Home / Opinião

OPINIÃO

A solução para a segurança pública no Brasil

Is­so mes­mo! É pa­ra aplau­dir de pé meus ami­gos! Tal­vez es­se se­ja o as­sun­to mais fa­la­do nas úl­ti­mas se­ma­nas, so­bre co­mo di­mi­nu­ir a ação dos cri­mi­no­sos em nos­so pa­ís e ga­ran­tir uma vi­da mais se­gu­ra pa­ra os ci­da­dã­os de bem. E qual foi a sa­í­da en­con­tra­da e ho­je de­fen­di­da até por re­pre­sen­tan­tes de di­ver­sos se­gui­men­tos re­li­gi­o­sos? Al­go mui­to sim­ples e rá­pi­do. Di­zem os mi­lhões de en­ten­de­do­res do as­sun­to que a ques­tão da se­gu­ran­ça pú­bli­ca no Bra­sil se re­sol­ve li­be­ran­do o por­te de ar­mas pa­ra a po­pu­la­ção. Co­mo não pen­sa­mos nis­so an­tes!!!

Já ti­nha li­do e ou­vi­do fa­lar da le­tar­gia do bra­si­lei­ro, de co­mo so­mos de­mo­ra­dos pa­ra nos aper­ce­ber­mos de coi­sas sim­ples, mas ago­ra pa­re­ce que fo­mos lon­ge de­mais, não é mes­mo? Al­go tão sim­ples pa­ra re­sol­ver nos­so gra­ve pro­ble­ma de se­gu­ran­ça pú­bli­ca, al­go tão fá­cil de car­re­gar e ma­nu­se­ar e, só ago­ra per­ce­be­mos que a ques­tão da se­gu­ran­ça pú­bli­ca no pa­ís se re­sol­ve com uma sim­ples Glock 17 nas mãos de ca­da ci­da­dão de bem? É ini­ma­gi­ná­vel co­mo fo­mos bo­bi­nhos es­se tem­po to­do.

Sim meus ami­gos, es­ta­mos per­to da re­so­lu­ção do qua­dro gra­ve de (in)se­gu­ran­ça pú­bli­ca que, por ser his­tó­ri­co e sis­tê­mi­co, as­so­la to­do o nos­so pa­ís. E re­pi­to, a me­di­da en­con­tra­da é mui­to sim­ples: ar­mar a po­pu­la­ção. Tam­bém já ti­nha li­do ou ou­vi­do, não sei ao cer­to, que as so­lu­ções pa­ra os gran­des pro­ble­mas es­tão nas coi­sas pe­que­nas e sim­ples. Pim­ba! Pa­re­ce que ago­ra so­mos um po­vo sá­bio e ob­je­ti­vo. Ou se­rá que exis­te uma sa­í­da mais pe­que­na e sim­ples pa­ra o pro­ble­ma so­ci­al da se­gu­ran­ça pú­bli­ca bra­si­lei­ra, do que ar­mar a po­pu­la­ção? Não mes­mo, che­ga­mos no má­xi­mo da sim­pli­fi­ca­ção.

Mas, por que não con­ti­nua­mos nes­se es­for­ço de ra­ra in­te­lec­tu­a­li­da­de e se­rís­si­mo com­pro­me­ti­men­to e apli­ca­mos a mes­ma li­nha de ra­ci­o­cí­nio aos de­mais pro­ble­mas que afli­gem nos­sos com­pa­tri­o­tas? Va­mos ten­tar jun­tos? Va­mos apli­car o su­pras­su­mo do pa­ra­dig­ma Glock 17 pa­ra re­sol­ver ou­tros pro­ble­mas? Mas an­tes,  vou ex­pli­car em uma rá­pi­da fra­se, o que re­pre­sen­ta o “pa­ra­dig­ma Glock 17.  A fra­se é: “re­sol­va vo­cê mes­mo.” Mas vá de va­gar, a ins­ti­tu­ci­o­na­li­za­ção des­te pa­ra­dig­ma à la fa­ro­es­te de­pen­de de mu­dan­ças le­gis­la­ti­vas com­ple­xas e, não ape­nas da von­ta­de de uma pes­soa, a não ser que es­ta pes­soa es­te­ja imer­sa em 40 graus de fe­bre e alu­ci­na­ções.

Pen­sem co­mi­go: se a re­so­lu­ção ou a drás­ti­ca re­du­ção da cri­mi­na­li­da­de no Bra­sil - que é um pro­ble­ma de Es­ta­do - se re­sol­ve com uma me­di­da ex­tre­ma­men­te li­be­ral, is­to é, a sim­ples le­ga­li­za­ção do por­te de ar­ma, en­tão já te­mos uma re­cei­ta ló­gi­ca que po­de ser apli­ca­da pa­ra ou­tros pro­ble­mas. No ca­so do au­men­to da cri­mi­na­li­da­de e sen­sa­ção de in­se­gu­ran­ça, ao in­vés de co­brar­mos que o Es­ta­do se­ja efi­ci­en­te no cum­pri­men­to do dis­pos­to no ar­ti­go 144 da nos­sa Cons­ti­tu­i­ção Fe­de­ral, o qual re­za que a se­gu­ran­ça pú­bli­ca é de­ver do Es­ta­do, a sa­í­da en­con­tra­da foi to­mar nas mãos es­sa res­pon­sa­bi­li­da­de. De igual mo­do, se apli­car­mos o pa­ra­dig­ma Glock 17 não te­re­mos mais pro­ble­mas com a sa­ú­de e edu­ca­ção pú­bli­cas.

Pa­ra re­sol­ver o pro­ble­ma da sa­ú­de, bas­ta es­ta­be­le­cer que ca­da ci­da­dão te­nha o que po­de­rá ser cha­ma­do de “por­te sa­ú­de”. Ex­pli­co: ca­da bra­si­lei­ro te­rá que se con­sci­en­ti­zar de que não de­ve es­pe­rar que o Es­ta­do so­lu­ci­o­ne os pro­ble­mas da sa­ú­de pú­bli­ca, mes­mo que is­so se­ja, cons­ti­tu­ci­o­nal­men­te, uma obri­ga­ção do Es­ta­do.  A so­lu­ção é sim­ples, e bem in­di­vi­dua­lis­ta tam­bém, bas­ta con­tra­tar seu pla­no par­ti­cu­lar de sa­ú­de ou pa­gar, vo­cê mes­mo, su­as con­sul­tas mé­di­cas avul­sas. Fa­ça va­ler es­se di­rei­to que já é seu! Con­quis­te seu “por­te sa­ú­de”! Pois por­tar sua as­sis­tên­cia à sa­ú­de é me­lhor que de­pen­der dos ser­vi­ços de um Es­ta­do ine­fi­ci­en­te, não é mes­mo?

Pa­ra a edu­ca­ção apli­ca-se o mes­mo ra­ci­o­cí­nio. Se o Es­ta­do não con­se­gue re­sol­ver e, se vo­cê não quer mais dis­cu­tir e co­brar que o Es­ta­do as­su­ma su­as obri­ga­ções e apli­que um or­ça­men­to jus­to e dig­no pa­ra ala­van­car a edu­ca­ção pú­bli­ca no Bra­sil, só res­ta uma sa­í­da mui­to bem de­se­nha­da pe­lo pa­ra­dig­ma Glock 17, te­nha, tam­bém, o “por­te edu­ca­ção de qua­li­da­de”. Is­so mes­mo! Com­pre a sua edu­ca­ção, pa­gue do seu pró­prio bol­so e... voi­là! Pro­ble­ma re­sol­vi­do.

Mas tal­vez vo­cê es­te­ja se per­gun­tan­do: A po­pu­la­ção tra­ba­lha­do­ra te­rá di­nhei­ro pa­ra ban­car o “por­te de ar­ma”, o “por­te sa­ú­de” e o “por­te edu­ca­ção de qua­li­da­de”? Bom, eco­no­mia não é uma pre­o­cu­pa­ção por ago­ra...

(Már­cio Greik Vi­a­na é Pro­fes­sor, Psi­ca­na­lis­ta e Jor­na­lis­ta. e-mail: pro­fes­sor­[email protected])

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias