Home / Opinião

OPINIÃO

Brasil: descaso e cinzas. Será só?

Em ple­na se­ma­na da pá­tria, mais um pou­co da me­mó­ria na­ci­o­nal ca­du­ca no Bra­sil. Na ma­dru­ga­da pa­ra ama­nhe­cer es­ta úl­ti­ma se­gun­da-fei­ra no Mu­seu Na­ci­o­nal, as cha­mas ilu­mi­na­ram a noi­te e apa­ga­ram vá­ri­as pá­gi­nas não só de uma na­ção, mas tam­bém das his­tó­ri­as na­tu­ral e da hu­ma­ni­da­de que não fo­ram de­vi­da­men­te cu­i­da­das por nos­sos go­ver­nan­tes.

O Mu­seu Na­ci­o­nal na ci­da­de do Rio de Ja­nei­ro foi pal­co de im­por­tan­tes acon­te­ci­men­tos que im­pac­ta­ram na vi­da dos bra­si­lei­ros des­de idos do Im­pé­rio do Bra­sil. Há tem­pos es­ta ins­ti­tu­i­ção so­fria com o aban­do­no e re­que­ria ver­bas pú­bli­cas pa­ra a sua res­tau­ra­ção.

En­quan­to is­so, a clas­se po­lí­ti­ca di­la­pi­da o te­sou­ro pú­bli­co ar­re­ca­da­do às cus­tas do su­or de tan­ta gen­te que la­bu­ta por es­se pa­ís e pe­le­ja pra so­bre­vi­ver sem o me­re­ci­do apoio da­que­les que se com­pro­me­te­ram a cu­i­dar de seu po­vo.

Es­ta­mos no­va­men­te pas­san­do por um pe­rí­o­do elei­to­ral. Em al­guns di­as mui­tos de nós irão às ur­nas pa­ra vo­tar em fi­gu­ras po­lí­ti­cas que, tão lo­go es­te­jam elei­tas, não mais nos pro­cu­ra­rão até a pró­xi­ma cam­pa­nha fi­nan­cia­da pe­lo pão que fal­ta na me­sa de tan­tos bra­si­lei­ros e bra­si­lei­ras es­que­ci­dos pe­los pseu­do lí­de­res de nos­so pa­ís.

Es­te­ja­mos cer­tos que ne­nhum "sal­va­dor da pá­tria" nas­ce­rá das ur­nas. A re­a­li­da­de de nos­so pa­ís só me­lho­ra­rá com o exer­cí­cio di­á­rio da ci­da­da­nia por par­te de ca­da um de nós. O dia das elei­ções não mu­da­rá o pa­ís, se­não, quan­do mui­to, se­rá uma opor­tu­ni­da­de pa­ra ele­ger­mos can­di­da­tos mi­ni­ma­men­te co­e­ren­tes em su­as vi­das com aqui­lo que fa­lam e que, prin­ci­pal­men­te, te­nham um pas­sa­do res­pei­tá­vel, pois, as­sim co­mo um po­vo que pre­ci­sa co­nhe­cer seu pas­sa­do pa­ra cons­tru­ir seu fu­tu­ro, não te­re­mos bons lí­de­res ca­ren­tes de uma boa e tran­spa­ren­te vi­da pre­gres­sa.

(Sa­mu­el Tho­maz Es­cri­tor, En­ge­nhei­ro ci­vil e Vo­lun­tá­rio da AS­SO­PROH (As­so­cia­ção de Pro­mo­ção Hu­ma­na))

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias