Home / Opinião

OPINIÃO

Depilação a laser ou luz intensa pulsada? Qual o melhor método?

Pe­los cor­po­ra­is são con­si­de­ra­dos in­cô­mo­dos des­de as épo­cas mais re­mo­tas. Mu­lhe­res, e, mais re­cen­te­men­te, ho­mens, re­cor­rem a téc­ni­cas di­ver­sas com o ob­je­ti­vo de eli­mi­ná-los. Em paí­ses tro­pi­cais, co­mo é o ca­so do Bra­sil, o cor­po pas­sa gran­de par­te do ano ex­pos­to, o que in­ten­si­fi­ca a pre­o­cu­pa­ção com es­tes fi­os. Pa­ra aten­der es­sa de­man­da, exis­tem di­ver­sas op­ções de­pi­la­tó­ri­as e epi­la­tó­ri­as dis­po­ní­veis. Na de­pi­la­ção é fei­ta a re­mo­ção dos pe­los ren­tes à su­per­fí­cie da pe­le, en­quan­to na epi­la­ção ocor­re a re­mo­ção por ex­tra­ção dos pe­los in­tei­ros, in­clu­si­ve a par­te do bul­bo pi­lo­so.

En­tre os pro­ce­di­men­tos dis­po­ní­veis há os de cur­ta du­ra­ção, co­mo é o ca­so de pin­ças, cre­mes, lâ­mi­nas e ce­ras, ou de ação pro­lon­ga­da, fei­ta com la­ser e luz in­ten­sa pul­sa­da. So­bre es­sas du­as úl­ti­mas téc­ni­cas ain­da exis­tem mui­tos mi­tos, uma vez que se cri­ou uma in­ver­da­de sem em­ba­sa­men­to ci­en­ti­fi­co al­gum so­bre a epi­la­ção com a tec­no­lo­gia la­ser ter efi­cá­cia su­pe­ri­or a epi­la­ção com luz in­ten­sa pul­sa­da.

Es­tu­dos ci­en­tí­fi­cos com tes­tes e apre­sen­ta­ção de re­sul­ta­dos mos­tram cla­ra­men­te que a luz in­ten­sa pul­sa­da têm efi­cá­cia igual ao la­ser pa­ra epi­la­ção e ain­da pos­sui in­di­vi­dua­li­da­des que o la­ser não tem, co­mo a atu­a­ção no cla­re­a­men­to e au­men­to de co­lá­ge­no na su­per­fí­cie da pe­le.

É im­por­tan­te fri­sar que os dois tra­ta­men­tos agem de for­mas di­fe­ren­tes, po­rém, am­bos são mui­to efi­ca­zes, ca­da qual com su­as es­pe­ci­fi­ci­da­des e con­si­de­ra­ções. Ca­be a ci­ên­cia e ao avan­ço tec­no­ló­gi­co ofe­re­cer mais se­gu­ran­ça e con­for­to aos pra­ti­can­tes da de­pi­la­ção de­fi­ni­ti­va. Dos pro­fis­si­o­nais da área es­pe­ra-se o com­pro­me­ti­men­to com a qua­li­da­de do ser­vi­ço ofe­re­ci­do. As­sim, sa­em os pe­los in­de­se­ja­dos, e fi­ca a sa­tis­fa­ção pe­los bons re­sul­ta­dos.

(Lor­rany Sil­va Bar­bo­sa Frei­tas, en­fer­mei­ra, com es­pe­cia­li­za­ção em en­fer­ma­gem der­ma­to­ló­gi­ca es­té­ti­ca pe­la PUC Go­i­ás, e pro­pri­e­tá­ria da Bye Pe­los Es­té­ti­ca)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias