra)

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias