Home / Opinião

OPINIÃO

Alimento do Espírito

Res­pi­ra-se o bem ou o mal de acor­do com as pre­fe­rên­cias que te­mos. A men­te,  a ca­sa vi­va on­de re­si­di­mos vin­te e qua­tro ho­ras por dia, é es­tru­tu­ra­da pe­la  ar­qui­te­ta Ima­gi­na­ção que nos co­lo­ca  no lu­gar em que as­pi­ra­mos es­tar  e que tem  tu­do a ver co­nos­co; nos­sa ca­sa men­tal é mes­mo a nos­sa ca­ra...

Por fa­lar em mo­ra­dia, há quem pre­fe­re re­si­dên­cia   exó­ti­ca, so­fis­ti­ca­da  e sem­pre pro­cu­ra e en­con­tra ex­tra­va­gân­cias; quem pre­fe­re o lu­xo e  gos­ta de exi­bir re­quin­tes de sun­tu­o­si­da­de  te­rá  pe­la fren­te de­sa­fi­os de in­ve­ja a en­fren­tar.  Já o que quer de­mons­trar po­der vai na­ve­gar no des­va­rio.

As­sim  tam­bém na vi­da:  o que pre­fe­re di­ver­tir-se na  iro­nia  ou crí­ti­ca  es­ta­rá cer­ca­do de com­par­sas aman­tes da ma­le­di­cên­cia e dos des­re­gra­men­tos. Is­so por­que mo­ra­mos em Es­pí­ri­to on­de es­tá o nos­so pen­sa­men­to e so­mos res­pon­sá­veis pe­las op­ções que fi­zer­mos.

Per­ma­ne­ce­re­mos nes­sa si­tu­a­ção de en­saio e er­ro até de­ci­dir­mos  por  ou­tra op­ção.

Mu­dan­ça de fo­co acon­te­ce quan­do, dá-se um up gra­de, des­co­bri­mos  que só o tra­ba­lho  inin­ter­rup­to no bem nos da­rá con­di­ção de vi­ver num lar do­ce lar.

A se­nha pa­ra ser fe­liz é o ser­vi­ço em prol do ou­tro, jei­to mais rá­pi­do de sen­tir  e vi­ven­ciar al­go bem ra­ro  que se in­ti­tu­la fe­li­ci­da­de.

Ou­tra ra­ri­da­de é co­nhe­ci­da pe­lo no­me de li­ber­da­de. Al­for­ria que se al­can­ça atra­vés do es­for­ço  per­se­ve­ran­te na prá­ti­ca da pres­ta­ção  de ser­vi­ço. Acon­te­ce quan­do se per­ce­be que sem Deus pre­sen­te no co­ti­dia­no, na­da se con­se­gue que va­lha a pe­na.

Quan­do a pes­soa se com­praz em ser do­mi­na­do­ra, no am­bi­en­te em que es­tá in­se­ri­da, sen­tin­do-se po­de­ro­sa, fi­can­do  in­fla­da  de em­pá­fia, lo­go irá se es­va­ziar, ao con­ta­tar-se com a cru­el re­a­li­da­de, que não su­por­ta, por mui­to tem­po, es­ses gran­des gi­gan­tes de ven­to.

Acon­te­ce que, o mes­mo mun­do que lhes foi pe­des­tal, os pro­je­ta­rá no abis­mo da ine­xo­rá­vel  re­a­li­da­de.   Po­de de­mo­rar, mas acon­te­ce: mais dia, me­nos dia a pes­soa ama­du­re­ce. Pas­sa a se co­nhe­cer me­lhor e quan­do é in­te­li­gen­te   se des­faz  das ilu­sões,  an­tes que as ilu­sões as dei­xem a ver na­vi­os.  Per­ce­be que os de­síg­nios vem do  Pai, que é  ami­go e bom e nos aju­da a re­a­li­zar o pro­pó­si­to  de tra­ba­lhar no aper­fei­ço­a­men­to de nós mes­mos.

Quem faz es­sa op­ção já pas­sou pe­lo mo­men­to da es­co­lha, foi tes­ta­do e já sa­be co­mo se de­ve apro­vei­tar bem o tem­po.  Já usa a von­ta­de no apri­mo­ra­men­to pes­so­al, sem  ti­tu­be­ar.  Co­nhe­ce a ilu­mi­na­ção pe­la fé,  mas ain­da se dei­xa atra­ir pe­la som­bra.  Sa­be que de­ve fa­vo­re­cer sua pró­pria evo­lu­ção, mas não se es­for­ça por se re­no­var. So­li­ci­ta a pre­sen­ça con­so­la­do­ra do Mes­tre, mas ain­da não se ani­ma a se­guir-lhe os pas­sos.

O cor­te­ja nos ci­mos da  es­pi­ri­tua­li­da­de de Je­ru­sa­lém, mas  pre­fe­re ain­da des­cer pa­ra Je­ri­có, on­de a vi­da é mais di­ver­ti­da,  em bus­ca dos ape­los da ma­te­ri­a­li­da­de. Luz e som­bra em con­vi­vên­cia am­bi­va­len­te.

Não se jul­ga ain­da ca­paz de dar tes­te­mu­nho da fé, que lhe so­li­ci­ta re­nún­cia,  e  sus­pi­ra pe­lo co­nhe­ci­men­to que o le­va­rá à re­no­va­ção.

Re­co­nhe­ce o aler­ta em  Jo­ão 5:40,  on­de per­ce­be Je­sus di­zen­do: “Não que­reis vir a mim pa­ra ter­des vi­da” e, em­bo­ra qui­ses­se es­tar na van­guar­da, de­tes­ta so­frer e fi­ca ina­ti­vo.

Acha-se no di­rei­to de co­mer o pão mul­ti­pli­ca­do pe­lo amor in­fi­ni­to do Mes­tre e, em­bo­ra es­fo­me­a­do de paz, pre­fe­re ser mais um dos fa­min­tos que aguar­dam se­rem ser­vi­dos.

Os se­gui­do­res do Cris­to não o são por des­lum­bra­men­to an­te seu po­der e sim por­que não con­se­guem vi­ver sem o ali­men­to de sua al­ma, que quer ser man­ti­da pe­lo pão do céu.

Quan­do Je­sus afir­ma  “Eu sou o pão da vi­da” (Jo­ão - 6:48),  en­ten­de­mos que o pão, o ali­men­to mais po­pu­lar, é sem­pre o mes­mo, se­ja pa­ra o men­di­go ou pa­ra o Rei. É ser­vi­do  tan­to na es­co­la, co­mo no pa­lá­cio, na chou­pa­na  e no hos­pi­tal, sen­do sem­pre útil.  A ana­lo­gia com o pão da vi­da, pre­co­ni­za­do pe­lo Na­za­re­no, re­ve­la  que a men­sa­gem do Mes­tre  é o ali­men­to im­pe­re­cí­vel que sus­ten­ta a vi­da ple­na.

Da­do que se con­fir­ma nas es­cri­tu­ras sa­gra­das, que re­la­tam o fa­to de Moi­sés ali­men­tar os he­breus, li­ber­tos da es­cra­vi­dão no Egi­to, com o ma­ná dos céus en­vi­a­do por Deus. O  po­vo no de­ser­to con­ta­va com ali­men­to va­li­o­so, mas que sus­ten­ta­ria o cor­po ape­nas por um dia. Por is­so era  re­co­men­da­do que  não se po­dia acu­mu­lar, mas re­no­var o es­to­que a ca­da dia na co­lhei­ta de ben­çã­os e luz. Es­se ato di­vi­no ti­nha o pro­pó­si­to de man­ter a “su­bli­me opor­tu­ni­da­de da al­ma que es­ta­va em bus­ca do ver­da­dei­ro pão do céu”.

Em Vi­nha de Luz, FEB Edi­to­ra, 1987, ca­pí­tu­lo 92, o ins­tru­tor es­pi­ri­tual  Em­ma­nu­el afir­ma que a mai­or fi­na­li­da­de da vi­da  na ter­ra é pre­pa­rar as al­mas pa­ra a gran­de­za da vi­da es­pi­ri­tual. As­sim tam­bém acon­te­ce em re­la­ção ao Es­pi­ri­tis­mo Cris­tão, aben­ço­a­do ce­lei­ro des­se pão da vi­da.

To­da­via,  é pre­ci­so que ha­ja es­for­ço pes­so­al pa­ra a aqui­si­ção do ali­men­to di­vi­no que re­no­va, pu­ri­fi­ca e  en­gran­de­ce a al­ma, per­mi­tin­do que ela des­per­te atra­vés das re­ve­la­ções es­pi­ri­tua­is, que  con­for­tam  e re­di­mem, con­du­zin­do-a aos ines­go­tá­veis ce­lei­ros do pão ce­les­tial: o ali­men­to do Es­pí­ri­to.

(El­zi Nas­ci­men­to, psi­có­lo­ga clí­ni­ca e es­cri­to­ra/El­zi­ta Me­lo Quin­ta, pe­da­go­ga, es­pe­cia­lis­ta em Edu­ca­ção e es­cri­to­ra. São res­pon­sá­veis pe­lo Blog Es­pí­ri­ta: lu­zes­do­con­so­la­dor.com. Elas es­cre­vem  no DM às sex­tas-fei­ras e aos do­min­gos.   E-mail: iop­ta@iop­ta.com.br    (062) 3251 8867)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias