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OPINIÃO

Novos investimentos em mídia e entretenimento

Após dois anos de re­tra­ção, e um cres­ci­men­to do PIB de 1% em 2017, o Bra­sil dá mos­tras de re­cu­pe­ra­ção no mé­dio pra­zo. Es­pe­ra-se que o ce­ná­rio eco­nô­mi­co até 2022 se­ja mar­ca­do por um rit­mo de cres­ci­men­to mais con­sis­ten­te e equi­li­bra­do en­tre os se­to­res da eco­no­mia.

Nos seg­men­tos de En­tre­te­ni­men­to e Mí­dia (E&M), os in­ves­ti­men­tos es­tão mais ro­bus­tos, prin­ci­pal­men­te em no­vas tec­no­lo­gi­as e em in­fra­es­tru­tu­ra de re­de de in­ter­net, e a apos­ta é em uma re­to­ma­da do in­te­res­se dos gru­pos es­tran­gei­ros no pa­ís, con­for­me re­ve­la a 19° edi­ção da Pes­qui­sa Glo­bal de En­tre­te­ni­men­to e Mí­dia 2018-2022, fei­ta pe­la PwC, que ana­li­sou 15 seg­men­tos de E&M em 53 paí­ses, in­clu­si­ve o Bra­sil.

Se­gun­do o es­tu­do, o se­tor na­ci­o­nal de­ve mo­vi­men­tar qua­se US$ 53 bi­lhões em 2022, an­te apro­xi­ma­da­men­te US$ 41 bi­lhões em 2017, uma mé­dia anual de in­cre­men­to de 5,3%,mas com di­fe­ren­ças acen­tu­a­das en­tre os seg­men­tos ana­li­sa­dos. Em 2017, 37% do to­tal dos gas­tos do con­su­mi­dor com E&M fo­ram des­ti­na­dos ao aces­so à in­ter­net. Em 2022, se­rá mais de 50%. Os gas­tos com aces­so à in­ter­net apre­sen­tam o mai­or cres­ci­men­to en­tre as ca­te­go­ri­as em que o es­tu­do é di­vi­di­do: con­su­mo, pu­bli­ci­da­de e aces­so. Pa­ra aces­sar a in­ter­net, os gas­tos de­vem sa­ir de US$15 bi­lhões em 2017 pa­ra US$ 22 bi­lhões em 2022, um cres­ci­men­to mé­dio anual de qua­se 8%.

As pla­ta­for­mas di­gi­tais, li­de­ra­das por ga­me (14,7%), pu­bli­ci­da­de di­gi­tal (11,9%) e OTT, que cor­res­pon­de ao ví­deo na in­ter­net, (9,4%), apre­sen­tam o mai­or cres­ci­men­to nos pró­xi­mos cin­co anos. O for­ma­to di­gi­tal trans­for­mou de vez to­do o ecos­sis­te­ma do se­tor de en­tre­te­ni­men­to e mí­dia. O con­te­ú­do tor­nou-se mais imer­si­vo e dis­po­ní­vel sob de­man­da. As pla­ta­for­mas di­gi­tais pro­li­fe­ra­ram, cri­an­do uma dis­tri­bui­ção mais di­re­ta e per­so­na­li­za­da. A com­pe­ti­ção pe­lo en­ga­ja­men­to e gas­tos dos usu­á­rios nun­ca foi tão acir­ra­da. Já se fo­ram os di­as em que re­des de TV, de pro­du­to­ras de con­te­ú­do ou de em­pre­sas de qual­quer ti­po po­de­ri­am pros­pe­rar em uma, du­as ou até mes­mo três fon­tes con­fi­á­veis de re­cei­ta. Ho­je, o cres­ci­men­to lu­cra­ti­vo e sus­ten­tá­vel de­pen­de ca­da vez mais de cin­co, seis ou mais fon­tes e de mo­de­los de ne­gó­ci­os ino­va­do­res. O portfó­lio de ser­vi­ços de­ve con­si­de­rar ex­pe­ri­ên­cias co­nec­ta­das e com­ple­men­ta­res que ex­plo­ram o po­ten­ci­al co­mer­cial de seus usu­á­rios mais en­ga­ja­dos: seus fãs.

Os va­lo­res de con­su­mo e de pu­bli­ci­da­de cres­cem 2,2% e 5,2% em mé­dia, res­pec­ti­va­men­te. A TV aber­ta con­ti­nua ten­do a pre­fe­rên­cia do anun­ci­an­te, mas ha­ve­rá per­da de Market sha­re pa­ra a pu­bli­ci­da­de na TV pa­ga e pa­ra a pu­bli­ci­da­de di­gi­tal, que cres­cem, am­bas, 12% ao ano em mé­dia até 2022. Na pu­bli­ci­da­de, o des­ta­que lo­cal é no­va­men­te o cres­ci­men­to de anún­cios em ví­deo no ce­lu­lar.

Um dos ca­mi­nhos apon­ta­dos pe­la PwC pa­ra que as em­pre­sas po­ten­ci­a­li­zem seus ga­nhos é por meio da cha­ma­da Con­ver­gên­cia 3.0, on­de em­pre­sas de to­dos os se­to­res de­sen­vol­vem no­vos mo­de­los de ne­gó­cio for­ta­le­ci­dos pe­lo en­ga­ja­men­to e con­fi­an­ça do con­su­mi­dor. Es­sa con­ver­gên­cia po­de ser de aces­so, mí­dia, ge­o­gra­fia ou ne­gó­cio. Na con­ver­gên­cia 3.0, as di­nâ­mi­cas de con­cor­rên­cia es­tão evo­lu­in­do en­quan­to uma ga­ma de su­per com­pe­ti­do­res em cons­tan­te ex­pan­são e players com fo­co es­pe­cí­fi­co es­for­çam-se pa­ra cons­tru­ir re­le­vân­cia na es­ca­la ade­qua­da. Ana­li­san­do to­dos es­ses da­dos, é im­por­tan­te des­ta­car que ca­da em­pre­sa do se­tor de E&M – ou sua mar­ca – pre­ci­sa bus­car um di­fe­ren­ci­al vi­tal: a ca­pa­ci­da­de de man­ter a con­fi­an­ça de con­su­mi­do­res e anun­ci­an­tes, de­mons­tran­do a tran­spa­rên­cia em mui­tas di­men­sões, co­mo con­te­ú­do, re­tor­no do in­ves­ti­men­to, uso dos da­dos e im­pac­to so­ci­al.

(Ser­gio Za­mo­ra, for­ma­do em Ci­ên­cias Con­tá­beis pe­lo Macken­zie com MBA em Ad­mi­nis­tra­ção e Ges­tão de Ne­gó­ci­os pe­la FGV/Car­los Gi­us­ti, for­ma­do em Pu­bli­ci­da­de e Pro­pa­gan­da pe­la ESPM, com MBA em Ne­gó­ci­os pe­lo ITA)

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