Home / Opinião

OPINIÃO

Há muito louco e sociopatas do que mostram as estatísticas

O nos­so Shakes­pe­a­re bra­si­lei­ro, o mag­nâ­ni­mo es­cri­tor Ma­cha­do de As­sis es­cre­veu um mag­ní­fi­co con­to, o Alie­nis­ta, e uma be­la crô­ni­ca in­ti­tu­la­da A Fu­ga dos doi­dos do Hos­pí­cio. Quem já leu es­sas be­lís­si­mas cri­a­ções, de­ve ter igual­men­te a mes­ma sen­sa­ção de se tra­tar de uma tre­men­da e áci­da iro­nia do que é o na­tu­re­za do bi­cho hu­ma­no. Um ani­mal com­ple­xo, po­lis­sê­mi­co, de di­fí­cil com­pre­en­são.

Nes­ses bri­lhan­tes tex­tos o au­tor, com mui­to sar­cas­mo, pi­car­dia e de for­ma pi­ca­res­ca faz uma aná­li­se da al­ma, da men­te, do ca­rá­ter e in­cli­na­ção das pes­so­as. Aque­les que ain­da não le­ram, va­le o em­pe­nho de es­tu­dar e cons­ta­tar o quan­to são atu­ais as crí­ti­cas de Ma­cha­do. São aque­las obras atem­po­ra­is e de sig­ni­fi­ca­do uni­ver­sal.

A al­ma, a men­te, a per­so­na­li­da­de das pes­so­as. Eis aqui o mo­te ou te­or des­sa crô­ni­ca.

Es­tu­dar o com­por­ta­men­to, as ati­tu­des, a ca­rac­te­ri­za­ção dos hu­ma­nos sem­pre foi ma­té­ria de imen­so mo­ti­vo pa­ra fi­ló­so­fos e ci­en­tis­tas de Ci­ên­cias Hu­ma­nas. Co­mo são a  An­tro­po­lo­gia, a So­ci­o­lo­gia, a Psi­co­lo­gia, a Psi­ca­ná­li­se en­tre ou­tras.

Em to­dos os cam­pos das ati­vi­da­des so­ci­ais po­dem-se re­gis­trar os ti­pos con­si­de­ra­dos pa­drão, mas tam­bém aque­les que fo­gem às ba­li­zas e en­qua­dra­men­to do nor­mal ou mi­ni­ma­men­te acei­tá­vel em sen­ti­do de con­du­ta, re­la­ções in­ter­pes­so­ais, re­la­ções de ne­gó­ci­os, con­ju­gais; en­fim em to­da for­ma de con­ta­to e in­te­ra­ção com ou­tras pes­so­as.

Pa­ra mais fo­ro de ve­ra­ci­da­de e ilus­tra­ção de ques­tão tão in­tri­ca­da na­da mais jus­to e me­lhor do que des­cre­ver al­guns ce­ná­rios on­de abun­dam os ti­pos e clas­ses de pes­so­as nos seus des­vi­os de com­por­ta­men­to e ati­tu­des.

No trân­si­to por exem­plo. Quan­tos não são os va­ri­a­dos mo­dos do agir hu­ma­no nes­se am­bi­en­te. Mui­tos são os mo­to­ris­tas que fa­zem des­se es­pa­ço de en­con­tro e con­vi­vên­cia um ce­ná­rio de con­fli­tos ver­bais, de agres­sões, de xin­ga­men­tos, de le­sões cor­po­ra­is e mor­tes. Mui­tas mor­tes.

Nes­se cam­po de ba­ta­lhas, as es­ta­tís­ti­cas anua­is fa­lam por si mes­mas. São nú­me­ros que lem­bram con­fli­tos bé­li­cos, a exem­plo do que se vê atu­al­men­te na guer­ra da Sí­ria. Nos­so trân­si­to, se­ja o ur­ba­no ou ro­do­vi­á­rio, faz 60.000 mor­tos ao ano. São ci­fras tão trá­gi­cas e re­pe­ti­ti­vas, que os hu­ma­nos bra­si­lei­ros, em su­as neu­ro­ses, cor­ri­das di­á­rias e an­sie­da­de, vão se ha­bi­tu­an­do e es­sas ce­nas. Há co­mo que uma con­for­ma­ção e acei­ta­ção de tris­te e mór­bi­da re­a­li­da­de, co­mo nu­ma sín­dro­me de Es­to­col­mo.

Ape­sar do re­cru­des­ci­men­to das leis pa­ra os cri­mes de trân­si­to, as es­ta­tís­ti­cas se mos­tram com pou­cas al­te­ra­ções. São anos a fio e a tra­gé­dia é a mes­ma, são mor­tos, fe­ri­dos e mu­ti­la­dos. Não re­ma­nes­ce dú­vi­da ou con­tro­vér­sia de que as dro­gas e o al­co­o­lis­mo têm si­do o ca­ta­li­sa­dor de mui­tos des­ses de­li­tos, des­sas men­tes in­sa­nas e so­cio­pá­ti­cas.

Mas, eis que vêm as per­gun­tas: por que be­ber se vai di­ri­gir? Por que di­ri­gir se be­beu? São dú­vi­das e in­qui­e­ta­ções que res­so­am pe­los qua­tro can­tos do pa­ís e do pla­ne­ta. Tais ati­tu­des já são ín­di­ces de uma men­te com um des­vio so­cio­pá­ti­co, de uma do­en­ça do trân­si­to, de al­gum tran­stor­no cog­ni­ti­vo, de um com­por­ta­men­to des­vai­ra­do.

A com­pe­ti­ção pe­la che­ga­da na di­an­tei­ra, a bri­ga e ofen­sas por es­pa­ço e pre­fe­rên­cia são ou­tras tan­tas mos­tras dos des­ní­veis com­por­ta­men­tais.

As es­ta­tís­ti­cas po­li­cias e da cri­mi­no­lo­gia são ou­tros só­li­dos da­dos do que são as men­tes e con­du­tas pa­to­ló­gi­cas dos con­vi­vas hu­ma­nos. Fa­lan­do es­tri­ta­men­te de Bra­sil. Os es­pa­ços pú­bli­cos e pri­va­dos bem que po­dem ser de um cam­po de es­tu­do, de la­bo­ra­tó­rio ex­pe­ri­men­tal de psi­co­pa­to­lo­gia, de so­ci­o­lo­gia, de ca­rac­te­ri­za­ção das pes­so­as. Os per­cen­tu­al de ví­ti­mas tam­bém nos faz re­por­tar a fe­nô­me­nos bé­li­cos. São cer­ca de 60.000 as­sas­si­na­tos por ano.

Os in­qué­ri­tos po­li­ci­ais e pro­ces­sos ju­di­ci­ais são pro­vas in­con­tes­tes do quan­to são os des­vi­os men­tais e psí­qui­cos dos au­to­res dos de­li­tos. Quan­do se faz uma aná­li­se cri­mi­no­ló­gi­ca e psi­qui­á­tri­ca, mui­tas ve­zes são in­di­ví­duos que não pre­en­chem os cri­té­rios ado­ta­dos de al­gu­ma psi­co­pa­tia ou lou­cu­ra. E en­tão fi­ca a dú­vi­da, mas co­mo não de­men­te, se o in­di­ví­duo é ca­paz de tan­ta in­sen­sa­tez, de tan­ta cru­el­da­de, de tan­ta mal­da­de con­tra o ou­tro, por mo­ti­vos fú­te­is, ba­nais ou ne­nhu­ma jus­ti­fi­ca­ti­va pa­ra seus atos de­li­ti­vos ?

Em tão gra­ve ques­tão bas­ta ana­li­sar as mo­ti­va­ções das de­sa­ven­ças, dos con­fli­tos, dos cri­mes pas­sio­nais, dos fe­mi­ni­cí­di­os. Por mo­ti­vos e jus­ti­fi­ca­ti­vas as mais pí­fi­as e tor­pes o in­di­ví­duo se tor­na um ame­a­ça­dor, um pre­da­dor e tor­tu­ra­dor de sua na­mo­ra­da ou ex, da com­pa­nhei­ra ou ex es­po­sa. Ana­li­san­do o fa­to en­se­ja­dor de tais agres­sões, dos as­sé­di­os mo­ra­is, de ten­ta­ti­vas de ho­mi­cí­di­os; etc; se con­clui do quan­to do­en­tia e des­vi­an­te é a men­te de tais pre­da­do­res de mu­lhe­res.

Re­fe­re-se o co­men­tá­rio so­bre pre­da­do­res de mu­lhe­res por­que exis­te na ver­da­de um imen­so pre­do­mí­nio de ofen­sas e cri­mes co­me­ti­dos do ho­mem con­tra a mu­lher. É a cul­tu­ra do ma­chis­mo, da sen­sa­ção de mais po­der do ho­mem so­bre a mu­lher.

Um ou­tro se­tor so­ci­al de mui­ta con­tri­bui­ção pa­ra as con­du­tas des­vi­an­tes te­mo-lo nos car­gos po­lí­ti­cos. Ima­gi­ne o su­jei­to ser elei­to pa­ra uma fun­ção pú­bli­ca e co­me­ter os cri­mes de cor­rup­ção ati­va ou pas­si­va, de pe­cu­la­to, de im­pro­bi­da­de ad­mi­nis­tra­ti­va! Ima­gi­ne bem! O Ni­co­lau é fla­gra­do no de­li­to, pro­ces­sa­do, to­ma­do o que rou­bou de vol­ta. Mas, o ga­tu­no não se faz de ro­ga­do. E tei­mo­sa­men­te vol­ta a pra­ti­car os mes­mos des­vi­os de con­du­ta. E os elei­to­res ca­ti­vos e ven­di­dos se mos­tram de mes­ma men­te mór­bi­da e au­sên­cia de sen­so crí­ti­co.

En­tão ti­nha ra­zão Ma­cha­do de As­sis. Da­qui a pou­co, ao se an­dar pe­las ru­as, não sa­be­re­mos quem é nor­mal e quem ape­na es­tá num lap­so de su­as fa­cul­da­des men­tais. Da­que­le in­ter­va­lo que li­ga uma men­te sã de uma ou­tra com des­ní­vel com­por­ta­men­tal.

In­clu­si­ve mui­tos can­di­da­tos que nos de­pa­ram em bus­ca de vo­tos. Fi­ca mui­to di­fí­cil se­pa­rar o joio do tri­go.   Se­tem­bro/2018.

(Jo­ão Jo­a­quim, mé­di­co, ar­ti­cu­lis­ta DM fa­ce­bo­ok/ jo­ão jo­a­quim de oli­vei­ra  www.drjo­ao­jo­a­quim.blog­spot.com - What­sApp (62) 98224-8810)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias