Home / Opinião

OPINIÃO

Onde estão os investimentos em coleta seletiva e reciclagem de lixo?

A co­le­ta se­le­ti­va e a re­ci­cla­gem de li­xo ur­ba­no em Be­la Vis­ta já exis­te há uma dé­ca­da. Mas é um ser­vi­ço ex­tre­ma­men­te pre­cá­rio, mo­des­to, mui­to aquém da po­ten­ci­a­li­da­de da ci­da­de. E por­quê? Por fal­ta de in­ves­ti­men­tos e com­pro­mis­so com es­se ser­vi­ço ex­tre­ma­men­te im­por­tan­te à ci­da­de.

O Ser­vi­ço de co­le­ta, se­pa­ra­ção e re­ci­cla­gem do li­xo ur­ba­no em Be­la Vis­ta foi im­plan­tan­do em 2007 com um pon­to de co­le­ta e de­pois pas­sou pa­ra a co­le­ta de por­ta em por­ta. Um ser­vi­ço que le­gi­ti­mou o mu­ni­cí­pio a ter uma Se­cre­ta­ria de Meio Am­bi­en­te des­cen­tra­li­za­da, com in­de­pen­dên­cia pa­ra ge­ren­ci­ar a po­lí­ti­ca pú­bli­ca de meio am­bi­en­te no mu­ni­cí­pio. Além dis­so, gra­ças ao fun­cio­na­men­to, mes­mo que pre­cá­rio, da co­le­ta se­le­ti­va, que Be­la Vis­ta te­ve di­rei­to ao ICMS eco­ló­gi­co, que au­men­ta­rá os re­cur­sos ao mu­ni­cí­pio em mais de R$ 100 mil por mês.

Nes­ses 10 anos pou­ca coi­sa me­lho­rou na Co­le­ta e, prin­ci­pal­men­te, na re­ci­cla­gem do li­xo. A cen­tral de Co­le­ta e Tri­a­gem do Li­xo con­ti­nua a mes­ma, com­ple­ta­men­te de­gra­da­da, su­ca­te­a­da e só não es­tá pe­que­na pa­ra o tra­ba­lho por que a co­le­ta de por­ta em por­ta tam­bém não au­men­tou.

Além de pres­tar um ser­vi­ço am­bien­tal e eco­nô­mi­co à ci­da­de, a co­le­ta se­le­ti­va e a re­ci­cla­gem são um ex­ce­len­te es­pa­ço pa­ra edu­ca­ção am­bien­tal e de no­vos há­bi­tos de con­vi­vên­cia com o pla­ne­ta.

Guer­rei­ras

Pa­ra fa­zer es­se tra­ba­lho de tri­a­gem do li­xo co­le­ta­do na ci­da­de, se­te pes­so­as tra­ba­lham di­a­ria­men­te re­ce­ben­do, se­pa­ran­do e pren­san­do pa­pe­lão, pa­pel, plás­ti­cos, vi­dros e la­tas, que de­pois são ven­di­dos e o re­sul­ta­do fi­nan­cei­ro di­vi­di­do en­tre os re­ci­cla­do­res. Quem li­de­ra es­sa equi­pe, des­de o iní­cio, é Lu­ci­mar Al­ves Bra­sil, a Lú­cia. Além da Lú­cia es­tão na li­da di­á­ria a Ali­ce Fá­ti­ma, Ma­ria Apa­re­ci­da, Ro­san­ge­la Apa­re­ci­da e os três ir­mãos Ralf, Alan e Alex Bra­sil.

Ga­nhos

São es­ses anô­ni­mos, que mui­tos ve­em co­mo li­xei­ros, que pres­tam às du­ras pe­nas es­se ser­vi­ço de van­guar­da pa­ra a po­pu­la­ção de Be­la Vis­ta. A co­le­ta se­le­ti­va e a re­ci­cla­gem pro­mo­vem ga­nhos im­por­tan­tes, o prin­ci­pal é o ga­nho am­bien­tal, co­mo o au­men­to da vi­da útil do ater­ro sa­ni­tá­rio, que no ca­so de Be­la Vis­ta cal­cu­la-se que o tra­ba­lho dos re­ci­cla­do­res evi­tam que mais de 20 to­ne­la­das de li­xo vá pa­ra o ater­ro por mês.  Es­se li­xo re­ci­cla­do e lon­ge do meio am­bi­en­te pro­mo­ve ge­ra­ção de tra­ba­lho e ren­da aos re­ci­cla­do­res. Tam­bém não se po­de es­que­cer dos ga­nhos edu­ca­cio­nais, com o es­tí­mu­lo à mu­dan­ça de há­bi­tos e va­lo­res no que diz res­pei­to à pro­te­ção am­bien­tal e con­ser­va­ção da vi­da. Sem fa­lar nos ga­nhos cul­tu­ra­is: cri­a­ção de no­vas prá­ti­cas de se­pa­ra­ção dos re­sí­duos, con­si­de­ran­do que os ma­te­ri­ais re­ci­clá­veis per­mei­am por to­das as ati­vi­da­des so­ci­ais. Por fim, os ga­nhos eco­nô­mi­cos com a re­du­ção de gas­tos com ater­ra­men­to dos re­sí­duos.

Mas is­so não é per­ce­bi­do em Be­la Vis­ta. Pa­ra se cer­ti­fi­car dis­so bas­ta ir à Cen­tral de Co­le­ta e Re­ci­cla­gem, on­de fun­cio­na­va o an­ti­go ma­ta­dou­ro da ci­da­de, ago­ra adap­ta­do, pa­ra se per­ce­ber co­mo a ci­da­de tra­ta a re­ci­cla­gem. O lo­cal é im­pro­vi­sa­do, in­sa­lu­bre e se o Mi­nis­té­rio do Tra­ba­lho fos­se um pou­co mais ri­go­ro­so, já te­ria in­ter­di­ta­do o lo­cal. A cen­tral e o Ser­vi­ço es­tão com­ple­ta­men­te aban­do­na­dos pe­lo po­der pú­bli­co lo­cal. A pre­fei­tu­ra man­tém um ca­mi­nhão pa­ra a co­le­ta de por­ta em por­ta, mas so­men­te is­so.

Re­for­mas

Des­te o iní­cio da atu­al ad­mi­nis­tra­ção que as re­ci­cla­do­ras, a mai­o­ria mu­lhe­res, so­li­ci­tam o apoio da pre­fei­tu­ra no sen­ti­do de re­a­li­zar pe­que­nos re­pa­ros nas ins­ta­la­ções, pa­ra fa­ci­li­tar o tra­ba­lho das mu­lhe­res e até ho­je, qua­se dois anos e na­da foi fei­to. Uma das rei­vin­di­ca­ções é a cons­tru­ção de uma ram­pa de aces­so à pren­sa pa­ra re­ti­ra­da dos far­tos de pa­pel e plás­ti­cos, os qua­is pe­sam em mé­dia 200 kg e es­sas mu­lhe­res têm que ma­no­brar es­sas pe­ças pe­sa­das em um de­grau de mais de 50 cen­tí­me­tros. Pe­di­dos pa­ra is­so es­tão no ga­bi­ne­te da pre­fei­ta des­de o co­me­ço do ano pas­sa­do. A se­pa­ra­ção dos re­sí­duos po­de­ria ser fei­ta de for­ma tran­qui­lo por meio de uma es­tei­ra, que não tem na cen­tral. Sem­pre foi fei­ta so­bre uma ban­ca­da de ma­dei­ra im­pro­vi­sa­da. O ba­nhei­ro tam­bém não fun­cio­na e o por­tão da Cen­tral es­tá que­bra­do há anos e a pre­fei­tu­ra não aten­de a so­li­ci­ta­ção de con­ser­to.

Cam­pa­nhas
edu­ca­ti­vas

Is­so tu­do sem fa­lar que até ho­je a atu­al ad­mi­nis­tra­ção não fez uma cam­pa­nha edu­ca­ti­va se­quer pa­ra au­men­tar a co­le­ta se­le­ti­va. Os re­ci­cla­do­res in­for­mam que o ma­te­ri­al que che­ga à cen­tral di­mi­nu­iu a ca­da ano, pois a po­pu­la­ção não é es­ti­mu­la­da e edu­ca­da pa­ra con­tri­bu­ir com a co­le­ta se­le­ti­vo. Sem cam­pa­nha edu­ca­ti­va, a po­pu­la­ção dei­xa de par­ti­ci­par e pre­fe­re en­vi­ar to­do o li­xo pa­ra o Ater­ro Sa­ni­tá­rio.

A ci­da­de de Be­la Vis­ta ain­da não per­ce­beu a im­por­tân­cia des­se tra­ba­lho. A po­pu­la­ção não sa­be, na sua mai­o­ria, que a ci­da­de tem uma cen­tral de re­ci­cla­gem e que is­so po­de­ria ser bem me­lhor. Com a Co­le­ta Se­le­ti­vo to­dos ga­nham. Es­sa res­pon­sa­bi­li­da­de de fa­zer da ci­da­de um exem­ple de Co­le­ta Se­le­ti­va é da Pre­fei­tu­ra, afi­nal ela pos­sui uma Se­cre­ta­ria Es­pe­cia­li­za­da, com ar­re­ca­da­ção de ta­xas am­bien­tais pa­ra se­rem rein­ves­ti­das em cam­pa­nhas am­bien­tais. Se não faz é por­que não sa­be o que de­ve ser fei­to; ou não quer; ou não tem com­pro­mis­so; ou não tem no­ção da sua fun­ção pú­bli­ca e ins­ti­tu­ci­o­nal.

A po­pu­la­ção e as or­ga­ni­za­ções so­ci­ais da ci­da­de pre­ci­sam con­ven­cer o po­der pú­bli­co da im­por­tân­cia de fa­zer es­ses in­ves­ti­men­tos, de me­lho­rar a co­le­ta se­le­ti­va, de apo­i­ar a Co­o­pe­ra­ti­va de Re­ci­cla­do­res e de re­a­li­zar cons­tan­te­men­te cam­pa­nhas edu­ca­ti­vas. Não dá pa­ra fi­car de bra­ços cru­za­dos e ver es­se des­ca­so sem se im­por­tar. Ca­be à câ­ma­ra de Ve­re­a­do­res fis­ca­li­zar es­ses ser­vi­ços e cha­mar a aten­ção dos ges­to­res so­bre a im­por­tân­cia de não dar as cos­tas à co­le­ta se­le­ti­va e re­ci­cla­gem do li­xo.

O aler­ta foi fei­to. Se vo­cê, que mo­ra em Be­la Vis­ta, não se im­por­tar com as ques­tões co­mo es­sa, ve­rá um dia es­se ser­vi­ço aca­bar, os re­ci­cla­do­res se­rem ex­pul­sos e per­de­rem seu ga­nha pão.

(Ro­si­mar Sil­va, jor­na­lis­ta, fun­da­dor do SOS Rio Pi­ra­can­ju­ba, ex-se­cre­tá­rio de Meio Am­bi­en­te de Be­la Vis­ta e di­re­tor do Ins­ti­tu­to Al­ta­ir Sa­les)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias