Home / Opinião

OPINIÃO

Das peripécias de uma judicatura em Posse

Uma das fon­tes da lon­ge­vi­da­de do dou­tor Do­ni­zet­ti era o pró­prio amor à vi­da, às pes­so­as, à na­tu­re­za e, so­bre­tu­do, a pu­re­za de con­sci­ên­cia, a fé, a cer­te­za da eter­ni­da­de do ho­mem co­mo pre­sen­ça tem­po­ral de Deus. En­quan­to ju­iz de di­rei­to, dou­tor Do­ni­zet­ti di­zia ter acre­di­ta­do sem­pre no Po­der Ju­di­ci­á­rio. Quan­to a er­ros ju­di­ci­á­rios, sa­bia que exis­tem, mas não de­ve des­tru­ir o ide­al de jus­ti­ça. Dou­tor Do­ni­zet­ti não car­re­gou de­cep­ções pa­ra à vi­da. Co­mo ju­iz, foi enér­gi­co, apli­cou a lei, mas sem­pre co­lo­can­do a dig­ni­da­de da pes­soa hu­ma­na aci­ma das cir­cun­stân­cias de mo­men­to e das con­ven­ções so­ci­ais. Um exem­plo pa­ra quem bus­que a ma­gis­tra­tu­ra co­mo uma for­ma de aju­dar na cons­tru­ção de uma so­ci­e­da­de jus­ta. Ma­té­ria com­ple­ta so­bra a se­cu­lar sa­be­do­ria de dou­tor Do­ni­zet­ti Mar­tins, po­de­rá o lei­tor co­nhe­cer no li­vro des­te au­tor, "Os po­de­res da Pos­se" (Go­i­â­nia: Kelps, 2011), de que ex­traí­mos ape­nas al­guns as­pec­tos bi­zar­ros da an­ti­ga ju­di­ca­tu­ra em Pos­se, pa­ra en­cer­rar es­ta sé­rie te­má­ti­ca de nos­sos ar­ti­gos ju­rí­di­cos.

DO JU­IZ E
AD­MI­NIS­TRA­DOR

Foi na co­mar­ca de Pos­se que o dou­tor Do­ni­zet­ti ini­ciou sua car­rei­ra na ma­gis­tra­tu­ra em 1939. Ti­nha si­do clas­si­fi­ca­do por con­cur­so em 2º lu­gar pa­ra va­ga aber­ta na co­mar­ca de Rio Ver­de. Es­sa va­ga ti­nha si­do com­pro­mis­sa­da pa­ra ou­tro co­le­ga, de­cla­ra. - "En­tão, o Dr. Co­le­mar Na­tal e Sil­va, que era Se­cre­tá­rio do Go­ver­no, su­ge­riu-me que acei­tas­se a co­mar­ca de Pos­se, que es­ta­va va­ga. Lo­go o in­ter­ven­tor Pe­dro Lu­do­vi­co no­me­ou-me. Ao mes­mo tem­po, fi­cou acer­ta­do que eu se­ria trans­fe­ri­do pa­ra uma co­mar­ca do sul, na pri­mei­ra va­ga que hou­ves­se. Acei­tei, de bom gra­do, a co­mar­ca de Pos­se, on­de per­ma­ne­ci du­ran­te o ano de 1939 e até 1940, e após pe­rí­o­do de fé­rias, sen­do trans­fe­ri­do pa­ra Bon­fim, ho­je Sil­vâ­nia, on­de ti­nha si­do ju­iz sub­sti­tu­to".

Em Pos­se, co­men­ta dou­tor Do­ni­zet­ti que en­con­trou o po­vo in­sa­tis­fei­to com o en­tão pre­fei­to Jo­nas Vi­ei­ra de Li­ma, que ha­via si­do de­nun­ci­a­do ao go­ver­no do Es­ta­do. Fo­ra re­ce­bi­do na ci­da­de pe­la es­po­sa do pre­fei­to, Hil­da de Li­ma, uma vez que o pre­fei­to ti­nha si­do cha­ma­do a Go­i­â­nia. A pre­fei­ta sub­sti­tu­ta or­ga­ni­zou uma gran­de ho­me­na­gem ao me­ri­tís­si­mo re­cém-che­ga­do. Ofe­re­ceu-lhe um pi­que­ni­que que te­ve lu­gar nu­ma chá­ca­ra nas pro­xi­mi­da­des da ci­da­de, ao qual com­pa­re­ceu em pe­so a so­ci­e­da­de pos­sen­se.

Quan­do o pre­fei­to Jo­nas vol­tou de Go­i­â­nia, eis que o ju­iz o ad­ver­tiu: que o po­vo an­da­va mui­to quei­xo­so, que ele na­da ti­nha fei­to em be­ne­fí­cio da ci­da­de (vi­e­ra de Ja­nu­á­ria, Mi­nas, e fo­ra no­me­a­do pre­fei­to de Pos­se) e que o ju­iz es­ta­va dis­pos­to a aju­dá-lo a fa­zer al­gum be­ne­fí­cio pa­ra o po­vo. Jo­nas ex­pli­cou-lhe que na ver­da­de não ti­nha po­di­do fa­zer qua­se na­da por­que a Pre­fei­tu­ra não ti­nha ar­re­ca­da­ção e não dis­pu­nha de re­cur­sos pa­ra ad­mi­nis­trar.

Acei­tou, de bom gra­do, a co­la­bo­ra­ção do ju­iz e pas­sa­ram a tra­ba­lhar jun­tos. Já que não exis­tia Fó­rum em Pos­se, o ex­pe­di­en­te do Ju­di­ci­á­rio era na pró­pria Pre­fei­tu­ra, nu­ma sa­le­ta re­ser­va­da pa­ra o ju­iz. Es­sa uni­ão dos po­de­res Ju­di­ci­á­rio e Exe­cu­ti­vo foi be­né­fi­ca pa­ra a ci­da­de de Pos­se. O ju­iz pas­sou a as­ses­so­rar o pre­fei­to na qua­li­da­de de seu men­tor in­te­lec­tu­al. Ser­vi­ço pa­ra o Ju­di­ci­á­rio, qua­se na­da. Na ad­mi­nis­tra­ção pú­bli­ca, tu­do por fa­zer.

OBRAS
AD­MI­NIS­TRA­DAS
PE­LO JU­IZ

En­tão, dis­se o ju­iz ao pre­fei­to: - A pri­mei­ra obra que nós va­mos fa­zer aqui é um cam­po de avi­a­ção. Co­mo não há es­tra­das, va­mos fa­zer um cam­po de avi­a­ção pa­ra fa­ci­li­tar o con­ta­to com ou­tras ci­da­des. Es­co­lhi o lo­cal pa­ra cons­tru­ção da pis­ta e ad­mi­nis­trei pes­so­al­men­te o ser­vi­ço. Tan­to que ia pa­ra lá de ma­dru­ga­di­nha acom­pa­nhan­do e ori­en­tan­do os tra­ba­lha­do­res. Uma tur­ma de qua­ren­ta e tan­tos ba­i­a­nos. O pre­fei­to foi cor­re­to. Pa­gou di­rei­ti­nho.

Cons­tru­í­da a pis­ta de pou­so, o pre­fei­to Jo­nas ofi­ciou a ofi­ci­ais da Ae­ro­náu­ti­ca em Be­lo Ho­ri­zon­te, que man­das­sem inau­gu­rar o cam­po de Pos­se, mas nin­guém com­pa­re­ceu. Dou­tor Do­ni­zet­ti foi ao Rio de Ja­nei­ro, en­tão ca­pi­tal fe­de­ral, pro­cu­rou o bri­ga­dei­ro Eduar­do Go­mes no Mi­nis­té­rio da Ae­ro­náu­ti­ca.

Em seu ga­bi­ne­te, ex­pôs-lhe a ne­ces­si­da­de do cam­po de avi­a­ção em Pos­se. Apon­tou-lhe no ma­pa on­de fi­ca­va a iso­la­da ci­da­de­zi­nha do nor­des­te go­i­a­no, nos con­fins de Go­i­ás com Ba­hia. As­se­gu­rou-lhe que o cam­po era bem cons­tru­í­do e que não ofe­re­cia pe­ri­go al­gum. Pa­la­vra de ju­iz. Ao que lhe res­pon­deu o bri­ga­dei­ro: fi­cas­se tran­qui­lo, o cam­po se­ria inau­gu­ra­do den­tro de pou­cos di­as. Mais tar­de, já trans­fe­ri­do de Pos­se, em vi­si­ta ao Pa­lá­cio do Go­ver­no em Go­i­â­nia, eis que o pró­prio go­ver­na­dor Pe­dro Lu­do­vi­co lhe dá a boa no­va: o cam­po de Pos­se ti­nha si­do inau­gu­ra­do.

Nes­se an­ti­go cam­po de avi­a­ção, que fi­ca ho­je em área cen­tral da ci­da­de, o dou­tor Do­ni­zet­ti re­cor­da que te­ve o pra­zer de pou­sar du­as ve­zes: uma em avi­ão do Es­ta­do, ou­tra em te­co-te­co par­ti­cu­lar. A ter­cei­ra vez que vi­si­tou Pos­se, em ju­lho de 1991, foi em con­for­tá­vel vi­a­gem de au­to­mó­vel, pe­la ro­do­via Bra­sí­lia-For­ta­le­za. A di­fe­ren­ça foi es­pan­to­sa pa­ra o dou­tor Do­ni­zet­ti, ten­do em vis­ta a pri­mei­ra vi­a­gem que fez a Pos­se em 39: a par­tir de For­mo­sa, vi­a­ja­ra a ca­va­lo, pas­san­do por Sí­tio d'Aba­dia, de­pois de aden­trar par­te de Mi­nas, e che­gan­do a Ri­a­chão (ho­je Mam­baí), de­pois de aden­trar par­te da Ba­hia, e as­sim che­gan­do fi­nal­men­te a Pos­se. Es­tra­das ru­ins, pe­ri­go­sas, atra­ves­san­do va­les e ser­ras, co­mo a te­mí­vel Ser­ra de São Do­min­gos, com uma úni­ca pis­ta es­cor­re­ga­dia, en­tre ele­va­ções e des­pe­nha­dei­ros.

DO PRI­MEI­RO GRU­PO ES­CO­LAR

De­pois de cons­tru­ir o cam­po de avi­a­ção, foi a vez de cri­ar um gru­po es­co­lar em Pos­se. - Con­ver­sei com o pre­fei­to, - diz o ju­iz. - Ele ace­deu, da me­lhor boa von­ta­de. Eu es­co­lhi en­tão uma ca­sa, ele alu­gou es­sa ca­sa e lo­go con­tra­tou três pro­fes­so­ras for­ma­das. O gru­po es­co­lar foi avan­te, ime­di­a­ta­men­te. Com ma­trí­cu­la de du­zen­tos e tan­tos alu­nos, de iní­cio. O pri­mei­ro gru­po es­co­lar de Pos­se, en­tão, foi da Pre­fei­tu­ra e não do Es­ta­do. Cri­a­do pe­lo pre­fei­to Jo­nas Vi­ei­ra, mas gra­ças à mi­nha co­la­bo­ra­ção.

As três pro­fes­so­ras nor­ma­lis­tas, es­cla­re­ce o dou­tor Do­ni­zet­ti, eram: Al­me­rin­da Aran­tes, di­re­to­ra do gru­po (es­cri­vã em Pos­se, ex­pli­ca, "se­nho­ra do Otá­vio Aran­tes"), que mais tar­de veio a ser de­pu­ta­da es­ta­du­al. As ou­tras pro­fes­so­ras eram as ir­mãs Al­ci­na Pin­to de Araú­jo e Fran­cis­ca Pin­to Fer­nan­des, vin­das de For­mo­sa pa­ra Pos­se em 1936.

O so­bre­no­me Araú­jo e o Fer­nan­des, de­ve-se, res­pec­ti­va­men­te, a Er­nes­to Araú­jo e Ca­lío­pes Fer­nan­des, na­tu­ra­is da ci­da­de de Pos­se, com os qua­is se ca­sa­ram es­sas pro­fes­so­ras. Fo­ram elas res­pon­sá­veis pe­la for­ma­ção de vá­ri­as ge­ra­ções de jo­vens pos­sen­ses, atu­an­do mais tar­de no en­si­no se­cun­dá­rio atra­vés do Gi­ná­sio Nor­mal Re­gi­o­nal Dom Pru­dên­cio de Pos­se.

Além de obras nos se­to­res de co­mu­ni­ca­ção, tran­spor­te e edu­ca­ção, o me­ri­tís­si­mo de­sen­vol­veu uma cam­pa­nha de es­cla­re­ci­men­to da opi­ni­ão pú­bli­ca em Pos­se, con­ven­cen­do a po­pu­la­ção a me­lho­rar as fa­cha­das de su­as re­si­dên­cias, por sua vez trans­fe­rin­do ran­chos de pa­lha que fi­ca­vam no cen­tro da ci­da­de, pa­ra áre­as pe­ri­fé­ri­cas (sem vi­o­lên­cia, fri­sa) e, afi­nal, or­ga­ni­zan­do o ali­nha­men­to de ru­as, o que re­sul­ta­ria no des­lo­ca­men­to do an­ti­go ce­mi­té­rio que fi­ca­va em área cen­tral da ci­da­de pa­ra lo­cal mais ade­qua­do, on­de se en­con­tra atu­al­men­te.

AS PE­RI­PÉ­CIAS DA JU­DI­CA­TU­RA

Re­cor­da dou­tor Do­ni­zet­ti que quan­do fo­ra ju­iz sub­sti­tu­to em Bon­fim, ho­je Sil­vâ­nia, te­ve que as­su­mir a jus­ti­ça elei­to­ral. Um de seus pri­mei­ros atos foi con­ce­der ha­be­as cor­pus pre­ven­ti­vo ao de­sem­bar­ga­dor apo­sen­ta­do Ai­ro­sa Al­ves de Cas­tro, en­tão po­lí­ti­co de opo­si­ção ao in­ter­ven­tor Pe­dro Lu­do­vi­co Tei­xei­ra, ten­do ale­ga­do o de­sem­bar­ga­dor que ti­nha si­do ame­a­ça­do pe­lo sar­gen­to Fer­raz. Ora, con­ce­der ha­be­as cor­pus na­que­le tem­po a po­lí­ti­co da opo­si­ção, era ato te­me­rá­rio. Não ob­stan­te, o ju­iz Do­ni­zet­ti ti­nha bom re­la­ci­o­na­men­to com o in­ter­ven­tor, o qual, se­gun­do afir­ma, sem­pre res­pei­ta­ra seus atos.

Em Pos­se, te­ve que man­dar pren­der em 1939, o co­ro­nel Jo­sé Fran­cis­co dos San­tos, que ti­nha si­do 3º vi­ce-pre­si­den­te do Es­ta­do, acu­sa­do de se­di­ção em pro­ces­so mo­vi­do pe­lo rá­bu­la Pe­dro San­ta Cruz, po­lí­ti­co im­pla­cá­vel que lhe fa­zia opo­si­ção pe­lo la­do dos Lu­do­vi­co con­tra os Cai­a­do.

San­ta Cruz de­sen­ten­de­ra-se com o co­ro­nel Jo­sé Fran­cis­co e os ami­gos des­te pro­mo­ve­ram uma se­re­na­ta mal­do­sa à sua ja­ne­la, com ba­tu­ca­da de la­tas e cho­ca­lhos, gri­tos e pa­la­vrões, fa­zen­do-o eva­dir-se de ca­sa pe­la por­ta do fun­do. Fo­ra ins­tau­ra­do pro­ces­so por or­dem do go­ver­no do Es­ta­do. Mas o pro­ces­so es­ta­va sem an­da­men­to por fal­ta de ju­iz de di­rei­to na co­mar­ca de Pos­se.

Dr. Do­ni­zet­ti man­dou re­a­brir o in­qué­ri­to, ou­vir os im­pli­ca­dos e deu an­da­men­to ao pro­ces­so até fi­nal jul­ga­men­to. Di­ri­giu-se en­tão ao co­ro­nel Jo­sé Fran­cis­co, pes­so­al­men­te: - "Co­ro­nel, sou ago­ra obri­ga­do a man­dar pren­der o se­nhor, de acor­do com a lei, pa­ra res­pon­der a es­te pro­ces­so".

Na ver­da­de, tra­ta­va-se de pri­são tem­po­rá­ria do­mi­ci­li­ar, até por­que Pos­se não ti­nha ca­deia pú­bli­ca, a não ser um pre­cá­rio com­par­ti­men­to que res­ta­ra da an­ti­ga ca­sa de ca­deia e câ­ma­ra que ti­nha si­do do­a­da ao go­ver­no pro­vin­ci­al em 1872, pe­lo co­ro­nel Jo­sé Bal­du­i­no de Sou­za, quan­do da ele­va­ção da vi­la de Pos­se a mu­ni­cí­pio. O co­ro­nel Jo­sé Fran­cis­co fi­cou cus­to­dia­do em ca­sa por al­guns di­as, foi sub­me­ti­do a jul­ga­men­to e te­ve ab­sol­vi­ção, jun­ta­men­te com os de­mais im­pli­ca­dos.

IN­SU­BOR­DI­NA­ÇÃO DO SOL­DA­DO AN­DRÉ

A mai­or pe­ri­pé­cia que en­fren­tou co­mo ju­iz, lem­bra o Dr. Do­ni­zet­ti, foi quan­do te­ve que pren­der o sol­da­do An­dré, em Pos­se, por ato de in­su­bor­di­na­ção. Re­cém-che­ga­do, es­ta­va sen­do ho­me­na­ge­a­do num pe­que­ni­que, ao tem­po em que or­de­na­ra a al­guns po­li­ci­ais que fi­zes­sem uma di­li­gên­cia a Cor­ren­ti­na, Ba­hia, pa­ra tra­ze­rem um pre­so que ha­via fu­gi­do da ca­deia de Pos­se. Ca­be ob­ser­var que, em vez de ca­deia, exis­tia uma cha­ma­da pri­são pé de je­gue, em que o pre­so era ata­do a uma cor­ren­te e man­ti­do sob a vi­gi­lân­cia de um po­li­ci­al.

Jus­ta­men­te na ho­ra do pi­que­ni­que, nu­ma chá­ca­ra apra­zí­vel, num do­min­go de ma­nhã, ines­pe­ra­da­men­te apa­re­ce o sol­da­do An­dré, com o fu­zil na mão, des­com­pon­do Pe­dro Nu­nes da Sil­va, um dos con­vi­da­dos e sub­pre­fei­to de Ira­ce­ma, en­tão dis­tri­to de Pos­se (ho­je Ia­ci­a­ra). - "Di­ri­giu-se ao sub­pre­fei­to, eu as­sim de la­do - ex­pli­ca o ju­iz - des­com­pon­do Pe­dro Nu­nes e di­zen­do que aque­les ar­rei­os sem es­tri­bos não pres­ta­vam, pá, pá, pá, pé, pé, pé, e que não ia fa­zer a vi­a­gem a Cor­ren­ti­na. Eu en­tão o ad­ver­ti: - Sol­da­do, o se­nhor es­tá aqui des­res­pei­tan­do o sub­pre­fei­to de Ira­ce­ma, um dos con­vi­da­dos que es­tá aqui co­nos­co. Só que aqui não é lu­gar de o se­nhor fa­zer re­cla­ma­ção. De­ve­ria fa­zer es­sa re­cla­ma­ção lá na ci­da­de, não aqui ago­ra, ain­da mais ar­ma­do de fu­zil. Vol­te e vá fa­zer a di­li­gên­cia".

Di­to is­so, o sol­da­do vi­rou-lhe as cos­tas e foi unir-se aos ou­tros que aguar­da­vam a cer­ta dis­tân­cia. - "Aon­de vai, dou­tor? - sur­pre­en­de­ram-me os ami­gos. - Vou à ci­da­de, man­dar pren­der o sol­da­do que se in­su­bor­di­nou quan­to à mi­nha or­dem. Os sol­da­dos fo­ram an­dan­do pa­ra di­an­te, fo­ram su­min­do, su­min­do, nós atrás, eu e dois ho­mens que me acom­pa­nha­vam, e ten­ta­mos des­vi­ar o ca­mi­nho. Fa­lei: va­mos se­guir por ali, eu não que­ro con­ta­to com aque­la gen­te aqui no cam­po. Quan­do se­guí­a­mos por ali, os po­li­ci­ais vi­e­ram ao nos­so en­con­tro e o sar­gen­to foi lo­go di­zen­do que o sol­da­do An­dré, pá, pá, pá, que os ar­rei­os não pres­ta­vam, pé, pé, pé, que is­so que aqui­lo ou­tro."

- "En­tão, or­de­nei: - Sar­gen­to, pren­da o sol­da­do, por­que ele de­so­be­de­ceu à mi­nha or­dem. O sar­gen­to, en­tão: - An­dré, de-cá o fu­zil. O sol­da­do cor­reu pa­ra trás, com o fu­zil, ba­la na agu­lha. Mi­rou, as­sim, pa­ra ati­rar. Pa­ra ati­rar! Eu dei um ber­ro: - Pren­da o sol­da­do, sar­gen­to! Não se­ja mo­le! Le­ve-o pra ca­deia. - Aí o sar­gen­to pe­gou no fu­zil, ad­mo­es­tou o sol­da­do, que eram ami­gos, que o se­guis­se, que iri­am até a ca­deia". - "Saí­ram en­tão ca­mi­nhan­do pa­ra um la­do da es­quer­da. Ape­nas de­ram uns pas­sos, o sol­da­do An­dré fez uma re­vi­ra­vol­ta, sa­cou de um re­vól­ver e vi­nha pra me ati­rar, ve­ja só! Quan­do ele fez aque­la re­vi­ra­vol­ta, as­sim, eu achei lo­go uma cer­ca de aro­ei­ra, nu­ma chá­ca­ra ao la­do, es­sa cer­qui­nha foi a mi­nha sal­va­ção. No que o sol­da­do pu­xou o ga­ti­lho, eu já es­ta­va atrás da cer­ca".

A PRO­POS­TA DOS
JA­GUN­ÇOS

Na ci­da­de, o dou­tor Do­ni­zet­ti Mar­tins de Araú­jo abri­gou-se na ca­sa do co­ro­nel Ar­ge­mi­ro An­tô­nio de Araú­jo (Araú­jo por co­in­ci­dên­cia, não por pa­ren­tes­co, ex­pli­ca). Lo­go de­pois se apre­sen­ta­ra a ele dois ja­gun­ços, um per­nam­bu­ca­no e um ba­i­a­no, que que­ri­am or­dem pa­ra ma­tar o sol­da­do.

O me­ri­tís­si­mo foi enér­gi­co: - "Ab­so­lu­ta­men­te! Vão em­bo­ra e dei­xem o ho­mem em paz. Não que­ro que vo­cês to­quem a mão ne­le. O sol­da­do vai ser pu­ni­do em Go­i­â­nia. Ele e o sar­gen­to que não te­ve co­ra­gem pa­ra pren­dê-lo." Man­dou cha­mar o sar­gen­to na re­si­dên­cia do co­ro­nel, es­te lhe ex­pli­cou que es­ta­va com o sol­da­do de­ti­do em ca­sa, por­que a ca­deia não ofe­re­cia se­gu­ran­ça, mas que es­ta­va à dis­po­si­ção do ju­iz.

- "Ofi­ci­ei ao in­ter­ven­tor Dr. Pe­dro Lu­do­vi­co, ao Se­cre­tá­rio de Se­gu­ran­ça e ao Co­man­dan­te de Po­lí­cia do Es­ta­do, e man­dei o sar­gen­to con­du­zir o sol­da­do pa­ra Go­i­â­nia" - ex­pli­ca Dr. Do­ni­zet­ti. Re­sul­ta­do: o sol­da­do foi pre­so e de­pois ex­pul­so da For­ça Pú­bli­ca. O sar­gen­to, ad­ver­ti­do, mas con­ti­nou tra­ba­lhan­do. Por pro­te­ção de Pe­dro San­ta Cruz! - ex­cla­ma Dr. Do­ni­zet­ti - não é que es­se sol­da­do vol­tou pa­ra a For­ça Pú­bli­ca!

Is­so acon­te­ceu quan­do o co­man­dan­te de Po­lí­cia es­ta­va de fé­rias. Mas re­as­su­min­do o co­man­do, cha­mou o sol­da­do em seu ga­bi­ne­te. Nar­ra o Dr. Do­ni­zet­ti: - "Ó An­dré, o se­nhor não é aque­le sol­da­do que quis ma­tar o ju­iz de di­rei­to de Pos­se? - Sou eu mes­mo. E o se­nhor não se ar­re­pen­deu do que fez? - Não se­nhor, um ho­mem não se ar­re­pen­de do que faz. Pois é - re­pli­cou-lhe o co­man­dan­te - o se­nhor já foi pre­so, ex­pul­so e con­se­guiu vol­tar. Pois ago­ra es­tá no­va­men­te ex­pul­so!"

Quan­do era ju­iz de di­rei­to da co­mar­ca de Mor­ri­nhos, lem­bra o Dr. Do­ni­zet­ti, nu­ma vi­a­gem que fa­zia em com­pa­nhia de um te­nen­te da Po­lí­cia, con­tan­do o ca­so a ele, eis que o te­nen­te lhe per­gun­tou: - "O se­nhor sa­be, dou­tor, que o sol­da­do An­dré era meu pri­mo?"

(Emí­lio Vi­ei­ra, pro­fes­sor uni­ver­si­tá­rio, ad­vo­ga­do e es­cri­tor, mem­bro da Aca­de­mia Go­i­a­na de Le­tras, da Uni­ão Bra­si­lei­ra de Es­cri­to­res de Go­i­ás e da As­so­cia­ção Go­i­a­na de Im­pren­sa. E-mail: evn_ad­vo­ca­cia@hot­mail.com)

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias