Home / Opinião

OPINIÃO

A arte ideal de fazer campanha na democracia

Ao can­di­da­tar a um car­go ele­ti­vo, pú­bli­co, se­ja pa­ra o po­der le­gis­la­ti­vo, se­ja pa­ra o po­der exe­cu­ti­vo, no sis­te­ma de­mo­crá­ti­co, o ci­da­dão pa­ra exer­ci­tar, de fa­to, a ci­da­da­nia tem que re­a­li­zar, com ar­dor cí­vi­co, al­ti­vez, a mis­são de bem ser­vir sua co­mu­ni­da­de. Que po­de ser o mu­ni­cí­pio, nes­te ca­so, as fun­ções de ve­re­a­dor no po­der le­gis­la­ti­vo, pre­fei­to no po­der exe­cu­ti­vo, âm­bi­to es­ta­du­al, as fun­ções são, no po­der le­gis­la­ti­vo, pa­ra de­pu­ta­do es­ta­du­al, exe­cu­ti­vo, pa­ra go­ver­na­dor. Quan­to a es­fe­ra na­ci­o­nal, no po­der le­gis­la­ti­vo: de­pu­ta­do fe­de­ral e se­na­dor, no exe­cu­ti­vo, a fun­ção mor de pre­si­den­te da re­pú­bli­ca. Se­ja qual for o car­go pre­ten­di­do, es­tá ele con­sub­stan­ci­a­do ao di­rei­to de ca­da um de vo­tar e ser vo­ta­do, as­se­gu­ra­do pe­la lei elei­to­ral, am­pa­ra­da pe­la cons­ti­tu­i­ção ou Car­ta Mag­na da na­ção, a li­ber­da­de de es­co­lher, ou mes­mo ser es­co­lhi­do, fun­ção ma­gis­tral es­sa, des­de que, em con­di­ção de igual­da­de a qual­quer um dos car­gos ci­ta­dos, e ha­ja, pa­ra tan­to, con­tro­le sin­gu­lar, afim de evi­tar abu­sos nos gas­tos de cam­pa­nha e no po­der pú­bli­co.

To­da­via, lei­tor, pa­ra fun­cio­nar, a con­ten­to, de for­ma sa­lu­tar, es­se su­bli­me pos­tu­la­do: igual­da­de, as cam­pa­nhas têm que ser fei­tas, sem gas­tos na­ba­bes­cos, o que não vem acon­te­cen­do. O ide­al cí­vi­co se­ria to­dos can­di­da­tos fa­zer su­as cam­pa­nhas gas­tan­do as so­las dos sa­pa­tos, di­a­lo­gan­do, com elei­to­res, in­di­vi­dual­men­te, e, mui­to mais, em gru­po: re­u­ni­ões, dis­cur­sos, de­ba­tes, ex­pon­do su­as idei­as, pro­je­tos, aos elei­to­res e, ao mes­mo tem­po, ou­vin­do su­as pro­pos­tas, ao fi­nal de ca­da re­u­ni­ão, co­mí­cio, acom­pa­nha­do de ata, ou, aju­da me­mó­ria gra­va­da, afim de que, can­di­da­tos e elei­to­res, no âm­bi­to co­mu­ni­tá­rio, pos­sam mo­ni­to­rar as pro­mes­sas, com­pro­mis­sos acor­da­dos, e trans­for­má-los em pro­gra­mas, me­tas, afim de ser le­va­das, avan­te, pe­los elei­tos.

Quan­do vo­cê se can­di­da­ta, co­mo tan­tos ou­tros, a qual­quer car­go ele­ti­vo, co­mo men­ci­o­na­do no po­der pú­bli­co, o faz com o pro­pó­si­to de pres­tar ser­vi­ço a pá­tria, e nun­ca por in­te­res­ses es­cu­sos, ma­la­ba­ris­mos, co­mo vem acon­te­cen­do na atu­a­li­da­de. As cam­pa­nhas na­ba­bes­cas fi­nan­cia­das pe­las em­pre­sas ju­rí­di­cas, ago­ra, pro­i­bi­das pe­lo STF, por pro­po­si­tu­ra da OAB, são res­pon­sá­veis pe­lo atu­al pro­ces­so de cor­rup­ção gi­gan­tes­co que en­ver­go­nha à na­ção, no pla­no in­ter­no e ex­ter­no, ora em apu­ra­ção, pe­la ope­ra­ção La­va Ja­to, con­du­zi­da, com ma­es­tria, pe­lo ju­iz Sér­gio Mo­ro. Fos­se ele o can­di­da­to a pre­si­den­te da re­pú­bli­ca, te­ria con­di­ção de pas­sar o pa­ís a lim­po, pro­mo­ven­do ver­da­dei­ra mu­dan­ça de pa­ra­dig­ma na po­lí­ti­ca bra­si­lei­ra, pois, tor­nou-se co­nhe­ce­dor pro­fun­do de to­da po­dri­dão que as­so­la a ad­mi­nis­tra­ção pú­bli­ca, no âm­bi­to na­ci­o­nal, es­ta­du­al e mu­ni­ci­pal. Frau­dar o erá­rio pú­bli­co cons­ti­tui ma­nia que se ar­ras­ta des­de os pri­mór­di­os da re­pú­bli­ca, agi­gan­tan­do-se com o mu­da Bra­sil. En­tre­tan­to, o pró­prio go­ver­no mi­li­tar, a par­tir dos dois úl­ti­mos pre­si­den­tes, acon­se­lha­dos pe­lo en­tão tru­cu­len­to SNI - Ser­vi­ço Na­ci­o­nal de In­for­ma­ção, o que co­man­dou a tor­tu­ra. Na épo­ca, ale­ga­va-se que não era pos­sí­vel go­ver­nar sem ela, ca­nhes­tra cor­rup­ção, de mo­do que, o go­ver­no foi ins­ta­do a ser to­le­ran­te, com ta­ma­nha ver­go­nha pú­bli­ca, ain­da ho­je, re­ni­ten­te. “Tu­do dan­tes co­mo na cor­te de Abran­tes”.

Mas, vol­tan­do a cam­pa­nha elei­to­ral, ne­nhum ci­da­dão/ci­da­dã é obri­ga­do a can­di­da­tar-se, po­rém, se to­ma a ini­ci­a­ti­va, dis­põe a can­di­da­tar, tem que abra­ça-la, com o su­bli­me pro­pó­si­to de ves­tir a ca­mi­sa ver­de ama­re­la – “Au­ri­ver­de pen­dão de mi­nha ter­ra, que a bri­sa do céu bei­ja e ba­lan­ça, di­vi­na se­ja, as pro­mes­sas de es­pe­ran­ça”, fa­zen­do tu­do quan­to em si cou­ber pe­la gran­de­za de sua co­mu­ni­da­de. Ou­tros­sim, as pe­nas da­que­les que tra­em a pá­tria, cor­rom­pen­do o pa­tri­mô­nio pú­bli­co, co­mo fez Lu­la, Ca­bral, e de­ze­nas de ou­tros pseu­dos po­lí­ti­cos, ora, pre­sos,

te­rão que ser con­ver­ti­das em cas­sa­ção do di­rei­to, pa­ra to­do o sem­pre, per­pé­tuo, de se can­di­da­tar a car­gos pú­bli­cos. Se­não lei­tor, aten­te pa­ra o ca­so do Se­na­dor Col­lor de Me­lo, e ou­tros, aque­le foi cas­sa­do por cor­rup­ção por oi­to anos, quan­do era pre­si­den­te da re­pú­bli­ca, pas­sa­dos os oi­to anos, can­di­da­tou-se de no­vo, foi elei­to, e vol­tou à cor­rup­ção ati­va com o Pe­tro­lão, ve­ja só, o ta­ma­nho da am­bi­ção, ain­da ago­ra, pos­tu­lan­do can­di­da­tu­ra, ao go­ver­no de Ala­go­as. “O há­bi­to do ca­chim­bo faz a bo­ca tor­ta”, es­sa fra­se per­di­da nas bru­mas do tem­po faz sen­ti­do, tan­to pa­ra os que são vi­ci­a­dos em dro­gas, co­mo pa­ra os que são vi­ci­a­dos em frau­dar o erá­rio pú­bli­co, a ade­são a am­bos ví­ci­os, maus cos­tu­mes, cos­tu­mes he­di­on­dos, acon­te­ce de re­pen­te, o in­di­ví­duo, em áti­mo de tem­po, pis­car e fe­char de olhos, se trans­for­ma, em fu­man­te de dro­gas ou cor­rup­to e cor­rup­tor, su­per­fa­tu­ran­do as obras pú­bli­cas, le­san­do a so­ci­e­da­de con­tri­buin­te, a mes­ma que o con­tra­tou, pe­lo vo­to, pa­ra bem ze­lar, ad­mi­nis­trar o mu­ni­cí­pio, es­ta­do e pa­ís. En­tre­tan­to, dei­xar o ví­cio, se­ja o da dro­ga, co­mo a ma­nia de su­per­fa­tu­rar, é bas­tan­te di­fí­cil, di­fi­cí­li­mo.

Pu­de­ra, ve­ja o ta­ma­nho da ca­ra de pau, con­tra­ta­do pa­ra go­ver­nar com ma­es­tria, ge­rir com par­ci­mô­nia, tran­spa­rên­cia, o di­nhei­ro dos im­pos­tos, ar­re­ca­da­dos a du­ras pe­nas dá po­pu­la­ção, des­de a mais po­bre a mais ri­ca, uma vez em­pos­sa­do no car­go, mu­da de ca­sa­ca, no lu­gar de pla­ne­jar e exe­cu­tar com tem­pe­ran­ça o or­ça­men­to, pro­mo­ven­do o bem-es­tar da co­mu­ni­da­de, pas­sa a acu­mu­lar for­tu­na imen­sa, por meio de cai­xa dois, tan­to pe­la gu­la de ri­que­za, ca­so do ex-go­ver­na­dor Ca­bral e sua es­po­sa e tan­tos ou­tros, co­mo pa­ra as­se­gu­rar a sua re­e­lei­ção ad per­pe­tuo, por meio de cam­pa­nhas na­ba­bes­cas. De ma­nei­ra an­ver­so, gas­tas­se as so­las dos sa­pa­tos e a di­a­lé­ti­ca en­ca­de­a­da, di­a­lo­gan­do com os elei­to­res, o po­vo aca­ba­ria con­ta­gi­a­do pe­lo sen­ti­men­to cí­vi­co de fa­zer tu­do quan­to em si cou­ber, pe­lo bem-es­tar da co­mu­ni­da­de que o ele­geu, au­xi­li­an­do, des­sa for­ma, a con­so­li­da­ção da de­mo­cra­cia, co­mo me­lhor for­ma de go­ver­no no pla­ne­ta ter­ra, pos­sí­vel pe­los hu­ma­nos. Cam­pa­nhas sin­ge­las as­so­cia­das ao ar­dor cí­vi­co, co­a­du­na, com a von­ta­de so­be­ra­na de ser­vir a cau­sa do bem-es­tar da co­mu­ni­da­de, so­la­pan­do o sen­ti­men­to ego­ís­ti­co de en­ri­que­cer, con­so­an­te a, ain­da, flu­en­te cor­ren­te pa­tri­mo­ni­a­lis­ta, já se­cu­lar, sub­si­di­an­do a po­lí­ti­ca pro­fis­si­o­nal, tão usu­al, e, sem som­bra de dú­vi­da, con­si­de­ra­da me­lhor ne­gó­cio des­te pa­ís, uma vez elei­to, pas­sa a lu­tar, de for­ma aguer­ri­da, pa­ra nun­ca mais sa­ir do car­go pol­pu­do.

Não ob­stan­te, a gu­la atu­al con­ti­nua ta­ma­nha que, nem bem se pro­i­biu a do­a­ção de re­cur­sos fi­nan­cei­ros da par­te das pes­so­as ju­rí­di­cas, o Con­gres­so, ato con­tí­nuo, trans­for­mou o fun­do par­ti­dá­rio, de mi­li­o­ná­rio que era, em bi­lio­ná­rio, pou­co se im­por­tan­do com a atu­al re­ces­são, in­sol­vên­cia do pa­ís. Des­se mo­do, hou­ves­se edu­ca­ção po­lí­ti­ca obri­ga­tó­ria nas es­co­las, do pri­má­rio ao cur­so su­pe­ri­or, a na­ção te­ria, na con­jun­tu­ra atu­al, um cor­po po­lí­ti­co dou­to, so­bre­mo­do dou­to, pra­ti­can­do a po­lí­ti­ca, co­mo ar­te, fer­ra­men­ta, dis­po­si­ti­vo, ca­paz de fa­zer o es­ta­do pro­mo­ver, em vez do atu­al mal-es­tar, o bem-es­tar da so­ci­e­da­de, con­tro­lan­do as fi­nan­ças, pro­mo­ven­do equi­lí­brio, en­tre re­cei­ta e des­pe­sa, ali­men­tan­do o cres­ci­men­to eco­nô­mi­co, ora abai­xo do so­frí­vel. En­tre­tan­to, a gu­la, nes­te ca­so, foi ain­da mai­or, lei­tor, pois a car­ga tri­bu­tá­ria que era de 24% do PIB, su­biu pa­ra, apro­xi­ma­da­men­te, 35%, atre­la­da a mais 6% de ju­ros, da dí­vi­da pú­bli­ca, ora, tri­lio­ná­ria, a qual, não con­ten­tan­do com 50% do PIB, pu­lou, no ago­ra, pa­ra 70% de­le. Tam­bém pu­de­ra, as mor­do­mi­as ve­ge­tam ul­tra­jan­tes, com as fi­nan­ças cam­ba­le­an­tes. O pre­si­den­te Te­mer, cal­do de cul­tu­ra da atu­al sa­ga pe­tis­ta, apro­vei­ta seu fi­nal de go­ver­no pa­ra fa­zer cor­te­sia com cha­péu al­heio, o da mãe pá­tria.

To­da­via, mes­mo com tan­tas ma­ze­las, sal­ve as pró­xi­mas elei­ções, elas pro­mo­vem, mes­mo pre­ca­ria­men­te, a al­ter­nân­cia do po­der, tra­ço in­de­lé­vel, mar­ca re­gis­tra­da da de­mo­cra­cia. Em meio aos maus, há tam­bém os bons go­ver­nan­tes, o nos­so pe­sa­de­lo mai­or é a cor­rup­ção

cau­sa­da pe­la bai­xa al­ter­nân­cia do po­der, quan­to mais al­ter­nân­cia nos car­gos pú­bli­cos ele­ti­vos, mais oxi­ge­na­da fi­ca a au­ra de­mo­crá­ti­ca, oxa­lá, o vo­to con­sci­en­te sa­pi­en­te, se­ja ma­jo­ri­tá­rio nes­te aus­pi­cio­so plei­to, cres­ça e apa­re­ça, ru­mo ao uni­ver­sal, ou se­ja, aque­le aces­sí­vel e acei­tá­vel, por ca­da um, e vá­li­do pa­ra to­dos. En­fim, nes­ta in­gen­te elei­ção, fa­ça lei­tor, cor­ren­te, for­me opi­ni­ão, su­bli­man­do o vo­to con­sci­en­te sa­pi­en­te e, so­la­pan­do o sub­ser­vi­en­te le­nien­te, ini­mi­go da re­pú­bli­ca, aman­te da cor­rup­ção.

(Jo­si­as Lu­iz Gui­ma­rã­es, ve­te­ri­ná­rio pe­la UFMG, pós-gra­du­a­do em fi­lo­so­fia po­lí­ti­ca pe­la PUC-GO, pro­du­tor ru­ral)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias