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OPINIÃO

A importância e os benefícios da qualificação profissional de jovens

Com a atu­al si­tu­a­ção eco­nô­mi­ca en­fren­ta­da pe­lo Bra­sil, os al­tos ní­veis de de­sem­pre­go, quem bus­ca a pri­mei­ra va­ga de tra­ba­lho es­tá so­fren­do, prin­ci­pal­men­te os jo­vens de bai­xa ren­da que, mui­tas ve­zes, não ti­ve­ram aces­so a um en­si­no de qua­li­da­de e tam­bém, em al­guns ca­sos, não têm ren­da su­fi­ci­en­te pa­ra in­ves­tir em cur­sos.

In­ves­tir na ca­pa­ci­ta­ção e pro­fis­si­o­na­li­za­ção dos jo­vens e ado­les­cen­tes pa­ra o mer­ca­do de tra­ba­lho ge­ra tan­to re­sul­ta­dos ime­di­a­tos co­mo be­ne­fí­ci­os fu­tu­ros pa­ra to­da a so­ci­e­da­de. O mer­ca­do pas­sa a ter mais mão-de-obra qua­li­fi­ca­da, o jo­vem tem opor­tu­ni­da­de mai­or de con­quis­tar uma va­ga e se tor­na me­nos vul­ne­rá­vel a ser uma pos­sí­vel pre­sa de ali­cia­do­res pa­ra o cri­me.

É de­ver do po­der pú­bli­co in­ves­tir na qua­li­fi­ca­ção e pro­fis­si­o­na­li­za­ção de jo­vens e ado­les­cen­tes pa­ra que eles te­nham con­di­ções de en­con­trar uma co­lo­ca­ção no mer­ca­do de tra­ba­lho, du­ran­te ou após con­clu­ir os es­tu­dos.

Na era di­gi­tal, o mer­ca­do de tra­ba­lho exi­ge que as pes­so­as sai­bam tra­ba­lhar com as fer­ra­men­tas da in­ter­net, que sai­bam in­glês, que es­te­jam atu­a­li­za­das. Além do mer­ca­do vol­ta­do pa­ra o di­gi­tal, que é ca­da vez mais pro­mis­sor, ou­tras áre­as cos­tu­mam ter bo­as de­man­das co­mo a da be­le­za, da cons­tru­ção, ali­men­ta­ção, vi­gi­lân­cia, ad­mi­nis­tra­ção, sa­ú­de.

Se o jo­vem não tem aces­so na re­de pú­bli­ca de en­si­no a um apren­di­za­do bá­si­co da lín­gua in­gle­sa, o Es­ta­do de­ve ofe­re­cer es­sa opor­tu­ni­da­de por meio de um cur­so de qua­li­fi­ca­ção pro­fis­si­o­nal e ou­tras tan­tas mo­da­li­da­des de cur­sos que mo­vi­men­tam o mer­ca­do ho­je.

O be­ne­fí­cio da ofer­ta des­ses cur­sos é tan­to in­di­vi­dual quan­to co­le­ti­vo, pois é po­si­ti­vo pa­ra quem te­rá a opor­tu­ni­da­de de se qua­li­fi­car, é be­né­fi­co pa­ra as em­pre­sas que pas­sam a ter mais ofer­ta de mão-de-obra es­pe­cia­li­za­da, ma­xi­mi­za a pos­si­bi­li­da­de de ge­ra­ção de ren­das pa­ra os jo­vens, traz pra­ti­ci­da­de pa­ra o mer­ca­do.

Cri­ar par­ce­rias com em­pre­sas tam­bém é uma es­tra­té­gia pa­ra que os jo­vens que con­clu­í­rem os cur­sos se­jam in­di­ca­dos pa­ra pro­ces­sos de se­le­ção e tes­tes. Ga­ran­tir uma aju­da de cus­to, sen­do de 20% do sa­la­rio mí­ni­mo, lan­che e va­le tran­spor­te são me­di­das ne­ces­sá­rias pa­ra que o jo­vem de bai­xa ren­da con­si­ga se man­ter no cur­so.

Du­ran­te o cur­so, além de to­do o apren­di­za­do ne­ces­sá­rio pa­ra ca­da área, de­ve ha­ver uma pro­mo­ção das bo­as prá­ti­cas co­mo con­tro­le de fi­nan­ças, dis­ci­pli­na, tra­ba­lho em gru­po. O jo­vem con­quis­tan­do tra­ba­lho tam­bém vai ge­rar ren­da pa­ra sua fa­mí­lia. Ele te­rá a pos­si­bi­li­da­de de se tor­nar in­de­pen­den­te e até de aju­dar com pa­ga­men­tos das des­pe­sas. In­ves­tir em qua­li­fi­ca­ção pro­fis­si­o­nal é aju­dar a cons­tru­ir uma car­rei­ra.

(Jo­ão Pe­dro Bar­ros Oli­vei­ra, 50 anos Con­ta­dor, em­pre­sá­rio, po­lí­ti­co Gra­du­a­do em Ci­ên­cias Con­tá­beis, Es­pe­cia­lis­ta em Leis Tra­ba­lhis­tas, Pre­vi­den­ci­á­rias e Cons­ti­tu­i­ção Fe­de­ral e em Con­tro­la­do­ra, Fi­nan­ças e Ges­tão de Ris­cos)

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