Home / Opinião

OPINIÃO

Alerta ao suicídio

O su­i­cí­dio con­ti­nua sen­do um as­sun­to so­bre o qual se fa­la pou­co, o nú­me­ro de pes­so­as que ti­ram a pró­pria vi­da avan­ça si­len­cio­sa­men­te. No Bra­sil, o ín­di­ce per­de ape­nas pa­ra ho­mi­cí­di­os e aci­den­tes de trân­si­to en­tre as mor­tes por fa­to­res ex­ter­nos (o que ex­clui do­en­ças). A mor­ta­li­da­de em ter­mos glo­bais por su­i­cí­dio au­men­tou em 60% nos úl­ti­mos 45 anos, es­pe­ci­al­men­te en­tre adul­tos jo­vens

O as­sun­to é sé­rio e me­re­ce mui­ta re­fle­xão. Não há, ob­via­men­te, uma úni­ca ra­zão que ex­pli­que a an­gús­tia e o so­fri­men­to in­ten­so de quem de­ci­diu por fim à vi­da. Se o ato do su­i­cí­dio pa­re­ce vi­o­len­to pa­ra quem es­tá ob­ser­van­do de fo­ra, ima­gi­nem a in­ten­si­da­de do de­ses­pe­ro in­ter­no de quem op­tou por es­sa ati­tu­de.

De­pres­são é uma do­en­ça que po­de ma­tar.  Pa­re­ce mais fá­cil e acei­tá­vel com­pre­en­der  que  um jo­vem ve­nha a fa­le­cer ví­ti­ma de uma do­en­ça co­mo o  cân­cer, por exem­plo. No en­tan­to, com­pre­en­der que um jo­vem, tam­bém ví­ti­ma de uma do­en­ça co­mo a de­pres­são, ti­re a pró­pria vi­da, num ato de ex­tre­mo de­ses­pe­ro é mui­to mais di­fí­cil, mes­mo nos mo­der­nos di­as de ho­je. Nin­guém “jul­ga” ou con­si­de­ra “fra­co” o jo­vem que mor­re ví­ti­ma de cân­cer. Mas ain­da há os que jul­gam e con­si­de­ram um ato de fra­que­za os que mor­rem ví­ti­mas de de­pres­são. Sob o as­pec­to hu­ma­no, te­mos ain­da mui­to que evo­lu­ir.

Por is­so, há que se fi­car aten­to aos si­nais de de­pres­são en­tre os nos­sos jo­vens. Ca­da um de­mons­tra de um jei­to. Ten­dên­cia à so­li­dão, um com­por­ta­men­to cons­tan­te­men­te mais in­tro­spec­ti­vo, fal­ta de mo­ti­va­ção, agres­si­vi­da­de des­con­tro­la­da, in­sô­nia ou, ao con­trá­rio, so­no­lên­cia ex­ces­si­va, são al­guns de tan­tos si­nais.

Con­ver­sar aber­ta­men­te, sem ne­nhum ti­po de pre­con­cei­to, sa­ber es­cu­tar e pro­cu­rar en­ten­der  o que se pas­sa na ca­be­ça de um jo­vem po­de ser uma boa op­ção pa­ra co­me­çar. E ho­je em dia há mui­tas pos­si­bi­li­da­des de tra­ta­men­to que po­dem aju­dar mui­to.

O mun­do es­tá, de fa­to, mais di­fí­cil pa­ra os jo­vens. Não ob­stan­te to­da a “re­vo­lu­ção” tec­no­ló­gi­ca, to­da a mo­der­ni­da­de e ins­tan­ta­ne­i­da­de da co­mu­ni­ca­ção, o mun­do es­tá mais com­pli­ca­do pa­ra eles.

Ve­ja mi­tos co­muns so­bre o su­i­cí­dio

  •  ‘Quem fa­la, não faz’ - Não é ver­da­de. Mui­tas ve­zes, a pes­soa que diz que vai se ma­tar não quer "cha­mar a aten­ção", mas ape­nas dar um úl­ti­mo si­nal pa­ra pe­dir aju­da. Por is­so, os es­pe­cia­lis­tas pe­dem que um avi­so de su­i­cí­dio se­ja le­va­do a sé­rio.
  •  ‘Não se de­ve per­gun­tar se a pes­soa vai se ma­tar’ - É im­por­tan­te, ca­so a pes­soa es­te­ja com sin­to­mas da de­pres­são, ter uma con­ver­sa pa­ra en­ten­der o que se pas­sa e aju­dar. Não to­car no as­sun­to só pi­o­ra a si­tu­a­ção.
  •  ‘Só os de­pres­si­vos clás­si­cos se ma­tam’ - Não. Exis­te o de­pres­si­vo mais co­nhe­ci­do, aque­le que fi­ca dei­ta­do na ca­ma e não con­se­gue le­van­tar. Mas ou­tras re­a­ções po­dem ser pre­vi­sões de um com­por­ta­men­to su­i­ci­da, co­mo al­ta agres­si­vi­da­de e ní­vel ex­tre­mo de im­pul­si­vi­da­de. Os mé­di­cos, in­clu­si­ve, pe­dem pa­ra a fa­mí­lia fi­car aten­ta ao mo­men­to em que um de­pres­si­vo sem tra­ta­men­to diz es­tar bem: mui­tas ve­zes ele po­de já ter de­ci­di­do se ma­tar e tem o as­sun­to co­mo re­sol­vi­do.
  • ‘Quan­do a pes­soa ten­ta uma vez, ten­ta sem­pre’ - A mai­or par­te dos pa­ci­en­tes que le­vam a sé­rio o tra­ta­men­to com me­di­ca­men­tos e te­ra­pia não che­gam a ten­tar se ma­tar uma se­gun­da vez. O im­por­tan­te é bus­car a aju­da.


E cor­re­to fa­lar so­bre com­por­ta­men­to su­i­ci­da, pois is­so en­glo­ba uma si­tu­a­ção de pes­so­as que ame­a­çam ti­rar sua vi­da, mas não lo­gram efe­ti­va­ção. Por ou­tro la­do, ha pes­so­as que con­se­guem le­var o su­i­cí­dio as ul­ti­mas con­se­quên­cias. En­tão, po­de­mos di­zer que o com­por­ta­men­to su­i­ci­da e uma tra­gé­dia pes­so­al e fa­mi­liar e, as­sim, tor­na-se um pro­ble­ma de sa­ú­de pu­bli­ca. E bas­tan­te di­fí­cil com­pre­en­der por que um de­ter­mi­na­do in­di­vi­duo de­ci­de co­me­ter su­i­cí­dio, ao pas­so que ou­tras pes­so­as em si­tu­a­ção si­mi­lar não o fa­zem. O que se po­de afir­mar, con­si­de­ran­do a ex­pe­ri­ên­cia cli­ni­ca e a ex­pe­ri­ên­cia de pes­qui­sa, e que ha gran­de com­ple­xi­da­de pa­ra com­pre­en­der o com­por­ta­men­to su­i­ci­da. Sa­be­mos que ha fa­to­res emo­cio­nais, psi­qui­á­tri­cos, re­li­gi­o­sos e so­ci­o­cul­tu­ra­is. São um con­jun­to de fa­to­res que aju­dam a com­pre­en­der a si­tu­a­ção de vi­da, o so­fri­men­to que es­sa pes­soa car­re­ga e, por is­so, a bus­ca da mor­te. Ate po­de­mos di­zer que, por ve­zes, a pes­soa não quer se ma­tar. Quer, an­tes, eli­mi­nar a dor, di­mi­nu­ir o so­fri­men­to e, por is­so, bus­ca, de re­pen­te, um mé­to­do que o le­va a mor­te.

(Naya­ra Mou­ra, psi­có­lo­ga com­por­ta­men­tal CRP- GO 9405. CRP – DF20991)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias