Home / Opinião

OPINIÃO

O crepúsculo de um partido

A car­ta aber­ta do ex-pre­si­den­te da Re­pú­bli­ca, Fer­nan­do Hen­ri­que Car­do­so (FHC), pu­bli­ca­da re­cen­te­men­te, de­mons­tra al­go além de um pe­di­do de mo­de­ra­ção aos elei­to­res na es­co­lha de um can­di­da­to à Pre­si­dên­cia. Re­pre­sen­ta, im­pli­ci­ta­men­te, o tris­te oca­so do PSDB, par­ti­do do qual FHC é a prin­ci­pal fi­gu­ra vi­va e que pro­ta­go­ni­zou os mai­o­res em­ba­tes po­lí­ti­cos des­de a re­de­mo­cra­ti­za­ção com o PT.

É fa­to, des­de a ir­rup­ção do Men­sa­lão, em me­a­dos dos anos 2000, que a dis­cus­são po­lí­ti­ca no pa­ís ocor­re em tor­no do pe­tis­mo e, mais es­pe­ci­fi­ca­men­te, em re­la­ção ao res­pec­ti­vo lí­der, o ex-Pre­si­den­te da Re­pú­bli­ca Lu­iz Iná­cio Lu­la da Sil­va. O cen­tro de gra­vi­da­de da po­lí­ti­ca na­ci­o­nal di­vi­de-se, des­de en­tão, en­tre pe­tis­mo e an­ti­pe­tis­mo. Du­ran­te bom tem­po, o PSDB cor­po­ri­fi­cou tal sen­ti­men­to, em­bo­ra mais por de­mé­ri­to de ou­tros par­ti­dos que por mé­ri­tos pró­prios. Is­so ocor­reu pois, em ne­nhum mo­men­to, o PSDB se sin­to­ni­zou com a von­ta­de po­pu­lar de um en­fren­ta­men­to ho­nes­to e fir­me, den­tro dos li­mi­tes da ci­vi­li­da­de de­mo­crá­ti­ca.

É sa­bi­do que, na po­lí­ti­ca, não há vá­cuo. O fu­ror an­ti­pe­tis­ta foi ca­na­li­za­do nes­sas elei­ções, so­bre­tu­do, pe­lo can­di­da­to à Pre­si­dên­cia da Re­pú­bli­ca pe­lo PSL, Ja­ir Bol­so­na­ro. In­de­pen­den­te­men­te da qua­li­da­de das pro­pos­tas, Bol­so­na­ro cap­tou a re­vol­ta la­ten­te na so­ci­e­da­de bra­si­lei­ra con­tra o sta­tus quo do ce­ná­rio po­lí­ti­co. Ao não ques­ti­o­nar du­ra­men­te as ver­sões da re­a­li­da­de pro­pos­tas pe­lo pe­tis­mo, o PSDB pas­sou, aos olhos da po­pu­la­ção, a ser­vir co­mo uma fi­gu­ra do mes­mo sta­tus quo, me­ra op­ção ao PT na fal­ta de al­ter­na­ti­va mais co­in­ci­den­te com a von­ta­de da po­pu­la­ção. A vi­tó­ria es­ma­ga­do­ra nas elei­ções mu­ni­ci­pa­is de 2016, que ocor­reu mais por re­pul­sa pe­lo PT que por ad­mi­ra­ção pe­lo PSDB, foi o can­to do cis­ne, o qual te­ve fim com o es­cân­da­lo en­vol­ven­do Aé­cio Ne­ves, mo­men­to cru­ci­al em que os tu­ca­nos igua­la­ram-se eti­ca­men­te aos pe­tis­tas na ava­li­a­ção do po­vo. Com is­so, foi aber­ta a sen­da pa­ra o sur­gi­men­to de al­gu­ma li­de­ran­ça, es­pe­ci­al­men­te do ti­po ca­ris­má­ti­ca, co­mo Ja­ir Bol­so­na­ro.

A res­pon­sa­bi­li­da­de pe­lo cres­ci­men­to do can­di­da­to do PSL, par­ti­do de pe­que­na ex­pres­são, de­ve ser, em gran­de par­te, atri­bu­í­da à frus­tra­ção da es­pe­ran­ça cau­sa­da pe­lo PT e à fal­ta de com­pe­tên­cia do PSDB em vi­a­bi­li­zar-se co­mo op­ção. O re­ceio do tu­ca­na­to de abor­dar, de for­ma cla­ra, te­mas co­mo pri­va­ti­za­ção e ques­tões re­la­ci­o­na­das aos cos­tu­mes des­tru­iu as pos­si­bi­li­da­des de o par­ti­do tor­nar-se mais ca­pi­la­ri­za­do na so­ci­e­da­de. O ca­ci­quis­mo em na­da aju­dou o PSDB, fa­to que fi­cou cla­ro na dis­cus­são in­ter­na en­tre Alckmin e Do­ria pa­ra de­ter­mi­nar quem se­ria o can­di­da­to à Pre­si­dên­cia. A des­pei­to de even­tual frus­tra­ção com a ati­tu­de do ex-pre­fei­to pau­lis­ta­no em aban­do­nar o man­da­to, é ine­gá­vel que o dis­cur­so de­le con­tra o pe­tis­mo es­tá mais pró­xi­mo da von­ta­de po­pu­lar que o prag­ma­tis­mo se­re­no de Alckmin.

É o fim de uma era. Es­sas elei­ções mar­cam o cre­pús­cu­lo do PSDB co­mo gran­de al­ter­na­ti­va ao Par­ti­do dos Tra­ba­lha­do­res, o qual, ali­ás, é um es­pec­tro do que já foi, me­ro re­fle­xo opa­co da fi­gu­ra ca­ris­má­ti­ca de Lu­la. Quan­do es­ta fi­gu­ra não mais es­ti­ver no ce­ná­rio po­lí­ti­co, é bem pos­sí­vel que o PSol as­su­ma o lu­gar do PT co­mo arau­to da es­pe­ran­ça, ti­tu­lar de su­pos­ta pu­re­za mo­ral. Bol­so­na­ro, mes­mo em ca­so de der­ro­ta, man­te­rá re­le­vân­cia po­lí­ti­ca em cer­tos se­to­res so­ci­ais. E ao PSDB, qual ban­dei­ra so­bra­rá? Quem re­pre­sen­ta­rá o cen­tro po­lí­ti­co, o equi­lí­brio nas dis­cus­sões, sem fi­si­o­lo­gis­mo? A Car­ta de FHC, um tan­to atra­sa­da e sem pro­pos­ta que re­pre­sen­tas­se um pas­so ao cen­tro (um pe­di­do de re­nún­cia de Alckmin em fa­vor de Ma­ri­na, por exem­plo), mais ser­viu co­mo um lú­gu­bre tes­ta­men­to po­lí­ti­co de um par­ti­do im­por­tan­tís­si­mo nas úl­ti­mas três dé­ca­das no Bra­sil. A sú­pli­ca pe­lo cen­tro evi­den­cia a vi­tó­ria dos ex­tre­mos.

(El­ton Du­ar­te Ba­ta­lha, ad­vo­ga­do, dou­tor em Di­rei­to pe­la USP e pro­fes­sor de Di­rei­to na Uni­ver­si­da­de Pres­bi­te­ri­a­na Macken­zie)

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias