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OPINIÃO

Com quantos graus se queima um museu?

O Mu­seu Na­ci­o­nal pe­gou fo­go. Com ele, pe­ga­ram fo­go mi­lha­res de obras.  E tam­bém quei­ma­ram mui­tos so­nhos – den­tre eles o meu. Es­se ano, co­me­cei a pre­pa­rar um pro­je­to de dou­to­ra­do que ver­sa­va, en­tre ou­tras coi­sas, so­bra o iní­cio da his­tó­ria na­tu­ral no Bra­sil. O acer­vo do Mu­seu Na­ci­o­nal era, por­tan­to, uma das mi­nhas prin­ci­pa­is fon­tes de pes­qui­sa por­que era o prin­ci­pal do gê­ne­ro no pa­ís. Mas ele se quei­mou. Com ele, meu so­nho de dou­to­ra­men­to.

O Mu­seu abri­ga­va co­le­ções im­por­tan­tes de et­no­lo­gia, atra­vés de­la po­de­rí­a­mos co­nhe­cer as nos­sas ori­gens in­dí­ge­nas. Po­de­rí­a­mos ten­tar nos re­a­bi­li­tar co­mo po­vo do mas­sa­cre que vêm sen­do co­me­ti­do des­de 1500. A co­le­ção do mu­seu po­de­ria ser ca­paz de ge­rar de­ba­tes e re­fle­xões so­bre os in­dí­ge­nas e nos­sa his­tó­ria. Mas ele se quei­mou. Com ele, o pro­je­to “de­mo­cra­cia ra­ci­al” que nun­ca se con­cre­ti­zou.

O es­pa­ço de la­zer as­so­cia­do a co­nhe­ci­men­to e cul­tu­ra tam­bém foi in­ci­ne­ra­do. Com ele, mi­lha­res de pes­so­as que o vi­si­ta­vam anual­men­te per­de­ram a pos­si­bi­li­da­de de se fa­zer cum­prir o dis­po­si­ti­vo cons­ti­tu­ci­o­nal (nos Ar­ti­gos 6º se es­ta­be­le­ce o la­zer co­mo di­rei­to so­ci­al e no mes­mo ocor­re no Ar­ti­go 23/§ 5 com a cul­tu­ra).  No­ve pro­gra­mas de pós-gra­du­a­ção se quei­ma­ram jun­to com o mu­seu. Quan­tos so­nhos eles re­pre­sen­ta­vam? Quan­tas ino­va­ções ci­en­tí­fi­cas e/ou tec­no­ló­gi­cas ar­de­ram em cha­mas? Quei­mou-se o acer­vo de egip­to­lo­gia, de an­tro­po­lo­gia bi­o­ló­gi­ca, de ge­o­lo­gia, de zo­o­lo­gia – to­dos de ex­tre­ma re­le­vân­cia. Quan­tas pos­si­bi­li­da­des de pes­qui­sa fo­ram uti­li­za­das co­mo com­bus­tí­vel?

Em 1953, o ame­ri­ca­no Ray Brad­bury pu­bli­cou a dis­to­pia “Fahre­nheit 451”, no qual li­vros são quei­ma­dos por um go­ver­no to­ta­li­tá­rio (o tí­tu­lo do li­vro faz re­fe­rên­cia à tem­pe­ra­tu­ra da quei­ma do pa­pel). A cre­ma­ção era es­ti­mu­la­da por um ape­go frí­vo­lo à vi­da he­do­nis­ta, que en­tra­ria em cho­que com o sa­ber dos li­vros, bem co­mo o me­do do co­nhe­ci­men­to que ge­ra ques­ti­o­na­men­tos ao po­der ins­ti­tu­í­do.

É, ao que pa­re­ce, no Bra­sil, a vi­da imi­ta a ar­te. Ain­da mais se per­ce­ber­mos uma sé­rie de ou­tros acon­te­ci­men­tos: o in­cên­dio dos Mu­seus da Lín­gua Por­tu­gue­sa (2015), da PUC de Mi­nas Ge­ra­is (2013), o fe­cha­men­to de mu­seus co­mo o do Ipi­ran­ga, o au­men­to das ta­ri­fas ae­ro­por­tu­á­rias so­bre obras de ar­te apro­va­da e san­ci­o­na­da es­se ano etc. Es­tão quei­man­do (li­te­ral­men­te ou não) o aces­so do po­vo bra­si­lei­ro à ar­te, à cul­tu­ra, ao la­zer e ao co­nhe­ci­men­to.

Mas quem es­tá por trás das cha­mas? A res­pos­ta é fá­cil: o go­ver­no fe­de­ral, que des­de 2014 não re­pas­sa as ver­bas ne­ces­sá­rias pa­ra a ma­nu­ten­ção des­tes es­pa­ços. De lá pa­ra cá, as ver­bas vêm min­guan­do até che­gar nos 54 mil en­vi­a­dos em 2018 . Es­te va­lor re­pre­sen­ta ape­nas 10% do mí­ni­mo ne­ces­sá­rio pa­ra man­ter o Mu­seu em fun­cio­na­men­to. Em re­su­mo, a fal­ta de cui­da­do com a nos­sa his­tó­ria e do nos­so co­nhe­ci­men­to é a res­pon­sá­vel pe­la in­ci­ne­ra­ção de­la mes­ma.

É bom res­sal­tar que es­se des­com­pro­mis­so com o sa­ber e o co­nhe­ci­men­to não é um “pri­vi­lé­gio” do vam­pi­res­co go­ver­no Te­mer. Na ad­mi­nis­tra­ção da pre­si­den­ta Dil­ma já vi­nha se efe­tu­an­do cor­tes no or­ça­men­to des­ti­na­do à edu­ca­ção que aca­ba­ram le­van­do à si­tu­a­ção de pre­ca­ri­e­da­de em es­pa­ços cul­tu­ra­is co­mo os Mu­seus. Di­go is­so pa­ra dei­xar cla­ro que es­te des­ca­so não é uma ques­tão par­ti­dá­ria, mas sim uma po­lí­ti­ca do Es­ta­do bra­si­lei­ro que pro­mo­veu o su­ca­te­a­men­to do la­zer, da cul­tu­ra e do co­nhe­ci­men­to. Em su­ma, o su­ca­te­a­men­to da edu­ca­ção.

Es­sa per­cep­ção não é no­va, ela já apa­re­ce em Darcy Ri­bei­ro, an­tro­pó­lo­go e um dos gran­des pre­cur­so­res da edu­ca­ção in­dí­ge­na, que afir­mou num con­gres­so da SPBC em 1977 o se­guin­te: “A cri­se da Edu­ca­ção no Bra­sil não é uma cri­se, é um pro­je­to”. Vi­ve­mos num pa­ís que seu bem mais pre­ci­so é cons­tan­te­men­te con­de­na­do à fa­lên­cia. No Bra­sil, es­tu­dan­tes e alu­nos são co­lo­ca­dos em xe­que fren­te à vi­o­lên­cia das es­tru­tu­ras do Es­ta­do. Per­ce­ba os bai­xos sa­lá­ri­os dos pro­fes­so­res, a ter­cei­ri­za­ção da edu­ca­ção (ProU­ni do go­ver­no Lu­la) atra­vés de ins­ti­tu­i­ções pri­va­das de bai­xís­si­ma qua­li­da­de, o pro­je­to Es­co­la sem Par­ti­do, a mi­li­ta­ri­za­ção das es­co­las, en­tre ou­tros.

In­clu­si­ve, es­tes dois úl­ti­mos são fa­ces de uma mes­ma mo­e­da, o si­len­ci­a­men­to dos en­vol­vi­dos na edu­ca­ção. Am­bos aten­tam con­tra a di­ver­si­da­de de co­nhe­ci­men­tos e sa­be­res fun­da­men­tais pa­ra a edu­ca­ção. En­quan­to a Es­co­la sem par­ti­do ca­la os pro­fes­so­res, as es­co­las mi­li­ta­res emu­de­cem os es­tu­dan­tes que pas­sam a ser sub­me­ti­dos ao au­to­ri­ta­ris­mo e a re­pres­são mi­li­tar.

Co­mo edu­ca­dor sei que a edu­ca­ção de­ve ser ba­se­a­da num tri­pé de ques­ti­o­na­men­to-res­pei­to-de­di­ca­ção. No en­tan­to, é jus­ta­men­te o opos­to que vêm se im­pon­do: ques­ti­o­na­men­to é con­si­de­ra­do pe­ri­go­so, por­tan­to va­mos pro­i­bir pro­fes­so­res e alu­nos de di­a­lo­gar li­vre­men­te; res­pei­to mú­tuo é sub­sti­tu­í­do por hi­e­rar­qui­za­ção, au­to­ri­ta­ris­mo e vi­o­lên­cia; e, por fim, a de­di­ca­ção é jo­ga­da pa­ra es­can­teio atra­vés de um pro­ces­so “de­co­re­bas” e ava­li­a­ções sem sen­ti­do pa­ra a vi­da e o de­sen­vol­vi­men­to da ca­pa­ci­da­de in­te­lec­tu­al dos es­tu­dan­tes.

O mais tris­te é per­ce­ber que o pro­je­to po­lí­ti­co de to­dos os can­di­da­tos à pre­si­dên­cia ou não ver­sam so­bre es­tas ques­tões ou a tra­tam co­mo me­ro gas­tos (não co­mo in­ves­ti­men­to). Ape­nas o pro­gra­ma de go­ver­no do PT e de Ma­ri­na Sil­va apon­tam apoio a mu­seus, por exem­plo.

O nos­so fu­tu­ro não é som­brio, afi­nal era se­rá ilu­mi­na­do pe­las cha­mas dos Mu­seus, Cen­tro Cul­tu­ra­is, Es­co­las de ar­te etc. Só nos res­ta uma úni­ca per­gun­ta pa­ra es­cre­ver a dis­to­pia do Bra­sil: com quan­tos graus se quei­ma um mu­seu?

(Vic­tor Cre­ti Bru­za­del­li, pro­fes­sor mes­tre em His­tó­ria)

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