Home / Opinião

OPINIÃO

Hospitais públicos de Goiás são referência em gestão e atendimento médico

O Es­ta­do de Go­i­ás es­tá avan­çan­do na cons­tru­ção de uma sa­ú­de que aten­da a po­pu­la­ção com mai­or dig­ni­da­de.  As fi­las pa­ra ci­rur­gi­as ele­ti­vas no es­ta­do es­tão sen­do eli­mi­na­das de­pois da im­plan­ta­ção do Ter­cei­ro Tur­no da Sa­ú­de.  O se­cre­tá­rio es­ta­du­al de sa­ú­de, Le­o­nar­do Vi­le­la, já afir­mou que Go­i­ás con­ti­nu­a­rá pres­tan­do o me­lhor aten­di­men­to pú­bli­co de sa­ú­de do Bra­sil.  No or­ça­men­to, o mon­tan­te so­be dos R$ 156,5 mi­lhões in­ves­ti­dos em 2017 pa­ra R$ 1,5 bi­lhão em 2018, sen­do o mai­or re­cur­so per­cen­tu­al pa­ra a Sa­ú­de em to­da a his­tó­ria de Go­i­ás.

O Es­ta­do de Go­i­ás é mo­de­lo em ges­tão efi­ci­en­te dos hos­pi­tais pú­bli­cos, que ofe­re­cem aten­di­men­to nas mais va­ri­a­das es­pe­cia­li­da­des e ser­vi­ços de ur­gên­cia e emer­gên­cia. O Hos­pi­tal Es­ta­du­al Ge­ral de Go­i­â­nia Al­ber­to Ras­si (HGG), por exem­plo, é re­fe­rên­cia in­ter­na­ci­o­nal no tra­ta­men­to de pa­ci­en­tes por­ta­do­res de Xe­ro­der­ma Pig­men­to­so, Alzhei­mer, Parkin­son, Tu­ber­cu­lo­se, As­ma, en­tre ou­tras. Em 2014, tor­nou-se o pri­mei­ro hos­pi­tal pú­bli­co do Cen­tro-Oes­te acre­di­ta­do pe­la Or­ga­ni­za­ção Na­ci­o­nal de Acre­di­ta­ção (ONA) e, em 2018, con­quis­tou a ca­te­go­ria de Hos­pi­tal Acre­di­ta­do com ex­ce­lên­cia, ONA 3. A uni­da­de é re­fe­rên­cia em trans­plan­tes re­nais no Bra­sil, se­gun­do da­dos do Re­gis­tro Bra­si­lei­ro de Trans­plan­tes (RBT). O hos­pi­tal pos­sui um Am­bu­la­tó­rio de Me­di­ci­na Avan­ça­da (AMA), que reú­ne 165 mé­di­cos em 22 es­pe­cia­li­da­des.

As uni­da­des que aten­dem emer­gên­cia e ur­gên­cia em Go­i­ás  tam­bém são re­fe­rên­cia em ges­tão efi­ci­en­te e qua­li­da­de no aten­di­men­to mé­di­co e as­sis­tên­cia.  O Hos­pi­tal de Ur­gên­cias de Go­i­â­nia Go­ver­na­dor Otá­vio La­ge de Si­quei­ra (Hugol), por exem­plo, é uma uni­da­de de sa­ú­de de al­ta e mé­dia com­ple­xi­da­de em ur­gên­cia e emer­gên­cia, com fo­co em trau­ma­to­lo­gia, quei­ma­du­ras e me­di­ci­na in­ten­si­va. O hos­pi­tal é re­fe­rên­cia no aten­di­men­to pe­di­á­tri­co a ví­ti­mas de trau­mas. É, ain­da, uma uni­da­de de en­si­no, pes­qui­sa e ex­ten­são uni­ver­si­tá­ria, com ban­co de san­gue pró­prio.

O Hos­pi­tal de Ur­gên­cias de Go­i­â­nia (Hugo) é re­fe­rên­cia em trau­ma­to­lo­gia e foi ide­a­li­za­do pa­ra pres­tar aten­di­men­to em ca­rá­ter de ur­gên­cia e emer­gên­cia de mé­dia e al­ta com­ple­xi­da­de. É o se­gun­do mai­or hos­pi­tal de ur­gên­cia e emer­gên­cia de Go­i­ás, e além da as­sis­tên­cia, tam­bém é uma uni­da­de de en­si­no e pes­qui­sa. O Hugo pos­sui 407 lei­tos pa­ra in­ter­na­ção e cen­tro ci­rúr­gi­co com 10 sa­las. O Hos­pi­tal de Ur­gên­cias de Apa­re­ci­da de Go­i­â­nia (Huapa) é uma uni­da­de de al­ta e mé­dia com­ple­xi­da­de em ur­gên­cia e emer­gên­cia, que aten­de cer­ca de 45 mu­ni­cí­pios da re­gi­ão me­tro­po­li­ta­na. São re­a­li­za­das ci­rur­gi­as ge­ra­is, além dos ser­vi­ços am­bu­la­to­ri­ais.

O Hos­pi­tal de Ur­gên­cias de Trin­da­de (Hutrin) é uma uni­da­de que pres­ta aten­di­men­tos de bai­xa e mé­dia com­ple­xi­da­de, aten­den­do mo­ra­do­res da ci­da­de Trin­da­de e de mu­ni­cí­pios vi­zi­nhos. O hos­pi­tal ofe­re­ce aten­di­men­tos nas es­pe­cia­li­da­des de clí­ni­ca mé­di­ca, or­to­pe­dia, car­di­o­lo­gia, ob­ste­trí­cia, gi­ne­co­lo­gia, ci­rur­gi­as ge­ral e de pe­que­nos trau­mas.

Es­sas são uni­da­des hos­pi­ta­la­res que ofe­re­cem aten­di­men­to mé­di­co efi­ci­en­te e que es­tão re­ce­ben­do in­ves­ti­men­tos do go­ver­no es­ta­du­al pa­ra que a po­pu­la­ção te­nha di­rei­to a sa­ú­de pú­bli­ca de qua­li­da­de. Com is­so, as pes­so­as es­tão sen­do aten­di­das nas mais va­ri­a­das es­pe­cia­li­da­des, com di­rei­to a me­di­ca­men­tos de al­to cus­to, etc. Es­se é um dos com­pro­mis­sos fir­ma­dos pe­lo go­ver­na­dor Zé Eli­ton: ga­ran­tir aten­di­men­to mé­di­co de qua­li­da­de a to­dos os go­i­a­nos, au­men­tan­do a ofer­ta por es­pe­cia­li­da­des mé­di­cas e re­du­ção da fi­la de es­pe­ra por ci­rur­gi­as e exa­mes.

(Mai­o­ne Pa­dei­ro, ex-pre­si­den­te da ala jo­vem da As­so­cia­ção Co­mer­cial e In­dus­tri­al de Apa­re­ci­da de Go­i­â­nia (Aci­ag Jo­vem), su­plen­te de ve­re­a­dor de Apa­re­ci­da de Go­i­â­nia, ar­ti­cu­lis­ta,  mem­bro do Fó­rum Jo­vem de Li­de­ran­ças Em­pre­sa­ri­ais de Go­i­ás e su­per­vi­sor do Pro­gra­ma Go­i­ás na Fren­te - Re­gi­ão Me­tro­po­li­ta­na)

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias