Home / Opinião

OPINIÃO

Como o seu voto pode fortalecer o agro

Go­i­ás e de­mais es­ta­dos pro­du­to­res ru­ra­is pre­ci­sam for­ta­le­cer a ca­deia pro­du­ti­va do agro­ne­gó­cio. Se o agro che­gou ao atu­al pa­ta­mar, que dá or­gu­lho à na­ção bra­si­lei­ra, não foi por aca­so. Na ho­ra de vo­tar, no plei­to de 7 de ou­tu­bro pró­xi­mo, há me­nos de du­as se­ma­nas, é fun­da­men­tal a es­co­lha de can­di­da­tos com­pro­me­ti­dos com to­do o agro.

A agri­cul­tu­ra e a pe­cu­á­ria – e to­dos os de­mais seg­men­tos, en­vol­vi­dos, in­dús­tria, co­mér­cio va­re­jis­ta, ata­ca­do, ser­vi­ços, es­co­a­men­to, mer­ca­dos in­ter­no e ex­ter­no e ex­por­ta­ção – têm cor­res­pon­di­do ple­na­men­te no Bra­sil. As sa­fras re­cor­des são com­pro­van­tes des­sa afir­ma­ti­va. O agro­ne­gó­cio tem si­do a ra­iz da eco­no­mia bra­si­lei­ra, se­gun­do res­sal­ta Ro­ber­to Ro­dri­gues, co­or­de­na­dor de Agro­ne­gó­cio da Fun­da­ção Ge­tú­lio Var­gas, e a quem ti­ro o cha­péu quan­do o as­sun­to é re­la­ti­vo ao agro.

Ape­sar das di­fi­cul­da­des de to­da or­dem, os pro­du­to­res cum­prem a sua ta­re­fa de pro­du­zir mais e me­lhor. No pri­mei­ro tri­mes­tre de 2017, o se­tor cres­ceu che­gou a avan­çar qua­tro ve­zes mais an­te o se­gun­do me­lhor seg­men­to do PIB. Su­pe­ram de­sa­fi­os cli­má­ti­cos no plan­tio e na co­lhei­ta.

Quan­do es­pe­ram pe­las chu­vas pa­ra ir­ri­gar na­tu­ral­men­te as plan­tas, ba­te uma se­ca ines­pe­ra­da. Co­mo a va­ca in­do pa­ra o bre­jo, com cer­te­za é pre­ju­í­zo no bol­so do la­vra­dor. Uma pra­ga ou uma do­en­ça exi­ge pul­ve­ri­za­ção da la­vou­ra. Mais di­nhei­ro que es­cor­re­ga no es­gui­cho. Mais pre­o­cu­pa­ção.

No fi­nan­cia­men­to da la­vou­ra, o ban­co quer a sua co­ta. Ju­ros de mer­ca­do. Sem­pre uma bi­ca­da. De­fen­den­do os pro­du­to­res, de­fen­de­mos tam­bém os con­su­mi­do­res. É a far­tu­ra da pro­du­ção agro­pe­cu­á­ria. Em­bo­ra, da pro­du­ção à me­sa de ca­da fa­mí­lia bra­si­lei­ra te­nha um per­cur­so com­ple­xo e di­fí­cil.

Ca­rên­cia da lo­gís­ti­ca nos tran­spor­tes - No es­co­a­men­to, o eter­no pro­ble­ma. O pro­du­tor se sub­me­te ao tran­spor­te ro­do­vi­á­rio. Os olhos da ca­ra por to­ne­la­da da so­ja, do mi­lho, do sor­go, da me­lan­cia, da ba­na­na, das ver­du­ras, do boi e do lei­te. O Pa­ís ca­re­ce de uma lo­gís­ti­ca na po­lí­ti­ca dos tran­spor­tes. O Bra­sil her­dou da Na­tu­re­za a mai­or ba­cia hi­dro­grá­fi­ca do glo­bo. E pou­cos rios são apro­vei­ta­dos pa­ra es­co­a­men­to de nos­sa ri­que­za. Há ne­ces­si­da­de de uma in­te­gra­ção ro­do-fer­ro­vi­á­ria e hi­dro­vi­á­ria.

A Nor­te-Sul, por exem­plo, co­me­çou no go­ver­no Sar­ney. Is­so foi em que ano? Lo­go após o fim do re­gi­me mi­li­tar. Em 1995 a 1990. Uns 30 anos, um tre­cho aqui, ou­tro aco­lá. Os Es­ta­dos Uni­dos li­ga­ram o At­lân­ti­co ao Pa­cí­fi­co há mais de um sé­cu­lo.

Era o que fal­ta­va: bou­ti­que nos bois - Ago­ra, in­ven­ta­ram uma si­tu­a­ção ad­ver­sa e até ve­xa­tó­ria pa­ra as ex­por­ta­ções de boi em pé pa­ra di­fe­ren­tes mer­ca­dos asi­á­ti­cos e do Ori­en­te Mé­dio. Uma car­re­ta de bois pa­ra o por­to de San­tos, o prin­ci­pal do Pa­ís, so­fre re­ta­li­a­ção de ONGs mal­cri­a­das por­que que­ri­am que es­ses ani­mais pas­sa­gem por uma bou­ti­que e se per­fu­mas­sem. Es­ses “ani­mais” (no pe­jo­ra­ti­vo mes­mo) se es­que­cem do que es­se pe­cu­a­ris­ta ge­ra ri­que­za, não le­sa nin­guém. Pro­duz ali­men­tos. E até no res­tau­ran­te vo­cê po­de se de­li­ci­ar com uma ma­mi­nha da al­ca­tra.

A li­ção do “ve­lho” Cai­xe­ta - Mas, vol­tan­do à ques­tão po­lí­ti­ca pro­pri­a­men­te di­ta, o “ve­lho” Ma­cel Cai­xe­ta, lí­der clas­sis­ta ru­ral por ex­ce­lên­cia, da­va si­nais de vi­si­o­ná­rio no co­me­ço dos anos 2.000 em as­sun­tos po­lí­ti­cos. Mui­to pró­xi­mo de­le, na con­di­ção de as­ses­sor de Im­pren­sa da Fa­eg e tal­vez mais do ami­go jor­na­lis­ta, di­zia e re­pe­tia da ne­ces­si­da­de dos pro­du­to­res go­i­a­nos e seus fa­mi­lia­res e ami­gos de­fen­de­rem can­di­da­tos com­pro­me­ti­dos com o meio ru­ral e os de­mais elos da ca­deia do agro. Des­de ve­re­a­do­res, pre­fei­tos, de­pu­ta­dos es­ta­du­ais e fe­de­ra­is, se­na­do­res, go­ver­na­do­res e pre­si­den­te da Re­pú­bli­ca.

Ma­cel era um pro­du­tor de na­tu­re­za hu­mil­de, jei­tão cai­pi­ra, mas com­pro­me­ti­do até o pes­co­ço com o agro. Em sua pro­pri­e­da­de em Vi­a­nó­po­lis im­plan­tou cul­tu­ra do tri­go. Ele não se con­for­ma­va com a im­por­ta­ção de tri­go da Ar­gen­ti­na e Ca­na­dá. En­ten­dia que era des­per­dí­cio de di­vi­sas do Bra­sil. E, ia mais lon­ge, o Pa­ís po­de­ria cul­ti­var a tri­ti­cul­tu­ra e abas­te­cer o mer­ca­do in­ter­no. Os Cer­ra­dos se­ri­am pro­pí­cios e que a pes­qui­sa da Em­bra­pa po­de­ria ge­rar se­men­tes apro­pria­das pa­ra es­ses so­los. Não deu ou­tra. A Em­bra­pa Tri­go, se­di­a­da no Rio Gran­de do Sul, tem va­ri­e­da­des de tri­go pa­ra o plan­tio nos Cer­ra­dos.

A se­nha: vo­te com o agro - Pe­lo que se vê, não po­de ha­ver dú­vi­da. A se­nha lan­ça­da por Ma­cel Cai­xe­ta, que já nos dei­xou vi­ti­ma­do por um cân­cer, é vá­li­da. Vo­te em can­di­da­tos com­pro­me­ti­dos com o agro. Com es­sa ati­tu­de cí­vi­ca, o elei­tor te­rá as­se­gu­ra­do sa­fras pro­mis­so­ras e co­mi­da em sua me­sa. Uma ban­ca­da for­ma­da por gen­te do cam­po sig­ni­fi­ca re­mo­ção dos en­tra­ves co­lo­ca­dos no meio do ca­mi­nho. E são mui­tos.

Ho­je, o mai­or en­tra­ve é o ins­ti­tu­ci­o­nal. Ou se­ja, o Bra­sil ne­ces­si­ta de re­gras ju­rí­di­cas cla­ras, es­tá­veis e acei­tas pe­la so­ci­e­da­de. Ne­ces­si­ta ur­gen­te de re­for­mas bá­si­cas. Sem es­sa pre­mis­sa, a cri­se só vai en­ges­san­do e se en­ra­i­zan­do mais. Sem uma es­ta­bi­li­da­de po­lí­ti­ca e eco­nô­mi­ca, os in­ves­ti­men­tos tor­nam-se mais di­fí­ceis. Por is­so, o elei­to­ra­do tem a sua res­pon­sa­bi­li­da­de nes­sas elei­ções. Ele­ger um Con­gres­so Na­ci­o­nal à al­tu­ra tem que es­tar na ca­be­ça de ca­da elei­tor, on­de o ru­ral não po­de fal­tar.

(Wan­dell Sei­xas, jor­na­lis­ta vol­ta­do pa­ra o agro, ba­cha­rel em Di­rei­to e Eco­no­mia pe­la PUC-Go­i­ás, ex-bol­sis­ta em co­o­pe­ra­ti­vis­mo agro­pe­cu­á­rio pe­la His­ta­drut, em Tel Aviv, Is­ra­el. Au­tor do li­vro: O Agro­ne­gó­cio pas­sa pe­lo Cen­tro-Oes­te. Edi­ta às se­gun­das-fei­ras a pá­gi­na de Agro­ne­gó­cio do Di­á­rio da Ma­nhã)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias