Home / Opinião

OPINIÃO

A solidão do escritor

Ou­vir quei­xas de es­cri­to­res, po­e­tas e ar­tis­tas so­bre a so­li­dão e o aban­do­no que sen­tem pa­re­ce ser uma cons­tan­te. Mui­tos la­men­tam por usos e cos­tu­mes de egos pe­din­do afa­gos. Não pa­re­ce ser o ca­so de ago­ra, o de um quei­xu­me que nem ou­sa apre­sen­tar-se no mun­do mi­di­á­ti­co da ho­ra pre­sen­te, mais ocu­pa­da com es­cân­da­los e per­for­man­ces de ce­le­bri­da­des que com va­gi­dos de uma gen­te pas­sa­di­ça e mor­ti­ça.

Quan­to ao re­tum­ban­te e es­pa­ven­to­so des­fi­lar das no­vas mí­di­as ele­trô­ni­cas, que di­zem es­tar a con­tri­bu­ir pa­ra o sur­gi­men­to de inu­me­rá­veis lei­to­res, mor­men­te en­tre os jo­vens, os nú­me­ros apon­tam pa­ra is­to, mas o que se põe em ques­tão é a qua­li­da­de da li­te­ra­tu­ra que bus­cam.

Quan­to aos li­vros em si, os gran­des su­ces­sos de ven­da são os best-sel­lers ti­po Harry Por­ter – e es­tes eram sa­di­os, ins­ti­ga­do­res de ima­gi­na­ção e fan­ta­sia li­ga­das à ma­gia e ao mun­do dos so­nhos. Ha­via a bus­ca da be­le­za e de va­lo­res po­si­ti­vos nes­ta e em ou­tras sé­ri­es do gê­ne­ro. Fo­ram su­ce­di­das, no en­tan­to, por uma tsu­na­mi li­ga­da a cre­pus­cu­la­res vam­pi­ros, e coi­sas que tais.

Gen­te que nun­ca te­ve pa­ci­ên­cia pa­ra ler uma fic­ção de 80 pá­gi­nas des­bra­va car­ta­pá­cios de 800 pá­gi­nas ou mais, en­tre­gues a um mo­dis­mo de mau gos­to, que ex­plo­ra o la­do pe­ri­go­so da som­bra, sem ter ao me­nos o bri­lho bei­ra-abis­mo de um Co­rin­ga, ou da pro­sa ri­ca e ins­ti­gan­te de um Ed­gar Al­lan Poe, ou de ou­tros clás­si­cos da li­te­ra­tu­ra que in­ves­ti­gam a al­ma hu­ma­na.

As crí­ti­cas à re­cen­te edi­ção da Bi­e­nal do Li­vro em São Pau­lo são uma pro­va da cri­se do li­vro, que le­va à cri­se do es­cri­tor e dos edi­to­res. Crí­ti­cas que já acon­te­ce­ram às edi­ções que a an­te­ce­de­ram: não ape­nas re­pi­to o que dis­se­ram, trans­mi­to o que vi e sen­ti. Pa­ra co­me­çar, aces­so ca­ro ao pa­vi­lhão do Anhem­bi: es­ta­cio­na­men­to a R$ 30, ali­men­ta­ção de bai­xa qua­li­da­de e ca­rís­si­ma, au­sên­cia das gran­des edi­to­ras bra­si­lei­ras que ain­da edi­tam au­to­res na­ci­o­nais e es­tran­gei­ros de qua­li­da­de, abun­dân­cia de au­to-aju­da de sa­lão de be­le­za e chá das cin­co de ma­da­me des­lum­bra­da.

A tra­di­cio­nal pre­sen­ça de jo­vens e cri­an­ças, com su­as fa­mí­lias, é sem­pre bem-vi­da, ace­na com a pos­si­bi­li­da­de de cri­a­ção de no­vos lei­to­res. Ocor­re que seu in­te­res­se es­te­ve mais vol­ta­do pa­ra os es­tan­des on­de a lei­tu­ra por meio das no­vas mí­di­as ele­trô­ni­cas era a tô­ni­ca: quan­to ao li­vro em si, o que ha­via eram mon­tes de exem­pla­res ven­di­dos em pro­mo­ção.

Um es­tan­de am­plo e ca­ro, com di­rei­to a au­di­tó­rio e am­pla co­zi­nha, des­ti­nou-se à pro­mo­ção de um li­vro de cu­li­ná­ria. A au­to­ra do re­cei­tu­á­rio es­te­ve lá o tem­po in­tei­ro, a pra­ti­car su­as re­cei­tas pa­ra um au­di­tó­rio de do­nas de ca­sa. To­pei com uma bo­a­zu­da, qua­se in­tei­ra­men­te des­nu­da, a pro­mo­ver uma obra sua, so­bre te­ma da boa for­ma cor­po­ral.

Afo­ra os su­ces­sos cos­tu­mei­ros, Zi­ral­do e que­jan­dos, e a pre­sen­ça, em me­nor es­ca­la, das cos­tu­mei­ras ce­le­bri­da­des te­le­vi­si­vas. Um dos edi­to­res pre­sen­tes a re­cla­mar da Bi­e­nal – Jo­ão Scor­tec­ci – fa­lou da ago­nia por que pas­sa o even­to, em que os es­cri­to­res e edi­to­res pa­gam al­to pre­ço pa­ra se­rem des­con­si­de­ra­dos.

Pa­ra não di­zer que a crí­ti­ca uni­ver­si­tá­ria, se exis­te, não se apre­sen­ta, a não ser em seus co­ló­qui­os, e que ho­je não há crí­ti­co al­gum que pos­sa cons­tru­ir ou des­tru­ir os es­cri­to­res – até por­que eles fo­ram tra­ga­dos pe­la mo­der­ni­da­de lí­qui­da, na qual não são per­ce­bi­dos pe­los lei­to­res em ex­tin­ção.

P.S. Es­ta crô­ni­ca re­la­ta vi­vên­cias mi­nhas na Bi­e­nal do Li­vro de São Pau­lo, há cin­co anos. Es­te ano não fui.Mas quem es­te­ve por lá in­for­ma: o que já es­ta­va ru­im deu um jei­to de pi­o­rar mui­to mais.E há es­pa­ço pa­ra con­ti­nu­ar pi­o­ran­do.

Em ter­ras de Boi­ás, em re­cen­te even­to li­ga­do ao li­vro, a crô­ni­ca te­ve es­pa­ço, mas só con­vi­da­ram cro­nis­tas do jor­nal O Po­pu­lar. Co­lo­can­do ên­fa­se en­co­mi­ás­ti­ca em um cer­to “Lu­cão”, do qual ja­mais ou­vi fa­lar.

(Bra­si­gó­is Fe­lí­cio, es­cri­tor e jor­na­lis­ta. In­te­gra os qua­dros da Aca­de­mia Go­i­a­na de Le­tras e de ou­tras en­ti­da­des cul­tu­ra­is do Es­ta­do de Go­i­ás)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias