Home / Opinião

OPINIÃO

Penitenciárias brasileiras I 

Tec­ni­ca­men­te, po­dem-se de­fi­nir fac­ções cri­mi­no­sas co­mo gru­pos de in­di­ví­duos hi­e­rár-qui­ca e dis­ci­pli­nar­men­te or­ga­ni­za­dos, den­tro e fo­ra das pe­ni­ten­ci­á­rias, com al­to po­der de fo­go e com o ní­ti­do pro­pó­si­to de pra­ti­car cri­mes, co­mo, trá­fi­co de dro­gas, as­sal­to a ban­cos, con­tra­ban­do, la­va­gem de di­nhei­ro, vi­san­do a ob­ten­ção de lu­cro mo­ne­tá­rio. No Bra­sil, o in-cen­ti­vo pa­ra a for­ma­ção das pri­mei­ras fac­ções foi ge­ra­do por uma ati­tu­de im­pen­sa­da do go-ver­no nos anos da Di­ta­du­ra Mi­li­tar (1964 e 1985), em que pre­sos po­lí­ti­cos fo­ram obri­ga­dos a cum­prir pe­na nas mes­mas ca­dei­as que os pre­sos co­muns em pe­ni­ten­ci­á­rias do Rio de Ja­nei­ro e São Pau­lo. Co­mo se sa­be, a si­tu­a­ção do sis­te­ma pri­si­o­nal bra­si­lei­ro su­per­lo­ta­do é mui­to pre­cá­ria sob to­dos os pon­tos de vis­ta. Nes­se am­bi­en­te, on­de gras­sa a po­bre­za, per­ce­be-se o cres­ci­men­to das fac­ções cri­mi­no­sas en­quan­to se acen­tua o en­fra­que­ci­men­to do po­der do Es­ta­do em com­ba­ter es­sa for­ma de or­ga­ni­za­ção. As or­ga­ni­za­ções cri­mi­no­sas avan­çam no es­pa­ço so­ci­al e po­lí­ti­co das co­mu­ni­da­des po­bres das pe­ri­fe­rias das gran­des ci­da­des.

As fac­ções cri­mi­no­sas mais san­gren­tas - Se­gun­do o De­par­ta­men­to Pe­ni­ten­ci­á­rio Na­ci­o­nal, não há da­dos ofi­ci­ais e re­cen­tes so­bre fac­ções cri­mi­no­sas em ter­ri­tó­rio bra­si­lei­ro, mas es­pe­cia­lis­tas em se­gu­ran­ça pú­bli­ca e vi­o­lên­cia acre­di­tam que exis­tem cer­ca de 80 or­ga­ni­za­ções po­de­ro­sas que atuam den­tro e fo­ra de pre­sí­di­os. A se­guir, as oi­to fac­ções cri­mi­no­sas mais co­nhe­ci­das e pe­ri­go­sas que atuam no Bra­sil.

1 - CV: Co­man­do Ver­me­lho – O Co­man­do Ver­me­lho, pre­ce­di­da pe­la Fa­lan­ge Ver­me­lha, co-me­çou a ser for­ma­do, em 1979, den­tro do sis­te­ma pri­si­o­nal da Ilha Gran­de, no Rio de Ja­nei­ro, por pre­sos po­lí­ti­cos guer­ri­lhei­ros e cri­mi­no­sos co­muns, que evi­ta­vam a vi­o­lên­cia se­xu­al e fi­nan­cia­vam fu­gas. Es­sa mis­tu­ra de pre­sos pos­si­bi­li­tou que ban­di­dos ti­ves­sem aces­so à ma­nu-ais de guer­ri­lha e ao co­nhe­ci­men­to dos guer­ri­lhei­ros que lhes en­si­na­ram, além de ler e es­cre-ver, tu­do o que sa­bi­am so­bre po­lí­ti­ca, ide­o­lo­gia, or­ga­ni­za­ção e es­pí­ri­to de equi­pe. O pri­mei­ro de­sa­fio do Co­man­do Ver­me­lho foi con­se­guir a su­pre­ma­cia den­tro da pró­pria Ilha Gran­de, o que ocor­reu so­men­te após al­gum tem­po e mui­tas mor­tes. As­sim, o CV, re­que­ren­do con­di­ções me­lho­res an­te à ad­mi­nis­tra­ção e im­pe­din­do de­sa­ven­ças en­tre os pró­prios pre­sos (ocor­ri­am mui­tos rou­bos e es­tu­pros en­tre com­pa­nhei­ros), pas­sou ter for­ça na ad­mi­nis­tra­ção da pe­ni­ten­ci­á­ria. Co­lo­ca­da or­dem na ca­sa, o pró­xi­mo pas­so era con­quis­tar sim­pa­ti­zan­tes nos de­mais pre­sí­di­os, ta­re­fa não tão di­fí­cil de­vi­do à lu­ta pe­los di­rei­tos dos pre­sos e da boa con­vi­vên­cia den­tro das ca­dei­as. As­sim, o CV do­mi­nou o co­mér­cio de sub­stân­cias ilí­ci­tas do Rio de Ja­nei­ro até os anos 90 e se ex­pan­diu por ou­tros 14 es­ta­dos. O CV es­pe­cia­li­zou-se no co­man­do do trá­fi­co de dro­gas e ar­ma­men­tos, apoio po­lí­ti­co e ati­vi­da­des so­ci­ais nas fa­ve­las, ob­ten­do o do­mí­nio pa­cí­fi­co – ou não – das co­mu­ni­da­des – em que ocor­re a tro­ca de apoio e di­nhei­ro em vá­ri­as es­ca­las. O CV atua em di­ver­sas pri­sões e ci­da­des do pa­ís e deu ori­gem à ou­tras fac­ções co­mo o Pri­mei­ro Co­man­do da Ca­pi­tal (PCC), de São Pau­lo, a par­tir de 1993. Além dis­so, o ar­se­nal e a or­ga­ni­za­ção des­ses gru­pos che­ga­ram a tal ní­vel que a for­ça po­li­ci­al já não mais ou­sa en­fren­tá-los, por dois mo­ti­vos: a pró­pria cor­rup­ção re­cor­ren­te den­tro das cor­po­ra­ções e o re­ceio da con­fron­ta­ção (GA­LI­E­GO, 2013).

2 - PCC: Pri­mei­ro Co­man­do da Ca­pi­tal - É uma fac­ção que sur­giu nos anos 90 no Cen­tro de Re­a­bi­li­ta­ção Pe­ni­ten­ci­á­ria de Ta­u­ba­té-SP di­re­cio­na­do aos pri­si­o­nei­ros de al­ta pe­ri­cu­lo­si­da­de. Tu­do co­me­çou com um ti­me de fu­te­bol de pre­sos, que, ir­ma­na­dos pe­lo es­por­te, par­ti­ram pa­ra a ação de­li­tuo­sa den­tro e fo­ra dos pre­sí­di­os. A prin­cí­pio, seu ob­je­ti­vo era ape­nas exi­gir me­lho­res tra­ta­men­tos e con­di­ções pa­ra os pre­sos, mas com o tem­po, o gru­po pas­sou a atu­ar no trá­fi­co de dro­gas e a ge­rir ações cri­mi­no­sas den­tro e fo­ra das ca­dei­as. O PCC cres­ceu mui­to nos úl­ti­mos anos e é  co­nhe­ci­do pe­los gran­des ata­ques a dis­tri­tos po­li­ci­ais em São Pau­lo e res­ga­te de pre­sos, co­man­dan­do re­be­li­ões, as­sal­tos, se­ques­tros, as­sas­si­na­tos e nar­co­trá­fi­co. Or­ga­ni­zou-se a tal pon­to que tem es­ta­tu­tos e uma or­ga­ni­za­ção hi­e­rár­qui­ca bem de­fi­ni­da e, atu­al­men­te, atua em to­dos os es­ta­dos do Bra­sil e até mes­mo fo­ra de­le, em ro­tas in­ter­na­cio-nais de trá­fi­co. Vá­rios dos ex-lí­de­res da or­ga­ni­za­ção es­tão pre­sos, con­de­na­dos prin­ci­pal­men­te por as­sal­to a ban­cos. Se­me­lhan­te­men­te ao CV, o PCC pro­gre­diu gra­ças às con­di­ções sub-hu­ma­nas nas pri­sões, co­mo a fal­ta de con­di­ções ra­zo­á­veis de se­gu­ran­ça, hi­gi­e­ne, sa­ú­de e edu­ca­ção pa­ra os de­ten­tos. Na au­sên­cia de ações do go­ver­no, o PCC su­pre as ne­ces­si­da­des mais bá­si­cas dos de­ten­tos nos pre­sí­di­os su­per­lo­ta­dos. Além dis­so, ca­da in­te­gran­te fo­ra do sis­te­ma pri­si­o­nal é obri­ga­do a con­tri­bu­ir com uma men­sa­li­da­de, e as­sim o PCC aju­da fa­mi­lia­res dos in­te­gran­tes pre­sos com ces­tas bá­si­cas, tran­spor­te ur­ba­no e as­sis­tên­cia mé­di­ca. Iro­ni­ca­men­te, o PCC faz, em as­pec­tos so­ci­ais, o que o Es­ta­do de­ve­ria fa­zer. O gran­de po­der fi­nan­cei­ro da fac­ção é ad­qui­ri­do com o trá­fi­co de dro­gas, sua ati­vi­da­de mais lu­cra­ti­va. (MA­DEI­RA, 2018).

3 - FDN: Fa­mí­lia do Nor­te – É uma fac­ção que te­ria se or­ga­ni­za­do den­tro de pre­sí­di­os da re­gi­ão nor­te do pa­ís, co­mo o no­me su­ge­re. A Fa­mí­lia do Nor­te es­ta­ria li­ga­da a re­be­li­ões re­cen­tes em Ma­naus, Ro­rai­ma e Rio Gran­de do Nor­te, mas tam­bém tem for­te atu­a­ção no Pa­rá. Por con­ta de uma apro­xi­ma­ção fei­ta com o Co­man­do Ver­me­lho, a fac­ção se­ria apon­ta­da co­mo ri­val do PCC.

4 - TCC: Ter­cei­ro Co­man­do da Ca­pi­tal - O Ter­cei­ro Co­man­do da Ca­pi­tal sur­giu a par­tir da or­ga-ni­za­ção de Cé­sar Au­gus­to Ro­ris da Sil­va, o Ce­si­nha. O cri­mi­no­so já ha­via atu­a­do co­mo lí­der do PCC, mas por dis­si­dên­cias de­ci­diu cri­ar o seu pró­prio gru­po que atu­as­se den­tro e fo­ra dos pre­sí­di­os. Ce­si­nha aca­bou mor­to em 2006, de­pois que or­de­nou a mor­te da es­po­sa de Mar­cos Wil­li­ans Her­bas Ca­ma­cho, o Mar­co­la, ou­tro lí­der do PCC. A mor­te de Ce­si­nha aca­bou afe­tan­do o po­der da or­ga­ni­za­ção, que se en­fra­que­ceu den­tro das pri­sões.

5 - CRBC: Co­man­do Re­vo­lu­ci­o­ná­rio Bra­si­lei­ro da Cri­mi­na­li­da­de – Cri­a­da em 1999, é a prin­ci­pal or­ga­ni­za­ção cri­mi­no­sa que co­or­de­na o pre­sí­dio de Gua­ru­lhos e tam­bém a mai­or ri­val do PCC. A ri­va­li­da­de é tan­ta, que um tre­cho do es­ta­tu­to da fac­ção in­ci­ta o ódio con­tra mem­bros do PCC. O Co­man­do Re­vo­lu­ci­o­ná­rio Bra­si­lei­ro da Cri­mi­na­li­da­de não or­ga­ni­za re­be­li­ões, mas é fa­mo­so por pro­mo­ver as­sal­tos, se­ques­tros e até mes­mo ata­ques a al­vos pú­bli­cos.

6 - CDL: Co­man­do De­mo­crá­ti­co da Li­ber­da­de - O CDL sur­giu na Pe­ni­ten­ci­á­ria de Ava­ré, São Pau­lo, em 1996. O gru­po é res­pon­sá­vel pe­lo con­tro­le de al­guns pre­sí­di­os pau­lis­tas, ten­do li­de­ra­do di­ver­sas re­be­li­ões. Além dis­so, cos­tu­ma co­me­ter cri­mes fo­ra dos pre­sí­di­os.

7 - Sei­ta Sa­tâ­ni­ca - Di­fe­ren­te da mai­o­ria dos gru­pos lis­ta­dos aqui, a Sei­ta Sa­tâ­ni­ca, cri­a­da no es­ta­do de São Pau­lo, fo­ra dos pre­sí­di­os e age prin­ci­pal­men­te na Pa­raí­ba. Es­sa or­ga­ni­za­ção se es­tru­tu­rou ten­do por ba­se ape­nas pre­cei­tos re­li­gi­o­sos. Co­mo par­te de um ri­tu­al de ini­ci­a­ção no gru­po, seus in­te­gran­tes são obri­ga­dos a ar­ran­car a fa­lan­ge do de­do min­di­nho.

8 – Ma­nos – Foi a pri­mei­ra fac­ção cri­mi­no­sa cri­a­da por de­ten­tos do Pre­sí­dio Cen­tral de Por­to Ale­gre-RS, na dé­ca­da de 90. Den­tro da pri­são, o gru­po co­or­de­na du­as ga­le­rias do pa­vi­lhão B, que guar­da cer­ca de 700 pre­sos. A or­ga­ni­za­ção é a mais an­ti­ga do es­ta­do e já foi co­man­da­da por pri­si­o­nei­ros fa­mo­sos na re­gi­ão, co­mo Di­lo­nei Fran­cis­co Me­la­ra, mor­to em 2005, e Pau­lo Már­cio Du­ar­te da Sil­va, o Ma­ra­do­na (MO­TA, 2017).

O con­fli­to en­tre fac­ções cri­mi­no­sas – A par­tir de 2010, os con­fron­tos en­tre fac­ções têm si­do en­ca­be­ça­dos por PCC e CV e, ul­ti­ma­men­te, pe­la FDN, com epi­só­di­os san­gren­tos den­tro de pre­sí­di­os e pe­ri­fe­rias de ci­da­des bra­si­lei­ras. Seu sur­gi­men­to es­tá li­ga­do aos mé­to­dos do PCC ten­do em vis­ta a con­quis­ta de no­vos ter­ri­tó­rios pa­ra o nar­co­trá­fi­co.  O con­fron­to tem to­ma­do a for­ma de re­be­li­ões pri­si­o­nais cul­mi­na­das em mas­sa­cres co­mo as que ocor­re­ram em 2016 e 2017, em Ro­rai­ma e Boa Vis­ta-RR e Ma­naus-AM.

Re­fe­rên­cias:

GA­LI­E­GO, An­dre­za. A ori­gem das Fac­ções Cri­mi­no­sas no Bra­sil. Dis­po­ní­vel em: Dis­po­ní­vel em:. Aces­so em: 23 mai. 2018.

MA­DEI­RA, Fe­li­pe. O cri­me or­ga­ni­za­do pe­ran­te a lei pe­nal bra­si­lei­ra e a Cons­ti­tu­i­ção Fe­de­ral. Rio Gran­de. Âm­bi­to Ju­rí­di­co. 2018. Dis­po­ní­vel em:. Aces­so em 02 jun. 2018.

MO­TA, PH. 8 fac­ções cri­mi­no­sas mais san­gren­tas que exis­tem no pa­ís. Fa­tos So­bre­na­tu­ra­is. 2017. Dis­po­ní­vel em: . Aces­so em 05 jun. 2018.

(Darcy Cor­dei­ro, fi­ló­so­fo, so­ci­ó­lo­go e te­ó­lo­go, mes­tre e dou­tor, pro­fes­sor apo­sen­ta­do da PUC-Go­i­ás e da Uni­ver­si­da­de Es­ta­du­al de Go­i­ás)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias