Home / Opinião

OPINIÃO

Respeitar totalmente a Constituição

A Cons­ti­tu­i­ção diz que to­dos são igua­is pe­ran­te a lei. Mas de­vi­do aos tri­bu­nais cha­ma­dos de su­pe­ri­o­res, as leis só va­lem pa­ra os pés de chi­ne­lo. A 2ª "tur­ma" é cam­peã em des­res­pei­tá-la. O Bra­sil não es­tá em guer­ra, mas é cam­pe­ão mun­di­al de mor­tes cri­mi­no­sas e os as­sas­si­nos não são pre­sos e, quan­do pre­sos, sa­em nos di­as das mã­es etc. E a quan­ti­da­de de re­cur­sos é ju­men­tal. To­dos con­de­na­dos na 1ª ins­tân­cia de­ve­ri­am ser pre­sos e pa­gar os cus­tos de ali­men­ta­ção etc. obri­ga­to­ri­a­men­te e ser per­mi­ti­do só um re­cur­so e, não, as atu­ais  de­ze­nas. Pa­ra ele­var es­te país pa­ra 1º mun­do só con­ser­tan­do as leis e obri­gan­do to­dos a res­pei­tá-las. Su­gi­ro co­pi­ar a Cons­ti­tu­i­ção dos EUA.

(Má­rio A. Den­te, via e-mail)


Bolsonaro foge da raia

Não é pia­da!  Num en­con­tro re­ser­va­do com gran­des em­pre­sá­rios em São Pau­lo, in­clu­si­ve or­ga­ni­za­do por um de seus as­ses­so­res de cam­pa­nha, o Fa­bio Wanjgar­ten, foi fei­to uma per­gun­ta ao can­di­da­to Ja­ir Bol­so­na­ro (PSL-RJ), por si­nal de ex­tre­ma re­le­vân­cia, co­mo es­sa: num ce­ná­rio que vo­cê ven­ça o plei­to no 2º tur­no com mais de 55 mi­lhões de vo­tos, e ga­ran­ta a mai­o­ria no Con­gres­so, qua­is se­ri­am os três prin­ci­pa­is pro­je­tos que co­lo­ca­ria em vo­ta­ção?!...  Co­mo se ti­ves­se to­ma­do um cho­que de al­ta vol­ta­gem, Bol­so­na­ro, pa­ra in­dig­na­ção dos pre­sen­tes, fi­cou lon­gos se­gun­dos em si­lên­cio, não res­pon­deu e pas­sou pa­ra ou­tros as­sun­tos... Uma ver­go­nha! Olha que es­ta­mos fa­lan­do de um lí­der nas pes­qui­sas elei­to­ra­is pa­ra o Pla­nal­to! Po­rém, uma coi­sa é o Bol­so­na­ro, já ter con­fes­sa­do que não en­ten­de na­da de eco­no­mia, mas, inad­mis­sí­vel é que um pos­tu­lan­te a pre­si­dên­cia da Re­pú­bli­ca, fu­ja da raia, co­mo fez, e não sai­ba res­pon­der a me­nos de 60 di­as do plei­to qua­is são os prin­ci­pa­is pro­je­tos que en­vi­a­ria pa­ra o Con­gres­so, pa­ra ser vo­ta­do a to­que de cai­xa, co­mo por exem­plo, a re­for­ma da Pre­vi­dên­cia!  Na re­a­li­da­de, es­se can­di­da­to de­mons­tra na­da ter apren­di­do nos seus 27 anos, co­mo de­pu­ta­do do nos­so Con­gres­so...  Acor­da elei­tor!

(Pau­lo Pa­nos­si­an, via e-mail)


Pesquisas mal-intencionadas

É vi­sí­vel a má in­ten­ção com de­ter­mi­na­dos can­di­da­tos e be­ne­fi­ci­a­men­to de ou­tros no di­re­cio­na­men­to das pes­qui­sas atu­ais. Quem são os can­di­da­tos? Por ­que ain­da in­sis­tem em in­clu­ir o pre­si­di­á­rio Lu­la da Sil­va en­tre os no­mes pre­si­den­ci­á­veis? Por ­que ig­no­ram as nos­sas leis, até a do "Fi­cha Lim­pa" apro­va­da no go­ver­no Lu­la da Silva, que ho­ra es­tá com ela imun­da? Os ins­ti­tu­tos, te­le­vi­sões e a im­pren­sa fa­la­da e es­cri­ta não sa­bem dis­so e o TSE pa­ra que ser­ve?

(Be­no­ne Au­gus­to de Pai­va, via e-mail)


Parlamentarismo no futebol

Os clu­bes de fu­te­bol nos dão, a to­do mo­men­to, exem­plo de uma es­pé­cie de par­la­men­ta­ris­mo, em li­nhas ge­ra­is já ten­ta­do sem su­ces­so na po­lí­ti­ca bra­si­lei­ra, mas que, atu­al­men­te, se ado­ta­do, bem que po­de­ria ate­nu­ar os efei­tos da­no­sos do su­per­la­ti­vo to­ma lá dá cá em vi­gor por aqui. Após a for­ma­li­za­ção do con­tra­to, o téc­ni­co e sua co­mis­são ini­ciam os tra­ba­lhos, ob­ser­va­dos por di­ri­gen­tes e pe­la qua­se sem­pre apai­xo­na­da tor­ci­da. Se, ao lon­go dos cam­pe­o­na­tos, os re­sul­ta­dos  fo­rem ani­ma­do­res, ga­ran­ti­rão a per­ma­nên­cia na fun­ção. Ca­so con­trá­rio, po­rém, não dei­xa­rão ou­tra al­ter­na­ti­va à di­re­ção do clu­be que não a de­mis­são do gru­po e a sub­sti­tui­ção por ou­tro. É evi­den­te que se tra­ta de uma ana­lo­gia, pois go­ver­nar um Pa­ís co­mo o Bra­sil é in­fi­ni­ta­men­te mais com­ple­xo, em­bo­ra um se­me­lhan­te mo­de­lo bá­si­co de go­ver­no po­de­ria, no con­tex­to de uma re­for­ma po­lí­ti­ca re­al, sem­pre pro­me­ti­da, ser pro­pos­to e im­ple­men­ta­do.

(Pau­lo Ro­ber­to Go­taç, via e-mail)


Palavras do meu saudoso avô

“Eu so­nho com um Bra­sil me­lhor.  Eu que­ro um pa­ís em que o pre­si­den­te da Re­pú­bli­ca, go­ver­na­do­res de es­ta­dos,  pre­fei­tos, se­na­do­res, de­pu­ta­dos fe­de­ra­is, de­pu­ta­dos es­ta­du­ais e ve­re­a­do­res, se­jam re­al­men­te  po­lí­ti­cos  que co­lo­quem os in­te­res­ses do po­vo aci­ma dos seus.  Eu que­ro um Bra­sil on­de os tri­bu­tos e im­pos­tos que to­dos nós bra­si­lei­ros pa­ga­mos, se­jam re­ver­ti­dos em nos­so be­ne­fí­cio. Eu que­ro um Bra­sil  com pro­fes­so­res bem pa­gos e que as es­co­las pú­bli­cas não se­jam pa­re­ci­das com po­cil­gas. Eu que­ro um Bra­sil em que até uma cri­an­ça sai­ba que a edu­ca­ção é a mo­la mes­tra do de­sen­vol­vi­men­to. Eu que­ro que to­dos os bra­si­lei­ros mo­rem bem. Eu que­ro sa­ne­a­men­to bá­si­co em to­dos os mu­ni­cí­pios do pa­ís. Eu que­ro que, quan­do o do­en­te for le­va­do a um hos­pi­tal pú­bli­co, vá em bus­ca de sal­var a sua vi­da e não ao en­con­tro da mor­te. Eu que­ro um tran­spor­te pú­bli­co de qua­li­da­de. Eu não que­ro ver pes­so­as sen­do as­sas­si­na­das, após te­rem en­tre­gue ao la­drão, o bem que ad­qui­riu com o mui­to tra­ba­lho. Eu que­ro que a jus­ti­ça aja sem­pre com im­par­cia­li­da­de. Nós po­de­mos ter es­se Bra­sil. Bas­ta que en­ten­da­mos pa­ra que ser­ve o vo­to”. Pa­la­vras do meu avô ma­ter­no que par­tiu pa­ra a eter­ni­da­de no ano de 1973. Se ho­je es­ti­ves­se en­tre nós, con­ti­nu­a­ria que­ren­do.

(Je­o­vah Ba­tis­ta, via e-mail)

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias