Home / Opinião

OPINIÃO

Viagem à Terra Natal

Des­de que com­pre­en­di a im­por­tân­cia do re­tor­no às ori­gens, co­mo for­ma de res­ga­te das raí­zes, de­ci­di fa­zer uma vi­a­gem à ter­ra na­tal. Vi­si­tar a ci­da­de on­de fiz os pri­mei­ros es­tu­dos, re­ver as pai­sa­gens on­de vi­vi a mi­nha pri­mei­ra in­fân­cia, man­ter con­ta­tos com pa­ren­tes e pes­so­as ami­gas que me apo­i­a­ram nos pri­mei­ros pas­sos pe­la vi­da. Por is­so, com­bi­nei com a fa­mí­lia - es­po­sa, fi­lho e fi­lhas - fa­zer es­sa vi­a­gem. Es­pe­rei, pa­ci­en­te­men­te, que as me­ni­nas ter­mi­nas­sem as pro­vas, que a es­po­sa con­clu­ís­se os tra­ba­lhos no Ins­ti­tu­to de Ar­tes, e, mon­ta­da a fir­ma do pri­mo­gê­ni­to va­rão, que é En­ge­nhei­ro de Te­le­co­mu­ni­ca­ções, cha­mei o Wal­ter, mo­to­ris­ta apo­sen­ta­do da UFG, que me acom­pa­nha há pe­lo me­nos uma dé­ca­da, e par­ti­mos. A pre­vi­são é ocu­par a se­gun­da me­ta­de do mês de agos­to, na vi­a­gem. Sem pres­sa. A úni­ca pre­o­cu­pa­ção: O es­ta­do de con­ser­va­ção das es­tra­das.

Dia 14, do­min­go. Le­van­to-me às 5:15h da ma­dru­ga­da. Gi­nás­ti­ca no ter­ra­ço. Ba­nho frio. Cha­mo Aba­dia, es­po­sa e os fi­lhos (Li­cí­nio Jr., Gra­ce e Re­na­ta, a ca­çu­la que eu cha­mo de ‘Prin­ce­si­nha’). De­pois, cha­mo Aba­dia e os fi­lhos. A se­guir, che­ga o Wal­ter, o mo­to­ris­ta, e o fi­lho Ro­nal­do. To­ma­mos li­gei­ra re­fei­ção. Li­cí­nio Jr. Abas­te­ce seu car­ro no pos­to da es­qui­na. São 8:15h, ho­ra da par­ti­da.

  1. No “Je­ri­vá”, ca­mi­nho de Bra­sí­lia, DF, mu­ni­cí­pio de Aba­di­â­nia, pa­ra­da pa­ra um bre­ve lan­che. Após, se­gui­mos vi­a­gem com des­ti­no a Bom Je­sus, PI, a ter­ra na­tal.
  2. O al­mo­ço é num res­tau­ran­te à bei­ra da es­tra­da, mu­ni­cí­pio da Al­vo­ra­da.
  3. Pe­ne­tra­mos na Ba­hia, en­tre os mu­ni­cí­pios de Pos­se e Mi­mo­so. Após 3 ho­ras de vi­a­gem, en­con­tra­mos uma ci­da­de.
  4. Che­ga­mos a Bar­rei­ras (BA), às 19.30-h. To­ma­mos o “So­lar das Man­guei­ras”, on­de já es­ti­ve, há uns 11 anos. Três apar­ta­men­tos: Um pa­ra mim e Aba­dia, ou­tro pa­ra Li­cí­nio Jr. e Wal­ter (o mo­to­ris­ta) e o ter­cei­ro pa­ra Gra­ce e Re­na­ta. Após o ba­nho, sa­í­da à ci­da­de, pa­ra um lan­che. Qua­se sem op­ção. Hos­pe­da­mo-nos na ‘Be­la Ve­ne­za’ - piz­za­ria e res­tau­ran­te. Uma sa­la­da: Quei­jo pro­vo­lo­ne, azei­to­nas, to­ma­te, pal­mi­to e um pra­to de fi­lé a pa­li­to. Cer­ve­ja pa­ra mim e Li­cí­nio Jr., su­co de la­ran­ja pa­ra as me­ni­nas (Gra­ce e Re­na­ta) e Wal­ter, o mo­to­ris­ta.


Am­bi­en­te des­con­tra­í­do, na lan­cho­ne­te - o sim­pá­ti­co res­tau­ran­te de ar­ca­das, com me­sas ao re­len­to.

  1. O Bra­sil es­tréia bo­ni­to em New Jer­sey, no fu­te­bol olím­pi­co, or­ga­ni­za­do pe­la “Fi­fa”.
  2. No ho­tel, ve­jo o “Fan­tás­ti­co”, pro­gra­ma da “TV Glo­bo”.


Dia 15.  Se­gun­da fei­ra. Le­van­to-me às 5:30h, com uma sin­fo­nia de pás­sa­ros, can­tan­do com to­do en­tu­si­as­mo, nas man­guei­ras do pá­tio in­ter­no do ho­tel. Após o ca­fé-da-ma­nhã, no ho­tel “So­lar das Man­guei­ras”, re­to­ma­mos vi­a­gem, ru­mo ao Pi­auí.

A pró­xi­ma pa­ra­da é San­ta Ri­ta de Cás­sia e For­mo­sa do Rio Pre­to, no­me es­se con­fe­ri­do pe­las águas do rio de um co­lo­ri­do mui­to es­cu­ro, que ba­nham a ci­da­de. Ve­ge­ta­ção ca­rac­te­rís­ti­ca - a caa­tin­ga. Aqui e ali, cri­a­tó­rio de ga­do ‘va­cum’.

Ao meio-dia, cru­za­mos a fron­tei­ra, e en­tra­mos no Pi­auí.

Re­co­me­ça o as­fal­to, par­te ru­im, par­te me­lhor. Na en­tra­da do Pi­auí, Cris­ta­lân­dia, mo­des­ta ci­da­de, a pri­mei­ra após a di­vi­sa com a Ba­hia. Não há plan­ta­ções à mar­gem da ro­do­via.

Che­ga­mos a Cor­ren­te às 1230h. A ci­da­de é pre­nun­ci­a­da pe­las con­for­ma­ções ro­cho­sas a oes­te. É uma ca­te­dral de pe­dra!

Des­ce­mos. Wal­ter, mo­to­ris­ta e fo­tó­gra­fo, faz al­gu­mas to­ma­das com a sua fil­ma­do­ra a oes­te da ro­do­via que ru­ma a Bom Je­sus e ou­tras ci­da­des da re­gi­ão. Al­gu­mas ove­lhas atra­ves­sam a ro­do­via, atra­san­do nos­so iti­ne­rá­rio.

Em Cor­ren­te, ci­da­de-po­lo on­de mo­rei por cer­ca de um ano, co­mo sa­cris­tão do Pa­dre An­chi­e­ta, vi­gá­rio da Pa­ró­quia. Hos­pe­da­mo-nos no Ho­tel “Ri­mo”, o me­lhor da re­gi­ão. To­mo os apar­ta­men­tos 114 (pa­ra mim e Aba­dia, e 115 (pa­ra Gra­ce, a Gra­ci­nha, e Re­na­ti­nha, que eu cha­mo de “a prin­ce­si­nha”; e o apar­ta­men­to 116, pa­ra Li­cí­nio Jú­ni­or e Wal­ter, o mo­to­ris­ta.

Por in­ter­mé­dio do Ma­no­el, Ge­ren­te do ho­tel, fa­lo com a Gi­ti­nha, ami­ga dos tem­pos de Sa­cris­tão. Gi­ti­nha é es­po­sa do Ha­mil­ton. Iden­ti­fi­co-me, e di­go es­tar de vi­si­ta à ci­da­de, on­de mo­rei por cer­ca de um ano, e com­bi­no vi­si­tá-la ain­da ho­je.

Pas­so, com Aba­dia, Gra­ci­nha e Re­na­ti­nha nu­ma pa­pe­la­ria, e com­pro um du­rex pa­ra fa­zer os em­bru­lhos de pre­sen­tes que trou­xe. A mo­ça, gen­til­men­te, faz os dois in­vó­lu­cros de pre­sen­te. Va­mos, em pri­mei­ro lu­gar, à ca­sa da Gi­ti­nha. Ela era a or­ga­nis­ta da igre­ja, na mi­nha épo­ca de Sa­cris­tão, lá pe­los meus 15 anos. O tem­po dei­xou-lhe man­chas no ros­to, mas lhe man­te­ve o fres­cor da pe­le, e o bri­lho dos olhos. É a mes­ma cri­a­tu­ra es­pon­tâ­nea e do­ce, ri­so­nha, co­mu­ni­ca­ti­va. Abra­ça-me, efu­si­va­men­te, evi­den­ci­an­do a ale­gria de me re­ver, pas­sa­dos uns pou­cos anos. A seu con­vi­te, en­tra­mos em sua re­si­dên­cia, na Ave­ni­da Ge­tú­lio Var­gas, 343. Ela man­da ser­vir ca­fe­zi­nho. De lá, va­mos à re­si­dên­cia da Jo­a­qui­ni­nha, a cin­quen­to­na cos­tu­rei­ra da ci­da­de, que fez a mi­nha pri­mei­ra cal­ça com­pri­da. Ela mo­ra ao la­do da ca­sa da Gi­ti­nha. Fi­ca ra­di­an­te com a mi­nha vi­si­ta, e nos ser­ve vi­nho de ca­já, sa­bo­ro­sís­si­mo, fei­to em ca­sa. De l, va­mos à ca­sa da Ja­net­te, fi­lha do Ter­tim, ir­mã da Ju­a­ri­ta. Fi­ca mui­to ale­gre, trans­bor­dan­te de fe­li­ci­da­de, e as­saz fe­liz de me ver. E man­da ser­vir ca­ju­í­na, a be­bi­da da ter­ra. O fi­lho Ter­to é can­di­da­to da grei do Ma­luf e de An­tô­nio Car­los Ma­ga­lhã­es.

Vol­ta­mos ao ho­tel, às 19:15, e nos pre­pa­ra­mos pa­ra jan­tar: Con­tra-fi­lé com ar­roz e sa­la­da. Após, va­mos ver a no­ve­la do mo­men­to - “O Rei do ga­do”, no­ve­la que pro­me­te mui­to. Du­ran­te a no­ve­la, re­ce­bo a vi­si­ta de an­ti­go co­le­ga, ain­da dos tem­pos em que eu era Sa­cris­tão do Pa­dre An­chi­e­ta.  Jo­a­qui­ni­nha con­ti­nua lú­ci­da, nos seus 83 anos, os ca­be­los gri­sa­lhos. E re­ve­la im­pres­sio­nan­te me­mó­ria. Sem­pre mui­to afá­vel e brin­ca­lho­na. Já Jo­a­ne­te es­tá li­gei­ra­men­te obe­sa, e não lem­bra, nem de lon­ge, a mo­ça bo­ni­ta de sua ado­les­cên­cia. Fi­cou vi­ú­va do Or­ley, e não mais se cas­ou.

Im­pres­sões – 1. As mon­ta­nhas: A Oes­te de Cor­ren­te, as mon­ta­nhas são ver­da­dei­ros mo­nu­men­tos pé­tre­os. Du­ran­te to­do um ano em que mo­rei aqui, pas­sei por elas qua­se des­per­ce­bi­da­men­te. Eu ti­nha, en­tão, 14 anos. Meu des­lum­bra­men­to eram as ca­te­quis­tas do Pa­dre An­chi­e­ta.

  1. Gi­ti­nha. A voz é a mes­ma. Os ca­be­los loi­ros es­tão mais cur­tos, mas as me­chas lem­bram seus an­ti­gos e se­do­sos ca­be­los loi­ros. Ale­gre, ri­so­nha, sol­tan­do so­no­ras gar­ga­lha­das, fres­cas co­mo água cris­ta­li­na da fon­te. Mas as man­chas es­cu­ras nos bra­ços, no ros­to, no co­lo são a do­lo­ro­sa mar­ca im­pla­cá­vel do tem­po. A não ser a voz, que con­ti­nua a mes­ma de há 46 anos. – Tu­do ne­la mu­dou, sob a mar­ca do tem­po ine­xo­rá­vel. Ela era a mo­ça do har­mô­nio, de que ela ti­ra­va ma­ra­vi­lho­sos tons das be­las mú­si­cas sa­cras.
  2. Jo­a­qui­ni­nha – Ela tem, ho­je, 83 anos. Es­tá um pou­co mais chei­i­nha, e li­gei­ra­men­te en­cur­va­da. Mas não per­deu o seu em­per­ti­ga­men­to fí­si­co e mo­ral. Lem­brou-se de mim, mas não se re­cor­da­va de ha­ver fei­to a mi­nha pri­mei­ra cal­ça com­pri­da, e, tam­bém, a pri­mei­ra cu­e­ca. Re­ce­beu com imen­so re­go­zi­jo, o pre­sen­te que lhe trou­xe: Uma ban­de­ja de pra­ta, com de­se­nho de um pei­xe. E re­tri­bu­iu com vi­nho de ca­ju que ela mes­ma fez. Tra­di­cio­na­lis­ta, mo­ra na mes­ma ca­sa que a fa­mí­lia lhe trans­mi­tiu, cons­tru­í­da em 1917. E nun­ca se cas­ou, vi­ven­do, ho­nes­ta­men­te, co­mo uma mo­ça don­ze­la, den­tro dos mais al­tos ní­veis da fé ca­tó­li­ca.
  3. Jo­a­ne­te – Não es­pe­ra­va que ela mo­ras­se aqui. Foi mi­nha co­le­ga de Cur­so Pri­má­rio, até o quar­to ano, em Bom Je­sus. Sem­pre mos­trou sim­pa­tia por mim. Fi­lha do Ter­tim, mo­ra­va nu­ma fa­zen­da, com mui­tos ca­ju­ei­ros, a “So­le­da­de”, nas cer­ca­ni­as de Bom Je­sus. Cas­ou-se com o Or­ley, de Cor­ren­te, e te­ve vá­rios fi­lhos. Or­ley, que co­nhe­ci em 1949, quan­do aqui mo­rei, no meu tem­po de Sa­cris­tão, é fa­le­ci­do. E ela per­ma­ne­ceu vi­ú­va. Aco­lheu-me com en­tu­si­as­mo. E man­da ser­vir-me ca­ju­í­na. Es­tá li­gei­ra­men­te obe­sa, sem­pre co­mu­ni­ca­ti­va.
  4. Ter­to Fi­lho – É for­te, atar­ra­ca­do. Bar­bu­do. Lem­bra um afi­li­a­do do PT, mas é fi­li­a­do ao PPR. Ma­lu­fis­ta. Co­li­ga­do com o PFL. E pe­la co­li­ga­ção dis­pu­ta a Pre­fei­tu­ra de Cor­ren­te., com bo­as pos­si­bi­li­da­des de êxi­to elei­to­ral, se­gun­do ele. Tem o apoio Gesy Le­mos, de Jo­ão de Bar­ros (ex-pre­fei­tos), e de ou­tros lí­de­res po­lí­ti­cos lo­ca­is. Es­tu­da­va em Bra­sí­lia (DF), quan­do seu pai fa­le­ceu. En­tão, a mãe o cha­mou de vol­ta a Cor­ren­te, e ele veio cu­i­dar dos ne­gó­ci­os da fa­mí­lia. Ho­je, é fa­zen­dei­ro prós­pe­ro com tu­a­ção na agri­cul­tu­ra mo­der­na; mas su­as má­qui­nas pres­tam ser­vi­ços a te­ra­ce­ai­ros, in­clu­si­ve a Pre­fei­tu­ras, no pa­tro­la­men­to de es­tra­das. Sua com­pa­nhei­ra de cha­pa é a Di­no­rah, pe­lo PFL, ex-ve­re­a­do­ra. Ele nun­ca dis­pu­tou car­go ele­ti­vo, e, ago­ra, es­tá em­pol­ga­do com a idéia de vir a ser o Pre­fei­to de sua ci­da­de. O Fir­ma­men­to – Céu es­tre­la­do, mas o fir­ma­men­to é de um ne­gror pro­fun­do, pre­nun­ci­an­do chu­va em pro­fu­são.
  5. Céu es­tre­la­do, mas o fir­ma­men­to é de um ne­gro pro­fun­do.
  6. “Ho­tel Ri­mo” - Foi cons­tru­í­do na ges­tão de Je­su­al­do Ca­val­can­ti, Se­cre­tá­rio Es­ta­du­al de Cul­tu­ra, Des­por­to e Tu­ris­mo, sen­do Pre­fei­to de Cor­ren­te Gesy Le­mos Pa­ra­gu­as­su. É mais bo­ni­to que con­for­tá­vel. Um be­lo car­tão de vi­si­ta da ci­da­de.


N.B. Iní­cio da Lua No­va.

Dia 16, ter­ça-fei­ra. Va­mos, lo­go após as 19,00-h, ao Ins­ti­tu­to Ba­tis­ta In­dus­tri­al, on­de fiz o Exa­me de Ad­mis­são, de que te­nho agra­dá­veis lem­bran­ças. Ali, fui exa­mi­na­do Prof ª Es­ther Guer­ra. Con­ver­sa­mos com Iva­nil­de, que foi Te­sou­rei­ra da no­tá­vel ins­ti­tu­i­ção, cri­a­da pe­la Mis­são Nor­te-Ame­ri­ca­na. Lo­go após, va­mos à no­va se­de, com am­pa­ro no Sa­lão No­bre. Dei­xo-lhe meu li­vro “Di­rei­to Pe­nal e Di­rei­to de Exe­cu­ção Pe­nal”, mais tar­de di­vi­di­do em Di­rei­to Pro­ce­di­men­tal e Di­rei­to de Exe­cu­ção Pe­nal pa­ra a Bi­bli­o­te­ca da Ins­ti­tu­i­ção. Ela me ofe­re­ce o Es­ta­tu­to da “As­so­cia­ção dos Ex-Alu­nos do Ins­ti­tu­to Ba­tis­ta Cor­ren­ti­no”, de 1994, de que é pre­si­den­te o Dr. El­pí­dio Araú­jo Ne­res, pre­si­den­te, em Bra­sí­lia (DF). Fa­ço o tra­je­to, na Ala­me­da que, ou­tro­ra era a en­tra­da prin­ci­pal. Um be­lo dos­sel. Em se­gui­da, re­tor­na­mos à ci­da­de. Je­siel, o guia, vol­ta  co­nos­co, e nos le­va à Far­má­cia do Dr.Mi­sa­el Guer­ra, on­de ad­qui­ro  o te­le­fo­ne da Profª Es­ther Guer­ra, que ho­je,  re­si­de em Bra­sí­lia, Gua­rá I. De lá, va­mos à Igre­ja ca­tó­li­ca, re­e­di­fi­ca­da de­pois que eu saí de Cor­ren­te. Na re­e­di­fi­ca­ção, a fa­cha­da prin­ci­pal fi­cou vol­ta­da pa­ra o Nor­te, ao con­trá­rio do Sul, co­mo acon­te­cia, pri­mi­ti­va­men­te. Lá en­con­tro Frei Adô­nis, Mer­ce­dá­ri com­pro o “Ca­te­cis­mo da Igre­ja Ca­tó­li­ca”, da Edi­to­ra Vo­zes. Gra­vo a en­tre­vis­ta. Frei Adô­nis vai co­nos­co  (co­mi­go e Aba­dia ao car­ro, sob o pre­tex­to de co­nhe­cer nos­sos fi­lhos. Fa­ço uma pre­ce, na Igre­ja. E re­tor­na­mos ao ho­tel, pa­ra o al­mo­ço. Após a ses­ta, va­mos com­prar cho­co­la­tes, a pe­di­do de Re­na­ti­nha. Apro­vei­to pa­ra fil­mar o Co­lé­gio São Jo­sé, que se cha­ma­va Co­lé­gio Ima­cu­la­da Con­cei­ção, ou o Co­lé­gio das Frei­ras, ou a Ca­sa Pa­ro­qui­al, ao la­do do Co­lé­gio;  e, tam­bém, a pas­sa­re­la so­bre o Rio Cor­ren­te, e as la­va­dei­ras que la­vam rou­pa na mar­gem opos­ta . Nes­se Rio, me ba­nhei mui­tas ve­zes, nos anos qua­ren­ta, pre­ci­sa­men­te, 1949, quan­do eu era o co­ro­i­nha do Pa­dre An­chi­e­ta, o pá­ro­co da Fre­gue­sia. Mo­rei na Ca­sa Pa­ro­qui­al du­ran­te um ano - o ano de 1949, quan­do co­ro­i­nha. E no Co­lé­gio ‘Ima­cu­la­da Con­cei­ção’, quan­do fiz o 5º ano do Cur­so Pri­má­rio.

  1. Após o ba­nho, o jan­tar: Fran­go ao mo­lho par­do, fi­lé, ar­roz e sa­la­da. E de­pois do ‘Jor­nal Na­ci­o­nal’, a no­ve­la ‘O Rei do Ga­do’, que é o mai­or su­ces­so do mo­men­to.
  2. Li­cí­nio Jr. sai, com o Wal­ter. Vol­ta ao ho­tel e re­tor­na à ci­da­de. Foi cur­tir o Gos­to­são, bar de mú­si­ca ao vi­vo.
  3. No ho­tel, en­con­tro Ce­res, mi­nha con­tem­po­râ­nea do Ins­ti­tu­to Ba­tis­ta In­dus­tri­al. Fi­lha de Au­gus­to Pa­ra­na­guá. Cas­ou-se com um ame­ri­ca­no, se­pa­rou-se, e não te­ve fi­lhos. Mo­ra na fa­zen­da “Bran­qui­nha”, nas cer­ca­ni­as de Cor­ren­te, zo­na ur­ba­na, em­bo­ra te­nha ca­sa na ci­da­de. Seu ir­mão Dal­ton foi Pre­fei­to de Lon­dri­na, Pa­ra­ná. Ce­res mo­rou nos Es­ta­dos Uni­dos du­ran­te vá­rios anos. De­pois, vol­tou ao Bra­sil, fi­xan­do-se em Cor­ren­te, don­de nun­ca mais saiu até aque­la épo­ca.
  4. Jo­ão (de) Bar­ros, fi­lho de Se­bas­ti­ão Bar­ros e Do­na Ira­ce­ma vem ao ho­tel. Foi Pre­fei­to da ci­da­de. Cons­ta que foi um bom Pre­fei­to.


Sou­be que Vo­cê apoia o Ter­to, co­men­to. To­do can­di­da­to cum­pre o ofí­cio de in­ves­tir, re­tru­ca. E pros­se­gue: - Vou vo­tar em bran­co. Ne­nhum des­ses can­di­da­tos pres­ta.

Jo­ão pou­co se de­mo­ra.

  1. À noi­te, “O Rei do Ga­do”, é a co­que­lu­che das te­le­vi­sões, em to­do o pa­ís.
  2. Li­cí­nio Jú­ni­or vol­ta lo­go de­pois da meia-noi­te. Ele es­tá em­pol­ga­do com a ci­da­de in­te­rio­ra­na, e já se ma­ni­fes­tou em fi­car na ci­da­de por mais um dia. Prin­ci­pal­men­te ho­je, que vai con­tar com a aber­tu­ra da Ex­po­si­ção Agro­pe­cu­á­ria. Mas não é pos­sí­vel, pois pre­ci­sa­mos che­gar ao des­ti­no, “Pal­mei­ra do Pi­auí”.

(Li­cí­nio Bar­bo­sa, ad­vo­ga­do cri­mi­na­lis­ta, pro­fes­sor emé­ri­to da UFG, pro­fes­sor ti­tu­lar da PUC-Go­i­ás, mem­bro ti­tu­lar do IAB-Ins­ti­tu­to dos Ad­vo­ga­dos Bra­si­lei­ros-Rio/RJ, e do IHGG-Ins­ti­tu­to His­tó­ri­co e Ge­o­grá­fi­co de Go­i­ás, mem­bro efe­ti­vo da Aca­de­mia Go­i­a­na de Le­tras, Ca­dei­ra 35 – E-mail li­ci­nio­bar­bo­[email protected])

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias