Home / Opinião

OPINIÃO

Devaneios de um falsário

Um ho­mem pre­ci­sa ser ver­da­dei­ro em to­dos os ins­tan­tes de sua vi­da e is­so é pre­mis­sa bá­si­ca pa­ra ser res­pei­ta­do. Ne­nhu­ma pes­soa nu­tre apre­ço, res­pei­to ou con­si­de­ra­ção por al­guém que não te­nha com­pro­mis­so com a ver­da­de, se­ja em su­as pa­la­vras ou seus atos, e na con­jun­ção das du­as pre­mis­sas, de­ven­do o in­di­ví­duo ser ver­da­dei­ro no to­do, ali­an­do fi­de­dig­ni­da­de en­tre o que pen­sa e fa­la e o que pra­ti­ca. Por­tan­to o ho­mem que se res­pei­ta apre­sen­ta-se co­mo ver­da­dei­ro, tem com­pro­mis­so com a ver­da­de e ex­pri­me ver­da­des.

In­fe­liz­men­te es­sa é uma prá­ti­ca à qual mui­tos po­lí­ti­cos de­fi­ni­ti­va­men­te não con­se­guem se ali­ar. Há os que men­tem com­pul­si­va­men­te e não se en­ver­go­nham dis­so. Exis­tem al­guns que ten­tam es­tar em con­so­nân­cia com a ver­da­de, mas ca­em em es­par­re­las cons­tan­tes e de­san­dam pa­ra a men­ti­ra. E há os que usam de sub­ter­fú­gios mais va­ri­a­dos pos­sí­vel pa­ra ten­tar pas­sar uma ima­gem de que es­tão na sen­da da ver­da­de, mas seu ar­dil é por de­mais co­nhe­ci­do e a men­ti­ra sur­ge co­mo que a pe­le en­ru­ga­da que uma ma­qui­a­gem la­va­da re­ve­lou.

Um ca­so em­ble­má­ti­co que vem se ar­ras­tan­do em Go­i­ás há al­gu­mas dé­ca­das é do ex-pre­fei­to de Apa­re­ci­da de Go­i­â­nia, Ma­gui­to Vi­le­la, uma men­ti­ra am­bu­lan­te. A co­me­çar de sua apa­rên­cia fí­si­ca em que os ca­be­los ar­ti­fi­cial­men­te ene­gre­ci­dos ten­tam es­con­der o efei­to de seus 69 anos e de­no­tam que nem mes­mo quan­do es­se já qua­se sep­tu­a­ge­ná­rio in­di­ví­duo ti­nha 20 anos pos­su­ía ma­dei­xas tão ne­gras. Is­so é uma ten­ta­ti­va ma­ro­ta de di­zer o que não é, cor­ro­bo­ran­do a cé­le­bre fra­se de Rui Bar­bo­sa de que “os ca­na­lhas tam­bém en­ve­lhe­cem”.

Um ho­mem pre­ci­sa ad­mi­tir os efei­tos que os anos lhe pro­vo­cam e não há coi­sa mais ri­dí­cu­la do que ten­tar pa­re­cer o que não é, e um ci­da­dão ten­tar apa­ren­tar ser mais no­vo do que re­al­men­te é pro­vo­ca ri­sos in­con­ti­dos e cor­ro­bo­ram que ali re­si­de uma far­sa. Mas, es­sa ain­da é uma coi­sa ad­mis­sí­vel, ain­da que se­ja uma far­sa. O pi­or é re­al­men­te a fal­ta de com­pro­mis­so que Ma­gui­to tem com a ver­da­de e o quan­to ele se sen­te se­gu­ro em ser pre­so à men­ti­ra his­tó­ri­ca que sem­pre em­ba­lou sua ati­vi­da­de po­lí­ti­ca.

Va­mos aos fa­tos. Lu­iz Aler­to Ma­gui­to Vi­le­la saiu da to­ca na úl­ti­ma se­ma­na pa­ra ata­car o se­na­dor Ro­nal­do Cai­a­do, lí­der iso­la­do na cor­ri­da pa­ra o Go­ver­no de Go­i­ás. Sua ver­bor­ra­gia bo­quir­ro­ta não se ate­ve a pe­dir vo­tos pa­ra seu fi­lho, Da­ni­el Vi­le­la, tam­bém can­di­da­to a go­ver­na­dor e que es­tá em ter­cei­ro lu­gar nas pes­qui­sas. Da­ni­el é um jo­vem po­lí­ti­co pro­mis­sor, ver­da­dei­ra­men­te com­pro­me­ti­do com ide­ais de fa­zer uma po­lí­ti­ca sé­ria e pro­gres­sis­ta, pau­ta­da em pro­pos­tas. Da­ni­el ten­ta se des­vin­cu­lar da he­ran­ça mal­di­ta do pai e mos­trar que tem bri­lho pró­prio, mas apa­re­ce mais uma vez a men­ti­ra de Ja­taí pa­ra en­la­me­ar o pro­ces­so. Ma­gui­to não exem­plou do quão ne­fas­to é um dis­cur­so des­pro­vi­do de ver­da­des e dis­se que Ro­nal­do Cai­a­do na­da fez por Go­i­ás. Ora, ele fez sim. Co­mo de­pu­ta­do fe­de­ral des­ti­nou mi­lhões de emen­das par­la­men­ta­res, co­mo se­na­dor tem fei­to um tra­ba­lho no­tá­vel e cu­ja atu­a­ção tem des­per­ta­do aten­ção dos go­i­a­nos a pon­to de li­de­rar de for­ma in­con­tes­te as in­ten­ções de vo­to.

To­da­via, o que ele não fez, de ma­nei­ra cris­ta­li­na a ser mos­tra­da, é su­jar su­as mãos na cor­rup­ção, na mu­tre­ta, na ca­tre­va­gem e na men­ti­ra co­mo Ma­gui­to sem­pre es­te­ve cha­fur­da­do até o al­to de sua ca­be­lei­ra fal­sa­men­te ne­gra. Ma­gui­to, Ma­gui­to, Ma­gui­ti­nho. Sua ver­bor­ra­gia ras­ta­que­ra ten­ta mos­trar-se ver­da­dei­ro e lim­po, mas que a his­tó­ria com­pro­va que não é de ma­nei­ra al­gu­ma. Va­mos lá. O pen­sa­dor uru­gu­aio Eduar­do Ga­le­a­no dis­se que “a his­tó­ria é um pro­fe­ta com o olhar vol­ta­do pa­ra trás”. Eu não te­nho qual­quer re­ceio em di­zer que co­nhe­ço a his­tó­ria con­tem­po­râ­nea de Go­i­ás co­mo pou­cos e pos­so pro­fe­ti­zar que sua vi­da po­lí­ti­ca não vai ter­mi­nar bem, Ma­gui­to.

Pri­mei­ro que pa­ra ser elei­to go­ver­na­dor em 1994 seus com­par­sas tun­ga­ram o Ban­co do Es­ta­do de Go­i­ás (BEG) em um em­prés­ti­mo frau­du­len­to pa­ra a As­tro­grá­fi­ca, cu­jo di­nhei­ro des­vi­a­do foi usa­do pa­ra fa­zer Ma­gui­to Go­ver­na­dor. A his­tó­ria pro­vou que foi rou­bo mes­mo, com tan­tos con­de­na­dos e a tun­ga re­ve­la­da. Va­mos fa­lar mais, qua­se sep­tu­a­ge­ná­rio Ma­gui­to Vi­le­la. Va­mos fa­lar da ven­da da Usi­na Hi­dre­lé­tri­ca de Ca­cho­ei­ra Dou­ra­da? Que tal re­lem­brar­mos que vo­cê as­si­nou uma or­dem ad­mi­tin­do pa­gar ener­gia pa­ra a em­pre­sa que com­prou a UHE pre­ços mui­to su­pe­ri­o­res ao que Itai­pú ven­dia. Va­mos lem­brar que vo­cê ad­mi­tiu que as­si­nou es­sa or­dem sem ver, le­san­do o pa­tri­mô­nio dos go­i­a­nos em mi­lhões e mi­lhões de dó­la­res. Um go­ver­na­dor que as­si­na al­go sem ver é re­al­men­te mui­to ver­da­dei­ro. E a rou­ba­lhei­ra es­can­ca­ra­da na Se­cre­ta­ria de Co­mu­ni­ca­ção em que seu cu­nha­do, que tam­bém era o se­cre­tá­rio, foi de­pois dis­so con­de­na­do à pri­são. Seu go­ver­no foi uma ver­go­nho­sa ca­sa da cor­rup­ção e seu es­ti­lo foi le­va­do pa­ra a Pre­fei­tu­ra de Apa­re­ci­da de Go­i­â­nia. Ali­ás, seu go­ver­no era co­nhe­ci­do co­mo “bo­la e vi­o­la”, por­que seus con­se­lhei­ros mais qua­li­fi­ca­dos eram ape­nas jo­ga­do­res de fu­te­bol e can­to­res ser­ta­ne­jos.

Va­mos fa­lar mais, ago­ra de Apa­re­ci­da, se­nhor Ma­gui­to Vi­le­la, por­que a men­ti­ra só du­ra en­quan­to a ver­da­de não apa­re­ce e eu vou ex­por as ver­da­des co­mo vís­ce­ras pu­tre­fa­tas pa­ra que sua men­ti­ra se­ja des­mas­ca­ra­da. Lá vo­cê alu­gou ca­sa pa­ra uma uni­da­de de sa­ú­de, de pro­pri­e­da­de de quem era fi­lha de seu se­cre­tá­rio. Quan­do per­gun­ta­do se aqui­lo era per­mi­ti­do vo­cê dis­se que não co­nhe­cia a do­na do imó­vel, mes­mo ten­do si­do seu pa­dri­nho de ca­sa­men­to um mês an­tes da as­si­na­tu­ra do mal­fa­da­do con­tra­to. A men­ti­ra foi des­co­ber­ta, o Mi­nis­té­rio Pú­bli­co in­ves­ti­gou, a Jus­ti­ça o con­de­nou por im­pro­bi­da­de ad­mi­nis­tra­ti­va e o Tri­bu­nal de Jus­ti­ça con­fir­mou a sen­ten­ça. Ma­gui­to Vi­le­la só não se tor­nou “fi­cha-su­ja” por­que usou de uma chi­ca­na va­ga­bun­da pa­ra se li­vrar da de­fe­nes­tra­ção de­fi­ni­ti­va da po­lí­ti­ca. E os com­pu­ta­do­res que vo­cê com­prou em 2010 por pre­ços su­per-ul­tra-me­ga-fa­tu­ra­dos que de­nun­ci­ei na épo­ca e cu­ja ação de im­pro­bi­da­de es­tá tra­mi­tan­do na Jus­ti­ça de Apa­re­ci­da de Go­i­â­nia. Ma­gui­to fa­lou em 2002 que tu­do o que vi­es­se pa­ra Go­i­ás, “até do sa­ta­nás”, ele iria acei­tar. Quan­do ten­tou ne­gar o dis­cur­so ri­dí­cu­lo a ver­da­de lhe fe­riu de mor­te com a di­vul­ga­ção do ví­deo em 2006. Nes­se epi­só­dio eu or­gu­lho­sa­men­te es­ta­va no pro­ta­go­nis­mo da di­vul­ga­ção da ver­da­de. Po­de­ria ci­tar mais um sem-nú­me­ro de ca­sos aqui, mas vou me re­ti­rar, por­que é de­sa­gra­dá­vel lem­brar de tan­ta ca­na­lhi­ce com a coi­sa pú­bli­ca.

O pi­or tra­ba­lho que Ma­gui­to Vi­le­la de­sem­pe­nha nes­se mo­men­to é di­na­mi­tar to­das as pon­tes que seu fi­lho pre­ci­sa­rá tra­fe­gar após as elei­ções, ain­da que se­ja ven­ce­dor do plei­to. O po­vo go­i­a­no can­sou de men­ti­ras e de fal­ca­tru­as, de­se­jan­do ver o tri­un­fo da ver­da­de e da res­pon­sa­bi­li­da­de ad­mi­nis­tra­ti­va. Por­tan­to, dei­xe que Da­ni­el si­ga sua sen­da e se re­ve­le pa­ra a po­lí­ti­ca de for­ma ho­nes­ta, não com as tra­pa­lha­das ver­bor­rá­gi­cas e men­ti­ro­sas do pai.

Ma­qui­to Vi­le­la, co­mo eu sei que sua cul­tu­ra é tão ex­ten­sa quan­to um coi­ce de por­co e sua ca­pa­ci­da­de de res­pos­ta é tão ver­da­dei­ra quan­to seus ca­be­los ne­gros, ou uma no­ta de R$ 3,00, su­gi­ro que vo­cê pe­ça aju­da aos na­mo­ra­dos da Shir­ley pa­ra que ve­nham em seu so­cor­ro afim de con­tra­por o que eu dis­se nes­se ar­ti­go. Eu, ver­da­dei­ra­men­te es­ta­rei de pron­ti­dão. E não ou­se mais ata­car de for­ma tão vil, sor­ra­tei­ra, men­ti­ro­sa e ras­te­jan­te o se­na­dor Ro­nal­do Cai­a­do, por­que a ver­da­de lhe se­rá im­pla­cá­vel pa­ra der­ru­bar sua más­ca­ra.

(Hél­mi­ton Pra­te­a­do, jor­na­lis­ta)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias