Home / Opinião

OPINIÃO

A oração da última ceia

Je­sus ora por si mes­mo

Je­sus fa­lou es­sas coi­sas, e, le­van­tan­do seus olhos pa­ra o céu, dis­se:

“Pai, é che­ga­da a ho­ra: glo­ri­fi­ca o teu Fi­lho, pa­ra que teu Fi­lho te glo­ri­fi­que. Do mes­mo mo­do que lhe des­te po­der so­bre to­da a car­ne, pa­ra que dê a vi­da eter­na a to­dos os que lhe con­fi­as­te!

E a vi­da eter­na é es­ta: co­nhe­cer a ti, o úni­co Deus ver­da­dei­ro, e a Je­sus Cris­to, a quem en­vi­as­te.

Eu te glo­ri­fi­quei na ter­ra, con­cluí a obra que me des­te pa­ra fa­zer. E ago­ra, Pai, glo­ri­fi­ca-me em ti mes­mo, com a aque­la gló­ria que eu ti­nha jun­to de ti an­tes que o mun­do exis­tis­se”.

Je­sus ora por seus dis­cí­pu­los

“Ma­ni­fes­tei o teu no­me aos ho­mens que do mun­do me des­te. Eram teus e os des­te a mim e eles têm guar­da­do a tua pa­la­vra. Ago­ra sa­bem eles que tu­do o que me des­te vem de ti, por­que lhes dei as pa­la­vras que tu me des­te, e eles as re­ce­be­ram e re­co­nhe­ce­ram ver­da­dei­ra­men­te que saí de ti, e cre­ram que me en­vi­as­te.

É por eles que eu ro­go. Não ro­go pe­lo mun­do, mas por aque­les que me des­te, por­que são teus. Tu­do o que é meu é teu e tu­do o que é teu é meu, e ne­les sou glo­ri­fi­ca­do.

Já não es­tou no mun­do, mas eles con­ti­nuam no mun­do e eu vou pa­ra ti. Pai San­to guar­da em teu no­me aque­les que me des­te, pa­ra que se­jam um co­mo nós.

Quan­do eu es­ta­va com eles, eu os guar­da­va em teu no­me. Guar­dei aque­les que me des­te e ne­nhum de­les se per­deu, a não ser o fi­lho da per­di­ção, pa­ra que a Es­cri­tu­ra se cum­pris­se.

Ago­ra, po­rém, vou pa­ra jun­to de ti e di­go es­tas coi­sas en­quan­to es­tou no mun­do, pa­ra que eles te­nham em si mes­mos a ple­ni­tu­de de mi­nha ale­gria. Eu lhes dei a tua pa­la­vra, e o mun­do os odiou, por­que não são do mun­do, co­mo tam­bém eu não sou do mun­do.

Não pe­ço que os ti­res do mun­do, mas que os li­vre do mal. Eles não são do mun­do co­mo eu não sou do mun­do. San­ti­fi­ca-os na ver­da­de. A tua pa­la­vra é a Ver­da­de.

As­sim co­mo tu me en­vi­as­te ao mun­do, tam­bém eu os en­vi­ei ao mun­do. E por eles me san­ti­fi­co a mim mes­mo, pa­ra que eles tam­bém se­jam san­ti­fi­ca­dos na ver­da­de”.

Je­sus ora por to­da Hu­ma­ni­da­de

“Não ro­go so­men­te por eles, mas tam­bém por aque­les que, por meio da pa­la­vra de­les, cre­rão em mim. Pa­ra que to­dos se­jam um. Co­mo tu, Pai, es­tás em mim e eu em ti, que tam­bém eles se­jam um em nós, pa­ra que o mun­do creia que tu me en­vi­as­te. Eu lhes dei a gló­ria que me des­te pa­ra que se­jam um, co­mo nós so­mos um.

Eu ne­les e tu em mim, pa­ra que se­jam per­fei­tos na uni­da­de e o mun­do co­nhe­ça que tu me en­vi­as­te e os amas­te co­mo amas­te a mim.

Pai, que­ro que on­de eu es­tou tam­bém co­mi­go es­te­jam aque­les que me des­te, pa­ra que ve­jam a mi­nha gló­ria que me con­ce­des­te por­que me amas­te an­tes da fun­da­ção do mun­do.

Pai jus­to, o mun­do não te co­nhe­ceu, mas eu te co­nhe­ci e es­tes co­nhe­ce­ram que tu me en­vi­as­te. Eu lhes fiz co­nhe­cer o teu no­me e lhes fa­rei co­nhe­cê-lo, pa­ra que o amor com o qual me amas­te es­te­ja ne­les e eu ne­les”. (Evan­ge­lho de Jo­ão, cap. 17, vv. 1 a 26).

Es­ta ora­ção do Mes­tre Je­sus pro­fe­ri­da ao fi­nal da úl­ti­ma ceia de­mons­tra o grau de con­fi­an­ça em seus dis­cí­pu­los e sua in­ti­mi­da­de com o Pai Cri­a­dor.

Es­ta pre­ce é di­vi­di­da em três par­tes:

I – Je­sus ora por si mes­mo;

II – Je­sus ora por seus dis­cí­pu­los;

III – Je­sus ora por to­da Hu­ma­ni­da­de.

Nes­sas três par­tes, o Ra­bi ex­te­rio­ri­za a in­ti­mi­da­de do seu ser pu­ro, sá­bio e sin­ce­ro com Deus.

De­pois de mi­nis­trar di­ver­sas li­ções com o ob­je­ti­vo de es­cla­re­cer e con­so­lar os seus após­to­los, o Mes­tre en­cer­ra a re­u­ni­ão com uma pre­ce. Prá­ti­ca que se de­ve ado­tar an­tes e de­pois de qual­quer tra­ba­lho.

Ao se di­ri­gir ao Pai Eter­no, Je­sus re­co­nhe­ce que ha­via che­ga­do o seu tem­po de so­fri­men­to e de mar­tí­rio que o glo­ri­fi­ca­ria em obe­di­ên­cia ao Pai Cri­a­dor.

Je­sus res­sal­ta o po­der que re­ce­be­ra de Deus “so­bre to­da a car­ne”, ou se­ja, so­bre o ele­men­to ma­te­ri­al e por is­to ope­rou cu­ras e di­ver­sos si­nais so­bre a ter­ra com o pro­pó­si­to de glo­ri­fi­car o Pai Mi­se­ri­cor­di­o­so.

O Mes­tre ain­da re­ve­la que con­clu­iu a sua mis­são e que já des­fru­ta­va da pu­re­za es­pi­ri­tual an­tes que o mun­do ter­re­no exis­tis­se, o que con­fir­ma a sua con­di­ção de ar­qui­te­to do or­be ter­res­tre.

Na se­gun­da par­te da ora­ção, o di­vi­no Ami­go ora por seus dis­cí­pu­los, de­mons­tran­do o vín­cu­lo es­pi­ri­tual com eles e so­li­ci­tan­do a Deus que os li­vre do mal e os san­ti­fi­que na Ver­da­de.

O Mes­si­as so­li­ci­ta a Deus que não nos ti­re do mun­do, ou se­ja, que não nos re­ti­re do pro­ces­so re­en­car­na­tó­rio, mas que não nos aban­do­ne, o úni­co ver­da­dei­ro mal que po­de nos acon­te­cer.

Je­sus ain­da enal­te­ce os seus dis­cí­pu­los ao afir­mar a res­pei­to da fé que são por­ta­do­res e por re­co­nhe­ce­ram a sua pro­ce­dên­cia di­vi­na.

Pa­ra re­a­fir­mar a res­pei­to da imor­ta­li­da­de da al­ma e da mis­são de seus dis­cí­pu­los, o Mes­tre Na­za­re­no igual­men­te as­se­ve­ra: “As­sim co­mo tu me en­vi­as­te ao mun­do, tam­bém eu os en­vi­ei ao mun­do”.

O Ra­bi res­sal­ta que ele e os seus dis­cí­pu­los não são do mun­do em­bo­ra ele te­nha de re­tor­nar ao seio do Pai e os seus dis­cí­pu­los te­nham de fi­car até que cum­pram as su­as mis­sões.

O Mes­tre ain­da ro­ga a Deus em fa­vor dos dis­cí­pu­los: “Pai San­to guar­da em teu no­me aque­les que me des­te, pa­ra que se­jam um co­mo nós”.

Na ter­cei­ra par­te da ora­ção, Je­sus in­ter­ce­de em fa­vor de to­dos os que crê­em ne­le por in­ter­mé­dio de seus dis­cí­pu­los, o que sim­bo­li­za to­da a Hu­ma­ni­da­de; o seu amor a Deus, aos seus dis­cí­pu­los e à Hu­ma­ni­da­de é a mar­ca su­bli­me des­ta pre­ce de des­pe­di­da.

O ob­je­ti­vo mai­or des­ta ora­ção do Cris­to é exal­tar a uni­ão de to­dos em tor­no do Pai por­que so­men­te as­sim é pos­sí­vel atin­gir a “per­fei­ção na uni­da­de”.

Por in­ter­mé­dio des­sa per­fei­ta uni­ão é pos­sí­vel co­nhe­cer o amor in­co­men­su­rá­vel de Deus e sen­tir a fe­li­ci­da­de ple­na da per­fei­ção do Es­pí­ri­to.

Des­se mo­do, Je­sus nos en­si­na co­mo orar por nós, por nos­sos en­tes mais pró­xi­mos e por to­da a Hu­ma­ni­da­de.

En­quan­to a ora­ção do Pai Nos­so sin­te­ti­za co­mo en­trar em per­fei­ta sin­to­nia com Deus, a ora­ção do Pai Glo­ri­fi­ca­dor, pro­fe­ri­da de­pois da Úl­ti­ma Ceia, de­ta­lha a na­tu­re­za des­sa sin­to­nia por in­ter­mé­dio de uma di­dá­ti­ca per­fei­ta e efi­caz.

Ao ini­ci­ar uma ora­ção, oran­do por si mes­mo, o Es­pí­ri­to abre as com­por­tas da al­ma pa­ra que os me­lho­res sen­ti­men­tos se ma­ni­fes­tem. Ao orar por seus en­tes mais pró­xi­mos, a al­ma ini­cia o seu pro­ces­so de su­bli­ma­ção de amor ao pró­xi­mo. Ao orar em fa­vor da Hu­ma­ni­da­de, o Es­pí­ri­to se agi­gan­ta e sen­te o Amor de Deus em Sua mag­ni­tu­de e es­plen­do­ro­sa sa­be­do­ria.

Le­van­te­mos os olhos da al­ma pa­ra o céu e di­ga­mos: ‘Pai glo­ri­fi­ca-nos a to­dos por­que tu és o Deus Oni­po­ten­te, Eter­no, Sá­bio e Amo­ro­so’.

(Emí­dio Bra­si­lei­ro, edu­ca­dor, es­cri­tor e ju­ris­ta. É au­tor da obra “Um Dia em Je­ru­sa­lém”, pe­la AB Edi­to­ra. É mem­bro da Aca­de­mia Es­pí­ri­ta de Le­tras do Es­ta­do de Go­i­ás, da Aca­de­mia de Le­tras de Go­i­â­nia e da Aca­de­mia Apa­re­ci­den­se de Le­tras)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias