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OPINIÃO

Jogando a sujeira pra debaixo do tapete

Já se pas­sa­ram oi­to anos da im­plan­ta­ção da Po­lí­ti­ca Na­ci­o­nal de Re­sí­duos Só­li­dos (PNRS), lan­ça­da com a pro­mes­sa de im­por­tan­tes ins­tru­men­tos que per­mi­tis­sem o avan­ço ne­ces­sá­rio ao pa­ís no en­fren­ta­men­to dos prin­ci­pa­is pro­ble­mas am­bien­tais, so­ci­ais e eco­nô­mi­cos de­cor­ren­tes do ma­ne­jo ina­de­qua­do dos re­sí­duos só­li­dos. Pe­lo tex­to ini­ci­al, to­dos os li­xões do Bra­sil de­ve­ri­am ter si­do fe­cha­dos até 2014. Po­rém, is­so não acon­te­ceu e, ho­je, a mai­o­ria das ci­da­des bra­si­lei­ras ain­da man­tém de­pó­si­tos de li­xo sem qual­quer tra­ta­men­to. E es­tu­dos in­di­cam que, se con­ti­nu­ar­mos nes­se rit­mo, o Bra­sil só cum­pri­rá o ob­je­ti­vo de re­du­zir os im­pac­tos am­bien­tais do li­xo nas ci­da­des em 2060. Con­tu­do, o pra­zo es­ta­be­le­ci­do pa­ra tal, pe­la Or­ga­ni­za­ção das Na­ções Uni­das (ONU), é até 2030.

Pe­la PNRS, a inob­ser­vân­cia da obri­ga­ção de en­cer­ra­men­to das ati­vi­da­des dos li­xões po­de­rá im­pli­car na res­pon­sa­bi­li­za­ção dos mu­ni­cí­pios por di­ver­sas for­mas, in­clu­si­ve por cri­me am­bien­tal, sen­do pos­sí­vel, ain­da, a pu­ni­ção dos agen­tes po­lí­ti­cos res­pon­sá­veis pe­lo ina­dim­ple­men­to. Além dis­so, a PNRS im­põe a obri­ga­ção de os Mu­ni­cí­pios apre­sen­ta­rem um Pla­no Mu­ni­ci­pal de Ges­tão de Re­sí­duos Só­li­dos co­mo con­di­ção pa­ra te­rem aces­so a re­cur­sos da Uni­ão des­ti­na­dos a em­pre­en­di­men­tos re­la­ci­o­na­dos ao se­tor. Sen­do que, os Mu­ni­cí­pios que não apre­sen­ta­rem o Pla­no po­de­rão ter sus­pen­sos os re­pas­ses de re­cur­sos fe­de­ra­is, o que po­de­rá cau­sar im­pac­to con­si­de­rá­vel em seus or­ça­men­tos, de­pen­den­do do ca­so.

De acor­do com da­dos do Per­fil dos Mu­ni­cí­pios Bra­si­lei­ros, de 2017, com­pu­ta­dos pe­lo Ins­ti­tu­to Bra­si­lei­ro de Ge­o­gra­fia e Es­ta­tís­ti­ca (IB­GE), ape­nas 54,8% dos mu­ni­cí­pios têm uma Pla­no Mu­ni­ci­pal. Por ou­tro la­do, es­sa ques­tão do re­pas­se (ou da fal­ta de) pa­ra a im­plan­ta­ção de uma po­lí­ti­ca con­cre­ta de des­car­te ade­qua­do do li­xo é jus­ta­men­te a prin­ci­pal jus­ti­fi­ca­ti­va pa­ra o ce­ná­rio atu­al. Pa­ra 61,6% dos mu­ni­cí­pios bra­si­lei­ros, a ar­re­ca­da­ção pa­ra con­cre­ti­zar es­sa po­lí­ti­ca é in­su­fi­ci­en­te. Fo­ra is­so, em mui­tos lu­ga­res, ou­tro ob­stá­cu­lo é tam­bém a fal­ta de pro­fis­si­o­nais qua­li­fi­ca­dos pa­ra cri­ar e, ain­da que fos­se o ca­so, im­ple­men­tar os Pla­nos Mu­ni­ci­pa­is. Es­ti­ma-se que mais de um ter­ço dos mu­ni­cí­pios não têm se­quer um pro­fis­si­o­nal téc­ni­co na área am­bien­tal no seu qua­dro de fun­cio­ná­rios.

A re­a­li­da­de, ho­je, é que a so­lu­ção pa­ra o pro­ble­ma tem se ar­ras­ta­do ano a ano. Até que, em ju­lho de 2015, o Se­na­do es­ten­deu ain­da mais a da­ta-li­mi­te pa­ra o fim dos li­xões.  Além das ca­pi­tais e re­gi­ões me­tro­po­li­ta­nas, os mu­ni­cí­pios de fron­tei­ra e os que con­tam com mais de 100 mil ha­bi­tan­tes, com ba­se no Cen­so de 2010, ga­nha­ram pra­zo até 2019. Ci­da­des com po­pu­la­ção en­tre 50 e 100 mil ha­bi­tan­tes têm até 31 de ju­lho de 2020 pa­ra re­sol­ver es­sa ques­tão. Já os mu­ni­cí­pios me­no­res, com me­nos de 50 mil ha­bi­tan­tes, de­vem es­tar de acor­do com a lei até 31 de ju­lho de 2021.

Re­cen­te­men­te foi apro­va­da a Me­di­da Pro­vi­só­ria nº 844/2018 com o ob­je­ti­vo de en­fren­tar pro­ble­mas no ser­vi­ço de sa­ne­a­men­to no Bra­sil, co­mo a bai­xa co­ber­tu­ra e tra­ta­men­to da re­de de es­go­to e co­le­ta de li­xo. O tex­to afe­ta a Lei nº 11.445/2007 (lei de di­re­tri­zes na­ci­o­nais pa­ra o sa­ne­a­men­to bá­si­co) e a Lei nº 9.984/00 (lei de cri­a­ção da Agên­cia Na­ci­o­nal de Águas - ANA), além de mo­di­fi­car a Lei nº 11.107/2005 (lei de con­sór­cios pú­bli­cos). A es­se res­pei­to, de que a apro­va­ção da Me­di­da Pro­vi­só­ria vem tra­zen­do inú­me­ras dis­cus­sões no se­tor, nes­se mo­men­to é pru­den­te aguar­dar os pró­xi­mos di­as, a fim de ve­ri­fi­car se a MP se­rá con­ver­ti­da em lei. So­men­te a par­tir daí é que se­rá pos­sí­vel cons­ta­tar as con­se­quên­cias de seus efei­tos pa­ra o sa­ne­a­men­to bá­si­co no pa­ís.

(Wal­ter Pen­ninck Ca­e­ta­no, di­re­tor da Co­nam – Con­sul­to­ria em Ad­mi­nis­tra­ção Mu­ni­ci­pal)

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