Home / Opinião

OPINIÃO

Tem Barata no doce de Gilmar

Es­tá tor­nan­do-se um es­cân­da­lo es­sas “gil­mar­za­das” do Su­pre­mo, a pon­to de in­ter­nau­tas já te­rem ape­li­da­do Gil­mar Men­des de la­xan­te, de “Lac­to Pur­ga”, pois a ca­da dia ele nos sur­pre­en­de (sem, na ver­da­de, nos sur­pre­en­der mais), com al­va­rás con­ce­di­dos pa­ra sol­tar no­tó­rios mar­gi­nais, prin­ci­pal­men­te da clas­se em­pre­sa­ri­al, que, mes­mo or­di­na­ria­men­te hon­ra­da, de vez em quan­do dei­xa es­ca­par uma ove­lha ne­gra di­re­ta­men­te da ca­deia pa­ra as pá­gi­nas dos jor­nais.

O mí­ni­mo que se de­se­ja de um ma­gis­tra­do, além da ne­ces­sá­ria co­e­rên­cia, é a cre­di­bi­li­da­de, pa­ra que o ju­ris­di­cio­na­do te­nha a con­fi­an­ça nas de­ci­sões de uma cor­te. E em ra­zão de su­as de­ci­sões que mu­dam ao sa­bor das cir­cun­stân­cias, foi al­vo de crí­ti­cas, que ge­ra­ram em­ba­tes ju­di­ci­ais com a atriz e apre­sen­ta­do­ra Mô­ni­ca Ioz­zi, o ator Jo­sé de Abreu, o lí­der do MTST Gui­lher­me Bou­los, o jor­na­lis­ta Ru­bens Va­len­te, o pro­fes­sor de éti­ca Cló­vis de Bar­ros Fi­lho, o jor­na­lis­ta Lu­ís Nas­sif, e, mais re­cen­te­men­te, o pro­mo­tor go­i­a­no Fer­nan­do Krebs. E ser po­lê­mi­co não é bom pa­ra um ma­gis­tra­do.

Gil­mar Men­des, que já es­ta­va sen­do ob­ser­va­do pe­la ex­ces­si­va pro­te­ção ao em­pre­sá­rio Ja­cob Ba­ra­ta Fi­lho, com quem man­tém es­trei­ta re­la­ção, ex­pe­diu nes­ta se­ma­na mais uma de­ci­são em seu fa­vor, e ago­ra diz pu­bli­ca­men­te que só es­te­ve com ele uma vez na vi­da. Mas não é ver­da­de. Eles já brin­da­ram jun­tos até em Por­tu­gal, que – di­zem as más lín­guas – se­ria um do­mi­cí­lio al­ter­na­ti­vo do ho­mem de Di­a­man­ti­no.

Ao lon­go dos anos, o STF foi cri­an­do cer­tas re­gras pa­ra evi­tar que pro­ces­sos re­pe­ti­ti­vos en­tras­sem à toa na Cor­te. Is­so acon­te­ceu por­que eram en­ten­di­men­tos tão con­so­li­da­dos den­tro do Tri­bu­nal, que se jus­ti­fi­ca­va a cri­a­ção de sú­mu­las ca­pa­zes de ata­lhar as de­ci­sões em pro­ces­sos si­mi­la­res e, as­sim, evi­tar mais so­bre­car­ga. Uma de­las es­ta­be­le­ce que, en­quan­to o STJ (a ins­tân­cia ime­di­a­ta­men­te in­fe­ri­or), não de­ci­dir so­bre um “ha­be­as cor­pus”, um in­ves­ti­ga­do não po­de acio­nar o Su­pre­mo.

Mas, atro­pe­lan­do es­se en­ten­di­men­to, e na con­tra­mão da ló­gi­ca ju­rí­di­ca, não foi o que acon­te­ceu no dia 7 de agos­to pas­sa­do: em uma se­ma­na, um pe­di­do de HC che­gou ao ga­bi­ne­te de Gil­mar Men­des e te­ve seu des­fe­cho. Na ação, o mi­nis­tro ad­mi­te que a si­tu­a­ção se en­qua­dra­va na sú­mu­la e, por is­so, não ca­be­ria no ca­so um pe­di­do ao Su­pre­mo. Mas fez uma res­sal­va: por en­ten­der que o ca­so era tão ab­sur­do, que ele não po­de­ria se omi­tir. O in­te­res­sa­do na cau­sa era o em­pre­sá­rio Ja­cob Ba­ra­ta Fi­lho, um dos prin­ci­pa­is al­vos da Ope­ra­ção La­va Ja­to no Rio de Ja­nei­ro e réu em uma ação pe­nal; o em­pre­sá­rio pe­dia que o pro­ces­so fos­se sus­pen­so.

O ca­mi­nho apon­ta­do pe­la de­fe­sa de Ba­ra­ta era um HC. Gil­mar aco­lheu o ar­gu­men­to, con­clu­in­do que Ja­cob es­ta­va sob “cons­tran­gi­men­to ile­gal” por ter si­do in­ti­ma­do pa­ra uma au­diên­cia, no dia se­guin­te, pe­ran­te o ju­iz Mar­ce­lo Bre­tas. Gil­mar con­si­de­rou o cha­ma­do ex­ces­si­vo, ina­cei­tá­vel, por­que ha­via dú­vi­das se Bre­tas era o ju­iz cer­to pa­ra o ca­so e, por is­so, o mais apro­pria­do se­ria evi­tar que a tal au­diên­cia ocor­res­se. O “cons­tran­gi­men­to ile­gal” era tão gra­ve, na vi­são do mi­nis­tro, que não ape­nas a au­diên­cia foi can­ce­la­da co­mo o pro­ces­so in­tei­ro foi sus­pen­so por or­dem de Gil­mar.

Ba­ra­ta, no­to­ria­men­te ami­go do mi­nis­tro, acu­sa­do de eva­são de di­vi­sas, foi pe­go no ae­ro­por­to do Ga­le­ão a ca­mi­nho de Por­tu­gal, quan­do foi pre­so pe­la La­va Ja­to do Rio, sob a sus­pei­ta de pa­gar pro­pi­nas em um lon­ge­vo es­que­ma de cor­rup­ção na área de tran­spor­tes. Car­re­ga­va dez mil eu­ros não de­cla­ra­dos e, tam­bém por is­so, foi pro­ces­sa­do. A La­va Ja­to en­ten­deu que es­se di­nhei­ro ti­nha co­ne­xão com a for­tu­na que ele fez nos es­que­mas in­ves­ti­ga­dos. Não fos­se a de­ci­são de Gil­mar, Bre­tas se­ria o en­car­re­ga­do de jul­gá-lo. Ago­ra, tu­do fi­ca pa­ra­do até que o Su­pre­mo de­ci­da quem de­ve ser o ju­iz do ca­so. E cer­ta­men­te vai ser de­ci­di­do nas ca­len­das gre­gas.

Agra­ci­a­do pe­lo des­pa­cho de Gil­mar Men­des, Ba­ra­ta é um ve­lho co­nhe­ci­do da La­va Ja­to e um da­que­les ra­ros réus acos­tu­ma­dos a con­se­guir de­ci­sões rá­pi­das no STF – sem­pre no ga­bi­ne­te do mi­nis­tro. Ja­cob Ba­ra­ta foi pre­so pe­la La­va Ja­to, e sol­to por Gil­mar três ve­zes. Não bas­tas­sem as de­ci­sões fa­vo­rá­veis à ve­lo­ci­da­de da luz da­das por Gil­mar, há ou­tros fa­tos que co­lo­cam sob sus­pei­ta as re­la­ções en­tre o mi­nis­tro e o em­pre­sá­rio. O en­tão pro­cu­ra­dor-ge­ral da Re­pú­bli­ca, Ro­dri­go Ja­not, che­gou a pe­dir que o mi­nis­tro não mais jul­gas­se pro­ces­sos en­vol­ven­do Ja­cob Ba­ra­ta por­que Gui­o­mar Men­des, mu­lher do mi­nis­tro, é só­cia do es­cri­tó­rio de ad­vo­ca­cia que aten­de o réu em ou­tras ações. Além dis­so, ela e Gil­mar fo­ram pa­dri­nhos de ca­sa­men­to da fi­lha de Ja­cob Ba­ra­ta, em 2013. Gui­o­mar era tia do noi­vo. Ou­tro pon­to ci­ta­do por Ja­not é que Ba­ra­ta é só­cio de um do cu­nha­do de Gil­mar Men­des, ir­mão de Gui­o­mar, em uma em­pre­sa de tran­spor­tes.

O pe­di­do de sus­pei­ção fei­to por Ja­not po­de não pros­pe­rar por­que a sua su­ces­so­ra, Ra­quel Dod­ge, re­cu­ou. Mas, em ra­zão do ques­ti­o­na­men­to, o mi­nis­tro te­ve que se ex­pli­car so­bre Ja­cob Ba­ra­ta à pre­si­den­te da Cor­te, Cár­men Lú­cia, na ten­ta­ti­va de con­ven­cê-la a man­dar o as­sun­to de vez pa­ra a ga­ve­ta. Gil­mar es­cre­veu 28 pá­gi­nas pa­ra di­zer que na­da ti­nha a ver com Ja­cob Ba­ra­ta. E foi num pa­rá­gra­fo de du­as li­nhas que a re­vis­ta Cru­soé des­co­briu, di­ga­mos, uma omis­são por par­te do mi­nis­tro.

Ao se re­fe­rir ao ca­sa­men­to da fi­lha de Ja­cob Ba­ra­ta, da qual foi pa­dri­nho, o mi­nis­tro afir­mou que nun­ca foi pró­xi­mo do em­pre­sá­rio – e, sim, da fa­mí­lia do noi­vo. Afir­mou ain­da que nem co­nhe­cia pes­so­al­men­te Ja­cob Ba­ra­ta. As­sim es­cre­veu Gil­mar Men­des: “Va­le fri­sar que em mo­men­to al­gum, an­te­ri­or ou pos­te­ri­or à ce­ri­mô­nia, o ar­gui­do (ele pró­prio, Gil­mar Men­des) te­ve con­ta­to com a fa­mí­lia da noi­va”. Pou­co an­tes, ele dis­se­ra à im­pren­sa que viu a fa­mí­lia de Ba­ra­ta no ca­sa­men­to – e só.

Não é ver­da­de. Di­as an­tes, o ca­ma­le­ô­ni­co mi­nis­tro dei­xou de men­ci­o­nar um ani­ma­do jan­tar que te­ve com Ja­cob Ba­ra­ta em uma de su­as mui­tas vi­a­gens a Por­tu­gal. O en­con­tro, con­fir­ma­do àque­la re­vis­ta por gen­te li­ga­da ao pró­prio Gil­mar, ocor­reu no bal­ne­á­rio de Cas­cais, vi­zi­nho a Lis­boa. O cli­ma era fes­ti­vo. Além de Ja­cob Ba­ra­ta e Gil­mar, es­ta­va lá Fran­cis­co Fei­to­sa, só­cio do em­pre­sá­rio e ir­mão da mu­lher de Gil­mar; Chi­qui­nho Fei­to­sa, co­mo é co­nhe­ci­do, tem ne­gó­ci­os no Bra­sil e tam­bém em Por­tu­gal. À me­sa, es­ta­va a ad­vo­ga­da Da­li­de Cor­rêa, bra­ço di­rei­to de Gil­mar Men­des du­ran­te anos, in­clu­si­ve no Ins­ti­tu­to Bra­si­li­en­se de Di­rei­to Pú­bli­co, o IDP, do qual o mi­nis­tro é só­cio.

Co­mo a re­vis­ta Cru­soé re­ve­lou em ju­nho, uma in­ves­ti­ga­ção da Po­lí­cia Fe­de­ral co­le­tou in­dí­ci­os de que a cor­rup­ta JBS usou a se­de do ins­ti­tu­to de Gil­mar Men­des pa­ra tra­mar a ofer­ta de 200 mi­lhões de re­ais a ju­í­zes de Bra­sí­lia en­car­re­ga­dos de pro­ces­sos nos qua­is a com­pa­nhia apa­re­cia en­vol­vi­da. O meio de cam­po foi fei­to jus­ta­men­te por Da­li­de Cor­rêa, a mu­lher-bom­ba que, co­mo se vê, sa­be tam­bém so­bre a pro­xi­mi­da­de do mi­nis­tro com Ja­cob Ba­ra­ta. Cru­soé en­viou per­gun­tas a Gil­mar so­bre o en­con­tro em Por­tu­gal com o em­pre­sá­rio en­ro­la­do na La­va Ja­to, mas a sua as­ses­so­ria in­for­mou, ho­ras de­pois, que não con­se­guiu lo­ca­li­zá-lo pa­ra ob­ter as res­pos­tas.

Acho que é ca­so per­di­do ten­tar con­ver­ter Gil­mar Men­des em ma­gis­tra­do sé­rio e co­e­ren­te.

(Li­be­ra­to Pó­voa, de­sem­bar­ga­dor apo­sen­ta­do do TJ-TO, mem­bro-fun­da­dor da Aca­de­mia To­can­ti­nen­se de Le­tras e da Aca­de­mia Di­a­no­po­li­na de Le­tras, mem­bro da As­so­cia­ção Go­i­a­na de Im­pren­sa - AGI e da As­so­cia­ção Bra­si­lei­ra de Ad­vo­ga­dos Cri­mi­na­lis­tas - Abracrim, es­cri­tor, ju­ris­ta, his­to­ri­a­dor e ad­vo­ga­do – li­be­ra­to­po­[email protected])

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias