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OPINIÃO

O papel da transparência em tempos de fakes news

Com a as­cen­são da era di­gi­tal e a con­se­quen­te evo­lu­ção das pla­ta­for­mas vol­ta­das a pro­du­ção de con­te­ú­do, pre­sen­ci­a­mos um ce­ná­rio que até 50 anos atrás com­pu­nha o ro­tei­ro de qual­quer fic­ção ci­en­tí­fi­ca: ho­je, boa par­te dos ha­bi­tan­tes do glo­bo ter­res­tre es­tá co­nec­ta­da pe­la in­ter­net, po­den­do in­te­ra­gir de qual­quer lu­gar, a qual­quer mo­men­to. Pa­ra se ter uma ideia, se­gun­do um le­van­ta­men­to fei­to pe­la Ho­ot­sui­te jun­to à We Are So­ci­al, mais da me­ta­de da po­pu­la­ção mun­di­al já tem aces­so à re­de – o que re­pre­sen­ta mais de 4 bi­lhões de pes­so­as!

Os con­te­ú­dos as­su­mi­ram for­mas di­fe­ren­tes das que co­nhe­ce­mos ou­tro­ra e são mais de­mo­crá­ti­cos. Ho­je, se­ja por meio de pla­ta­for­mas pró­pri­as, co­mo si­tes e blogs, ou re­des so­ci­ais, to­dos nós po­de­mos pro­du­zir con­te­ú­do. Se no iní­cio a co­mu­ni­ca­ção na re­de era ge­né­ri­ca e via de mão úni­ca – co­mo a que co­nhe­cí­a­mos no rá­dio e na TV – ho­je ela per­mi­te a tro­ca de in­for­ma­ções en­tre ni­chos e gru­pos de in­te­res­ses es­pe­cí­fi­cos.

A de­mo­cra­ti­za­ção do aces­so à in­for­ma­ção é sem som­bra de dú­vi­das um dos acon­te­ci­men­tos glo­bais de mai­or re­le­vân­cia dos úl­ti­mos tem­pos. Mas é pre­ci­so que sai­ba­mos uti­li­zar os be­ne­fí­ci­os que es­sas fer­ra­men­tas nos pro­por­ci­o­nam com res­pon­sa­bi­li­da­de.

No ima­gi­ná­rio co­le­ti­vo, es­sa va­ri­e­da­de de fon­tes de in­for­ma­ções trou­xe uma am­pli­tu­de das dis­cus­sões, já que per­mi­te que o usu­á­rio te­nha aces­so a vá­rios pon­tos de vis­ta, in­de­pen­den­te do as­sun­to. E is­so de fa­to acon­te­ce. Mes­mo nas re­des so­ci­ais, on­de os al­go­rit­mos têm nos di­re­cio­na­do ca­da vez mais pa­ra te­mas e po­si­cio­na­men­tos com­pa­tí­veis com nos­sos gos­tos, é ine­gá­vel que com um cli­que con­se­gui­mos ex­plo­rar me­lhor qual­quer as­sun­to. Mas na cor­re­ria do dia a dia, não são to­dos que pes­qui­sam a ve­ra­ci­da­de da­qui­lo que che­ga por meio da web e, por is­so, aca­bam dis­se­mi­nan­do in­for­ma­ções in­con­sis­ten­tes.

E é nes­se ce­ná­rio que sur­gem as Fake News. Em gran­de evi­dên­cia nos úl­ti­mos tem­pos, es­ses con­te­ú­dos que cos­tu­mam se uti­li­zar de co­lo­ca­ções sen­sa­ci­o­na­lis­tas e sem evi­dên­cias ci­en­tí­fi­cas po­dem pre­ju­di­car ques­tões so­ci­ais de gran­de re­le­vân­cia, co­mo a sa­ú­de, por exem­plo. Quem nun­ca se de­pa­rou com no­ti­cias que pro­me­tem cu­ras mi­la­gro­sas ou que de­tur­pam o uso de de­ter­mi­na­dos me­di­ca­men­tos? Pois bem, se­gun­do es­tu­do re­a­li­za­do pe­lo Ins­ti­tu­to de Tec­no­lo­gia de Mas­sa­chus­setts (MIT), as no­tí­cias fal­sas se es­pa­lham 70% mais rá­pi­do que as ver­da­dei­ras.

A dis­se­mi­na­ção des­sas in­for­ma­ções tem si­do fa­ci­li­ta­da pe­la as­cen­são de bo­ots (apli­ca­ti­vos que atuam na web co­mo pes­so­as) e si­tes de no­tí­cias fal­sas ali­a­dos às pla­ta­for­mas de pu­bli­ci­da­de, mas são ali­men­ta­das por um fa­tor pri­mor­di­al: a fal­ta de in­for­ma­ção. O le­van­ta­men­to fei­to pe­lo MIT mos­tra ain­da que os ci­da­dã­os co­muns são os prin­ci­pa­is res­pon­sá­veis pe­la dis­se­mi­na­ção des­sas no­tí­cias. O que, sem som­bra de dú­vi­das, nos co­lo­ca co­mo pro­ta­go­nis­tas des­sa mu­dan­ça.

Quer um exem­plo prá­ti­co? Vo­cê com cer­te­za já de­ve ter si­do im­pac­ta­do – se­ja via re­des so­ci­ais, cor­ren­tes de What­sApp ou até mes­mo no­tí­cias na mí­dia – por al­guns mi­tos re­la­ci­o­na­dos à sa­ú­de, co­mo a va­ci­na da gri­pe cau­sa a do­en­ça, co­mer ovos é pre­ju­di­cial pa­ra a sa­ú­de, en­tre ou­tros. São ques­tões que, sem ne­nhum aval de es­pe­cia­lis­tas, são dis­se­mi­na­das e se po­pu­la­ri­zam num pis­car de olhos nos mei­os di­gi­tais. Um es­tu­do pu­bli­ca­do pe­la re­vis­ta Meio & Men­sa­gem apon­ta que 42% dos bra­si­lei­ros já com­par­ti­lha­ram no­tí­cias fal­sas nas re­des so­ci­ais. Em 2016, mais de 126 mil pos­ta­gens de no­tí­cias fal­sas fo­ram re­pli­ca­das por cer­ca de 3 mi­lhões de pes­so­as.

No mer­ca­do on­de atua­mos tam­bém te­mos vá­rios exem­plos de co­mo no­tí­cias não fun­da­men­ta­das po­dem ser pre­ju­di­ci­ais e cor­ro­bo­rar pa­ra per­cep­ções equi­vo­ca­das so­bre al­gu­mas prá­ti­cas – mui­tas de­las re­sul­tan­tes de anos de pes­qui­sas e es­tu­dos que ga­ran­tem se­gu­ran­ça à sa­ú­de do ani­mal. Por is­so acre­di­to que as Fake News têm po­ten­ci­al de atin­gir to­do e qual­quer seg­men­to.

Di­an­te des­se ce­ná­rio, co­mo con­su­mir e com­par­ti­lhar con­te­ú­do de for­ma con­sci­en­te e res­pon­sá­vel? Acre­di­to que es­se é um dos mai­o­res de­sa­fi­os do nos­so tem­po. En­quan­to usu­á­rios da re­de, pre­ci­sa­mos ter a con­vic­ção de que to­da e qual­quer in­for­ma­ção com­par­ti­lha­da po­de im­pac­tar a per­cep­ção de al­guém so­bre um de­ter­mi­na­do as­sun­to. Por is­so, é fun­da­men­tal man­ter o ra­dar li­ga­do quan­to às in­for­ma­ções que aces­sa­mos e re­pro­du­zi­mos.

Já en­quan­to pro­fis­si­o­nais en­ga­ja­dos com os pro­pó­si­tos de uma mar­ca, nos­so pa­pel é tra­ba­lhar pa­ra que o pro­du­to ou ser­vi­ço no qual apos­ta­mos te­nha to­tal ade­rên­cia com as ne­ces­si­da­des do mer­ca­do, sem que pa­ra is­so per­ca sua tran­spa­rên­cia. É fun­da­men­tal ter um ca­nal que per­mi­ta a co­mu­ni­ca­ção de mão du­pla com seus pú­bli­cos, on­de os mes­mos pos­sam sa­nar su­as dú­vi­das ou com­par­ti­lhar ex­pe­ri­ên­cias. So­men­te com o es­cla­re­ci­men­to do con­su­mi­dor e com a rá­pi­da ar­ti­cu­la­ção con­tra as Fake News é que con­se­gui­mos fo­men­tar uma co­mu­ni­ca­ção efe­ti­va.

É im­por­tan­te res­sal­tar­mos que a in­ter­net não po­de ser res­pon­sa­bi­li­za­da pe­la dis­se­mi­na­ção das Fake News. Is­so po­de acon­te­cer por meio de qual­quer pla­ta­for­ma de co­mu­ni­ca­ção. In­clu­si­ve, va­le lem­brar que to­dos so­mos in­flu­en­cia­do­res nos gru­pos aos qua­is per­ten­ce­mos. Se­ja sua fa­mí­lia, ami­gos, co­le­gas do tra­ba­lho ou da aca­de­mia: em to­dos eles vo­cê po­de con­tri­bu­ir pa­ra a to­ma­da de de­ci­são de al­guém. Te­nha­mos a con­sci­ên­cia da res­pon­sa­bi­li­da­de que te­mos en­quan­to pro­pa­ga­do­res de co­nhe­ci­men­to e in­for­ma­ção.

O co­nhe­ci­men­to ain­da se mos­tra a prin­ci­pal e mais efi­caz fer­ra­men­ta pa­ra que pos­sa­mos com­ba­ter a dis­se­mi­na­ção de no­vas Fake News. Por­tan­to, dis­po­nha de uma co­mu­ni­ca­ção tran­spa­ren­te e efi­caz, que di­a­lo­gue com as prin­ci­pa­is ques­tões dos seus pú­bli­cos.

(De­la­ir Bo­lis, ge­ren­te ge­ral da Val­lée)

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