Home / Opinião

OPINIÃO

Contadores podem nos defender das fraudes nas licitações

Pa­ra evi­tar a cor­rup­ção nas li­ci­ta­ções, é ne­ces­sá­rio que se­ja fei­to um acom­pa­nha­men­to ri­go­ro­so de to­do o pro­ces­so. O con­ta­dor é o pro­fis­si­o­nal mais in­di­ca­do pa­ra de­sen­vol­ver es­se tra­ba­lho.

Se o po­der pú­bli­co con­tra­tar, por meio de con­cur­so, con­ta­do­res pa­ra ana­li­sar as li­ci­ta­ções de ca­da se­cre­ta­ria, mu­ni­ci­pal ou es­ta­du­al, as frau­des se­rão evi­ta­das. O tra­ba­lho do pro­fis­si­o­nal se­rá de acom­pa­nhar a li­ci­ta­ção do iní­cio ao fim, ava­li­an­do o cus­to-be­ne­fí­cio do pro­du­to ou ser­vi­ço co­ta­do.

Pa­ra ga­ran­tir que a cor­rup­ção se­rá im­pe­di­da, a li­ci­ta­ção so­men­te po­de­rá ser fe­cha­da com a apro­va­ção e as­si­na­tu­ra do con­ta­dor e após o acor­do es­ta­rão pro­i­bi­das as al­te­ra­ções no con­tra­to, ex­ce­to nos ca­sos em que se­ja de­vi­da­men­te com­pro­va­da a ne­ces­si­da­de de mo­di­fi­ca­ção. No­va­men­te, a ava­li­a­ção de­ve ser fei­ta pe­lo con­ta­dor.

A Cor­rup­ção

Em um pro­ces­so de li­ci­ta­ção, uma em­pre­sa par­ti­ci­pan­te en­tra com pre­ço mui­to abai­xo da­qui­lo que é o pra­ti­ca­do e pos­sí­vel de se pra­ti­car no mer­ca­do, ga­nha a li­ci­ta­ção e em se­gui­da en­tra com um ter­mo adi­ti­vo (pe­di­do de mo­di­fi­ca­ção no con­tra­to) e al­te­ra o pre­ço pa­ra um va­lor aci­ma do que foi co­ta­do pe­los con­cor­ren­tes e do que se­ria ofe­re­ci­do no mer­ca­do nor­mal­men­te.

Es­sa prá­ti­ca é pro­i­bi­da por lei, mas sa­be­mos que ela ocor­re. Pa­ra por fim di­re­to nes­se ti­po de cor­rup­ção, a al­te­ra­ção do pre­ço só po­de­rá ser fei­ta me­di­an­te a efe­ti­va com­pro­va­ção da ne­ces­si­da­de.

Por exem­plo, (va­mos usar uma si­tu­a­ção hi­po­té­ti­ca) no ca­so de uma co­ta­ção de for­ne­ci­men­to de ali­men­ta­ção pa­ra de­ten­tos, po­de ocor­rer de­mo­ra no fe­cha­men­to des­sa li­ci­ta­ção e no de­sen­ro­lar do tem­po o pre­ço do ar­roz au­men­tar con­si­de­ra­vel­men­te. O for­ne­ce­dor que ga­nhou a li­ci­ta­ção vai pre­ci­sar al­te­rar o pre­ço, mas, nes­se ca­so, a mo­di­fi­ca­ção te­rá uma jus­ti­fi­ca­ti­va.

Dia do con­ta­dor

Nes­te sá­ba­do (22), é co­me­mo­ra­do o Dia do Con­ta­dor. Pa­ra­be­ni­zo a ca­da pro­fis­si­o­nal da área. Re­cor­do a im­por­tân­cia dos con­ta­do­res no mer­ca­do de tra­ba­lho, no fun­cio­na­men­to da eco­no­mia, no equi­lí­brio das fi­nan­ças das em­pre­sas e so­bre­tu­do re­a­fir­mo a ne­ces­si­da­de de que o Es­ta­do pro­mo­va a con­tra­ta­ção de con­ta­do­res pa­ra o acom­pa­nha­men­to e fe­cha­men­to dos pro­ces­sos de li­ci­ta­ção.

Pe­lo fim do Tri­bu­nal de Con­tas dos Mu­ni­cí­pios

Uma vez que os con­ta­do­res es­ti­ve­rem à fren­te das co­ta­ções nos pro­ces­sos de li­ci­ta­ção, é im­por­tan­te que ocor­ra a ex­tin­ção do Tri­bu­nal de Con­tas dos Mu­ni­cí­pios (TCM), por­que o ór­gão cus­ta bas­tan­te ca­ro pa­ra os co­fres pú­bli­cos.

No Ce­a­rá, o Tri­bu­nal de Con­tas dos Mu­ni­cí­pios foi ex­tin­to no ano pas­sa­do. Em Go­i­ás, de acor­do com pu­bli­ca­ção do si­te do pró­prio TCM, o ór­gão foi ex­tin­to em 1997 pe­lo en­tão go­ver­na­dor Ma­gui­to Vi­le­la, mas foi re­cri­a­do após 55 di­as da ex­tin­ção, mas é ne­ces­sá­rio que se­ja ex­tin­to no­va e de­fi­ni­ti­va­men­te. A con­tra­ta­ção de con­ta­do­res pa­ra as se­cre­ta­rias é a so­lu­ção mais vi­á­vel pa­ra o po­der pú­bli­co.

(Jo­ão Pe­dro Bar­ros Oli­vei­ra (50) anos, con­ta­dor, em­pre­sá­rio, gra­du­a­do em Ci­ên­cias Con­tá­beis, es­pe­cia­lis­ta em Leis Tra­ba­lhis­tas, Pre­vi­den­ci­á­rias e Cons­ti­tu­i­ção Fe­de­ral e em Con­tro­la­do­ria, Fi­nan­ças e Ges­tão de Ris­cos)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias