Home / Opinião

OPINIÃO

Medellín em gotas - 16º Realidade da família

No do­cu­men­to “Fa­mí­lia e De­mo­gra­fia” - que é o ter­cei­ro - a II Con­fe­rên­cia Ge­ral do Epis­co­pa­do La­ti­no-ame­ri­ca­no e Ca­ri­be­nho de Me­del­lín co­me­ça afir­man­do: “Nes­ta to­ma­da de con­sci­ên­cia da Igre­ja a res­pei­to de si mes­ma, en­quan­to in­se­ri­da na re­a­li­da­de la­ti­no-ame­ri­ca­na, é-lhe in­dis­pen­sá­vel a re­fle­xão so­bre a re­a­li­da­de da fa­mí­lia”.

Re­co­nhe­ce, pois, que es­ta re­fle­xão não é fá­cil, por vá­ri­as ra­zões. “Por­que a ideia da fa­mí­lia en­car­na-se em re­a­li­da­des so­ci­o­ló­gi­cas su­ma­men­te di­ver­sas. Por­que a fa­mí­lia tem so­fri­do, tal­vez mais que ou­tras ins­ti­tu­i­ções, os im­pac­tos das mu­dan­ças e trans­for­ma­ções so­ci­ais. Por­que na Amé­ri­ca La­ti­na a fa­mí­lia (re­pa­rem!) so­fre de mo­do es­pe­ci­al­men­te gra­ve as con­se­quên­cias ‘dos cír­cu­los vi­ci­o­sos’ do sub­de­sen­vol­vi­men­to: más con­di­ções de vi­da e cul­tu­ra, bai­xo ní­vel de sa­lu­bri­da­de, bai­xo po­der aqui­si­ti­vo etc., trans­for­ma­ções que nem sem­pre se po­dem cap­tar ade­qua­da­men­te”.

Na Amé­ri­ca La­ti­na e Ca­ri­be, co­mo tam­bém em ou­tras par­tes do mun­do, a fa­mí­lia en­con­tra-se “em si­tu­a­ção de trans­for­ma­ção” e so­fre “a in­flu­ên­cia de qua­tro fe­nô­me­nos so­ci­ais fun­da­men­tais”:

  1. “Pas­sa­gem de uma so­ci­e­da­de ru­ral a uma so­ci­e­da­de ur­ba­na, o que le­va uma fa­mí­lia de ti­po pa­tri­ar­cal a um no­vo ti­po de fa­mí­lia, de mai­or in­ti­mi­da­de, com me­lhor dis­tri­bui­ção de res­pon­sa­bi­li­da­des e mai­or de­pen­dên­cia de ou­tras mi­cro - so­ci­e­da­des.
  2. O pro­ces­so de de­sen­vol­vi­men­to (re­pa­rem no­va­men­te!) im­pli­ca em abun­dan­tes ri­que­zas pa­ra al­gu­mas fa­mí­lias, in­se­gu­ran­ça pa­ra ou­tras e mar­gi­na­li­da­de so­ci­al pa­ra as res­tan­tes (que, in­fe­liz­men­te, são a mai­o­ria).
  3. O rá­pi­do cres­ci­men­to de­mo­grá­fi­co, que não de­ve ser to­ma­do co­mo a úni­ca va­ri­á­vel de­mo­grá­fi­ca e mui­to me­nos co­mo a cau­sa de to­dos os ma­les da Amé­ri­ca La­ti­na (e Ca­ri­be), en­gen­dra vá­rios pro­ble­mas tan­to de or­dem so­ci­o­e­co­nô­mi­ca co­mo de or­dem éti­co-re­li­gi­o­sa.
  4. O pro­ces­so de so­ci­a­li­za­ção, que sub­trai à fa­mí­lia al­guns as­pec­tos de sua im­por­tân­cia so­ci­al e de su­as zo­nas de in­flu­ên­cia, mas dei­xa in­tac­tos seus va­lo­res es­sen­ci­ais e sua con­di­ção de ins­ti­tu­i­ção bá­si­ca de so­ci­e­da­de glo­bal”.


Es­tes fe­nô­me­nos - afir­mam os bis­pos - “pro­du­zem na fa­mí­lia con­cre­ta da Amé­ri­ca La­ti­na (e Ca­ri­be) al­gu­mas re­per­cus­sões que se tra­du­zem em pro­ble­mas de cer­ta gra­vi­da­de”. Na im­pos­si­bi­li­da­de de ca­ta­lo­gá-los to­dos, apon­tam “os que pa­re­cem ter mai­or tran­scen­dên­cia, in­ci­dên­cia mais fre­quen­te ou mai­or re­per­cus­são só­cio - pas­to­ral”:

u “Ín­di­ce de ca­sa­men­to mui­to bai­xo. A Amé­ri­ca La­ti­na (e Ca­ri­be) re­gis­tram os mais bai­xos ín­di­ces de ca­sa­men­tos em re­la­ção à sua po­pu­la­ção. Is­to in­di­ca uma al­ta por­cen­ta­gem de uni­ões ile­gais, ale­a­tó­ri­as e qua­se sem es­ta­bi­li­da­de, com to­das as con­se­quên­cias que de­ri­vam de tal si­tu­a­ção.

u Al­ta por­cen­ta­gem de nas­ci­men­tos de uni­ões oca­si­o­nais (mãe é mãe, fi­lho é fi­lho, sem ad­je­ti­vos). É es­se um fa­tor que pe­sa for­te­men­te so­bre a ex­plo­são de­mo­grá­fi­ca.

u Cres­cen­te e al­to ín­di­ce de de­sa­gre­ga­ção fa­mi­liar, se­ja pe­lo di­vór­cio tão fa­cil­men­te acei­to e le­ga­li­za­do em não pou­cas re­gi­ões, se­ja por aban­do­no do lar (qua­se sem­pre por par­te do pai), se­ja pe­las de­sor­dens se­xu­ais nas­ci­das de uma fal­sa no­ção de mas­cu­li­ni­da­de.

u Acen­tu­a­ção do he­do­nis­mo e do ero­tis­mo co­mo re­sul­tan­te da as­fi­xi­an­te pro­pa­gan­da pro­pi­ci­a­da pe­la ci­vi­li­za­ção de con­su­mo.

u Sé­rios pro­ble­mas de mo­ra­dia por cau­sa de in­su­fi­ci­en­te e de­fei­tu­o­sa po­lí­ti­ca a res­pei­to des­se pro­ble­ma”.

u Des­pro­por­ção en­tre os sa­lá­ri­os e as con­di­ções re­ais da fa­mí­lia.

u Má dis­tri­bui­ção dos bens de con­su­mo e de ci­vi­li­za­ção, co­mo: ali­men­ta­ção, ves­tu­á­rio, tra­ba­lho, mei­os de co­mu­ni­ca­ção, des­can­so, di­ver­sões, cul­tu­ra etc.

u Im­pos­si­bi­li­da­de ma­te­ri­al e mo­ral pa­ra mui­tos jo­vens de cons­ti­tu­ir dig­na­men­te uma fa­mí­lia, o que pro­vo­ca o sur­gi­men­to de mui­tas cé­lu­las fa­mi­lia­res de­te­rio­ra­das”.

Os par­ti­ci­pan­tes da Con­fe­rên­cia con­clu­em di­zen­do: “Nos­so de­ver pas­to­ral é fa­zer um pre­men­te ape­lo aos que go­ver­nam e a to­dos os que pos­su­em al­gu­ma res­pon­sa­bi­li­da­de a res­pei­to, pa­ra que de­em à fa­mí­lia o lu­gar que lhe cor­res­pon­de na cons­tru­ção de uma ci­da­de tem­po­ral dig­na do ser hu­ma­no, aju­dan­do-a a su­pe­rar os gra­ves ma­les que a afli­gem e im­pe­dem sua ple­na re­a­li­za­ção.

Co­mo é atu­al es­sa aná­li­se e in­ter­pre­ta­ção da re­a­li­da­de da fa­mí­lia na Amé­ri­ca La­ti­na e Ca­ri­be! Ah, se ho­je os En­con­tros ou Con­gres­sos de Pas­to­ral Fa­mi­liar co­me­ças­sem - co­mo nos en­si­na Me­del­lín - com “a re­fle­xão so­bre a re­a­li­da­de da fa­mí­lia”! Os re­sul­ta­dos se­ri­am ou­tros.

Pa­ra de­sen­vol­ver uma ver­da­dei­ra Pas­to­ral Fa­mi­liar não po­de­mos par­tir da “fa­mí­lia ide­al” (a fa­mí­lia em si), mas das “fa­mí­lias re­ais” (as fa­mí­lias que de fa­to exis­tem); apre­sen­tar a pro­pos­ta de vi­da de Je­sus e res­pei­tar (sem con­de­na­ções) as eta­pas de cres­ci­men­to das fa­mí­lias, sa­ben­do que - no mun­do - ne­nhu­ma fa­mí­lia vi­ve de ma­nei­ra ple­na o ide­al de Je­sus. Ele é uma bus­ca con­tí­nua.

To­mar con­sci­ên­cia da si­tu­a­ção de in­jus­ti­ça em que vi­ve a mai­o­ria das nos­sas fa­mí­lias e lu­tar por seus di­rei­tos a fim de que to­das as fa­mí­lias te­nham o ne­ces­sá­rio pa­ra uma vi­da dig­na, não é par­te in­te­gran­te da Pas­to­ral Fa­mi­liar? Len­do cer­tos tex­tos so­bre Pas­to­ral Fa­mi­liar ou re­la­tó­rios de En­con­tros e Con­gres­sos tem-se a im­pres­são que es­sas ques­tões de di­rei­tos hu­ma­nos e de jus­ti­ça não têm na­da a ver com a Pas­to­ral Fa­mi­liar. Não é uma ati­tu­de - in­gê­nua ou não - que le­gi­ti­ma a si­tu­a­ção de in­jus­ti­ça ins­ti­tu­ci­o­na­li­za­da e le­ga­li­za­da, na qual vi­ve a mai­o­ria de nos­sas fa­mí­lias? Não é es­sa uma fu­ga dos re­ais pro­ble­mas das fa­mí­lias? Não se­ria bom que a Pas­to­ral Fa­mi­liar re­to­mas­se o en­si­na­men­to de Me­del­lín vi­ven­cian­do o mé­to­do “ver, jul­gar, agir” (ana­li­sar, in­ter­pre­tar, li­ber­tar) e “ce­le­brar”?

Co­mo diz o Do­cu­men­to de Apa­re­ci­da (e não so­men­te Me­del­lín), ele "nos per­mi­te ar­ti­cu­lar, de mo­do sis­te­má­ti­co, a pers­pec­ti­va cris­tã de ver a re­a­li­da­de; a as­sun­ção de cri­té­rios que pro­vêm da fé e da ra­zão (ou se­ja, da ra­zão ilu­mi­na­da pe­la fé) pa­ra seu dis­cer­ni­men­to e va­lo­ri­za­ção com sen­ti­do crí­ti­co; e, em con­se­quên­cia, a pro­je­ção do agir co­mo dis­cí­pu­los/as mis­si­o­ná­rios/as de Je­sus Cris­to" (19).

(Mar­cos Sas­sa­tel­li, fra­de do­mi­ni­ca­no dou­tor em Fi­lo­so­fia (USP) e em Te­o­lo­gia Mo­ral (As­sun­ção-SP), pro­fes­sor apo­sen­ta­do de Fi­lo­so­fia da UFG. E-mail: mpsas­sa­tel­[email protected])

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias