Home / Opinião

OPINIÃO

Pronunciamento de Gilmar Mendes

Gran­de e gra­tui­ta con­quis­ta de um ca­bo elei­to­ral apa­re­ceu a fa­vor do can­di­da­to Ja­ir Bol­so­na­ro, que dis­pu­ta a pre­si­dên­cia nes­te ano de 2018. O mi­nis­tro do STF, Gil­mar Men­des, aca­bou de pro­nun­ci­ar que se o Ja­ir Bol­so­na­ro ven­cer a elei­ção aban­do­na­rá o STF. Só nes­se pro­nun­ci­a­men­to o Bol­so­na­ro aca­ba de le­var vá­rios mi­lhões de vo­tos, e pa­ra con­se­guir ou­tros mi­lhões com tan­ta fa­ci­li­da­de es­tá fal­tan­do o mes­mo pro­nun­ci­a­men­to do Ri­car­do Lewan­dowski e Di­as Tóf­fo­li. Vão co­la­bo­rar tam­bém?

(Be­no­ne A. de Pai­va, via e-mail)


Fim do PSDB!

Du­ran­te anos vi­mos o ex-pre­si­den­te Lu­la, po­de­ro­so à épo­ca, tri­pu­di­ar, pi­sar e me­nos­pre­zar o go­ver­no FHC, cha­man­do-o de “he­ran­ça mal­di­ta”. Por mais que pe­dís­se­mos a FHC uma po­si­ção, o si­lên­cio foi sua ar­ma. Ago­ra vem de­mo­ni­zar uma mu­dan­ça de ru­mo exi­gi­da pe­la po­pu­la­ção, de­pois do es­tra­go pro­por­ci­o­na­do pe­la es­quer­da no po­der? Es­quer­da que ele vem ca­mu­flan­do em seu co­ra­ção há dé­ca­das, mas so­men­te di­an­te de uma al­ter­nân­cia em nos­sa de­mo­cra­cia re­sol­ve fa­zer uma car­ta a Na­ção bra­si­lei­ra, que ele se es­que­ceu du­ran­te quin­ze anos? Nos ame­a­ça com um fim co­mo a Ve­ne­zu­e­la ca­so o can­di­da­to Bol­so­na­ro de di­rei­ta se­ja elei­to? Ora FHC, ho­je nós bra­si­lei­ros sen­ti­mos o chei­ro de mais do mes­mo em su­as de­cla­ra­ções e co­mo di­zem nas re­des so­ci­ais: “O PSDB é o PT de ba­nho to­ma­do.” Me­lhor re­pen­sar su­as es­tra­té­gias se ti­ver con­di­ções!

(Be­a­triz Cam­pos, via e-mail)


Voto inútil

O vo­to da mai­o­ria dos bra­si­lei­ros não é útil, é inú­til. Com uma clas­se po­lí­ti­ca que, mais do que qual­quer ou­tra en­tre as dos re­gi­mes de­mo­crá­ti­cos mun­do afo­ra, faz da men­ti­ra sua prin­ci­pal ma­té­ria pri­ma, boa par­ce­la dos nos­sos su­fra­gis­tas en­ca­ra a elei­ção co­mo uma es­pé­cie de tor­neio in­su­fla­do por ins­ti­tu­tos de pes­qui­sa nem sem­pre con­fi­á­veis ou se guia por fa­na­tis­mo am­né­si­co ins­tin­ti­vo. Vai pa­ra a ur­na sem a mí­ni­ma no­ção das con­se­quên­cias de sua es­co­lha a qual, ga­ran­ti­do o man­da­to, ra­ra­men­te te­rá seu de­sem­pe­nho fu­tu­ro mo­ni­to­ra­do pa­ra even­tua­is co­bran­ças. Pas­sa­do o pro­ces­so elei­to­ral, cons­ta­ta­rá a per­ma­nên­cia de su­as an­gús­ti­as, até agra­va­das, e aguar­da­rá o pró­xi­mo tor­neio, quan­do en­tão ou­vi­rá as mes­mas fal­sas pro­pos­tas e se em­pol­ga­rá de no­vo em rit­mo de tor­ci­da. É ou não o am­bi­en­te ide­al pa­ra a prá­ti­ca do vo­to inú­til?

(Pau­lo Ro­ber­to Go­taç, via e-mail)


Nem tudo  esta perdido

Co­mo me­lhor re­sul­ta­do des­de 2014, a ge­ra­ção de em­pre­gos com car­tei­ra as­si­na­da no mês de agos­to, sur­pre­en­deu até os mais oti­mis­tas ana­lis­tas com a cri­a­ção de 110,4 mil no­vos pos­tos de tra­ba­lho. E no acu­mu­la­do do ano são 568,5 mil em­pre­gos no­vos com car­tei­ra as­si­na­da!  Des­te re­sul­ta­do o me­lhor foi na área de ser­vi­ços com 66.256 pos­tos. De­pois o se­tor de co­mér­cio com 17.859, a in­dús­tria 15.784, e se re­cu­pe­ran­do da má fa­se a cons­tru­ção ci­vil cri­ou 11.800 pos­tos de tra­ba­lho.  Se­guin­do a no­va le­gis­la­ção tra­ba­lhis­ta tão cri­ti­ca­da pe­los can­di­da­tos de­ma­go­gos, con­tra­to de tra­ba­lho in­ter­mi­ten­te cri­ou 3.900 no­vas va­gas. Po­rém, e in­fe­liz­men­te, o trau­ma do de­sem­pre­go de he­ran­ça mal­di­ta pe­tis­ta, ain­da cas­ti­ga 12,9 mi­lhões de bra­si­lei­ros...

(Pau­lo Pa­nos­si­an, via e-mail)


Os notáveis do antipetismo

Os no­tá­veis cri­ti­cam Bol­so­na­ro e fa­zem vis­ta gros­sa ao PT que jo­gou o Pa­ís na la­ma, as­sal­tou os co­fres da Pe­tro­bras e tem na pri­são qua­se to­dos os res­pon­sá­veis pe­la cor­rup­ção, in­clu­si­ve o ex-pre­si­den­te. Co­mo po­de uma clas­se ser tão com­ba­ti­va pa­ra uns e apo­i­ar ou­tros? O PT nun­ca fez seu mea cul­pa. Acha que com dis­cur­so e apoio de ci­da­dã­os aves­sos à ver­da­de se con­sa­gra­rá ven­ce­dor? O fa­to de Bol­so­na­ro es­tar na di­an­tei­ra de­ve-se ao an­ti­pe­tis­mo. E o PSDB que des­de­nhou do can­di­da­to ho­je em pri­mei­ro lu­gar, acre­di­ta que pre­gan­do um acor­do com o cen­trão iria sa­grar-se ven­ce­dor? Am­bos os par­ti­dos es­ti­cam a cor­da, o PT con­tes­tan­do a con­de­na­ção de Lu­la e que o im­pe­achment da Dil­ma foi gol­pe e Alckmin se­gue acre­di­tan­do em uma vi­ra­da no jo­go. Pos­so es­tar en­ga­na­da, mas nos dois ca­sos os par­ti­dos so­nham e so­nhar é de gra­ça. Du­ro é en­ca­rar a re­a­li­da­de, e quem so­fre­rá  as con­se­quên­cias é o ci­da­dão bra­si­lei­ro.

(Iza­bel Aval­lo­ne, via e-mail)


Ciro e Haddad X Bolsonaro

Ci­ro Go­mes, o co­ro­né das ca­tin­gas, pa­ra cri­ti­car o Ma­ni­fes­to à Na­ção de Bol­so­na­ro cha­mou-o de men­ti­ro­so e com­pa­rou-o a Hit­ler. E  eu ago­ra com­pa­ro Ci­ro Go­mes a Sta­lin, aque­le ge­no­cí­da ver­bor­rá­gi­co co­mu­nis­ta que, pa­ra cum­prir sua me­ta fan­ta­sio­sa na eco­no­mia da URSS, não ti­tu­be­ou em pro­vo­car o Ho­lo­do­mor, ou Ho­lo­caus­to Ucra­nia­no que ma­tou mi­lhões de fo­me nes­te pa­ís du­ran­te os anos de 1932-1933, ba­se­a­do tal­vez no mo­te es­quer­dis­ta que diz que, pa­ra fa­zer uma ome­le­te, tem que se que­brar al­guns ovos!

Já Had­dad, o pre­pos­to do cri­mi­no­so pre­so em Cu­ri­ti­ba, Lu­la da Sil­va, vol­ta a ba­ter nas te­clas de que Bol­so­na­ro tem “de­cla­ra­ções ób­vias se­gre­gan­do mu­lhe­res, LGBTs, ne­gros”, e te­ria obri­ga­ção de com­pro­var na mí­dia es­tas afir­ma­ções, pois es­tá usan­do a tá­ti­ca do mi­nis­tro da Pro­pa­gan­da na­zis­ta Pa­ul Go­eb­bels que afir­ma­va que uma men­ti­ra, re­pe­ti­da à exaus­tão, vi­ra ver­da­de! Cha­cri­nha ti­nha ra­zão: nes­te mun­do na­da se cria, tu­do se co­pia!

(Ma­ra M. As­saf, via e-mail)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias