Home / Opinião

OPINIÃO

Um doce para a “Fada Madrinha” das Trans...

Pa­ra o mun­do que que­ro des­cer... Nas du­as úl­ti­mas se­ma­nas pa­re­ce que tu­do que vi­ve às mar­gens da di­ta so­ci­e­da­de bra­si­lei­ra emer­giu de Nor­te a Sul, de Cen­tro-Oes­te a Su­des­te!

Mu­lhe­res que mor­re­ram em pro­ce­di­men­tos clan­des­ti­nos; qua­tro ví­ti­mas de as­sas­si­na­to – du­as por ma­ri­dos, uma por ex-ma­ri­do e ou­tra por ban­di­dos. A úl­ti­ma, po­li­ci­al e ho­mos­se­xu­al pro­vo­cou dis­cus­sões nas mí­di­as so­ci­ais da fal­ta de de­fe­sa de tal gru­po, tal en­ti­da­de, tal par­ti­do... Um be­bê de qua­tro anos vi­o­len­ta­do nu­ma cre­che em Por­to Ve­lho por um me­nor de 14 anos; uma ado­les­cen­te de­fi­cien­te vi­su­al, de 14 anos, que so­fria abu­so do vi­zi­nho des­de os se­te... E is­so re­su­min­do por al­to as man­che­tes, pois é cla­ro que não foi só is­so. Nun­ca é!

Pa­ra fe­char a se­ma­na fa­tí­di­ca – sem por­me­no­ri­zar o ti­ro­teio no Ca­na­dá, a PF de­fla­grou na úl­ti­ma quin­ta-fei­ra a ope­ra­ção “Fa­da Ma­dri­nha”, on­de tran­se­xu­ais ali­ci­a­das pe­la in­ter­net com pro­mes­sas de ci­rur­gi­as e par­ti­ci­pa­ção em con­cur­sos de be­le­za no ex­te­ri­or aca­ba­vam ví­ti­mas de es­cra­vi­dão se­xu­al, fo­ram res­ga­ta­das em Fran­ca (SP).

Vo­cê po­de es­tar se per­gun­tan­do: “es­sa ope­ra­ção me afe­ta em quê, se não te­nho ne­nhum pa­ren­te trans ou co­nhe­ci­do nes­sa si­tu­a­ção?!”.

Sé­rio tem pes­so­as que con­se­guem ba­ter no pei­to e di­zer: “Eu não te­nho ne­nhum pa­ren­te ho­mos­se­xu­al, nem ami­go, nem co­nhe­ci­do!”. Eu acon­se­lha­ria es­se alie­ní­ge­na a usar ócu­los e cal­çar as san­dá­lias da hu­mil­da­de. Im­pos­sí­vel!

Eles elas, elas eles, os dois gê­ne­ros num só, um ter­cei­ro, um quar­to saí­ram do ar­má­rio faz bas­tan­te tem­po. Cla­ro que nem to­dos tem o su­ces­so mi­di­á­ti­co do can­tor Pab­lo Vit­tar, do ator Pau­lo Gus­ta­vo, dos es­ti­lis­tas Clo­do­vil (fa­le­ci­do) e Ro­nal­do Es­per, da Ro­ber­ta Clo­se que cas­ou e mo­ra na Su­í­ça há mais de 20 anos, ca­sa­da e fe­liz!

Nem to­dos tem o di­nhei­ro do cam­pe­ão olím­pi­co Bru­ce Jen­ner, ex-pa­dras­to das Kar­das­hi­ans, pai de cin­co fi­lhos, ho­je Cat­lin Jen­ner pa­ra fa­zer uma tran­si­ção fí­si­ca e men­tal com acom­pa­nha­men­to dos me­lho­res pro­fis­si­o­nais. Fa­to! A Cat­lin vi­ve em Ca­la­bas­sas (EUA) e sua clas­se so­ci­al mas­ca­ra o pre­con­cei­to. As­sis­ti, sim, ao re­a­lity show de­la e as li­ções de mo­ral que le­vou dos gru­pos de LGBTs. Afi­nal ele (a) se es­con­deu no ar­má­rio du­ran­te dé­ca­das e de uma ho­ra pra ou­tra lhe de­ram o sta­tus de re­pre­sen­tan­te. Não co­lou!

Vol­tan­do pa­ra o Bra­sil. A men­ção do tí­tu­lo do­ce pa­ra a Fa­da Ma­dri­nha é uma ex­pres­são uti­li­za­da pe­los LGBTs. Ela não é adu­la­ção e uma sen­ten­ça de mor­te.

Os trans­gê­ne­ros que ca­em nas unhas de gel das fal­sas fa­das ma­dri­nhas – trans tam­bém, mi­li­o­ná­rias, à cus­ta da des­gra­ça de ou­tras (os), são ilu­di­das des­de as mais no­vi­nhas as mais ex­pe­ri­en­tes com pro­mes­sas de ci­rur­gi­as plás­ti­cas no cor­po e no ros­to, apli­ques, pe­ru­cas, rou­pas e prin­ci­pal­men­te fa­ma atra­vés de con­cur­sos de mis­ses na Itá­lia. So­nho...

Qual a di­fe­ren­ça dos trans pa­ra as mu­lhe­res de trá­fi­co in­ter­na­ci­o­nal pa­ra fins se­xu­ais?! Ne­nhu­ma. To­das são pes­so­as e se tor­nam es­cra­vas, pros­ti­tu­í­das, dro­ga­das e as pri­mei­ras mu­ti­la­das. Is­so mes­mo! Quan­do um trans não con­se­gue pa­gar sua eter­na dí­vi­da com a or­ga­ni­za­ção da fa­da ma­dri­nha é des­fi­gu­ra­da. E is­so além da dor fí­si­ca des­trói sua es­ti­ma já di­la­ce­ra­da pe­lo pre­con­cei­to que so­frem!

A ope­ra­ção da PF já apon­tou o que des­cre­vi aci­ma. As ví­ti­mas de­nun­ci­a­ram que re­ce­bi­am pró­tes­es “re­ci­cla­das” de ou­tras. Es­ta­mos fa­lan­do de pró­tes­es de si­li­co­ne de pei­to e bum­bum, tá! Ima­gi­nem is­so... Quan­tas mor­rem du­ran­te e de­pois des­ses pro­ce­di­men­tos clan­des­ti­nos que não en­tram nas es­ta­tís­ti­cas!

“Elas es­tão so­fren­do o que es­co­lhe­ram”... Fa­la mais que ba­ti­da por uns di­tos re­li­gi­o­sos ou não re­li­gi­o­sos e ho­mo­fó­bi­cos de car­tei­ri­nha. Co­mo uma ami­ga gos­ta de fa­lar: a pes­soa tem a op­ção de ser boa ou ruim. Ela quer ser boa?! Ja­mais pre­fe­re ser ruim até não po­der mais.

Is­so va­le pa­ra aque­les “sem no­ção de hu­ma­ni­da­de” que ou­sam di­zer em voz al­ta: “mui­tas mu­lhe­res ví­ti­mas de es­tu­pro es­ta­vam pro­vo­can­do com su­as rou­pas mi­nús­cu­las”. OK. En­tão co­mo fun­cio­na no ca­so do vi­zi­nho que abu­sou du­ran­te se­te anos de uma de­fi­cien­te vi­su­al?! Ou de pa­is que abu­sam de fi­lhas e fi­lhos?!

Eu ti­ve um pri­mo por par­te de pai que vi­veu na Eu­ro­pa du­ran­te anos e era ho­mos­se­xu­al. Seu no­me era Di­vi­no. Se­gun­do co­men­tam na fa­mí­lia des­de cri­an­ça te­ve fei­ções fe­mi­ni­nas, ca­be­lo li­so bri­lhan­te, cor­po ma­gro. Na ado­les­cên­cia seu jei­to afe­mi­na­do des­per­tou pre­con­cei­tos no in­te­ri­or de Go­i­ás. Ele su­miu da con­vi­vên­cia fa­mi­liar. Quan­do ou­vi­ram fa­lar de­le de no­vo, já ti­nha ou­tro no­me. Vi­nha de São Pau­lo do­en­te pa­ra re­ce­ber tra­ta­men­to fi­nal do ví­rus HIV. Is­so há uns 25 anos. Não o co­nhe­ci.

Não é por aca­so que os agen­tes da Po­lí­cia Fe­de­ral tam­bém atu­a­ram, em Go­i­â­nia du­ran­te a ope­ra­ção Fa­da Ma­dri­nha. Uma das mai­o­res qua­dri­lhas de trá­fi­co hu­ma­no de trans ope­ra na re­gi­ão. Di­zem que a mais “po­de­ro­sa” das fa­das ma­dri­nhas mo­ra na ca­pi­tal go­i­a­na vi­ven­do em con­do­mí­nio de lu­xo, on­de re­si­dem du­plas ser­ta­ne­jas e ou­tros ar­tis­tas que es­co­lhe­ram a ci­da­de pe­la lo­ca­li­za­ção pri­vi­le­gi­a­da do cen­tro do pa­ís. A to­da po­de­ro­sa das fa­das ma­dri­nhas tem fa­zen­das e até ho­té­is, on­de hos­pe­da – não de gra­ça, as trans du­ran­te o pro­ces­so clan­des­ti­no de apli­ca­ção de si­li­co­ne in­dus­tri­al e ou­tros pro­ce­di­men­tos de ris­co.

Quan­do che­guei a Por­to Ve­lho, no fi­nal da dé­ca­da de 80, vi pe­la pri­mei­ra vez um ho­mos­se­xu­al. Ele era fi­lho de uma vi­zi­nha. Ti­nha ca­be­los com­pri­dos de­mais pa­ra um ra­paz, cor­po es­guio, uma pro­tu­be­rân­cia na par­te su­pe­ri­or do cor­po que não com­bi­na­va com a mar­ca azu­la­da da bar­ba que tei­ma­va em nas­cer. Ele era gen­til, sor­ri­den­te e aten­dia no co­mer­cio de seus pa­is, ape­sar dos olha­res dis­far­ça­dos dos cli­en­tes e vi­zi­nhos. Ele tam­bém mor­re­ria pou­co tem­po de­pois.

Eu não sei o que as­sus­ta mais. A não acei­ta­ção da fa­mí­lia, ami­gos e da so­ci­e­da­de ou a es­cra­vi­dão por pes­so­as que pas­sa­ram pe­las mes­mas si­tu­a­ções que o trans en­fren­ta. Ima­gi­nar que al­guém se­ja tão de­su­ma­no ao pon­to de ex­plo­rar o so­nho do ou­tro, de le­var pa­ra ou­tro pa­ís e obri­ga-lo a com­prar um pe­da­ço de cal­ça­da pa­ra se pros­ti­tu­ir. Co­brar pe­la co­mi­da, pe­la rou­pa, pe­las pró­tes­es de se­gun­da mão que agri­dem di­a­ria­men­te seu cor­po e por úl­ti­mo quan­do ele (a) não tem mais va­lor co­mer­cial dar-lhe um do­ce... Um qui­tu­te amar­go vin­do das mãos de agres­so­res con­tra­ta­dos pa­ra tor­tu­ra-los e ma­ta-los...O mes­mo acon­te­ce com se­res hu­ma­nos, mu­lhe­res, em tam­bém sei!

Aí quan­do eu ou­ço – e agra­de­ço a Deus por não ser sur­da, gen­te que não é gen­te nem ani­mal, por­que e fa­lar mal dos bi­chi­nhos, di­zer “es­sas pes­so­as es­tão ten­do o que pro­cu­ra­ram”... dá von­ta­de de fa­zer a “Do­ci­nho” que ha­bi­ta em mim sur­gir e trans­for­mar-me no Jus­ti­cei­ro e man­dar pa­ra o in­fer­no es­sa ga­le­ra BOA de­mais pa­ra pi­sar no mes­mo chão que os de­mais!

O pro­ble­ma da mai­o­ria dos ju­í­zes das mí­di­as so­ci­ais e da vi­da em geal, re que eles não con­se­guem se co­lo­car no lu­gar dos ou­tros, ca­so fi­zes­sem is­so com cer­te­za não aguen­ta­riam o so­fri­men­to e nem a re­a­li­da­de alheia...

Que tal!? Man­dan­do en­tre­gar um do­ce pa­ra as “fa­das ma­dri­nhas” que es­ca­pa­ram des­sa ope­ra­ção, que é a ex­pres­são uti­li­za­da tam­bém pa­ra de­nun­ci­ar à po­lí­cia os mal­fei­to­res...

(Vi­vi­a­ne Vi­ei­ra de As­sis Pa­es, Con­sul­to­ria de Co­mu­ni­ca­ção & Es­tra­té­gias)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias