Home / Opinião

OPINIÃO

O silêncio do suicídio

Vo­cê já pen­sou em pôr fim à sua vi­da? Po­de so­ar de for­ma agres­si­va, mas se tra­ta de uma per­gun­ta que tem ron­da­do os pen­sa­men­tos dos bra­si­lei­ros mais do que ima­gi­na­mos.

Ou­tra ques­tão é: Vo­cê co­nhe­ce al­gu­ma pes­soa que su­i­ci­dou? Acre­di­ta que es­sa pes­soa efe­ti­va­men­te su­i­ci­dou ou que foi um aci­den­te ou mor­te na­tu­ral?

A sin­ce­ri­da­de em as­su­mir es­ta re­a­li­da­de é ex­tre­ma­men­te im­por­tan­te. Por­que, a ne­ga­ção des­te com­por­ta­men­to é um dos gran­des fan­tas­mas que po­ten­ci­a­li­zam seu au­men­to.

Co­mo ire­mos tra­tar al­go que não con­si­de­ra­mos exis­ten­te? E as­sim, ne­gan­do sua exis­tên­cia, mais e mais pes­so­as co­lo­cam fim em su­as vi­das por não con­se­gui­rem mais su­por­tar ou lhes dar sen­ti­do.

Da­dos es­ta­tís­ti­cos re­ve­lam que, anual­men­te, 800 mil pes­so­as su­i­ci­dam no mun­do. Sua mai­or in­ci­dên­cia acon­te­ce na fai­xa etá­ria de 15 a 29 anos. E, se­gun­do a As­so­cia­ção Bra­si­lei­ra de Psi­qui­a­tria (ABP), o Bra­sil apre­sen­ta um re­gis­tro de 12 mil mor­tes por ano. Um da­do as­sus­ta­dor.

Di­an­te des­te ce­ná­rio, po­de­mos abrir inú­me­ras dis­cus­sões. Ate­nho-me ape­nas a uma re­fle­xão: to­dos que aten­tam con­tra a pró­pria vi­da o fa­zem por es­tar vi­ven­do um qua­dro de do­en­ça psí­qui­ca? Afi­nal, es­te é o dis­cur­so que ou­vi­mos a to­do ins­tan­te. De fa­to, is­so pre­ci­sa ser ques­ti­o­na­do, vis­to que a di­men­são psi­co­ló­gi­ca não é a úni­ca que nor­teia o ser hu­ma­no.

É vá­li­do res­sal­tar que so­mos um ser bi­o­ló­gi­co, psi­co­ló­gi­co, so­ci­al e es­pi­ri­tual. Que den­tro da di­men­são bi­o­ló­gi­ca, po­de se no­tar al­te­ra­ções neu­ro­quí­mi­cas e hor­mo­nais que es­tão re­la­ci­o­na­das di­re­ta­men­te ao qua­dro de hu­mor da pes­soa, um dos fa­to­res que im­pli­cam no com­por­ta­men­to su­i­ci­da.

Ou­tra di­men­são é a psi­co­ló­gi­ca. Cla­ro que es­ta é a que mais atin­ge es­se pú­bli­co, ine­ga­vel­men­te. O au­men­to de do­en­ças psí­qui­cas co­mo de­pres­são, an­sie­da­de e tan­tas ou­tras pa­to­lo­gi­as, tem ge­ra­do o que cha­ma­mos de “ado­e­ci­men­to co­le­ti­vo”. Atre­la­do a es­sas pa­to­lo­gi­as, po­de­mos no­tar que o ser hu­ma­no tem fi­ca­do per­di­do quan­to à sua iden­ti­da­de.

Mui­tas ve­zes, não re­co­nhe­ce o seu lu­gar, va­lor e mis­são no mun­do. O que ge­ra con­fu­são e sen­sa­ção de fal­ta de sen­ti­do. Não en­tro aqui na dis­cus­são de ca­sar ou não, ter fi­lhos ou não, tra­ba­lhar ou não. Fa­lo das frus­tra­ções e de­cep­ções vi­vi­das, do sen­ti­men­to de aban­do­no e de­sam­pa­ro so­fri­do. De olhar pa­ra si e não re­co­nhe­cer ne­nhum sen­ti­do na pró­pria vi­da.

Uma ou­tra di­men­são que po­ten­ci­a­li­za es­se so­fri­men­to hu­ma­no é a so­ci­al. A so­ci­e­da­de tem vi­o­len­ta­do o ser hu­ma­no, pois ele não con­se­gue freá-la, nem dar res­pos­tas sa­u­dá­veis. Vi­ve no au­to­má­ti­co, res­pon­den­do a uma cul­tu­ra de mas­sa, que ti­ra to­da a sua in­di­vi­dua­li­da­de. Exi­gin­do, mui­tas ve­zes, um com­por­ta­men­to e uma for­ma de pen­sar mui­to di­fe­ren­te do que é de­le. E uma vez que não con­se­gue en­con­trar o seu lu­gar nes­ta so­ci­e­da­de, per­de o sen­ti­do da vi­da. Es­sa di­men­são é co­mo um ga­ti­lho no re­vól­ver que é a nos­sa es­tru­tu­ra psí­qui­ca.

Es­sas di­men­sões hu­ma­nas são co­mo os pés de uma me­sa: se uma es­tá do­en­te, é co­mo se o pé que­bras­se. Um pé da me­sa que­bra­do, o que acon­te­ce? A me­sa fi­ca “man­ca”. Es­te­ja aten­to, re­co­nhe­ça es­sas di­men­sões nos in­te­gran­tes de sua ca­sa, olhe pa­ra a dor do ou­tro que es­tá per­to O su­i­cí­dio é re­al, fru­to de uma re­a­li­da­de do­en­tia de al­gu­ma das di­men­sões da nos­sa vi­da.

Te­mos uma ge­ra­ção fra­ca, que não sa­be li­dar com as frus­tra­ções, de­cep­ções e os NíOS que são pró­prios da vi­da. Apren­da a di­zer não! Au­xi­lie seus fi­lhos a li­da­rem com as de­cep­ções e frus­tra­ções. Mos­tre às pes­so­as que vo­cê ama que é pos­sí­vel achar o equi­lí­brio, en­fren­tar e su­pe­rar o pro­ble­ma que tem ge­ra­do es­sa dor mo­men­tâ­nea.

(Ali­ne Ro­dri­gues, psi­có­lo­ga, es­pe­cia­lis­ta em sa­ú­de men­tal, e mis­si­o­ná­ria da Co­mu­ni­da­de Can­ção No­va. Atua com Te­ra­pia Cog­ni­ti­va Com­por­ta­men­tal; no cam­po aca­dê­mi­co, clí­ni­co e em­pre­sa­ri­al)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias