Home / Opinião

OPINIÃO

A importância do Setembro Amarelo

A Cam­pa­nha Se­tem­bro Ama­re­lo foi cri­a­da em 2015 pe­lo Cen­tro de Va­lo­ri­za­ção da Vi­da (CVV), o Con­se­lho Fe­de­ral de Me­di­ci­na (CFM) e a As­so­cia­ção Bra­si­lei­ra de Psi­qui­a­tria (ABP), com apoio de en­ti­da­des in­ter­na­cio­nais de pre­ven­ção ao su­i­cí­dio. Se­tem­bro é o mês mun­di­al de Pre­ven­ção ao Su­i­cí­dio. Ao pes­qui­sar as ori­gens da cam­pa­nha, ve­jo que mui­tos dos tex­tos re­pli­ca­dos fa­lam em “ce­le­brar” ou “co­me­mo­rar” es­se dia. Se­rá mes­mo cor­re­to fa­lar em ce­le­bra­ção ou co­me­mo­ra­ção pa­ra um even­to tão gra­ve? Se­gu­ra­men­te não. Nem pe­la da­ta em si, nem pe­la pou­ca efi­cá­cia que te­mos ti­do em, de fa­to, pre­ve­nir o su­i­cí­dio, so­bre­tu­do por­que há um gran­de des­ca­so da so­ci­e­da­de e ain­da um gran­de des­pre­pa­ro dos pro­fis­si­o­nais de sa­ú­de pa­ra li­dar com a pes­soa que es­tá pen­san­do ou que ten­tou se su­i­ci­dar.

Em ca­sa, na es­co­la, en­tre os ami­gos, pes­so­as que pen­sam na pos­si­bi­li­da­de do su­i­cí­dio co­mo alí­vio pa­ra seu so­fri­men­to psí­qui­co são, mui­tas ve­zes, tra­ta­das com des­ca­so, des­pre­zo e cha­co­ta. Nos ser­vi­ços de sa­ú­de, so­bre­tu­do em pron­tos-so­cor­ros e pron­to-aten­di­men­tos, es­sas pes­so­as ge­ral­men­te são ví­ti­mas de vi­o­lên­cias ver­bais, do ti­po: “quer mor­rer, faz di­rei­to” ou “mi­nha fi­lha, tan­to pa­ci­en­te gra­ve pa­ra aten­der aqui e vo­cê che­ga com es­sa fres­cu­ra?”; e não ra­ras ve­zes, de vi­o­lên­cias fí­si­cas, com uti­li­za­ção de pro­ce­di­men­tos des­ne­ces­sá­rios ou in­va­si­vos, se­ja por des­pre­pa­ro, se­ja por per­ver­si­da­de, com o in­tui­to de cas­ti­gar aque­la pes­soa que já es­tá so­fren­do.

Es­tu­dos so­bre su­i­cí­dio mos­tram que, mui­tas ve­zes, o su­i­cí­dio con­cluí­do, ou se­ja, quan­do a pes­soa con­se­gue de fa­to dar fim à sua vi­da, ocor­re com mui­to mais fre­quên­cia lo­go após uma ten­ta­ti­va de su­i­cí­dio mal­su­ce­di­da. Tal­vez, o prin­ci­pal mo­ti­vo se­ja re­al­men­te o fa­to de a pes­soa con­ti­nu­ar num es­ta­do de so­fri­men­to e de­se­jar ex­ter­mi­ná-lo. Por ou­tro la­do, te­mos que pen­sar que es­se no­vo ato que po­de le­var a pes­soa à mor­te po­de ser re­sul­ta­do do des­ca­so, da fal­ta de em­pa­tia de fa­mi­lia­res e ami­gos, da fal­ta de su­por­te ade­qua­do nos ser­vi­ços de sa­ú­de. Não ra­ras ve­zes, quan­do uma pes­soa ten­ta su­i­cí­dio e é le­va­da a um pron­to-so­cor­ro, ela re­ce­be al­ta após com­pen­sa­da a par­te clí­ni­co-ci­rúr­gi­ca (efei­tos das me­di­ca­ções in­ge­ri­das, su­tu­ra de fe­ri­men­tos, en­tre ou­tros) sem ter se­quer si­do ava­li­a­da por um pro­fis­si­o­nal de sa­ú­de men­tal. Em al­guns ca­sos, mes­mo que es­sa pes­soa se­ja ava­li­a­da por es­te pro­fis­si­o­nal, ela re­ce­be al­ta com re­cei­tas mé­di­cas, en­ca­mi­nha­men­tos e, na lon­ga es­pe­ra por uma con­sul­ta psi­qui­á­tri­ca ou aten­di­men­to psi­co­ló­gi­co, a es­pe­ran­ça po­de se es­va­ir um pou­co mais e cul­mi­nar com um no­vo ato, que po­de ser fa­tal.

Quan­do fa­lo de lon­ga es­pe­ra por aten­di­men­to, não me re­fi­ro ape­nas ao aten­di­men­to no SUS. É cla­ro que há uma de­fa­sa­gem imen­sa de pro­fis­si­o­nais e ser­vi­ços de sa­ú­de men­tal e o aten­di­men­to ex­tra-hos­pi­ta­lar, que de­ve­ria ser rá­pi­do nes­ses ca­sos, po­de che­gar tar­de de­mais. Mas es­se pro­ble­ma tam­bém ocor­re com fre­quên­cia na re­de pri­va­da, on­de a es­pe­ra pa­ra uma con­sul­ta psi­qui­á­tri­ca tam­bém po­de de­mo­rar al­guns mes­es nos con­vê­ni­os mé­di­cos.

Nos mui­tos anos em que tra­ba­lhei em ser­vi­ços de emer­gên­cia na ci­da­de de São Pau­lo, aten­di inú­me­ros ca­sos de ten­ta­ti­vas de su­i­cí­dio e pu­de cons­ta­tar que, quan­do uma pes­soa que es­tá pen­san­do em se ma­tar re­ce­be aten­di­men­to ade­qua­do, com aten­ção, cui­da­do e sen­si­bi­li­da­de; quan­do seus acom­pa­nhan­tes são bem ori­en­ta­dos e quan­do vo­cê ofe­re­ce op­ções mais rá­pi­das de aten­di­men­to, com uma re­a­va­li­a­ção ou uma con­sul­ta mar­ca­da em pou­cos di­as, é pos­sí­vel fa­zer com que es­sa pes­soa se vin­cu­le me­lhor ao tra­ta­men­to, tra­zen­do es­pe­ran­ça e me­lho­ra da qua­li­da­de de vi­da. En­tre 2014 e 2016, co­or­de­nei um ser­vi­ço de aten­di­men­to de pa­ci­en­tes agu­dos, cha­ma­do “Am­bu­la­tó­rio de Cri­se”, no qual pes­so­as com qua­dros que ha­vi­am che­ga­do no pron­to-so­cor­ro eram aten­di­das pou­cos di­as após, no má­xi­mo em uma se­ma­na após a al­ta hos­pi­ta­lar. O re­sul­ta­do era mui­to po­si­ti­vo: evi­ta­vam-se in­ter­na­ções, di­mi­nu­ía-se o tem­po de per­ma­nên­cia no pron­to-so­cor­ro e a pes­soa já ini­ci­a­va o aten­di­men­to am­bu­la­to­ri­al, com mai­o­res chan­ces de vin­cu­lar-se ao tra­ta­men­to.

Con­clu­in­do, não adi­an­ta fa­zer uma cam­pa­nha ma­ci­ça con­tra o su­i­cí­dio se não mu­dar­mos a vi­são so­bre o pa­ci­en­te su­i­ci­da e so­bre a pes­soa em so­fri­men­to men­tal; tam­bém é inú­til ofe­re­cer “aju­da” nas re­des so­ci­ais, co­pi­ar e co­lar men­sa­gens de apoio num mu­ral vir­tu­al se não for­mos re­al­men­te ca­pa­zes de acu­dir e aju­dar aque­la pes­soa. E, fi­nal­men­te, não po­de­mos ba­na­li­zar a sa­ú­de fí­si­ca e men­tal, com “mes­es co­lo­ri­dos” que se­jam pou­co efe­ti­vos na prá­ti­ca.

(Mar­ce­lo Ni­el, mé­di­co psi­qui­a­tra e psi­co­te­ra­peu­ta jun­gui­a­no, dou­tor em Ciên­cias pe­la Unifesp, su­per­vi­sor cli­ni­co-ins­ti­tu­ci­o­nal em Psi­qui­a­tria Clí­ni­ca e Psi­co­te­ra­pia)

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias