Home / Opinião

OPINIÃO

A cultura arde (II)

As re­la­ções en­tre o mu­seu e o mun­do sem­pre afe­ta­ram a sen­si­bi­li­da­de hu­ma­na, des­de do­min­go, es­sa afe­ta­ção se in­ten­si­fi­cou. Di­an­te de um pa­ís em cha­mas, com um acer­vo imen­su­rá­vel de pe­ças e do­cu­men­tos in­ci­ne­ra­dos, o mu­seu bra­da e con­cla­ma pe­la sua per­pe­tu­a­ção.

En­quan­to o fu­tu­ro é ima­gi­na­ção, o pas­sa­do des­li­za em nos­sas me­mó­ri­as, e se­gui­mos ten­tan­do pre­en­cher nos­sas nar­ra­ti­vas pas­sa­das, tor­nan­do-as ina­ba­lá­veis no de­cor­rer da pas­sa­gem do tem­po. Os mu­seus con­tri­bu­em en­quan­to guar­di­ões do pas­sa­do so­ci­al e se­guem na con­tra­mão das mar­cas e con­se­quên­cias do cur­so tem­po­ral. E, en­quan­to su­jei­tos nes­se pro­ces­so, so­mos afe­ta­dos por es­se en­re­do tem­po­ral, apro­pri­an­do-se de um es­pa­ço nes­te mun­do, di­an­te de to­das as fa­ses tem­po­ra­is.

E ago­ra? É imen­su­rá­vel a tra­gé­dia cul­tu­ral e ci­en­tí­fi­ca que nos as­so­la, com a co­los­sal per­da pa­tri­mo­ni­al do Mu­seu Na­ci­o­nal do Rio. Nos­sa na­ção, na Se­ma­na da Pá­tria, es­tá pre­des­ti­na­da a um pa­ís em am­né­sia, sem re­gis­tros de gran­de par­te de nos­sa his­tó­ria, pes­qui­sa e co­nhe­ci­men­to ci­en­tí­fi­co, que ger­mi­na­vam uma gi­rân­do­la de in­ter­ven­ções sen­so­ria­is, cog­ni­ti­vas e afe­ti­vas, ex­pres­san­do as pers­pec­ti­vas do mu­seu em sua con­fi­gu­ra­ção.

Is­so por­que os mu­seus são ja­ne­las, por­tas e por­tais; elos po­é­ti­cos en­tre a me­mó­ria e o es­que­ci­men­to, en­tre o eu e o ou­tro; elos po­lí­ti­cos en­tre o sim e o não, en­tre o in­di­ví­duo e a so­ci­e­da­de. Tu­do o que é hu­ma­no tem es­pa­ço nos mu­seus. Eles são bons pa­ra exer­ci­tar pen­sa­men­tos, to­car afe­tos, es­ti­mu­lar ações, ins­pi­ra­ções e in­tu­i­ções.

A me­mó­ria tem pa­pel pre­pon­de­ran­te à ques­tão no cam­po da cul­tu­ra con­tem­po­râ­nea e nes­se pro­ces­so de evo­lu­ção con­tí­nua, os mu­seus, que po­de­ri­am ser con­si­de­ra­dos ex­ten­são da nos­sa me­mó­ria na so­ci­e­da­de his­tó­ri­ca, vem sen­do dis­si­pa­dos.

Co­mo col­ma­tar as fa­lhas da me­mó­ria por sé­cu­los de his­tó­ria es­va­ne­ci­dos? Qua­is afe­tos se ins­cre­ve­rão e ha­bi­ta­rão o in­con­sci­en­te da me­mó­ria hu­ma­na co­le­ti­va da cul­tu­ra bra­si­lei­ra sem um di­á­lo­go com o mai­or acer­vo de his­tó­ria na­tu­ral da Amé­ri­ca La­ti­na?

A cul­tu­ra ar­de com a so­bre­po­si­ção da am­né­sia em de­tri­men­to à me­mó­ria, não opor­tu­ni­zan­do a ar­ti­cu­la­ção re­al en­tre os tem­pos pas­sa­do, pre­sen­te e fu­tu­ro.

(Oli­ra Ro­dri­gues, professora, doutora da Uni­ver­si­da­de Es­ta­du­al de Go­i­ás - UEG)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias