Home / Opinião

OPINIÃO

Como pôr a casa em ordem?

Des­de épo­cas ime­mo­ri­ais o ho­mem ten­ta se­guir o ca­mi­nho da vi­da com vis­tas ao es­pi­ri­tual e so­bre­vi­ver de for­ma con­dig­na no mun­do ma­te­ri­al afas­ta­do da mi­sé­ria. O re­co­nhe­ci­men­to dos en­tes da na­tu­re­za foi um pas­so pa­ra che­gar à ado­ra­ção ao Deus úni­co, mas os ob­je­ti­vos ma­te­ri­ais so­bre­pu­ja­ram tu­do o mais. Sur­gi­ram as re­li­gi­ões, o ca­pi­ta­lis­mo e o Es­ta­do ca­pi­ta­lis­ta. Do­mi­nam, ago­ra, ob­je­ti­vos li­ga­dos ao di­nhei­ro e po­der. As guer­ras co­mer­ci­ais-eco­nô­mi­cas e a mi­sé­ria são as con­se­quên­cias na­tu­ra­is. Ca­da po­vo co­lhe o que se­meia. Es­pe­re­mos não se­guir a Ve­ne­zu­e­la.

As te­o­ri­as das van­ta­gens com­pa­ra­ti­vas e do li­vre co­mér­cio são de ou­tra era e, nes­te mun­do, com qua­se oi­to bi­lhões de ha­bi­tan­tes, pre­ci­sam ser atu­a­li­za­das pa­ra que não se ofe­re­ça van­ta­gens a uns com per­das a ou­tros. Os paí­ses pre­ci­sam de em­pre­gos, o que exi­ge bom pre­pa­ro das no­vas ge­ra­ções, equi­lí­brio nas con­tas in­ter­nas e ex­ter­nas sem ca­ir no en­di­vi­da­men­to. A glo­ba­li­za­ção quer tu­do no mes­mo ba­laio sem olhar pa­ra ques­tões es­pe­cí­fi­cas, dei­xan­do que sur­jam a mi­sé­ria e a pre­ca­ri­za­ção.

Pe­tró­leo é fun­da­men­tal, mas sua co­ta­ção sem­pre apre­sen­ta ins­ta­bi­li­da­de. Guer­ra co­mer­cial, san­sões eco­nô­mi­cas, o que se pas­sa de fa­to? Com cer­te­za es­tá ha­ven­do um em­ba­te en­tre for­ças com ob­je­ti­vos an­ta­gô­ni­cos. O que se per­ce­be são efei­tos ne­ga­ti­vos que ace­le­ram a de­sor­dem nos paí­ses me­lhor ad­mi­nis­tra­dos e o ca­os nos mal ad­mi­nis­tra­dos, ca­so do Bra­sil e ou­tros, cu­ja po­pu­la­ção des­pre­pa­ra­da e de­so­ri­en­ta­da não sa­be o que fa­zer. No ge­ral, há ci­da­des e paí­ses ao aban­do­no, en­quan­to seus re­cur­sos na­tu­ra­is vão mu­dan­do de mãos sem en­se­jar me­lho­ras in­ter­nas. Com is­so, há per­das com de­te­rio­ra­ção das re­gi­ões ur­ba­nas e au­men­to da in­se­gu­ran­ça.

Os paí­ses têm vi­vi­do em de­se­qui­lí­brio. Há dé­ca­das os mais fra­cos per­ma­ne­cem no pre­ju­í­zo, fi­nan­cian­do dé­fi­cits com al­to cus­to, en­tre­gan­do re­cur­sos na­tu­ra­is a pre­ço de ba­na­na. Es­tra­nho que se pas­sa­ram dé­ca­das até que os EUA bus­cas­sem res­ta­be­le­cer as con­tas de­fi­ci­tá­ri­as. A Or­ga­ni­za­ção Mun­di­al do Co­mér­cio (OMC), tão pre­vi­den­te, po­de­ria ter mi­ni­mi­za­do o de­se­qui­lí­brio. É pa­ra is­so que es­sa or­ga­ni­za­ção de­ve­ria exis­tir. O Bra­sil, mal ge­ri­do há dé­ca­das, pre­ci­sa de um go­ver­no que se­ja pró Bra­sil, pois a guer­ra co­mer­cial ten­de a se agra­var e quem ti­ver go­ver­no dis­pli­cen­te vai fi­car por bai­xo e sa­cri­fi­car sua po­pu­la­ção.

Co­mo en­con­trar a cau­sa prin­ci­pal do que se con­ven­cio­nou cha­mar de no­va es­tag­na­ção se­cu­lar? Os po­lí­ti­cos só pen­sam em si e nos seus in­te­res­ses, mas os paí­ses en­tra­ram em ro­ta de de­se­qui­lí­brio ge­ral, e as no­vas ge­ra­ções es­tão ca­da vez mais en­vol­vi­das pe­la pa­ra­fer­ná­lia tec­no­ló­gi­ca de in­for­ma­ção vol­ta­da pa­ra o su­per­fi­ci­a­lis­mo, afas­tan­do-as do sig­ni­fi­ca­do da vi­da.

Elei­to pre­si­den­te em 2002, Lu­la, do PT, fez o que seus an­te­ces­so­res des­cui­da­ram: deu ren­da à mas­sa de po­bres sem en­si­nar a pes­car, sem edu­car, in­cen­ti­van­do a ren­da fá­cil, com­pa­ran­do-a com os ju­ros ele­va­dos pa­gos pe­lo Bra­sil. Pão e cir­co. Seu ca­ris­ma e su­as do­a­ções sem con­tra­par­ti­da en­can­ta­ram o po­vo. Ao mes­mo tem­po, com o dó­lar ba­ra­to as in­dús­tri­as iam fe­chan­do e a dí­vi­da amen­tan­do. Bas­ta­va olhar pa­ra per­ce­ber que se­ria um lon­go rei­na­do. As tá­ti­cas em­pre­ga­das não des­tru­í­ram o ído­lo. E ago­ra o que vai ser? O Bra­sil es­tá afun­dan­do. Sem em­pre­go, sem bom pre­pa­ro dos jo­vens, com ren­da de­cli­nan­do e pre­ca­ri­za­ção au­men­tan­do há ca­da vez me­nos mo­ti­va­ção pa­ra fa­zer as coi­sas bem fei­tas. É pre­ci­so pôr a ca­sa em or­dem, mas te­mos que olhar que ti­po de fu­tu­ro es­tá sen­do ge­ra­do

O dra­má­ti­co ape­lo fei­to pe­lo ex-pre­si­den­te Fer­nan­do Hen­ri­que Car­do­so so­bre a ne­ces­si­da­de de sen­sa­tez dos elei­to­res bem po­de­ria ter eco­a­do no iní­cio do sé­cu­lo. A po­pu­la­ção bra­si­lei­ra che­gou a um pon­to de vi­ra­gem de­mo­crá­ti­ca, eno­ja­da di­an­te de tan­tas ma­ze­las pú­bli­cas e pri­va­das, in­ter­nas e ex­ter­nas, to­dos que­ren­do abo­ca­nhar o seu qui­nhão. Os an­sei­os de um “bas­ta” e de bus­ca de me­lhor fu­tu­ro se aden­sa­ram com for­ça in­sus­pei­ta­da de nor­te a sul. O pa­ís ne­ces­si­ta de go­ver­nan­tes pró-Bra­sil, che­ga de ven­di­lhões. Nes­se sen­ti­do, a es­pe­ran­ça re­cai na­que­les que se mos­tram sin­ce­ros pa­tri­o­tas e fo­ra dos es­que­mas oli­gár­qui­cos de go­ver­no. Er­rar é pos­sí­vel, mas é pre­ci­so ino­var na Uni­ão e nos Es­ta­dos.

(Be­ne­dic­to Is­ma­el Ca­mar­go Du­tra, gra­du­a­do pe­la Fa­cul­da­de de Eco­no­mia e Ad­mi­nis­tra­ção da USP, faz par­te do Con­se­lho de Ad­mi­nis­tra­ção do Pro­digy Ber­ri­ni Grand Ho­tel, é ar­ti­cu­lis­ta co­la­bo­ra­dor de jor­nais e re­a­li­za pa­les­tras so­bre te­mas li­ga­dos à qua­li­da­de de vi­da. Co­or­de­na os si­tes www.vi­da­e­a­pren­di­za­do.com.br e www.li­brary.com.br. É au­tor dos li­vros: “No­la – o ma­nus­cri­to que aba­lou o mun­do”;“2012...e de­pois?”;“De­sen­vol­vi­men­to Hu­ma­no”; “O Ho­mem Sá­bio e os Jo­vens”; “A tra­je­tó­ria do ser hu­ma­no na Ter­ra – em bus­ca da ver­da­de e da fe­li­ci­da­de”; e “O se­gre­do de Darwin - Uma aven­tu­ra em bus­ca da ori­gem da vi­da”(Ma­dras Edi­to­ra).  E-mail: bic­du­tra@li­brary.com.br; Twit­ter: @bi­du­tra7)

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias