Home / Opinião

OPINIÃO

Precisamos falar mais sobre paz

Es­ta­mos no mês de se­tem­bro, épo­ca que sur­ge a pri­ma­ve­ra, flo­res e fru­tos que nas­cem e em­be­le­zam ár­vo­res, jar­dins e po­ma­res.

Is­so é a vi­da e de­mons­tra­ção da cri­a­ção de Deus. Mas em meio a es­se ce­ná­rio, pre­ci­sa­mos fa­lar so­bre paz, pois nos úl­ti­mos di­as te­mos nos as­sus­ta­do com al­ta in­ci­dên­cia de vi­o­lên­cia nos di­ver­sos as­pec­tos, en­vol­ven­do con­fli­to en­tre na­ções, mor­tes, rou­bos, fe­mi­ni­cí­dio, bullying, bri­gas en­tre tor­ci­das, no trân­si­to e no meio po­lí­ti­co, che­gan­do ao pon­to de ten­ta­ti­va de as­sas­si­na­to um can­di­da­to à pre­si­dên­cia do Bra­sil.

Nes­se mo­men­to es­tou em Is­ra­el, em ati­vi­da­de da CNI, e te­nho pre­sen­ci­a­do a ne­ces­si­da­de da Paz en­tre po­vos e na­ções. Is­so tam­bém se apli­ca ao Bra­sil, em­bo­ra as ori­gens dos con­fli­tos se­jam di­fe­ren­tes.

Tem nos as­sus­ta­do mui­to o cli­ma acir­ra­do pe­la dis­pu­ta elei­to­ral e de­ten­ção do po­der. Os in­te­res­ses co­le­ti­vos de­vem pre­va­le­cer so­bre os in­te­res­ses in­di­vi­dua­is ou par­ti­dá­rios.

A vi­da é pre­ci­o­sa, sen­do uma dá­di­va de Deus, e pre­ci­sa ser va­lo­ri­za­da, res­pei­tan­do as di­fe­ren­ças en­tre se­xo, ide­o­lo­gi­as, par­ti­dos, re­li­gi­ões etc.

No dia 15 de se­tem­bro co­me­mo­ra­mos o Dia Mu­ni­ci­pal da Paz em Go­i­â­nia e no dia 21, o Dia Mun­di­al da Paz, ins­ti­tu­í­da pe­la ONU. Pre­ci­sa­mos in­ten­si­fi­car a cul­tu­ra da Paz, com ob­je­ti­vo de vi­ver­mos em har­mo­nia, mes­mo que te­nha­mos pen­sa­men­tos di­fe­ren­tes, mas atu­ar­mos em fa­vor da vi­da, com me­nos vi­o­lên­cia e con­fli­to en­tre as pes­so­as.

Pen­sa­mos pen­sar o Bra­sil co­mo um pa­ís de­sen­vol­vi­do, com mais se­gu­ran­ça e ati­tu­des ci­vi­li­za­das, so­man­do es­for­ços e nos unin­do pa­ra que se­ja­mos uma na­ção res­pei­ta­da e re­fe­rên­cia na qua­li­da­de de vi­da das pes­so­as.

Pa­ra is­so pre­ci­sa­mos se­me­ar a se­men­te do bem, co­me­çan­do por nós mes­mos, com a paz in­ter­na, nas fa­mí­lias, no trân­si­to, nas or­ga­ni­za­ções, na po­lí­ti­ca, nos es­tá­di­os, nas es­co­las. Que sai­ba­mos su­pe­rar os mo­men­tos de con­fli­to, ner­vo­sis­mo,ódio, ran­cor, in­ve­ja, dan­do lu­gar pa­ra o en­ten­di­men­to, equi­lí­brio, re­si­li­ên­cia, acei­ta­ção, har­mo­nia e amor.

Que­ro des­ta­car a im­por­tân­cia da Re­de pe­la Paz, um mo­vi­men­to que há dé­ca­das tem si­do re­a­li­za­do em Go­i­â­nia, com o ob­je­ti­vo de des­per­tar e mo­bi­li­zar a po­pu­la­ção pa­ra a Não Vi­o­lên­cia.

Con­for­me é des­ta­ca­do pe­la Re­de, “as­sim co­mo a chu­va se ini­cia com os pin­gos até tor­nar-se den­sa, de igual mo­do, o mo­vi­men­to pe­la Paz, com su­as ações pon­tu­ais e re­pe­ti­das vão se es­pa­lhan­do até en­vol­ver to­da a so­ci­e­da­de”.

A Paz de­pen­de de ca­da um de nós, e con­for­me Je­sus dei­xou pa­ra seus dis­cí­pu­los, em mo­men­to de di­fi­cul­da­des, me­dos e ex­pec­ta­ti­vas: “A Paz es­te­ja com vo­cês” Jo­ão 20:19

(Pau­lo Afon­so Fer­rei­ra, vi­ce-pre­si­den­te da CNI)

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias