Home / Opinião

OPINIÃO

Projeto de Lei n° 3838/18 

A dis­cus­são so­bre li­mi­te de ida­de e sua cons­ti­tu­ci­o­na­li­da­de, foi te­ma, pe­ran­te o Su­pre­mo Tri­bu­nal Fe­de­ral, cu­ja ori­en­ta­ção pa­cí­fi­ca de que: é le­gí­ti­ma a li­mi­ta­ção de ida­de má­xi­ma pa­ra a ins­cri­ção em con­cur­so pú­bli­co, des­de que ins­ti­tu­í­da por lei e jus­ti­fi­ca­da pe­la na­tu­re­za do car­go a ser pro­vi­do.

Im­por­tan­te des­ta­car que, os re­qui­si­tos pa­ra a ins­cri­ção em con­cur­so pú­bli­co de­vem ser afe­ri­dos com ba­se na le­gis­la­ção vi­gen­te à épo­ca da re­a­li­za­ção do cer­ta­me. (RE 595.893 AgR, STF – Se­gun­da Tur­ma, Rel. Min. Te­o­ri Za­vascki, jul­ga­men­to 10.06.2014, Dje 01.07.2014).

É in­te­res­san­te res­sal­tar que o pró­prio Tri­bu­nal de Jus­ti­ça no Es­ta­do de Go­i­ás apro­vou a Sú­mu­la n.º 3 na Ses­são da Cor­te es­pe­ci­al em 09/11/2011 afir­man­do não ser in­cons­ti­tu­ci­o­nal a im­po­si­ção le­gal do li­mi­te de ida­de de 30 (trin­ta) anos pa­ra in­gres­so de pra­ça nos qua­dros da Po­lí­cia Mi­li­tar do Es­ta­do de Go­i­ás.

Des­sa for­ma, fi­xou-se le­gí­ti­mo o cri­té­rio de li­mi­ta­ção de ida­de pa­ra os con­cur­sos pú­bli­cos pa­ra po­li­ci­ais mi­li­ta­res, de­vi­do à na­tu­re­za do car­go o exi­gir, su­as ta­re­fas, ap­ti­dões e ou­tros.

Atu­al­men­te, um dos re­qui­si­tos pa­ra in­gres­so nos qua­dros da Po­lí­cia Mi­li­tar de Go­i­ás, é ter ida­de mí­ni­ma de 18 (de­zoi­to) anos e má­xi­ma de 30 (trin­ta) anos de ida­de na da­ta da ins­cri­ção, pa­ra ci­vis, nos ter­mos do Es­ta­tu­to da Po­lí­cia Mi­li­tar de Go­i­ás.

Ino­va­ção re­cen­te, é a Lei n. 20.131 que al­te­ra pa­ra 32 anos com­ple­ta­dos até o úl­ti­mo dia pre­vis­to pa­ra a ins­cri­ção no res­pec­ti­vo con­cur­so pú­bli­co pa­ra in­gres­so no Qua­dro de Ofi­ci­ais da Po­lí­cia Mi­li­tar des­de que o can­di­da­to lo­gre apro­va­ção e clas­si­fi­ca­ção em cur­so de for­ma­ção de ofi­ci­ais mi­nis­tra­do pe­lo Co­man­do da Aca­de­mia Po­li­ci­al Mi­li­tar ou por ór­gão ou en­ti­da­de pú­bli­ca con­ve­nia­da ou con­tra­ta­da, com du­ra­ção mí­ni­ma de 2 (dois) anos.

E ago­ra, tra­mi­ta na As­sem­bleia Le­gis­la­ti­va o Pro­je­to de Lei n° 3838/18, que pre­vê ele­var a ida­de má­xi­ma pa­ra o in­gres­so na Po­lí­cia Mi­li­tar do Es­ta­do de Go­i­ás pa­ra 35 anos.

Co­mo jus­ti­fi­ca­ti­va, há o en­ten­di­men­to de que o Es­ta­do so­fre com uma cri­se na se­gu­ran­ça pú­bli­ca e que vem apre­sen­tan­do cres­cen­tes ín­di­ces de cri­mi­na­li­da­de. Com o ajus­te, se­ria pos­sí­vel que mais ho­mens e mu­lhe­res do­ta­dos de ex­pe­ri­ên­cia pos­sam in­gres­sar e fa­zer a di­fe­ren­ça em uma for­ça po­li­ci­al di­fe­ren­ci­a­da em Go­i­ás.

O au­men­to no efe­ti­vo da Po­lí­cia Mi­li­tar te­rá re­fle­xo po­si­ti­vo na vi­da dos ci­da­dã­os, vez que, é im­por­tan­te in­ves­tir no po­li­ci­a­men­to pre­ven­ti­vo, as­se­gu­ran­do me­lhor qua­li­da­de de vi­da a to­dos. Res­ta nos, acom­pa­nhar o trâ­mi­te pro­ces­su­al e aguar­dar a apro­va­ção do re­fe­ri­do pro­je­to de lei.

(Lo­re­na Ayres, ad­vo­ga­da, es­pe­cia­lis­ta em di­rei­to pú­bli­co e cri­mi­nal (pre­si­den­te da co­mis­são de di­rei­tos hu­ma­nos da Abra­crim GO, vi­ce pre­si­den­te da co­mis­são de di­rei­to cri­mi­nal e po­lí­ti­cas pú­bli­cas OAB/GO sub­se­ção apa­re­ci­da de go­i­â­nia), pro­fes­so­ra uni­ver­si­tá­ria, ar­ti­cu­lis­ta e co­men­da­do­ra)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias