Home / Opinião

OPINIÃO

De Praga a Brasília, de Paris ao Rio de Janeiro

Não exis­tem di­ta­du­ra boa ou lei an­ti­de­mo­crá­ti­ca boa. É im­por­tan­te e ne­ces­sá­rio ler a His­tó­ria e sa­ber o que acon­te­ceu pa­ra não re­pe­tir­mos os mes­mos er­ros e mes­mas op­ções.

1968, cu­jo cin­quen­te­ná­rio co­me­mo­ra­mos nes­te ano, foi mar­can­te por al­guns fa­tos que mu­da­ram o mun­do e por ou­tros que afe­ta­ram nos­so pa­ís, que me­re­cem uma aná­li­se.

Em agos­to des­te me­mo­rá­vel ano, os exér­ci­tos da URSS in­va­di­ram a Tche­cos­lo­vá­quia pon­do fim ao so­nho do go­ver­no de Ale­xan­der Dub­cek de pro­mo­ver uma aber­tu­ra po­lí­ti­ca que res­ta­be­le­ce­ria as li­ber­da­des po­lí­ti­cas. Des­de a II Guer­ra Mun­di­al o pa­ís foi do­mi­na­do pe­la Rús­sia que in­tro­du­ziu o re­gi­me co­mu­nis­ta, mar­ca­do por uma or­ga­ni­za­ção so­ci­al, po­lí­ti­ca e eco­nô­mi­ca, que im­pu­nham um re­gi­me di­ta­to­ri­al pa­ra me­lhor con­tro­le da so­ci­e­da­de. To­dos os paí­ses da ór­bi­ta so­vi­é­ti­ca eram ca­rac­te­ri­za­dos por es­ta po­lí­ti­ca que ne­ga­va aos po­vos as li­ber­da­des de ir e vir, de se ma­ni­fes­tar, de es­co­lher li­vre­men­te seus di­ri­gen­tes e de te­rem uma im­pren­sa li­vre.

Em 13 de de­zem­bro des­te mes­mo ano, no Bra­sil, o go­ver­no mi­li­tar san­ci­o­nou o AI5, as­su­min­do de­fi­ni­ti­va­men­te uma di­ta­du­ra im­pos­ta des­de o mo­vi­men­to de 1964. A no­va me­di­da le­vou o pa­ís a um pe­rí­o­do de tre­vas, per­du­ra­da até 1985, apoi­a­do pe­los Es­ta­dos Uni­dos que via com pre­o­cu­pa­ção a es­ca­la­da da es­quer­da co­mu­nis­ta, pre­ten­den­te ao con­tro­le do po­der.

En­quan­to o Im­pé­rio Co­mu­nis­ta Rus­so agia com mão de fer­ro na Tche­cos­lo­vá­quia - co­mo ha­via fei­to na Hun­gria em 1956, pa­ra im­pe­dir a ins­ta­la­ção da de­mo­cra­cia e man­ter o pa­ís sob seu do­mí­nio, dei­xan­do pa­ten­te que não to­le­ra­ria ne­nhum mo­vi­men­to de in­de­pen­dên­cia e de res­ta­be­le­ci­men­to das li­ber­da­des nos paí­ses sob seu con­tro­le; os EUA agi­am no Bra­sil, apoi­an­do a di­ta­du­ra ins­ta­la­da pa­ra evi­tar uma ou­tra Cu­ba, de­ban­da­do pa­ra Mos­cou, ir­ri­tan­do Was­hing­ton, que ado­tou a po­si­ção de não mais per­mi­tir um ou­tro pa­ís de sua ór­bi­ta vi­rar ca­sa­ca, nem que, pa­ra is­so, ti­ves­se de to­mar a de­ci­são de in­va­di-lo.

Sa­be­mos to­dos dos des­man­dos pra­ti­ca­dos pe­las di­ta­du­ras, tan­to de di­rei­ta quan­to o de es­quer­da, co­man­da­das pe­las du­as po­tên­cias im­pe­ri­a­lis­tas. Não exis­tem di­ta­du­ras bo­as.

Em maio des­se má­gi­co ano, um mo­vi­men­to uni­ver­si­tá­rio em Pa­ris sub­ver­teu a or­dem con­ser­va­do­ra fran­ce­sa pro­pug­nan­do are­jar um con­jun­to de leis que man­ti­nha em uma ca­mi­sa de for­ça as li­ber­da­des dos es­tu­dan­tes. “É pro­i­bi­do pro­i­bir”, gri­ta­vam, pan­fle­ta­vam e gra­fi­ta­vam os jo­vens, lu­tan­do con­tra as for­ças po­li­ci­ais do go­ver­no de Char­les De Gau­le. Em ju­nho, no Rio de Ja­nei­ro, uma ma­ni­fes­ta­ção de es­tu­dan­tes mo­bi­li­zou to­do es­pec­tro da so­ci­e­da­de que pe­dia o fim das leis que im­pe­di­am a li­ber­da­de dos ci­da­dã­os, em um ar­re­me­do de de­mo­cra­cia. Lá, o mo­vi­men­to es­tu­dan­til, se não der­ru­bou de ime­di­a­to o go­ver­no, le­vou a uma mu­dan­ça po­lí­ti­ca e de al­te­ra­ções le­gis­la­ti­vas, adap­tan­do-se à no­va re­a­li­da­de so­ci­al. Aqui, a agi­ta­ção dos jo­vens e par­ce­la sig­ni­fi­ca­ti­va da so­ci­e­da­de le­vou a um en­du­re­ci­men­to do re­gi­me, re­sul­tan­do no AI5.

En­quan­to em to­das as gran­des ci­da­des do mun­do on­de ha­via li­ber­da­de, gi­gan­tes­cas ma­ni­fes­ta­ções eram ob­ser­va­das nas ru­as - rei­vin­di­can­do o fim das guer­ras e o con­tro­le das ar­mas atô­mi­cas, que pu­nham em ris­co a pró­pria so­bre­vi­vên­cia hu­ma­na; o si­lên­cio ab­so­lu­to era ob­ser­va­do em Ha­va­na, Cu­ba, e Mos­cou, cu­jos go­ver­nos di­ta­to­ri­ais im­pe­di­am que os es­tu­dan­tes e a so­ci­e­da­de saís­sem tam­bém às ru­as pa­ra pro­tes­tar con­tra o pe­ri­go nu­cle­ar e rei­vin­di­car as li­ber­da­des fun­da­men­tais do ho­mem.

No ce­ná­rio mun­di­al, ve­mos, ho­je, inú­me­ros paí­ses au­to pro­cla­ma­dos de­mo­crá­ti­cos, mas que têm um con­jun­to de leis e ins­ti­tu­i­ções que aten­tam con­tra a li­ber­da­de e os di­rei­tos dos ci­da­dã­os, equi­va­len­do-se, na prá­ti­ca, a uma di­ta­du­ra, dis­far­ça­da, mas não me­nos di­ta­du­ra.

Pre­ci­sa­mos ter sem­pre em men­te, re­len­do a his­tó­ria e ob­ser­van­do o ce­ná­rio mun­di­al pa­ra to­mar­mos nos­sas de­ci­sões e mar­car­mos nos­sas po­si­ções, re­pe­tin­do, que “Não exis­tem di­ta­du­ras nem leis an­ti­de­mo­crá­ti­cas bo­as”.

(Vir­gi­lio Pe­dro Ri­go­nat­ti, nas­ci­do em 22 de mar­ço de 1948, no bair­ro de Vi­la Anas­tá­cio, na ci­da­de de São Pau­lo. Co­me­çou a es­cre­ver aos 60 anos. Des­de sem­pre o con­ta­dor oral das ri­quís­si­mas his­tó­ri­as da fa­mí­lia, des­co­briu um pra­zer imen­so em es­cre­ver ao re­gis­trar em um blog a tra­je­tó­ria do clã. Após lan­çar seu pri­mei­ro li­vro, Ma­ria Cla­ra, a Fi­lha do Co­ro­nel, pe­la Edi­to­ra Gen­te, ro­man­ce ba­se­a­do na vi­da de sua mãe, de­ci­diu fun­dar a sua pró­pria edi­to­ra, a Le­re­pra­zer, cu­jo tí­tu­lo de es­treia é Cra­vo Ver­me­lho, uma his­tó­ria so­bre 1968, o ano mais ten­so da di­ta­du­ra)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias