Home / Opinião

OPINIÃO

Miguel de Cervantes e o Senador dos Livros

O au­tor da obra-pri­ma, Dom Qui­xo­te, um dos mai­o­res clás­si­cos da li­te­ra­tu­ra oci­den­tal, o sá­bio Mi­guel de Cer­van­tes nos en­si­na que, “aque­le que lê mui­to e an­da mui­to, vê mui­to e sa­be mui­to”. A pro­pó­si­to, em ho­me­na­gem a es­se gê­nio da li­te­ra­tu­ra, a Unes­co es­co­lheu o dia 23 de abril, da­ta da mor­te de Cer­van­tes, pa­ra ce­le­brar o Dia Mun­di­al do Li­vro.

Além de ho­me­na­ge­ar vá­ri­as obras li­te­rá­ri­as e seus au­to­res, a da­ta bus­ca, so­bre­tu­do, con­sci­en­ti­zar as pes­so­as so­bre a im­por­tân­cia da lei­tu­ra. O in­tui­to é de en­co­ra­jar, es­pe­ci­al­men­te os jo­vens, a des­co­bri­rem os pra­ze­res da lei­tu­ra e ain­da co­nhe­ce­rem a enor­me con­tri­bui­ção dos au­to­res, atra­vés dos sé­cu­los.

A da­ta foi re­for­ça­da pe­la tra­di­ção ca­ta­lã li­ga­da aos li­vros, em que se cos­tu­ma dar uma ro­sa pa­ra quem com­prar um li­vro. O ato de tro­car flo­res por li­vros já se tor­nou, in­clu­si­ve, uma tra­di­ção em ou­tros paí­ses tam­bém.

No atu­al Se­na­do da Re­pú­bli­ca, nós te­mos o exem­plo do Se­na­dor go­i­a­no, Wil­der Mo­ra­is, que tro­ca ver­ba de pro­pa­gan­da por li­vros. A sua co­ta par­la­men­tar com pro­pa­gan­da é in­ves­ti­da na im­pres­são e dis­tri­bui­ção de mi­lha­res de li­vros pa­ra aju­dar mais pes­so­as a es­tu­dar e mu­dar de vi­da.

Ele dis­tri­bui gra­tui­ta­men­te, em es­pe­ci­al, pa­ra es­tu­dan­tes e con­se­lhei­ros tu­te­la­res, exem­pla­res de di­ver­sas obras, tais co­mo: Con­so­li­da­ção das Leis do Tra­ba­lho, já com as mo­di­fi­ca­ções da re­for­ma das le­gis­la­ções tra­ba­lhis­tas; Ma­nu­al das Elei­ções – Mi­ni­re­for­ma: prin­ci­pa­is al­te­ra­ções na le­gis­la­ção elei­to­ral; Es­ta­tu­to da Cri­an­ça e do Ado­les­cen­te, Có­di­go Pe­nal e Pro­ces­su­al Pe­nal atu­a­li­za­dos e a Cons­ti­tu­i­ção Fe­de­ral.

Além dis­so, o Se­na­dor Wil­der Mo­ra­is tem pa­tro­ci­na­do a pu­bli­ca­ção de li­vros ela­bo­ra­dos por es­tu­dan­tes uni­ver­si­tá­rios, co­mo o li­vro Con­ta­bi­li­da­de Am­bien­tal e Re­la­tó­rios So­ci­o­am­bien­tais, lan­ça­do pe­los alu­nos do 8º pe­rí­o­do do cur­so de Ci­ên­cias Con­tá­beis da Fa­cul­da­de de Jus­sa­ra. A pu­bli­ca­ção traz uma vas­ta te­má­ti­ca, ca­so dos ba­lan­ços so­ci­o­am­bien­tais dos mu­ni­cí­pios e fa­zen­das, ges­tão sus­ten­tá­vel em res­tau­ran­tes e lan­cho­ne­tes, li­xões e ater­ros sa­ni­tá­rios, den­tre ou­tros te­mas fun­da­men­tais pa­ra o em­pren­de­do­ris­mo e de­fe­sa do meio am­bi­en­te.

O li­vro é um dos ob­je­tos mais trans­for­ma­do­res da so­ci­e­da­de. É ne­le que pas­sa­mos a re­gis­trar as mais ri­cas ex­pe­ri­ên­cias hu­ma­nas e a trans­mi­tir co­nhe­ci­men­to con­so­li­da­do pe­las ge­ra­ções do pas­sa­do. Es­ti­mu­lar a li­te­ra­tu­ra aju­da a au­men­tar a cul­tu­ra das pes­so­as. A sua im­por­tân­cia é tão de­ci­si­va que inú­me­ros go­ver­nan­tes au­to­ri­tá­rios os des­tro­em quan­do são ame­a­ça­dos pe­las idei­as que eles car­re­gam.

É mo­ti­vo de or­gu­lho pa­ra nós, go­i­a­nos, ter­mos na Ca­sa de Leis, que é a res­pon­sá­vel por pro­ces­sar e jul­gar, nos cri­mes de res­pon­sa­bi­li­da­de, o Pre­si­den­te da Re­pú­bli­ca e, ain­da, apro­var a no­me­a­ção de au­to­ri­da­des in­di­ca­das pe­lo Pre­si­den­te da Re­pú­bli­ca, den­tre ou­tras atri­bu­i­ções da má­xi­ma im­por­tân­cia pa­ra o pa­ís, a pre­sen­ça do Se­na­dor dos li­vros, es­se fon­te ilu­mi­na­da do sa­ber, que for­ma as ge­ra­ções.

(Mar­cos Go­mes , jor­na­lis­ta e ba­cha­rel em Di­rei­to pe­la UniA­nhan­ge­ra)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias