Home / Opinião

OPINIÃO

O combate à fome tem parceiros em Goiás

A fo­me es­ma­ga ho­je mais de 821 mi­lhões de pes­so­as em to­do o mun­do, nú­me­ros que cor­res­pon­dem a qua­se qua­tro po­pu­la­ções do Bra­sil, se­gun­do da­dos es­ta­tís­ti­cos da Or­ga­ni­za­ção das Na­ções Uni­das (ONU). So­mos acos­tu­ma­dos a sen­tir fo­me por­que pas­sou do ho­rá­rio do al­mo­ço, do lan­che ou do jan­tar. Mas, ao che­gar­mos em ca­sa, bas­ta abrir a ge­la­dei­ra e em ins­tan­tes se mon­ta um pra­to de co­mi­da. Ou, por ou­tra, se vai a uma lan­cho­ne­te, a um res­tau­ran­te e o de­se­jo de co­mer lo­go es­ta­rá sa­ci­a­do. Mas, es­ta­mos fa­lan­do da fo­me que nem to­dos en­xer­gam. Fa­la­mos da­que­le sub­nu­tri­do, que pa­de­ce len­ta­men­te por fal­ta de vi­ta­mi­nas, pro­teí­nas e sem elas o seu or­ga­nis­mo não re­sis­te e a pes­soa ado­e­ce e mor­re.

A ONU e a OMS (Or­ga­ni­za­ção Mun­di­al da Sa­ú­de) de­fi­nem que, por dia, ca­da pes­soa pre­ci­sa con­su­mir no mí­ni­mo 2500 ca­lo­ri­as. Ca­so as pes­so­as con­su­mam, em mé­dia, me­nos do que is­so, con­si­de­ra-se que elas es­te­jam com fo­me en­dê­mi­ca ou ocul­ta. E, mos­tra-se pre­sen­te de for­ma mais acen­tu­a­da nos paí­ses da Áfri­ca, Ásia e Amé­ri­ca La­ti­na. O Bra­sil es­tá nes­se con­tex­to. São 5,2 mi­lhões de pes­so­as ou 2,5% da po­pu­la­ção.

Go­i­ás es­tá nes­se con­tex­to e Go­i­â­nia tam­bém. Se­gun­do da­dos do Pnad (Pes­qui­sa Na­ci­o­nal de Amos­tras de Do­mi­cí­li­os), mais de 400 mil go­i­a­nos en­fren­ta­ram si­tu­a­ção gra­ve de pri­va­ção de ali­men­tos, in­clu­in­do ex­pe­ri­ên­cia de fo­me.

A fo­me es­tá pre­sen­te em 51 paí­ses do mun­do, afe­tan­do 124 mi­lhões de pes­so­as, se­gun­do da­dos do Re­la­tó­rio Glo­bal so­bre Cri­ses Ali­men­ta­res, apoi­a­do pe­la ONU. É a se­gun­da edi­ção des­se es­tu­do, pre­pa­ra­do por 12 ins­ti­tu­i­ções glo­bais co­or­de­na­das pe­la Fo­od Se­cu­rity In­for­ma­ti­on Network e que for­ne­ce uma vi­são cla­ra do pro­ble­ma. O nú­me­ro re­pre­sen­ta 11 mi­lhões a mais do que no ano an­te­ri­or, quan­do exis­ti­am 48 paí­ses em si­tu­a­ção de cri­se ali­men­tar.

Já em 2003, lan­ça­va o meu li­vro O Agro­ne­gó­cio pas­sa pe­lo Cen­tro-Oes­te e res­sal­ta­va em uma de su­as pá­gi­nas que a FAO abra­ça­va o Pro­je­to Fo­me Ze­ro, pro­pos­to pe­lo en­tão pre­si­den­te Lu­la. A idéia era li­be­rar um mi­lhão de dó­la­res ou cer­ca de qua­tro mi­lhões de re­ais pa­ra a ini­ci­a­ti­va pi­o­nei­ra no Bra­sil. Não sei no que re­sul­tou. Mas, o pro­ble­ma da fo­me crô­ni­ca con­ti­nua no Pa­ís.

Mas, em si­tu­a­ções tão la­men­tá­veis e hu­mi­lhan­tes, é bom acom­pa­nhar ini­ci­a­ti­vas de cu­nho so­ci­al e so­li­dá­rio. Go­i­â­nia ofe­re­ce um exem­plo mar­can­te. O Ipog (Ins­ti­tu­to de Pós Gra­du­a­ção e Gra­du­a­ção), uma ini­ci­a­ti­va pri­va­da, for­mou uma par­ce­ria com o Pro­je­to Amar e o Fa­rol da Ter­ra, que con­tri­bui pa­ra ma­tar a fo­me de pe­lo me­nos 350 cri­an­ças. Com es­se ato de so­li­da­ri­e­da­de, o pro­je­to Pa­re a Fo­me as­se­gu­ra a ele­va­ção do ní­vel de vi­da e o res­ga­te da ci­da­da­nia. A ins­ti­tu­i­ção tem o apoio da Fa­cul­da­de de Nu­tri­ção da UFG em di­fe­ren­tes ní­veis, além da do­a­ção de ali­men­tos.

Com as do­a­ções, de­pois de mon­ta­do o pa­co­te com 380 gra­mas de ali­men­to po­de ali­men­tar em mé­dia de qua­tro a seis pes­so­as, faz-se a dis­tri­bui­ção. São pro­du­zi­dos 1.400 pa­co­tes, ri­cos em pro­te­í­na de so­ja, com ce­bo­la, alho, to­ma­te e ar­roz. Pa­ra ser pre­pa­ra­da, a por­ção de­ve ser co­lo­ca­da em água e co­zi­da, por 40 mi­nu­tos ou até o pon­to de con­su­mo. Além dis­so, o pro­je­to Pa­re a Fo­me co­la­bo­ra pa­ra a exe­cu­ção de du­as im­por­tan­tes me­tas da ONU.

Kel­son Cos­ta, co­or­de­na­dor do MBA Ipog, ca­çu­la de no­ve ir­mãos fi­lhos do Es­ta­do do To­can­tins, já sen­tiu es­sas ne­ces­si­da­des e atu­al­men­te pro­cu­ra dar a sua con­tri­bui­ção pa­ra re­du­ção do gra­ve pro­ble­ma de or­dem so­ci­al. Na con­di­ção de jor­na­lis­ta do agro e fi­lho das bei­ras do Ara­gu­aia na­que­le Es­ta­do, tem me con­vi­da­do a par­ti­ci­par de su­as re­u­ni­ões e for­ma­ção de gru­po com o ob­je­ti­vo de me­lho­rar a vi­da de pa­trí­cios. A in­clu­são so­ci­al es­tá em nos­sos pla­nos.

Des­ta vez, ou­tro co­le­ga foi con­vi­da­do e deu o seu re­ca­do. An­tô­nio Pe­rei­ra, mais co­nhe­ci­do por To­ni­nho, que di­ri­ge pro­gra­ma de agro no SBT, di­ri­giu-se aos pre­sen­tes. Dis­cor­reu so­bre a es­cas­sez de ali­men­tos e água no mun­do. La­men­tou o des­per­dí­cio e cha­mou a aten­ção pa­ra a ge­ra­ção de em­pre­gos na pe­cu­á­ria e na agri­cul­tu­ra. Fez, in­clu­si­ve, com­pa­ra­ti­vos nu­mé­ri­cos en­tre uma ati­vi­da­de e ou­tra. En­cer­rou res­sal­tan­do o im­por­tan­te pa­pel de ini­ci­a­ti­vas co­mo o Fa­rol da Ter­ra e Pro­je­to Amar.

Em re­su­mo, ca­da con­tri­bui­ção no com­ba­te à fo­me me­re­ce o agra­de­ci­men­to da so­ci­e­da­de co­mo um to­do. Só te­mos que dar pa­ra­béns ao Ipog e de­mais com­po­nen­tes do Pro­je­to Pa­re a Fo­me. Não vou ci­tar no­mes pa­ra não in­cor­rer em pos­sí­veis lap­sos de es­que­ci­men­to de al­guém.

(Wan­dell Sei­xas, jor­na­lis­ta vol­ta­do pa­ra o agro, ba­cha­rel em Di­rei­to e Eco­no­mia pe­la PUC-Go­i­ás, ex-bol­sis­ta de co­o­pe­ra­ti­vis­mo agro­pe­cu­á­rio pe­la His­tra­dut, se­di­a­da em Tel Aviv, Is­ra­el. Au­tor do li­vro O Agro­ne­gó­cio pas­sa pe­lo Cen­tro-Oes­te e edi­tor da pá­gi­na de Agro­ne­gó­cio do Di­á­rio da Ma­nhã, que cir­cu­la às se­gun­das-fei­ras)

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias