Home / Opinião

OPINIÃO

A voz da natureza

A Cons­ti­tu­i­ção Fe­de­ral de 1988 es­ta­be­le­ceu que “to­dos têm di­rei­to ao meio am­bi­en­te eco­lo­gi­ca­men­te equi­li­bra­do, bem de uso co­mum do po­vo e es­sen­cial à sa­dia qua­li­da­de de vi­da, im­pon­do-se ao Po­der Pú­bli­co e à co­le­ti­vi­da­de o de­ver de de­fen­dê-lo e pre­ser­vá-lo pa­ra as pre­sen­tes e fu­tu­ras ge­ra­ções”. Es­pe­ci­fi­ca­men­te, o ar­ti­go nº 225 da CF/1988 obri­ga o Po­der Pú­bli­co a cum­prir uma sé­rie de ações pa­ra ga­ran­tir aos in­di­ví­duos o di­rei­to a um meio am­bi­en­te sa­dio.

O dia 21 de se­tem­bro co­me­mo­rou-se “O Dia da Ár­vo­re”. Pa­ra fa­lar des­se dia na atu­a­li­da­de, a re­da­ção se­ria di­fe­ren­te do tem­po em que nós, alu­nos de es­co­la, des­cre­ví­a­mos a ár­vo­re, pois, sem­pre fa­lá­va­mos da be­le­za da ár­vo­re e do meio am­bi­en­te em que ela es­ta­va plan­ta­da, nu­ma di­men­são po­é­ti­ca. Ho­je a nos­sa aten­ção es­tá in­tei­ra­men­te vol­ta­da ao cla­mor de um meio am­bi­en­te de­vas­ta­do, que pe­de so­cor­ro.

Nos­sa vi­da es­tá in­ti­ma­men­te re­la­ci­o­na­da às be­nes­ses das ár­vo­res, pois elas nos ofe­re­cem o oxi­gê­nio, as chu­vas, o ar que res­pi­ra­mos, en­fim, o ecos­sis­te­ma é per­me­a­do pe­la água e pe­lo ar, ori­un­dos das plan­tas, en­vol­ven­do a co­e­são dos ele­men­tos es­sen­ci­ais da nos­sa exis­tên­cia: A água e o ar. Mas de on­de vêm es­ses ele­men­tos da vi­da? Eles são fon­tes do meio am­bi­en­te. É aí que pre­ci­sa­mos fi­car aten­tos aos des­va­rios da hu­ma­ni­da­de, re­sul­tan­tes de um mun­do ca­pi­ta­lis­ta, ga­nan­cio­so do que­rer sem­pre mais, sem mes­mo re­fle­tir na pe­cu­li­a­ri­da­de da na­tu­re­za. A na­tu­re­za re­ve­la to­dos os sin­to­mas de­sas­tro­sos em que nos ex­po­mos: de um la­do, ao ex­ces­so de água; de ou­tro, à fal­ta de­la e tu­do is­so é re­sul­ta­do do im­pac­to am­bien­tal.

Mas o que é o im­pac­to am­bien­tal? Se­gun­do a re­so­lu­ção Co­na­ma Nº001 de ja­nei­ro de 1986, o im­pac­to am­bien­tal é de­fi­ni­do co­mo qual­quer al­te­ra­ção das pro­pri­e­da­des fí­si­cas, quí­mi­cas e bi­o­ló­gi­cas do meio am­bi­en­te, cau­sa­da por qual­quer for­ma de ma­té­ria ou ener­gia re­sul­tan­te das ati­vi­da­des hu­ma­nas que, di­re­ta ou in­di­re­ta­men­te, afe­tam a sa­ú­de, a se­gu­ran­ça e o bem-es­tar da po­pu­la­ção; as ati­vi­da­des so­ci­ais e eco­nô­mi­cas; as con­di­ções es­té­ti­cas e sa­ni­tá­rias do meio am­bi­en­te e a qua­li­da­de dos re­cur­sos am­bien­tais. Os im­pac­tos ne­ga­ti­vos no meio am­bi­en­te es­tão di­re­ta­men­te re­la­ci­o­na­dos com ao au­men­to cres­cen­te das áre­as ur­ba­nas, o au­men­to de ve­í­cu­los au­to­mo­ti­vos, o uso ir­res­pon­sá­vel dos re­cur­sos hí­dri­cos, o con­su­mo exa­ge­ra­do de bens ma­te­ri­ais e a pro­du­ção cons­tan­te de li­xo.  Per­ce­be­mos, por­tan­to, que não ape­nas as gran­des em­pre­sas afe­tam o meio, nós, com pe­que­nas ati­tu­des, pro­vo­ca­mos im­pac­tos am­bien­tais di­a­ria­men­te.

As­sim, ao que nos com­pe­te, de­ve­mos con­tri­bu­ir:  Pre­ser­var as ma­tas e flo­res­tas; cu­i­dar das nas­cen­tes dos cór­re­gos; dos rios; das fon­tes ter­mais; das mi­nas. Es­se te­ma tão dis­cu­ti­do em to­dos os seg­men­tos de pre­ser­va­ção ao meio am­bi­en­te nos dá a di­men­são da im­por­tân­cia de se de­ba­ter es­sa ques­tão em fa­vor da hu­ma­ni­da­de. A ONU, os am­bien­ta­lis­tas, são par­te des­te con­tex­to. Mas to­dos nós ha­bi­tan­tes da ter­ra, de­ve­mos exer­cer o nos­so pa­pel de cui­da­do­res do mun­do, pois aqui vi­ve­mos e pre­ci­sa­mos vi­ver com a dig­ni­da­de que Deus nos pro­por­ci­o­nou des­de o iní­cio dos tem­pos: Ele se re­ve­la a ca­da ma­nhã na na­tu­re­za, mes­mo com a im­pru­dên­cia do ho­mem. Não é à toa que o Pa­pa Fran­cis­co es­tá em­pe­nha­do nas ques­tões am­bien­tais. Qua­se to­dos os di­as ve­mos na te­le­vi­são no­tí­cias de des­ma­ta­men­tos e quei­ma­das em nos­sas flo­res­tas, des­sa for­ma, não há ou­tro ar­gu­men­to, se não a con­sci­en­ti­za­ção das pes­so­as, se não o ape­lo pe­la mí­dia, se não a for­ma­ção de nos­sas cri­an­ças, nas es­co­las e na fa­mí­lia, pa­ra ter­mos um fu­tu­ro me­lhor pa­ra elas.

Es­ta­mos vi­ven­cian­do um lon­go pe­rí­o­do de se­ca.  A po­lu­i­ção, a de­vas­ta­ção de nos­sas flo­res­tas so­mam os pro­ble­mas cau­sa­dos pe­la fal­ta das chu­vas e con­se­quen­te­men­te os da­nos à sa­ú­de das pes­so­as. A fal­ta de chu­vas em di­ver­sas re­gi­ões bra­si­lei­ras po­de­rá com­pro­me­ter a eco­no­mia bra­si­lei­ra por mui­tos anos. Agri­cul­tu­ra, in­dús­tria, ge­ra­ção de ener­gia, tu­ris­mo, pe­cu­á­ria, tran­spor­te hi­dro­vi­á­rio; di­ver­sos se­to­res eco­nô­mi­cos es­tão re­du­zin­do su­as ati­vi­da­des, di­mi­nu­in­do fa­tu­ra­men­to e de­mi­tin­do em­pre­ga­dos.  Os efei­tos da se­ca são, a ri­gor, de­vas­ta­do­res: de­sa­pa­re­ci­men­to das pas­ta­gens, aba­lo nas pro­du­ções das in­dús­tri­as, de­sem­pre­go, sem fa­lar do de­sa­len­to que to­ma con­ta das pes­so­as. Quan­do as chu­vas nos fal­tam, la­men­ta­mos e so­fre­mos, en­tre­tan­to não po­de­mos nos es­que­cer de que te­mos que fi­car aten­tos aos pro­ble­mas am­bien­tais que faz com que as chu­vas fi­quem ca­da vez mais es­cas­sas, ou pro­vo­cam elas, os des­va­rios cau­sa­dos pe­la fú­ria que da­ni­fi­ca as plan­ta­ções.  A per­da das ma­tas ci­li­a­res é um pro­ble­ma ex­ten­si­vo a to­do o ter­ri­tó­rio na­ci­o­nal. As ma­tas ci­li­a­res são im­por­tan­tes agen­tes de pro­te­ção am­bien­tal pa­ra a flo­ra e a fau­na as­so­cia­da, bem co­mo, uma pro­te­ção di­re­ta aos re­cur­sos hí­dri­cos em re­la­ção à po­lu­i­ção di­fu­sa nas ba­cias hi­dro­grá­fi­cas.  Ou­tro pro­ble­ma cau­sa­do pe­lo im­pac­to am­bien­tal é o que ocor­re em mui­tas re­gi­ões do pla­ne­ta   pe­la de­te­rio­ra­ção da qua­li­da­de do ar. A Co­mis­são de Sa­ú­de e Am­bi­en­te da Or­ga­ni­za­ção Mun­di­al da Sa­ú­de (OMS) tem iden­ti­fi­ca­do a po­lu­i­ção do ar co­mo pro­ble­ma de sa­ú­de pú­bli­ca já atin­gin­do pro­por­ções crí­ti­cas. O cres­ci­men­to das po­pu­la­ções ur­ba­nas e dos ní­veis de in­dus­tri­a­li­za­ção le­vou ao au­men­to da de­man­da de ener­gia, cau­san­do au­men­to da emis­são de po­lu­en­tes, sen­do a com­bus­tão de óle­os fós­seis a prin­ci­pal fon­te de po­lu­en­tes na at­mos­fe­ra ur­ba­na.

Es­te ape­lo que fa­ço é opor­tu­no pe­la ana­lo­gia das con­di­ções am­bien­tais com as co­me­mo­ra­ções do “Dia da Ár­vo­re” - 21 de se­tem­bro. A lem­bran­ça se faz, tam­bém por ser ho­je, do­min­go, dia 23 de se­tem­bro, o se­gun­do dia da pri­ma­ve­ra de 2018.  A obra de Deus é tão per­fei­ta, que bas­ta olhar­mos ao nos­so re­dor e sen­tir o quan­to as chu­vas são im­por­tan­tes: uma úni­ca chu­va e tu­do se ale­gra! Os pás­sa­ros bai­lam e can­tam pa­ra anun­ci­a­rem o ver­de, pa­ra bei­ja­rem as flo­res! O chei­ro de ter­ra mo­lha­da tran­spor­ta­do pe­lo ar nos re­vi­go­ram: São as vo­zes de Deus nos di­zen­do que ain­da exis­te es­pe­ran­ça! A es­pe­ran­ça de que os ho­mens se con­sci­en­ti­za­rão e tu­do se­rá co­mo an­tes! Mas é pre­ci­so co­ra­gem!

Por is­so, con­vi­do a to­dos pa­ra hon­rar o pro­pó­si­to de vi­da que nos foi da­do por Deus e pe­la sua obra cha­ma­da – NA­TU­RE­ZA, em to­da a sua ex­ten­são, da água, do ar, da flo­ra e da fau­na, en­fim, da vi­da, va­lo­ri­zan­do, ca­da vez mais as nos­sas ár­vo­res e flo­res­tas. Que es­te pe­rí­o­do nos pos­si­bi­li­te re­fle­tir so­bre to­dos os atos e ações que com­pro­me­tem a de­vas­ta­ção da na­tu­re­za e da­ni­fi­cam o meio am­bi­en­te.

(Cé­lia Va­la­dão, su­pe­rin­ten­den­te de Ha­bi­ta­ção, Re­gu­la­ri­za­ção Fun­di­á­ria, can­to­ra e ba­cha­rel em Di­rei­to)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias