Home / Opinião

OPINIÃO

Amnésia sertaneja, o causo do sertanejo que estava com o esquecimento no juízo

A pro­pó­si­to de es­que­ci­men­to, exis­te gen­te que car­re­ga uma am­né­sia en­cas­to­a­da no ju­í­zo, co­mo o cau­so que me vem à men­te, ocor­ri­do quan­do eu re­gu­la­va meus oi­to a no­ve anos. Na ver­da­de, a am­né­sia ser­ta­ne­ja vai mais por con­ta da in­do­lên­cia do que do pró­prio es­que­ci­men­to.

Era um pas­sa­tem­po fi­car en­cos­ta­do no bal­cão da “Ca­sa Pó­voa” as­sun­tan­do meu pai des­pa­char os fre­gues­es, na mai­o­ria ser­ta­ne­jos que iam ali ven­der ou­ro em pó, cou­ro de ga­to-do-ma­to e de ve­a­do, pe­na de ema e ou­tras coi­sas do ma­to, pois naque­le tem­po não ha­via Iba­ma pra fis­ca­li­zar, e a ca­ça era de­mais.

Co­mo far­ma­cêu­ti­co prá­ti­co, char­la­tão (ma­ni­pu­la­dor de re­mé­di­os) e co­mer­cian­te, a ele era in­cum­bi­do pe­la Cam­pa­nha da Ma­lá­ria de dis­tri­bu­ir de gra­ça pro po­vo me­di­ca­men­tos do Go­ver­no: Ara­lém, Me­toqui­na e ou­tros re­mé­di­os amar­go­sos à ba­se de qui­ni­no, pa­ra dar ven­ci­men­to às fe­bres das bei­ras pa­lu­do­sas do Ita­bo­ca, do Pin­ta­do e ou­tros cor­gos do ser­tão. E o po­vo do ma­to já sa­bia que o re­mé­dio era por ele dis­tri­bu­í­do, e nos fins de se­ma­na iam os serta­ne­jos bus­car na mão de­le os com­pri­mi­dos que da­vam vol­ta no mal de bei­ra de cor­go. Por im­po­si­ção do con­tro­le, ele re­gis­tra­va num li­vro os da­dos do re­ce­be­do­res do re­mé­dio.

Um dia, en­trou um ve­lho co­nhe­ci­do, já usei­ro e ve­zei­ro em pa­nhar re­mé­dio pra se­zão lá com ele. Meu pai foi bo­tan­do no pa­pel os da­dos do ve­lho, da mu­lher e do filho úni­co, que lhes nas­ce­ra de­pois de mui­tos anos de ajun­ta­men­to, de sor­te que pai e mãe ti­nham um fuá da­na­do com o mo­le­que, que lá fi­ca­ra em ca­sa in­co­mo­da­do com o im­pa­lu­dis­mo que não ali­sa­va nin­guém.

- Qual é o no­me do me­ni­no? – in­da­gou o ve­lho Li­be­ra­to.

O ve­lho deu um no­me lá – Li­co, Ti­co, Di­co -, nem me mais e só sei que ter­mina­va em “ico”.

- E o no­me de ba­tis­mo? – vol­tou meu pai, que ti­nha um mon­te de gen­te perlon­gan­do o bal­cão, es­pe­ran­do a vez.

O ve­lho bo­tou a mão na bo­ca, olhou pro te­to, re­vi­rou o ca­ro­ço do olho, co­fiou o bi­go­de, co­mo se es­ti­ves­se re­vi­ran­do a me­mó­ria atrás de al­go mui­to di­fí­cil de ser guar­da­do. Meu pai, lá­pis na mão, de­bru­ça­do no bal­cão, im­pa­ci­en­ta­va-se, mas o ve­lho pro­cu­ra­va ga­nhar tem­po:

- Pe­raí, “Seo” Li­be­ra­to, pois o no­me de­le t´aqui na pon­ta da lín­gua. É um me­ni­ni­nho já ta­lu­di­nho, la­di­no, com uns do­ze anos, ca­be­lo es­cor­ri­do... me aju­da na ro­ça... – e com a mão es­quer­da na tes­ta mos­tra­va o ta­ma­nho do fi­lho, es­ten­den­do a mão di­rei­ta na ho­ri­zon­tal.

- Fran­cis­co? – meu pai que­ria aju­dar, lá­pis na mão e uma im­pa­ci­en­cia­zi­nha já cam­pe­an­do o ju­í­zo, que ele não ti­nha um tris­co de pa­ci­ên­cia.

O ve­lho ser­ta­ne­jo, re­lem­bran­do cau­sos que en­vol­vi­am a la­di­ne­za do re­ben­to tem­po­rão, di­zia que era um me­ni­no mui­to do es­per­to, la­di­no, bem man­da­do e mo­do­so, mas não ha­via jei­to de lem­brar-lhe o no­me.

De­pois de dú­zia e meia de su­ges­tões de no­me que meu pai lhe de­ra, o ve­lho, co­mo se ti­ves­se ti­do um sú­bi­to es­ta­lo na ca­be­ça, ba­teu a mão es­pal­ma­da na tes­ta e fa­lou afo­ba­do:

- Lem­brei. Lem­brei, “Seo” Li­be­ra­to: é Gui­lher­me. Gui­lher­me é o no­me que tá no ba­tis­tel. As­sen­ta lo­go aí no pa­pel, se­não es­que­ço.

(Li­be­ra­to Pó­voa, de­sem­bar­ga­dor apo­sen­ta­do do TJ-TO, mem­bro-fun­da­dor da Aca­de­mia To­can­ti­nen­se de Le­tras e da Aca­de­mia Di­a­no­po­li­na de Le­tras es­cri­tor, ju­ris­ta, his­to­ri­a­dor e ad­vo­ga­do. li­be­ra­to­po­[email protected])

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias