Home / Opinião

OPINIÃO

A cultura arde (I)

O fo­go con­su­miu o Mu­seu Na­ci­o­nal, no Rio de Ja­nei­ro, co­mo o úl­ti­mo lam­pe­jo de um fim pre­vi­sí­vel. Com o fo­go, tam­bém fo­ram mi­lha­res de do­cu­men­tos, pe­ças his­tó­ri­cas, ar­que­o­ló­gi­cas, pes­qui­sas, ar­te e me­mó­ria. 200 anos, mais de 20 mi­lhões de pe­ças, que in­clu­ía o crâ­nio de Lu­zia, fós­sil mais an­ti­go das Amé­ri­cas, fo­ram con­ver­ti­dos em pó, co­mo tem ocor­ri­do com os es­pa­ços de cul­tu­ra, e a pró­pria cul­tu­ra, em to­do o ter­ri­tó­rio bra­si­lei­ro.

O Mu­seu Na­ci­o­nal já ha­via fe­cha­do su­as por­tas pa­ra vi­si­ta­ção em 2015, por fal­ta de ma­nu­ten­ção. Ago­ra vê su­as por­tas e te­to aber­tos pe­las cha­mas, que cha­ma a aten­ção, co­mo­ve al­guns, mas di­fi­cil­men­te al­te­ra­rá um fa­to que soa co­mo ru­í­do bran­co aos ou­vi­dos já sur­dos de uma na­ção: a cul­tu­ra ar­de. Ar­de pe­lo fo­go que des­tru­iu o Mu­seu da Lín­gua Por­tu­gue­sa, o Mu­seu Na­ci­o­nal e al­guns ou­tros es­pa­ços da pró­pria UFRJ, ins­ti­tu­i­ção de vín­cu­lo do Mu­seu Na­ci­o­nal. Ar­de pe­las cha­mas do es­que­ci­men­to, con­su­min­do a his­tó­ria, o pre­sen­te e o fu­tu­ro iden­ti­tá­rio de um Bra­sil pou­co afei­to a es­pe­lhos, por­que as ja­ne­las pa­re­cem mos­trar pai­sa­gens mais in­te­res­san­tes, em­bo­ra sai­ba­mos que nos­sos bos­ques têm mais vi­da, e aqui há gor­jei­os que não exis­tem lá. Ar­de pe­las pre­di­le­ções de po­lí­ti­cas pú­bli­cas aos no­vos pa­lá­cios, dei­xan­do a his­tó­ria e a cul­tu­ra pe­re­ce­rem sob a po­ei­ra do des­ca­so e pe­lo fo­go das vai­da­des, das ur­di­du­ras e con­lu­ios, do pen­sa­men­to do sal­ve-se quem pu­der.

En­quan­to Me­de­lin, na Co­lôm­bia, se rein­ven­tou a par­tir da cul­tu­ra, o Bra­sil im­plo­de, dei­xan­do em ru­í­nas sua cul­tu­ra, com ba­ti­men­tos in­sus­pei­tos de seu pul­sar fra­gi­li­za­do. Nos­so co­ma so­ci­al ape­nas faz ver o mo­dus ope­ran­di de ca­os in­sus­pei­to, sus­ten­ta­do pe­la ló­gi­ca ab­du­ti­va de um po­vo que se co­mo­ve sem apren­der a li­ção, que cho­ra pe­lo ca­dá­ver, mas não me­di­ca seus ou­tros mo­ri­bun­dos, que faz va­qui­nha pa­ra re­cons­tru­ir o que foi per­di­do, quan­do não se im­por­tou em dei­xar per­der.

Nos­so in­for­tú­nio tal­vez não se­ja o con­su­mo, pe­lo fo­go, de 200 anos de his­tó­ria e pes­qui­sa, mas de 500 anos de au­sên­cia de pla­ne­ja­men­to, de res­pon­sa­bi­li­da­de e com­pro­mis­so com o so­ci­al. A UFRJ, tal qual vá­ri­as ou­tras Uni­ver­si­da­des Fe­de­ra­is e Es­ta­du­ais, en­con­tra-se em si­tu­a­ção de pe­nú­ria, en­quan­to os te­mas de edu­ca­ção e cul­tu­ra são re­cor­ren­tes nos dis­cur­sos in­son­sos dos can­di­da­tos de plan­tão, que já es­ti­ve­ram tan­tas ve­zes des­pa­chan­do sem aten­tar pa­ra tais te­mas, vis­to que não ge­ram cai­xa 2 ou pro­pi­na.

O fo­go do Mu­seu Na­ci­o­nal es­can­ca­ra nos­sa fal­ta de pers­pec­ti­va pa­ra o pa­ís, o mes­mo que gas­tou mais de um bi­lhão de re­ais com uma in­ter­ven­ção mi­li­tar que não al­te­rou as es­ta­tís­ti­cas ru­ins do es­ta­do flu­mi­nen­se em cri­se; que gas­ta mais de 1,7 bi­lhão de re­ais pa­ra as cam­pa­nhas elei­to­ra­is, mas per­mi­te que pes­so­as mor­ram sem aten­di­men­to mé­di­co, que mu­seus quei­mem sem um sis­te­ma de alar­me de in­cên­dio, que o en­si­no mé­dio ago­ni­ze pe­la fal­ta de ade­rên­cia com a re­a­li­da­de em que vi­ve­mos.

Nos­so in­cên­dio faz ar­der o pre­sen­te, le­van­do pe­los ares as cin­zas do nos­so pas­sa­do e do nos­so fu­tu­ro. Já não te­mos um Mu­seu Na­ci­o­nal e sua ilus­tre e pou­co co­nhe­ci­da co­le­ção - por is­so mui­tos não se sen­ti­rão afe­ta­dos. O in­cên­dio, de fa­to, é um úl­ti­mo lam­pe­jo de um fim pre­vi­sí­vel, oca­si­o­na­do pe­lo des­ca­so que bri­lha com a in­ten­si­da­de das la­ba­re­das que au­men­tam de di­men­são e in­ten­si­da­de, mas que dei­xam co­mo ras­tro ape­nas a des­tru­i­ção e a sen­sa­ção de im­po­tên­cia fren­te ao pen­sa­men­to que ope­ra nos ga­bi­ne­tes - que tra­ba­lha in­ten­sa­men­te nas cam­pa­nhas, mas des­can­sa em ber­ço es­plên­di­do nos man­da­tos -, ca­sas  - que cons­tro­em mu­ros e gra­des, de­fen­den­do-se das ci­da­des - e es­co­las - cu­jos ín­di­ces de efi­ci­ên­cia são ver­go­nho­sos, mas qual­quer mu­dan­ça é con­tes­ta­da an­tes mes­mo de com­pre­en­der que pre­ci­sa­mos mu­dar.

(Cle­o­mar Ro­cha, se­cre­tá­rio de Ci­ên­cia, Tec­no­lo­gia e Ino­va­ção da Pre­fei­tu­ra Mu­ni­ci­pal de Apa­re­ci­da de Go­i­â­nia @cle­o­mar­ro­cha PPG Ar­te e Cul­tu­ra Vi­su­al | FAV | UFG - pro­fes­sor Me­dia Lab BR - co­or­de­na­dor pes­qui­sa­dor PQ CNPq www.me­di­a­lab.ufg.br)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias