Home / Opinião

OPINIÃO

Preso no tempo

É cu­ri­o­so lem­brar que um fil­me que tra­ta de um per­so­na­gem pre­so no tem­po es­te­ja co­me­mo­ran­do 25 anos. É o ca­so de ‘Groundhog Day’ (‘O Fei­ti­ço do Tem­po’, de 1993), di­ri­gi­do por Ha­rold Ra­mis e es­tre­la­do por Bill Mur­ray e An­die Mac­Dowell. É cu­ri­o­so lem­brar que, ini­ci­al­men­te re­ce­bi­da com fri­e­za, a obra se tor­nou clás­si­ca e res­pei­ta­da.

O en­re­do se pas­sa em Punxsu­tawney, Pen­sil­vâ­nia, EUA. O pro­ta­go­nis­ta é um ar­ro­gan­te me­te­o­ro­lo­gis­ta de TV es­ca­la­do pa­ra a co­ber­tu­ra do tra­di­cio­nal Dia da Mar­mo­ta (2 de fe­ve­rei­ro), em que to­dos es­pe­ram a sa­í­da do ani­mal­zi­nho de sua to­ca pa­ra sa­ber a du­ra­ção do cli­ma de in­ver­no.

O re­pór­ter fi­ca, con­tu­do, pre­so nes­se dia, re­pe­ti­do in­fi­ni­ta­men­te. Ape­nas ele per­ce­be a pró­pria si­tu­a­ção en­quan­to to­dos fa­zem exa­ta­men­te a mes­ma coi­sa. O inu­si­ta­do des­sa ex­pe­ri­ên­cia faz com que ele ini­ci­al­men­te bus­que ti­rar pro­vei­to em be­ne­fí­cio pró­prio pe­la van­ta­gem es­tra­té­gi­ca de co­nhe­cer “com an­te­ci­pa­ção” os fa­tos da­que­le dia. Po­rém, pa­ra con­quis­tar o que mais de­se­ja, o co­ra­ção da pro­du­to­ra de sua equi­pe, só há um ca­mi­nho: tor­nar-se uma pes­soa me­lhor.

Atin­gi­do com sin­ce­ri­da­de es­se ob­je­ti­vo, o jor­na­lis­ta li­ber­ta-se do fei­ti­ço inex­pli­cá­vel se­gue a vi­da ao la­do de quem ama. Exis­te no fil­me, por­tan­to, uma mo­ral edi­fi­can­te. A re­pe­ti­ção le­va à apren­di­za­gem de mo­do a atin­gir um cres­ci­men­to pes­so­al. É cla­ro que é di­fí­cil sa­ber se a te­se é ver­da­dei­ra ou não. De qual­quer mo­do, 25 anos de­pois, a obra ob­te­ve êxi­to, per­ma­ne­ce atu­al e ines­que­cí­vel, o que é um alen­to.

(Os­car D'Am­bro­sio, mes­tre em Ar­tes Vi­su­ais e dou­tor em Edu­ca­ção, Ar­te e His­tó­ria da Cul­tu­ra, ge­ren­te de Co­mu­ni­ca­ção e Marke­ting da Fa­cul­da­de de Ci­ên­cias Méi­cas da San­ta Ca­sa de São Pau­lo)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias