Home / Opinião

OPINIÃO

Retorno de dinheiro da Lava Jato!

Quan­do eu pen­so que na­da mais me sur­pre­en­de­rá vin­do do STF, e não é que uma pa­gi­na in­tei­ra do Es­ta­dão - dia 8/8- pag. A-9 - nos dá uma ideia de que mui­to mais vi­rá. Sa­ber que jul­ga­men­to tra­mi­tan­do e já com se­te vo­tos a fa­vor pe­la “pres­cri­ção em cin­co anos de re­cur­sos des­vi­a­dos em atos de im­pro­bi­da­de”, é de re­vol­tar. Quer di­zer que além dos ca­sos de cor­rup­ção des­co­ber­tos pe­la La­va ja­to, be­ne­fi­ci­a­rá tam­bém em­pre­sá­rios de­so­nes­tos que an­tes de fe­cha­rem as por­tas de su­as em­pre­sas fa­li­das, en­vi­am ao ex­te­ri­or bi­lhões dei­xan­do dí­vi­das tra­ba­lhis­tas, le­san­do mi­lha­res de fa­mí­lias, co­mo dí­vi­das de im­pos­tos com a Uni­ão. O ju­ris­ta Car­va­lho­sa te­rá mui­to tra­ba­lho, por­que não que­re­mos o im­pe­achment ape­nas do mi­nis­tro Gil­mar Men­des, que­re­mos de to­dos eles. Pre­ci­sa­mos co­me­çar com uma su­pre­ma cor­te mais éti­ca e vol­ta­da aos in­te­res­ses do pa­ís, e não de ape­nas uma eli­te es­co­lhi­da a de­dos.

(Be­a­triz Cam­pos, via e-mail)


Mídia esquerdopata

É mui­ta co­var­dia de uma mí­dia es­quer­do­pa­ta e tão par­ci­al co­mo a bra­si­lei­ra! Ve­ja­mos en­tão o com­por­ta­men­to par­ci­al e mes­qui­nho no pro­gra­ma Roda Viva, 30/07/18 quan­do en­tre­vis­ta­vam o can­di­da­to a pre­si­dên­cia, Ja­ir Bol­so­na­ro, que fin­dou o pro­gra­ma de ca­be­ça er­gui­da olhan­do seus en­tre­vis­ta­do­res ca­bis­bai­xos e mu­dos por­que ver­go­nha eles não tem. Em 05/08/18, ou­tro ve­xa­me foi re­pe­ti­do sob o pa­tro­cí­nio da Re­de Glo­bo, na Glo­bo News, que ten­ta­vam pre­ju­di­car o mes­mo can­di­a­to an­ti-cor­rup­to que não é da sua sim­pa­tia. Mais um ve­xa­a­me re­gis­tra­do pu­bli­ca­men­te on­de os seus en­tre­vis­ta­do­res fi­ca­ram tão ner­vo­sos que até tre­mi­am não sa­ben­do fa­zer as per­gun­tas pre­ci­san­do ser di­ta­das ele­tro­ni­ca­men­te pe­la cap­ci­o­sa pro­du­ção pre­pa­ra­da pa­ra com­pli­car o can­di­da­to. O Bol­so­na­ro ar­ras­ou nas du­as opor­tu­ni­da­des que fez a TV Cul­tu­ra e Re­de Glo­bo. Uma ver­go­nha pa­ra quem ain­da tem!

(Be­no­ne Au­gus­to de Pai­va, via e-mail)


Brasil prolixo em leis

To­mo a li­ber­da­de de ex­tra­ir um pe­que­no tre­cho, do ex­ce­len­te ar­ti­go pu­bli­ca­do no Es­ta­dão, do pro­fes­sor Jo­sé Eduar­do Fa­ria, do qual, dá pa­ra per­ce­ber por­que o nos­so Bra­sil, ape­sar de ser cam­pe­ão mun­di­al na cri­a­ção de leis, in­fe­liz­men­te, vi­ve num crô­ni­co e cen­te­ná­rio re­tro­ces­so so­ci­al e eco­nô­mi­co. E o exem­plo, co­mo de­mons­tra o pro­fes­sor, é que o nú­me­ro de leis no Pa­ís, que em 1978, era de 66,2 mil, ho­je es­tá per­to dos 180 mil. Não por ou­tra ra­zão que o nos­so ju­di­ci­á­rio é len­to e im­pro­du­ti­vo! E o cor­rup­to e pre­si­di­á­rio Lu­la, mes­mo con­de­na­do em se­gun­da ins­tân­cia, lhe é per­mi­ti­do to­dos os di­as en­trar com um pe­di­do de sol­tu­ra, etc. etc. Uma ver­go­nha! Des­ta for­ma, rei­nan­do a far­ra das leis, é que con­ti­nu­a­re­mos sub­de­sen­vol­vi­dos e um Pa­ís da im­pu­ni­da­de...  Pre­ci­sa­mos pa­rar de brin­car com es­ta Na­ção!

(Pau­lo Pa­nos­si­an, via e-mail)


Motivação

O no­ti­ci­á­rio es­tá do­mi­na­do por as­sun­tos li­ga­dos à po­lí­ti­ca, o que é na­tu­ral, já que as pró­xi­mas elei­ções, prin­ci­pal­men­te no ní­vel pre­si­den­ci­al, são as mais im­pre­vi­sí­veis dos úl­ti­mos tem­pos, com o po­ten­ci­al de in­flu­ir na vi­da de to­da a so­ci­e­da­de, em fa­ce dos gran­des pro­ble­mas na­ci­o­nais que te­rão que ser en­ca­ra­dos pe­lo pró­xi­mo go­ver­nan­te. Pa­ra­do­xal­men­te, po­rém, a mí­dia, mes­mo com to­da a car­ga de in­for­ma­ção fo­ca­da no even­to, às ve­zes de­sig­na­do - equi­vo­ca­da­men­te? - por "fes­ta da de­mo­cra­cia", ain­da não lo­grou êxi­to em emo­cio­nar a po­pu­la­ção, o que é pre­o­cu­pan­te, na me­di­da em que, de­sin­for­ma­da e des­mo­ti­va­da, su­as es­co­lhas po­de­rão ser de­sas­tro­sas pa­ra o Pa­ís. É ho­ra da im­pren­sa em ge­ral se rein­ven­tar e des­co­brir mei­os de des­per­tar o po­vo pa­ra a gra­vi­da­de do mo­men­to, lem­bran­do, no en­tan­to, que não se­rá atra­vés de de­ba­tes ar­ti­fi­ci­ais e an­tis­sép­ti­cos, nem da pro­mo­ção de im­pos­sí­vel can­di­da­tu­ra de con­de­na­do, que tal pro­pó­si­to se­rá al­can­ça­do.

(Pau­lo Ro­ber­to Go­taç, via e-mail)


Ricaço “aposentado” quer trabalhar?

Qual (ou qua­is) se­ri­am os mo­ti­vos das vá­ri­as ten­ta­ti­vas ju­rí­di­cas de ten­tar se can­di­da­tar, pa­ra um ri­ca­ço apo­sen­ta­do (en­car­ce­ra­do)  de­se­jar vol­tar a  tra­ba­lhar? Só po­dem ser mais ri­que­sa, via rou­ba­lhei­ra, ou ali­men­tar seu ego­ís­mo pa­ra con­ti­nu­ar sen­do “o ca­ra”.

(Ma­rio A. Den­te, via e-mail)


Nós podemos ter

O que eu que­ro pa­ra o nos­so es­ta­do de Go­i­ás? Eu que­ro que es­ses po­lí­ti­cos que es­tão há  dé­ca­das no po­der, fa­zen­do o mí­ni­mo pa­ra o po­vo go­i­a­no, se­jam, nas elei­ções de ou­tu­bro, lan­ça­dos ao os­tra­cis­mo; eu que­ro que o po­pu­lis­mo fi­que no pas­sa­do; eu que­ro o fim das mi­ga­lhas. Eu de­se­jo que em to­dos os mu­ni­cí­pios go­i­a­nos o po­vo te­nha con­di­ções de vi­ver com dig­ni­da­de. Eu que­ro que as es­co­las pú­bli­cas não pa­re­çam po­cil­gas; eu que­ro a va­lo­ri­za­ção do pro­fes­sor; eu  que­ro que os hos­pi­tais pú­bli­cos não se­jam igua­is a cam­po de con­cen­tra­ção;  eu que­ro que em ca­da ci­da­de do es­ta­do, os ha­bi­tan­tes não te­nham que vi­ver en­jau­la­dos por fal­ta de se­gu­ran­ça; eu que­ro que o tran­spor­te pú­bli­co te­nha  re­al­men­te con­di­ções de tran­spor­tar gen­te; eu que­ro que ca­sas de pa­pe­lão se­jam con­si­de­ra­das im­pró­pri­as pa­ra re­si­dên­cia. Eu que­ro que a ge­ra­ção de em­pre­go não fi­que no dis­cur­so men­ti­ro­so; eu que­ro la­zer.  Eu que­ro que pró­xi­mo go­ver­na­dor ob­ser­ve bem o que  es­tá pre­vis­to no Art 6º da Cons­ti­tu­i­ção Fe­de­ral  e  fa­ça re­tor­nar em prol do bem es­tar so­ci­al, os tri­bu­tos que pa­ga­mos. Po­de­mos ter tu­do is­to. Vo­to con­sci­en­te é a so­lu­ção. E pe­los re­sul­ta­dos das pes­qui­sas, acre­di­to que tu­do o que es­ta­mos ho­je rei­vin­di­can­do, ama­nhã di­re­mos que te­mos.

(Je­o­vah Ba­tis­ta, via e-mail)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias