Home / Opinião

OPINIÃO

O dia do Rio Vermelho

Na mi­nha in­fân­cia ,as­sis­ti mui­tas ve­zes as la­va­dei­ras es­ten­den­do os fa­mo­sos ter­nos de li­nho 120, sím­bo­lo  da ele­gân­cia  mas­cu­li­na de en­tão, trin­can­do de bran­cos às mar­gens do Rio Ver­me­lho, pró­xi­mo à Ca­sa Ve­lha da Pon­te. Ho­je se­ria im­pen­sá­vel es­ten­der qual­quer ti­po de rou­pa no mes­mo lo­cal. O des­ca­so, a fal­ta de amor e gra­ti­dão pe­lo his­tó­ri­co Rio Ver­me­lho trans­for­mou a rel­va ver­de ri­bei­ri­nha do rio em um li­xão a céu aber­to com to­da es­pé­cie de bu­gi­gan­gas jo­ga­das pe­lo po­vo às su­as mar­gens den­tro da ci­da­de.

In­dig­na­dos um gru­po de mo­ra­do­res apo­lí­ti­cos, li­de­ra­dos por Ma­ria Dul­ce Lo­yo­la Tei­xei­ra, fi­lha de tra­dio­nais fa­mí­lias vi­la­bo­en­ses, re­sol­veu se re­u­nir e to­mar ati­tu­des na ten­ta­ti­va de res­ga­tar a be­le­za ori­gi­nal do rio, no seu per­cur­so pe­la be­la ci­da­de, per­ten­cen­te ao pa­tri­mô­nio his­tó­ri­co mun­di­al. Nos paí­ses de pri­mei­ro mun­do os rios em su­as tra­je­tó­ri­a pe­las ci­da­des, são tra­ta­dos com mais amor e res­pei­to pe­los mo­ra­do­res que re­co­nhe­cem a im­por­tân­cia e ne­ces­si­da­de de man­tê-los  lim­pos e li­vres da po­lu­i­ção am­bien­tal.

Des­ta for­ma, es­te gru­po ci­da­dão re­sol­veu ins­ti­tu­ir um dia por mês pa­ra pa­ra cu­i­dar da lim­pe­za, as­so­re­a­men­to, etc, do Rio Ver­me­lho. Es­te mo­vi­men­to ini­cia-se ago­ra no dia 22 de se­tem­bro às 8h da ma­nhã  e é cha­ma­do de “Abra­çan­do o Rio Ver­me­lho”. Pa­ra es­te pri­mei­ro dia de ati­vi­da­des fo­ram con­vi­da­dos to­dos que pos­su­em imó­veis nas mar­gens do Rio. Eles re­ce­be­ram o pe­di­do de co­la­bo­ra­ção e par­ti­ci­pa­ção nes­te dia em que se­rá re­a­li­za­da a pri­mei­ra de mui­tas ações: a lim­pe­za do rio e de su­as mar­gens por vo­lun­tá­rios no tre­cho do lar­go da Ca­ri­o­ca à pra­ça de even­tos, uma de­mons­tra­ção de cui­da­dos com o Rio.

Abra­çan­do o Rio Ver­me­lho pa­ra pro­te­gê-lo no dia 22 se­rá a pri­mei­ra ação pa­ra atin­gir os cui­da­dos mai­o­res e ne­ces­sá­rios já enu­me­ra­dos por téc­ni­cos com­pe­ten­tes. O “Dia do Rio Ver­me­lho “ se­rá re­a­li­za­do to­do sá­ba­do  da se­ma­na de lua cheia ,co­in­ci­din­do com as fa­mo­sas se­re­na­tas de Go­i­ás pres­ti­gi­a­das por can­to­res go­i­a­nos ori­un­dos de Vi­la Boa co­mo Mar­ce­lo Bar­ra e Ma­ria Eu­gê­nia.

To­das es­tas ações, vi­sam des­per­tar as es­co­las pa­ra edu­ca­rem seus alu­nos com mais amor e res­pei­to pe­los Rios, co­mo tam­bém aler­ta­rem as ins­ti­tu­i­ções fi­nan­cei­ras, pú­bli­cas e o po­vo um  de mo­do ge­ral a se uni­rem e ur­gen­ci­a­rem a res­tau­ra­ção do Rio Ver­me­lho que há mui­to pe­de so­cor­ro.

Edu­ca­ção e com­pro­me­ti­men­to com o bem co­mum é o ca­mi­nho pa­ra um mun­do me­lhor pa­ra to­dos.

(Ar­thur Cor­né­lio Ot­to, pro­fes­sor,  mes­tre em En­ge­nha­ria Nu­cle­ar e co­la­bo­ra­dor do Di­á­rio da Ma­nhã)

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias