Home / Opinião

OPINIÃO

O atentado a Bolsonaro

Em pri­mei­ro lu­gar, de­se­jo de to­do co­ra­ção to­tal re­cu­pe­ra­ção a Ja­ir Bol­so­na­ro. Não con­cor­do com seus ide­ais po­lí­ti­cos que são de aus­te­ri­da­des e ao meu ver vai con­tra os di­rei­tos hu­ma­nos. Mas não tem na­da a ver uma coi­sa com a ou­tra: Não sim­pa­ti­zo com a po­lí­ti­ca pre­ga­da por Bol­so­na­ro mas te­nho to­do res­pei­to pe­la pes­soa de­le. O aten­ta­do con­tra Bol­so­na­ro é mais ter­rí­vel do que se pos­sa ima­gi­nar, foi um gol­pe ter­rí­vel prin­ci­pal­men­te pa­ra sua fa­mí­lia que não te­nho pa­la­vras pa­ra ex­pres­sar meus sen­ti­men­tos e so­li­da­ri­e­da­de. Foi um gol­pe pro­fun­do pa­ra to­dos os can­di­da­tos, a De­pu­ta­dos Es­ta­du­ais e Fe­de­ra­is,  a Go­ver­na­do­res e Se­na­do­res e a Pre­si­dên­cia da nos­sa Re­pú­bli­ca. Da­qui pa­ra fren­te vai fi­car mui­to mais di­fí­cil pa­ra am­bos os can­di­da­tos se­gui­rem com su­as cam­pa­nhas. Com que grau de se­gu­ran­ça os can­di­da­tos irão sa­ir pe­las ru­as em cam­pa­nha no cor­po a cor­po ar­ras­tan­do mul­ti­dões? Foi um gol­pe pa­ra as elei­ções em cur­so que não te­mos idéia de co­mo vai ser da­qui pa­ra fren­te, ou até mes­mo se vão ser re­a­li­za­das.

Foi um gol­pe tam­bém a nos­sa de­mo­cra­cia que já es­tá se­ri­a­men­te ame­a­ça­da. Eu não te­nho cer­te­za de que o Gol­pe de 2016 ter­mi­na em 2019. Ti­ra­ram a Dil­ma Rous­seff do po­der, en­jau­la­ram o ex pre­si­den­te Lu­la pa­ra ti­rá-lo do pá­reo. Já es­tão ar­man­do a ara­pu­ca pa­ra cap­tu­rar o Fer­nan­do Had­dad se ca­so se­ja elei­to Pre­si­den­te da Re­pú­bli­ca pe­lo sim­ples fa­to de ser do PT. Os gol­pis­tas do ne­o­li­be­ra­lis­mo não irão de­sis­tir tão fa­cil­men­te.

O mais es­tar­re­ce­dor é sa­ber que tem pes­so­as que ti­ram pro­vei­to de ta­ma­nha tra­gé­dia pa­ra dis­se­mi­nar o ódio. Ago­ra mes­mo nes­se dia 08/09 de 2018 foi pu­bli­ca­do aqui no Di­á­rio Da Ma­nhã na co­lu­na pa­la­vra do po­vo du­as no­ti­nhas re­pug­nan­tes, a pri­mei­ra in­ti­tu­la­da: “Ma­tar o Ad­ver­sá­rio” de au­to­ria de Má­rio A. Den­te: (é bem pro­vá­vel que es­se no­me se­ja fic­tí­cio), nos seus co­men­tá­rios ir­res­pon­sá­veis, faz acu­sa­ções cri­mi­no­sas di­zen­do o se­guin­te: “Os ad­ver­sá­rios jo­gam a cul­pa na re­li­gi­ão pa­ra dis­far­çar sua or­dem pa­ra ma­tar o pri­mei­ro co­lo­ca­do nas in­ten­ções de vo­to pa­ra ga­nhar as elei­ções e con­ti­nu­ar mais 13 anos”. (13 o nú­me­ro do PT). O in­sa­no afir­mou ter cer­te­za de que a or­dem pa­ra ma­tar veio de um pre­si­di­á­rio (no ca­so o ex Pre­si­den­te Lu­la) ou um de seus la­ran­jas do par­ti­do 13. É ex­tre­ma­men­te gra­ve tal acu­sa­ção em um mo­men­to trá­gi­co da nos­sa his­tó­ria.  Além do aten­ta­do a Bol­so­na­ro, te­mos a la­men­tá­vel es­ta­tís­ti­ca de 63 mil as­sas­si­na­tos por ano. Por­tan­to ne­ces­si­ta­mos de res­ta­be­le­cer a paz. Ao con­trá­rio dis­so apa­re­cem pes­so­as in­ci­tan­do o ódio sim­ples­men­te por ide­o­lo­gia po­lí­ti­ca. Mas adi­an­te ou­tro ir­res­pon­sá­vel, o Pau­lo Pa­nos­si­an, sol­ta su­as as­nei­ras di­zen­do que o aten­ta­do a Bol­so­na­ro é tí­pi­co e de­plo­rá­vel da po­lí­ti­ca re­tró­gra­da do PT do nós con­tra eles. Es­ses ca­ras es­tão pen­san­do o que? Que as pá­gi­nas do jor­nal é lu­gar de brin­car de ter­ro­ris­mo? O Adé­lio Bis­po de Oli­vei­ra é um mau ele­men­to, um es­pí­ri­to de por­co tu­do in­di­ca que agiu por con­ta pró­pria, se tem ou­tras pes­so­as en­vol­vi­das ca­be a po­lí­cia in­ves­ti­gar e apon­tar os ver­da­dei­ros cul­pa­dos e pu­ni los com to­dos os ri­go­res da lei. Ne­nhum ci­da­dão co­mum tem o di­rei­to de acu­sar qual­quer que se­ja por pu­ra ide­o­lo­gia po­lí­ti­ca. Tais acu­sa­ções de­sa­gra­da até o pró­prio Ja­ir Bol­so­na­ro.

(Eduar­do Gui­lher­me Bar­bo­sa, es­cri­tor)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias