Home / Opinião

OPINIÃO

Jerônimo Rodrigues Jerominho: a voz de ouro do rádio e muito mais!

Re­ce­bi nes­ta se­gun­da-fei­ra, 3, pe­la ma­nhã, na Agên­cia As­sem­bleia de No­tí­cias, o li­vro “Je­rô­ni­mo Ro­dri­gues da Sil­va JE­RO­MI­NHO”, da Co­le­ção Vi­tae, das mãos do pró­prio ho­me­na­ge­a­do. Edi­ta­do em 2011, pe­la Fun­da­ção Ce­sar Bai­oc­chi Ac­qua Vi­tae, atra­vés da Edi­to­ra Kelps, so­men­te ago­ra ti­ve o pri­vi­lé­gio de ler a obra, as­si­na­da por Ubi­ra­ja­ra Gal­li. Sem­pre fui ad­mi­ra­dor do tra­ba­lho do Je­ro­mi­nho, mas, sin­ce­ra­men­te, não sa­bia da me­ta­de do ta­len­to de­le! Que pri­vi­lé­gio sa­ber mais des­se pro­fis­si­o­nal exem­plar!

“Fa­lar do Je­ro­mi­nho é fa­lar do Mes­tre dos Ce­ri­mo­ni­ais, é fa­lar da his­tó­ria do rá­dio e da te­le­vi­são em Go­i­ás, é fa­lar de um gran­de ami­go e um ex­cep­cio­nal pai de fa­mí­lia”. Es­sa afir­ma­ção é do ra­di­a­lis­ta Ar­min­do de Oli­vei­ra, ho­je um au­tên­ti­co Ho­mem de Deus, na ore­lha es­quer­da do li­vro, que re­tra­ta de ma­nei­ra es­pe­ci­al a tra­je­tó­ria pro­fis­si­o­nal des­se co­mu­ni­ca­dor, na­tu­ral de Go­i­a­tu­ba, con­si­de­ra­do a voz de ou­ro do rá­dio go­i­a­no. Ar­min­do fa­la do pri­vi­lé­gio de ter tra­ba­lha­do com Je­ro­mi­nho e ates­ta que a obra em fo­co é um im­por­tan­te pre­sen­te, fon­te de pes­qui­sa, de es­tu­do da co­mu­ni­ca­ção em Go­i­ás, nas úl­ti­mas dé­ca­das.

Tam­bém gos­tei mui­to do pre­fá­cio, apre­sen­ta­ção do li­vro, as­si­na­da pe­lo em­pre­sá­rio Jo­sé Ba­tis­ta Jú­ni­or (Jú­ni­or Fri­boi). Com um po­der de sín­te­se in­crí­vel, nar­ra al­guns mo­men­tos au­ges da car­rei­ra do Je­ro­mi­nho, “que che­gou a Go­i­â­nia no fi­nal da tar­de de 31 de ou­tu­bro de 1956, de on­de nun­ca mais se afas­tou, pa­ra fa­zer his­tó­ria pro­fis­si­o­nal e cons­ti­tu­ir fa­mí­lia”. Ini­ciou na Rá­dio Di­fu­so­ra Cam­pi­nas, pas­sou pe­la Rá­dio Clu­be e, de­pois, foi pa­ra a Rá­dio Bra­sil Cen­tral, a con­vi­te do en­tão se­na­dor Je­rô­ni­mo Coim­bra Bu­e­no, on­de per­ma­ne­ceu por 38 anos, quan­do se apo­sen­tou, em 1997.

Na Rá­dio Bra­sil Cen­tral, Je­ro­mi­nho foi ân­co­ra dos pro­gra­mas de gran­des au­diên­cias, ao exem­plo de “O mun­do em Sua Ca­sa”, sen­do, in­clu­si­ve, pro­ta­go­nis­ta de no­tí­cias das mais im­por­tan­tes, em pri­mei­ra mão no Pa­ís, co­mo o as­sas­si­na­to do pre­si­den­te dos Es­ta­dos Uni­dos, John Ken­nedy, e da mor­te do Pa­pa Jo­ão XXI­II. Foi, tam­bém, pi­o­nei­ro na im­plan­ta­ção da TV Bra­sil Cen­tral, co­mo apre­sen­ta­dor do pri­mei­ro pro­gra­ma de te­le­jor­na­lis­mo da emis­so­ra. Ex­pe­ri­ên­cia que trou­xe­ra quan­do tra­ba­lhou na TV Go­i­â­nia, a pri­mei­ra a en­trar no ar, em Go­i­ás, no dia 6 de no­vem­bro de 1961.

Je­ro­mi­nho, que com­ple­ta 80 anos de ida­de no dia 19 de no­vem­bro, se des­ta­ca em tu­do que se pro­põe a fa­zer, in­clu­si­ve to­can­do acor­de­ão (san­fo­na). E as­sim foi, tam­bém, co­mo Mes­tre de Ce­ri­mo­ni­ais, tra­ba­lhan­do com to­dos os go­ver­na­do­res de Go­i­ás, des­de Jo­sé Fe­li­ci­a­no Fer­rei­ra, em 1959; e em­pre­sá­rio da co­mu­ni­ca­ção, im­plan­tan­do vá­ri­as emis­so­ras de rá­dio em so­lo go­i­a­no. Na Rá­dio Mil FM co­man­dou o pro­gra­ma “Fa­lan­do Fran­ca­men­te”, lí­der em au­diên­cia, ao la­do do jor­na­lis­ta Ivan Men­don­ça, ou­tro íco­ne da im­pren­sa de Go­i­ás, co­men­tan­do os prin­ci­pa­is fa­tos do Es­ta­do e do mun­do, so­bre­tu­do po­lí­ti­cos.

Além de de­poi­men­tos da mai­or im­por­tân­cia so­bre a tra­je­tó­ria pro­fis­si­o­nal e o ho­mem Je­ro­mi­nho, o li­vro traz re­gis­tros so­bre: “A ori­gem pa­ter­na, ma­ter­na e o pri­mei­ro mi­cro­fo­ne”, “A mu­dan­ça pa­ra Go­i­â­nia”, “Es­tu­dos”, “Nas Ca­sas Per­nam­bu­ca­nas, o pri­mei­ro em­pre­go”, “Bre­ve pas­sa­gem pe­la Rá­dio Di­fu­so­ra Cam­pi­nas”, “De Go­i­â­nia e Rá­dio Clu­be de Go­i­â­nia”, “Je­ro­mi­nho en­tra pa­ra a his­tó­ria da co­mu­ni­ca­ção em Go­i­ás, nas on­das da Rá­dio Bra­sil Cen­tral”, “O Mun­do em Sua Ca­sa”, “Je­ro­mi­nho: voz e ima­gem, no nas­ci­men­to da Te­le­vi­são Bra­sil Cen­tral”, “Na TV Rá­dio Clu­be, Ca­nal 4”, “Je­ro­mi­nho no Pa­lá­cio das Es­me­ral­das”, “De em­pre­ga­do a em­pre­sá­rio da co­mu­ni­ca­ção”, “O ca­sa­men­to de Je­ro­mi­nho com Re­gi­na Ia­ra” e “Al­gu­mas das vá­ri­as ho­me­na­gens con­ce­di­das a Je­ro­mi­nho”.

Par­te do de­poi­men­to de Mar­co­ni Pe­ril­lo so­bre Je­ro­mi­nho, às pá­gi­nas 82 e 83 do li­vro em fo­co: “Co­mo ci­da­dão, pai e es­po­so, é tam­bém uma pes­soa exem­plar, sem­pre mui­to de­di­ca­do à fa­mí­lia e aos ami­gos. So­li­dá­rio e be­ne­vo­len­te, Je­rô­ni­mo é da­que­las pes­so­as que se do­am aos que, ne­ces­si­tan­do, en­con­tram ne­le sem­pre o en­ca­mi­nha­men­to ade­qua­do. Além do mais, é uma fi­gu­ra mui­to po­pu­lar e de agu­ça­do sen­so de hu­mor. As pes­so­as de sua con­vi­vên­cia têm nes­sa in­te­ra­ção com ele um mo­ti­vo a mais de ale­gria e di­ver­ti­men­to, pois Je­rô­ni­mo não cos­tu­ma per­der a pia­da nem, mui­to me­nos, o ami­go”.

Ain­da no li­vro, Je­ro­mi­nho ren­de ho­me­na­gens ao sa­u­do­so Ju­ve­nal de Bar­ros, pi­o­nei­ro de Re­la­ções Pú­bli­cas em Go­i­ás e que co­man­dou por vá­rios anos o Ce­ri­mo­ni­al na As­sem­bleia Le­gis­la­ti­va de Go­i­ás (Ale­go). A quem cha­ma de mes­tre. E com to­da ra­zão, por­que tam­bém ti­ve­mos o pri­vi­lé­gio de apren­der com Ju­ve­nal aqui na nos­sa que­ri­da Ale­go.

Sou gra­to a Deus pe­los pou­cos, po­rém ri­cos mo­men­tos de con­vi­vên­cia com es­se pro­fis­si­o­nal exem­plar e gen­te da me­lhor qua­li­da­de! E ro­go ao Se­nhor Je­sus que con­ti­nue o aben­ço­an­do, bem co­mo a sua be­la fa­mí­lia com as mais ri­cas bên­çã­os ce­les­tia­is. Na fo­to que ilus­tra es­sa sim­ples ho­me­na­gem a es­se gran­de ho­mem (cli­que do gran­de re­pór­ter fo­to­grá­fi­co Car­los Cos­ta), o mo­men­to em que eu e Ivan Men­don­ça re­ce­bí­a­mos es­se ilus­tre pro­fis­si­o­nal e em­pre­sá­rio da co­mu­ni­ca­ção na Agên­cia As­sem­bleia de No­tí­cias.

(Jo­ão Nas­ci­men­to, jor­na­lis­ta)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias