Home / Opinião

OPINIÃO

Os dois lados da política

É con­sen­so que es­ta­mos vi­ven­do um dos pe­rí­o­dos de mais in­ten­sa po­la­ri­za­ção po­lí­ti­ca na his­tó­ria re­cen­te do Bra­sil e do mun­do: mo­vi­men­tos ex­tre­mos ga­nham voz e mo­bi­li­zam se­gui­do­res em di­ver­sos paí­ses. A po­lí­ti­ca co­mo ins­tru­men­to de bus­ca e for­ma­ção de um pon­to de equi­lí­brio, on­de os di­ver­sos gru­pos so­ci­ais se sin­tam re­pre­sen­ta­dos e não ha­ja um sen­ti­men­to de der­ro­ta de al­guns, pa­re­ce ter per­di­do for­ça.

As­sis­ti­mos o de­sen­tra­nha­men­to de um no­vo uso pa­ra a po­lí­ti­ca: uma fer­ra­men­ta pa­ra im­por um la­do atra­vés da des­tru­i­ção das idei­as do opo­nen­te. Dei­xa-se de ter ad­ver­sá­rios e pas­sa-se a ter ini­mi­gos.

Es­sa vi­são da po­lí­ti­ca co­mo ter­re­no de con­fron­to par­te do pres­su­pos­to que é pos­sí­vel uma vi­tó­ria to­tal, co­mo se fos­se pos­sí­vel "ani­qui­lar" o opo­nen­te e im­plan­ta ape­nas um la­do da agen­da. A re­a­li­da­de é que não exis­te for­ça po­lí­ti­ca no Bra­sil ca­paz de tal fa­ça­nha e na de­mo­cra­cia as vi­tó­rias são sem­pre par­ci­ais. Ain­da bem que é as­sim.

Nes­se con­tex­to, um dos pon­tos de mai­or de­ba­te é o pa­pel das re­des so­ci­ais, em seus vá­rios for­ma­tos, no en­ga­ja­men­to cí­vi­co e po­lí­ti­co dos ci­da­dã­os. A pri­mei­ra ques­tão que se co­lo­ca é a dú­vi­da quan­to aos pe­sos dos as­pec­tos ne­ga­ti­vos e po­si­ti­vos que a no­va tec­no­lo­gia im­pul­si­o­na: em que me­di­da es­sas no­vas fer­ra­men­tas es­tão cri­an­do um dis­tan­ci­a­men­to e fric­ção en­tre os ci­da­dã­os e seus re­pre­sen­tan­tes e a po­lí­ti­ca, ao exi­gir um com­por­ta­men­to "pu­ris­ta" e sem con­ces­sões dos mes­mos.

A ou­tra hi­pó­te­se se­ria a pro­xi­mi­da­de que a tec­no­lo­gia per­mi­te emu­lar ge­rar um for­ta­le­ci­men­to do exer­cí­cio da ci­da­da­nia e, ge­rar des­sa for­ma, uma apro­xi­ma­ção en­tre o ci­da­dão e as ins­ti­tu­i­ções que os re­pre­sen­tam. Es­sa apro­xi­ma­ção po­de per­mi­tir a me­lhor com­pre­en­são da di­men­são dos de­sa­fi­os que pre­ci­sam ser en­fren­ta­dos e as es­co­lhas as­so­cia­dos a eles.

Os que acre­di­tam na po­lí­ti­ca co­mo uma fer­ra­men­ta de for­ma­ção de um "ter­re­no do en­ten­di­men­to" têm a res­pon­sa­bi­li­da­de e obri­ga­ção de tra­ba­lhar pa­ra que as tec­no­lo­gi­as se­jam um ins­tru­men­to que tam­bém apro­xi­me e en­ga­je o ci­da­dão com os seus re­pre­sen­tan­tes, que aju­de no en­ten­di­men­to de que com­pro­mis­sos e con­ces­sões pre­ci­sam ser fir­ma­dos pa­ra que o pro­ces­so po­lí­ti­co avan­ce ob­je­ti­va­men­te pa­ra im­pac­tar nos­sas vi­das.

Não sig­ni­fi­ca que ini­ci­a­ti­vas que bus­cam in­flu­en­ciar e le­gi­ti­ma­men­te pres­sio­nar pa­ra aten­der a sua agen­da não se­jam im­por­tan­tes, mas pre­ci­sa­mos cu­i­dar pa­ra que o es­pa­ço da tec­no­lo­gia não se­ja pre­en­chi­do ape­nas com es­sa nar­ra­ti­va de con­fron­ta­men­to, que de cer­ta for­ma im­pe­de o exer­cí­cio da bus­ca dos con­sen­sos ne­ces­sá­rios ao mí­ni­mo fun­cio­na­men­to das ins­ti­tu­i­ções. Se cair­mos na ten­ta­ção do uso da tec­no­lo­gia ape­nas co­mo fer­ra­men­ta de "mar­ca­ção" de po­si­ções es­ta­re­mos ma­tan­do es­se es­pa­ço da cons­tru­ção do con­sen­so e va­mos re­gre­dir pa­ra a era das pe­le­jas tri­bais só que na ve­lo­ci­da­de di­gi­tal.

(Pau­lo Dal­la No­ra, co­fun­da­dor do Po­der do Vo­to, apli­ca­ti­vo que tem co­mo ob­je­ti­vo pro­por­ci­o­nar ao elei­tor bra­si­lei­ro mai­or cla­re­za da re­pre­sen­ta­ção po­lí­ti­ca e au­xi­li­ar na cons­tru­ção do de­ba­te po­lí­ti­co sa­u­dá­vel e do acom­pa­nha­men­to vo­to a vo­to dos par­la­men­ta­res)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias