Home / Opinião

OPINIÃO

Transforme sua rotina com uma alimentação inteligente

No dia 5 de agos­to co­me­mo­ra-se o Dia Na­ci­o­nal da Sa­ú­de, e o go­i­a­ni­en­se nun­ca es­te­ve tão pre­o­cu­pa­do com o des­per­tar da sua con­sci­ên­cia e a im­por­tân­cia da edu­ca­ção ali­men­tar. Uma ro­ti­na, pe­lo pró­prio no­me po­de en­vol­ver uma ali­men­ta­ção in­te­li­gen­te que se con­cen­tra nos be­ne­fí­ci­os sa­u­dá­veis co­mo a ques­tão do pa­la­dar, a prá­ti­ca de exer­cí­cios e uma ex­ce­len­te me­lho­ra na qua­li­da­de de vi­da.

Al­guns po­ten­ci­ais po­dem ser tra­ba­lha­dos des­de que si­ga­mos com dis­ci­pli­na, res­pon­sa­bi­li­da­de e cui­da­do com o amor das nos­sas vi­das: nós mes­mos. Pa­ra is­so é es­sen­cial in­se­rir ali­men­tos fo­ca­dos no equi­lí­brio de pro­teí­nas, car­boi­dra­tos e que o car­dá­pio se­ja re­che­a­do de op­ções as qua­is não pre­ci­sa­mos nos pre­o­cu­par com ca­lo­ri­as, prin­ci­pal­men­te, que atuam mui­tas ve­zes co­mo vi­lãs.

Nos­sos pra­tos des­de o ca­fé da ma­nhã até o jan­tar po­dem sim ter re­fei­ções fun­cio­nais, sa­la­das, li­nha low carb, lan­ches e so­bre­me­sas, in­clu­si­ve sem glú­ten, sem lac­to­se e ze­ro açú­car, sem per­der o sa­bor, o pra­zer de se ali­men­tar e al­te­ran­do há­bi­tos pa­ra ser fe­liz sem me­do. O cui­da­do com a sa­ú­de pre­ci­sa ser di­á­rio e sem so­fri­men­to. Ter sa­ú­de não é só uma ques­tão de não ter do­en­ças. Vai mui­to além dis­so por­que nos­so cor­po é nos­sa ca­sa, e ele re­quer cui­da­dos que con­tri­bu­em com a au­to­es­ti­ma, hi­dra­ta­ção, qua­li­da­de do so­no, for­ça de von­ta­de, e um bem-es­tar fí­si­co e emo­cio­nal.

Pa­ra que tu­do is­so acon­te­ça, uma re­e­du­ca­ção ali­men­tar ou uma di­e­ta com no­vos ali­men­tos no pra­to tor­nam-se fun­da­men­tais pa­ra que o há­bi­to se­ja um agre­ga­dor de boa sa­ú­de e qua­li­da­de de vi­da. Se­ja in­te­li­gen­te e fo­que na sua ali­men­ta­ção co­mo aque­la que re­pre­sen­ta o fit (que se pre­o­cu­pa com o ga­nho mus­cu­lar e ma­nu­ten­ção do pe­so) ou a low carb (com fo­co no ema­gre­ci­men­to e ma­nu­ten­ção do pe­so). O pri­mei­ro pas­so de uma boa sa­ú­de co­me­ça quan­do es­ti­mu­la­mos nos­so in­te­ri­or pa­ra que o ex­te­ri­or res­plan­de­ça a to­dos que nos que­rem bem, e prin­ci­pal­men­te sa­u­dá­veis.

(Ro­dran Araú­jo, for­ma­do em Tu­ris­mo, pós-gra­du­a­do em Ho­te­la­ria, es­pe­cia­lis­ta em Marke­ting e ges­tão de ven­das. É só­cio da Lou­cos Por Di­e­ta, res­pon­sá­vel pe­la ges­tão co­mer­cial e marke­ting da em­pre­sa. Atua co­mo pro­fes­sor em vá­rios pro­gra­mas de gra­du­a­ção e pós-gra­du­a­ção)

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias