Home / Opinião

OPINIÃO

Um santuário no Diário da Manhã

Eis que des­ce­mos da mo­to e pa­ra­mos em fren­te a um pe­que­no san­tu­á­rio eco­ló­gi­co no Se­tor Uni­ver­si­tá­rio, cu­ja flo­ra é sui ge­ne­ris, com plan­tas exó­ti­cas e vá­ri­as obras de ar­te es­pa­lha­das no meio da­que­le qua­dran­te.

Eram cin­co ho­ras da tar­de e o sol co­me­ça­va a de­cli­nar no ho­ri­zon­te e ha­via o céu azul co­mo ce­ná­rio de fun­do e eis que sur­ge a im­po­nen­te fa­cha­da do Di­á­rio da Ma­nhã.

Vol­pa­to e eu aden­tra­mos o por­tal da­que­le san­tu­á­rio que fo­ra er­gui­do des­de a dé­ca­da de ses­sen­ta por mãos ha­bi­li­do­sas e ca­le­ja­das da cons­tru­ção ci­vil. Ao pas­sar pe­los por­tais da­que­le lu­gar, per­ce­be­mos que a  at­mos­fe­ra era le­ve, ar pu­ro, de paz e har­mo­nia cós­mi­ca.

Os pas­sá­ros nos re­ce­be­ram com sua sin­fo­nia ves­per­ti­na nos dan­do bo­as vin­das aque­le lu­gar apra­zí­vel, es­pe­ci­al que re­fle­tia uma ener­gia sa­lu­tar e be­né­fi­ca  à al­ma.

Fo­mos aden­tran­do e co­nhe­cen­do o jar­dim que pa­re­cia um oá­sis den­tro da gran­de me­tró­po­le de Go­i­â­nia. Aque­le pe­que­no san­tu­á­rio nos pro­por­ci­o­nou um bem es­tar. Ele é má­gi­co e mis­te­ri­o­so, pois guar­da to­do o co­nhe­ci­men­to da in­for­ma­ção, ve­ra­ci­da­de dos fa­tos do co­ti­dia­no da ci­da­de. Ele guar­da a his­tó­ria de um po­vo, de sua cul­tu­ra, de su­as cren­ças e ci­da­da­nia di­a­cro­ni­ca­men­te. Ele é um ar­qui­vo vi­vo do jor­na­lis­mo do Cer­ra­do.

O san­tu­á­rio do Di­á­rio da Ma­nhã é um jar­dim es­pe­ci­al que con­tras­ta com a  ci­da­de con­tur­ba­da, agi­ta­da, vi­o­len­ta e ba­ru­lhen­ta com to­das as ma­ze­las so­ci­ais de uma ca­pi­tal go­i­a­na.

Ele pre­fi­gu­ra um lu­gar ex­tra­or­di­ná­rio, on­de qual­quer ci­da­dão po­de en­trar e se re­fu­gi­ar sob as ár­vo­res fron­do­sas, pal­mei­ras im­pe­ri­ais, ma­jes­to­sas e se de­lei­tar es­cu­tan­do o som das águas cal­man­tes, das cas­ca­tas que es­co­am das pe­dras num bur­bu­ri­nho re­la­xan­te e nos con­vi­da a pa­rar e ver ca­da de­ta­lhe har­mo­ni­o­so de ra­ra be­le­za em ple­na sel­va de pe­dra.

Nos­sa vi­si­ta ao pe­que­no san­tu­á­rio do Di­á­rio da Ma­nhã ocor­reu du­ran­te al­gu­mas ho­ras, mas que se per­pe­tuou em nos­so in­con­sci­en­te,cu­jas me­mó­ri­as se­rão in­de­lé­veis por cau­sa do am­bi­en­te agra­dá­vel, cu­ja ener­gia era de aco­lhi­men­to, de re­fle­xão e de in­tro­spec­ção.

O san­tu­á­rio do Di­á­rio da Ma­nhã es­ta­va ali di­an­te de nos­sas re­ti­nas e ti­ve­mos o pri­vi­lé­gio de co­nhe­cê-lo, en­trar e ver o que a na­tu­re­za nos re­ve­la, nos trans­mi­te, nos en­si­na, por­que ele foi plan­ta­do no meio do ca­os ur­ba­no, no co­ra­ção do Cen­tro-Oes­te.

A vi­si­ta ao san­tu­á­rio do Di­á­rio da Ma­nhã foi um des­per­tar, um mo­men­to de co­mo­ção, de emo­ção por­que sen­ti­mos a vi­da pul­sar nu­ma or­ques­tra­ção po­de­ro­sa, mag­ní­fi­ca da na­tu­re­za.

Fo­mos co­nhe­cer aque­le lu­gar que fo­ra ide­a­li­za­do, pla­ne­ja­do e cons­tru­í­do pe­lo gran­de lí­der da mí­dia go­i­a­na sr. Ba­tis­ta Cus­tó­dio, pi­o­nei­ro da in­for­ma­ção, do jor­na­lis­mo, cu­jo com­pro­mis­so sem­pre foi com a ver­da­de dos fa­tos, com a éti­ca, dig­ni­da­de, hu­ma­ni­da­de no con­tex­to só­ci­o­cul­tu­ral e po­lí­ti­co.

O nos­so mui­to obri­ga­do por es­se le­ga­do do pe­que­no san­tu­á­rio. E ren­do-lhe um tri­bu­to ao ho­mem, ao jor­na­lis­ta e ci­da­dão que tem se des­ta­ca­do e lu­ta­do com co­ra­gem e bra­vu­ra pa­ra in­for­mar a so­ci­e­da­de com se­ri­e­da­de na con­tem­po­ra­ne­i­da­de e prin­ci­pal­men­te no con­tex­to glo­ba­li­za­do.

(Mi­le­na Ma­ria Gou­lart, es­cri­to­ra)

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias